Pretoria
África África do Sul

Pretoria

Se lança pra Pretoria – África do Sul

Se você veio à este post pensando: “será que eu incluo Pretoria no meu roteiro na África do Sul?” A resposta é não, pode parar de ler por aqui. Agora, se você mora na África do Sul, ou vai lá à trabalho, quem sabe até visitar um parente, aí sim pode seguir adiante com a leitura, vou passar as dicas do que fazer por lá.

Como chegar

É possível tomar o Gautrain do aeroporto (ou de Joanesburgo) à Pretoria.

Se estiver de carro alugado, a estrada (N1) que liga Joburg a Pretoria é ampla, 5 pistas de cada lado, mas na hora do rush tem muito trânsito.

Onde Dormir em Pretoria

The Wardrobe Guest House – esta pequena pousada (de apenas 7 quartos) tem um estilo rústico chique, bem localizada, próxima ao Brooklyn Mall. Tem estacionamento e wifi. Excelente custo x benefício com diárias à partir de 800 rands. Endereço: 416 Farrel Street Brooklyn

314 on Clark Guest House – decorada com inspiração africana, moveis modernos e um look clean. Bom custo benefício, fica no bairro Brooklyn perto do shopping. Tem estacionamento, wifi e um pátio no local. Endereço: 314 on Clark Street

Brooklyn Manor – esta pousada está em uma linda casa antiga construída em 1927. A decoração é clássica e aqui você se sente em casa. Tem uma piscina, enorme jardim e até uma hortinha. Oderece estacionamento e wifi. Diarias à partir de 1300 rands.

Protea Hotel Fire & Ice! by Marriott Pretoria Menlyn – como sempre a rede Protea é excelente. Esta unidade fica perto do Menlyn Park, maior shopping da cidade. Tem piscina, estacionamento, academia e restaurante. Endereço: 221 Garsfontein Road

Duke & Duchess Boutique Hotel – hotel butique estilo classudo, móveis grandes e imponenetes. A casa é linda, tem uma piscina e jardim para aproveitar. Estacionamento e wifi no local. Fica um pouquinho mais afastado em um bairro bem tranquilo, bom para relaxar. Diárias à partir de 1300 rands por casal. Endereço: 70 Drakensberg

Veja outras opções de hospedagem em Pretoria aqui.

Onde comer

A la Turka – meu restaurante árabe predileto (tudo bem que foi o único que conheci na Africa do Sul rs). A comida é boa, o ambiente típico super bonito e na sexta e sábado tem dança do ventre.  Tel: 011 203 4605; 711 Sterkfontein Ave, Irene

Jantar com dança no A La Turka
Jantar com dança no A La Turka

Kream – recomendado por amigos, cozinha contemporânea no badalado bairro do  Brooklyn. Tel: 12 346 4642/4; 570 Fehrsen Street, Brooklyn

Restaurant Mosaic at The Orient – eleito entre os 10 melhores restaurantes da África do Sul. O restaurante é aconchegante com sua decoração belle epoque. O menu custa 1250 rands por pessoa, preço do menu de vinhos é à parte. Fica dentro do hotel The Orient. Abre de quarta a domingo para almoço e apenas quarta, sexta e sábado para jantar. Endereço: 25 ° 45 ‘ 40.0 ”S / 27 ° 59 ‘ 56.6 ”E , Fone: +27 (0)12 371 2902

O que fazer em Pretoria

Voortrekker Monument & Heritage Site – Monumento em homenagem aos emigrantes que partiram do domínio britânico no Cape. Dentro do estabelecimento tem parque, um museu (entrada 50 rands) e também espaço para andar de bicicleta ou fazer hiking.

pretoria

Union Buildings – Este edifício é a sede oficial do governo Sul-Africano e também abriga os escritórios do presidente, não é possível entrar dentro dele, mas em sua frente há um lindo jardim e tem uma vista bonita da cidade. Atualização – depois da morte do Mandela, foi erguida uma linda e enorme estátua dele de braços abertos no jardim.

