10 melhores vinícolas em Stellenbosch
África África do Sul

10 melhores vinícolas em Stellenbosch

Mais um post da série Vinícolas na África do Sul!

Stellenbosch é a maior região produtora de vinhos na África do Sul, são mais de duzentas propriedades. Seus vales e cenários adicionam beleza e um ar dramático à região.

Fazer uma lista não é democrático nem justo, pois muita coisa boa sempre fica de fora. Porém para nós turistas, conhecer todas é quase impossível. São mais de 200 vinícolas em Stellenbosch!

Por isso essa lista é para ajudar um pouco. Você tem aqui a junção de opiniões de vários amigos – que também moraram na África – (e minha humilde opinião também) dos locais mais adorados por nós.

Lista das 10 melhores vinícolas para conhecer em Stellenbosch:

1. Rust en Vrede – uma das favoritas da galera, tem um restaurante bem legal pra almoçar, culinária Francesa moderna. São especializados em produzir apenas vinho tinto. Tem vários vinhos premiados que são servidos no wine tasting. Sugestões da Ju:  Single Vineyard Syrah 2012 e Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2012.

Rust en Vrede

2. Asara – vista linda do Vale, restaurante maravilhoso e hospedagem TOP! Esta propriedade é muito gostosa, tem também um café com docinhos, vale a visita. Wine tasting você pode deixar pra uma vinícola diferente, aqui o legal é o lugar e a vista. Vale passar a noite no Asara se puder. Pra quem está viajando na baixa temporada, você pode conseguir um quarto por um preço bem barato se ligar e chegar no próprio dia.

Asara

3. Jordan – favorito da turma para vinhos brancos, propriedade linda e o restaurante é também muito bem recomendado!

Jordan

4. Delaire – pensa numa vista sen-sa-sio-nal! Pensa num lugar chique, onde você pode experimentar vinhos, fazer massagem no SPA, dormir no hotel butique e até comprar diamantes… Pois é. Esse lugar é chique, mas entrar pra ver não paga 😉

Delaire

5. Tokara – Degustação de vinhos e azeites feitos na propriedade. Quem compra uma garrafa de vinho, ganha a degstação de vinhos grátis.  Fica bem de frente pra Delaire, então dá pra visitar as duas numa tacada só.

Tokara

6. Zorgvliet – pequena e exclusiva propriedade, bom custo benefício para passar a noite. O pessoal da Zorgvliet organiza lindas cestas para você sair e fazer um picnic no campo. Deixe o wine tasting pra outra vinícola…

Zorgvliet

7. Spier – super turística. Com certeza uma das maiores, uma enorme infra- estrutura, tem vários salões de degustação com diferentes abordagens, tem muito jardim e é uma boa opção para picnic, com opções de lazer infantil. Lá dentro também tem um Moyo, restaurante de culinária africana – o mesmo de Joanesburgo. Tem também um hotel bem estruturado.

Spier

8. Clos Malverne – lá tem degustação de vinhos pareados com sorvete durante os dias da semana. Sim, vinho com sorvete! Pousada linda e intimista, com SPA, piscina, glof, pedalzinho… muito gostoso. Dica da Luciana: o vinho de sobremesa Honeydew é quase um licor, encorpado e suave.

Clos Malverne

9. Overgaauw – Tria Corda é vinho favorito do por aqui. Esta vinícola tem mais de 100 anos de fundação e está na mesma família por 4 gerações. Pequena propriedade, a desgustação é apenas com reserva, então dá uma ligada antes de sair.

Overgaauw

10. Waterford – Aqui você pode fazer três tipos de degustações: vinhos com chocolates, vinhos reservas e até uma degustação com “safari” na fazenda. Nessa última opção você anda no carro aberto de safari passando pela fazenda e degustando os vinhos no caminho. A arquitetura da fazenda foi inspirada nos chateaus franceses. Tem até um campo de lavandas. Lindo lindo.

Waterford

Visitinha Bonus

Ernie Els – essa é a propriedade é do famoso jogador de golf sul-africano, o próprio Ernie Els, ele que já foi o número 1 do mundo. Além de degustar os renomados vinhos na adega, é possível admirar seus troféus. Boa visita para fãs do esporte.

Ernie Els

Tour guiado de meio dia por Stellenbosch

Essas são as vinícolas que nós mais amamos, e a sugestão é para visitá-las no seu próprio tempo e carro (a gente usa a RentCars para alugar carro na África). Mas quem não está de carro na cidade, ou não tem um motorista da rodada, pode contratar este tour (aqui) de meio dia por Stellenbosch. Inclui visita a duas vinícolas com degustação de vinhos, queijos e billtong além de visitar as adegas. O guia te busca em qualquer hotel em Cape Town e custa por volta de 180 reais.

Onde dormir em Stellenbosch

Como eu já contei neste primeiro post aqui, já dormi no Asara e amei! Mas dependendo da temporada os preços podem ser um pouco salgados. Uma opção um pouco mais em conta, mas que não deixa a desejar é o Zorgvliet Wines Country Lodge. E ainda, tem o Spier, essa propriedade é menos intimista, mas super profissional com muitas opções de lazer. Esses três lugares foram testados por mim ou meus amigos.

Outro lugar que muitos leitores do blog ficam é no Marianne Wine Estate.

Ou ainda tem a opção de dormir na cidade, ao invés das vinícolas. Na cidade recomendo o Bonne Esperance Guest House ou The Stellenbosch Hotel, ambos são super bem localizados.

Outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
Franschhoek e Stellenbosch, roteiro de um dia nas vinícolas na África do Sul.
5 melhores vinícolas em Franskhhoek.
3 melhores vinícolas em Paarl
Constantia, vinícolas pertinho de Cape Town .
10 vinhos tintos bons e baratos para tomar na África do Sul
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Cape Town – além do roteiro tradicional
Praias de Cape Town

Se Lança…

Mais opções de vinícolas e detalhes deste passeio em nosso Guia:

 

Comentários

comments

11 Comments

  1. Jorge Metne

    Olá, sabe me dizer se têm Wine Tasting a noite? Pelo menos nos nas vinícolas hotéis? Obrigado.

    Responder
    • Tati Barro

      Geralmente o wine tating é até às 18. As vinícolas que tem hoteis e restaurantes servem vinhos de noite, mas não como o tasting.
      Uma idéia é ir em um restaurante que sirva Menu Degustação, aquele que traz o prato pareado com um vinho.
      Neste post aqui falamos de alguns restaurantes que oferecem isso.
      Abraços!

      Responder

LEAVE A COMMENT