Union Building
Union Building

Church Square – Centro histórico da cidade, cercado pela Igreja, Palácio da Justiça, Correios, além de outros prédios antigos. São prédios bonitos, e foi neste Palácio da Justiça que o Nelson Mandela e outros membros da ANC foram julgados por traição. Ao centro está a estátua de Paul Kruger. Estacione na própira praça mesmo, não pare longe, não é muito seguro. Se não quiser descer, passe de carro em frente.

Church Square
Church Square

The Pretoria Art Museum – Pequena galeria com artistas africanos. Aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:00. Entrada 22 rands. Endereço: Esquina das ruas Schoeman e Wessels Str.

Groenkloof Nature Reserve – se você gosta de Mountain Bike, este é o lugar. Mas se você quer caminhar, tudo bem, pode vir também. O parque é uma reserva que contêm pistas de mountain bike (nível super difícil mesmo), trilhas para hiking e área para picnic ou braai (churrasco). É possível até andar a cavalo no parque. O diferencial do parque, é que tem animais! Uhu, andar de bicicleta e trombar com girafas e kudus, só na África! Não se preocupe, não há predadores. O preço das entradas varia conforme a atividade que for fazer. O horário que o parque fica aberto também varia conforme estação do ano. Detalhes podem ser vistos no site oficial.

Pedal em Pretoria, Groenkloof
Pedal em Pretoria, Groenkloof

Pretoria National Botanical Garden – é um jardim frequentado pelos locais pra fazer picnic. A turma gosta muito de picnic por aqui, então é comum no fim de semana empacotar o lance e a família e passar o dia no parque. É bonito e bem cuidado, tem algumas trilhas pra caminhar mas poucas flores pra ver. Aberto todos os dias das 8:00 às 18:00, último horário para entrar no parque é às 17:00. Entrada 25 Rands, Endereço: 2 Cussonia Ave, Brummeria, Pretoria.

Shoppings

Menlyn Park Shopping Centre – maior shopping de Pretoria com mais de 500 lojas. Tem de tudo que você imaginar, cinema e resturantes. É bem moderno. Como tudo na África do Sul, fecha cedo. Na verdade, no site deles eles dizem que ficam abertos até tarde, pois na sexta e sábado estão abertos até às 21h!

Brooklyn Mall – shopping menorzinho mas tem lá suas mais de 200 lojas, tem bastante opções de restuarantes. Fica no bairro das embaixadas.

*PS – A maioria das fotos aqui são da fotógrafa e minha amiga super talentosa Anna Theodora. Confira seu trabalho!

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Como se virar na África do Sul
Turistando em Joanesburgo
Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
10 vinhos tintos bons e baratos para tomar na África do Sul

 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

Comentários

comments

05 Comments

  1. sharlenny

    Pq vc diz pra não incluir Pretória no roteiro? acha que não vale a pena “perder” tempo lá? Vou ficar 15 dias na África do Sul e estou pensando em ficar 2 dias em Joanesburgo, ir pra Port Elizabeth e alugar um carro pra fazer a Garden Rote até Cape Town, ficar lá uns 5 dias e voltar pra Joanesburgo pra mais uns 2 dias e pensei em ir em Pretória.

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Sharlenny,
      QUe legal que você vai pra África do Sul! Vai amar! Em 15 dias você vai ver bastante coisa, faça isso sim, voe até Port Elizabeth e de lá dirija até Cape Town e curta a cidade! Essa região é demais. 2 dias são suficientes pra você curtir Joanesburgo, mas não vale a pena ir pra Pretória não. Uma sugestão mais legal é ir ao Pilanesberg, 2 horas de Joanesburgo e incluir este safari no seu roteiro África.
      Se quiser, na volta de Pilanesberg dá uma paradinha de uma tarde em Pretoria.
      Abraços

      Responder

LEAVE A COMMENT

Blog e dicas de viagem - Se Lança!