O que fazer com 2 dias em Coimbra Portugal
Europa Portugal

O que fazer com 2 dias em Coimbra Portugal

Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal, conhecida por ter a Universidade mais antiga do país, e uma das mais antigas da Europa. Ou seja, é uma cidade universitária!

Nós passamos 2 dias em Coimbra: eu, marido e filha de 2 anos. Diria que foi uma visita ok… Hoje talvez não incluiria no meu roteiro. Se fôssemos só o casal, acho que aproveitaríamos melhor a noite em Coimbra.

Outra coisa que pegou foram as ladeiras. Misericórdia. Não tem dessa de “vou me perder pelas ruelas para conhecer a cidade”. Nós nos perdemos e nos arrependemos rs.

Na descida todo santo ajuda…

De qualquer maneira, deu pra conhecer um pouco da cidade e vou dividir aqui as principais atrações turísticas em Coimbra e dicas de onde dormir e comer.

O que fazer em Coimbra

Universidade de Coimbraé a principal atração da cidade. Tudo gira em torno da universidade. A universidade foi fundada em 1290 e hoje tem por volta de 25 mil alunos. Pensa, uma universidade que começou no século 13, isso sim que é tradição. Lá pode-se visitar a Porta Férrea, o Paço da Escola, a Capela, entrar em alguns corredores e a Biblioteca. Algumas entradas tem que serem pagas pelos turistas, como a capela e biblioteca.

Aqueduto de São Sebastião – fica na parte alta da cidade, próximo à Universidade e também é conhecido como Arcos do Jardim.  Estava próximo do nosso hotel e passávamos caminhando por ali para chegar à Universidade.

Aqueduto de São Sebastião

Igreja da Sé Velha – é um dos edifícios românicos mai importantes do país e sua construção começou no século 12. Algo legal da Igreja da Sé velha é que bem ali ao lado tem alguns restaurantes e bares, dá pra sentar e tomar um chopp bem baratinho e assistir o anoitecer.

Igreja da Sé Velha ao anoitecer

Igreja da Sé Nova e Oberservar alunos de Beca – Nessa foto abaixo está a Sé Nova e veja este aluno andando vestido com a longa beca preta. Essa é uma das coisas super legais da Universidade. Os alunos fazem questão de manter a tradição de estudar em becas – e na cidade tem lojas só disso! Claro que não usam todos os dias, mas você sempre vai ver alguém andando por lá vestido de toga/beca preta.

Igrejda da Sé Nova, Escadarias e Aluno de Beca

Museu Nacional de Machado de Castro – O mais famoso no museu é seu Cripotopórtico no porão. Tive que pesquisar no wikipedia e vi que cripotopórtico é: “é uma galeria abobadada subterrânea ou semi-subterrânea. Os arcos de um criptopórtico serviam para sustentar estruturas localizadas na superfícieUm porão muito louco! Queria conhecer, mas não entramos pois a pequena já estava cansada.

Além do cripotopórtico, no museu encontra-se arte sacra, esculturas, tapestes, jóias e ourivesaria.

Entrada do Museu Nacional de Machado Castro

Largo da Portagem e Rua Ferreira Borges – esse pedacinho do centro antigo é uma graça. Uma rua de pedestres com lojinhas e cafés. No final (ou começo dependendo de onde você vem) você chega em uma praça com a estátua que é uma homenagem a Joaquim Antonio de Aguiar – um político tuga. Aqui também tem alguns edifícios históricos muito bonitos.

Largo da Portagem
Rua Ferreira Borges

Mosteiro de Santa-Clara a Velha – nós não fomos até este mosteiro, fica do outro lado do rio e num morro super alto, não quisemos encarar nem a caminhada nem o taxi. Mas fica a dica pra quem curte conhecer mosteiros.

Tour no ônibus amarelo – se eu soubesse desse tour, eu teria feito com certeza. Custa 10,80 euros e você pode subir e descer do ônibus em 16 pontos turísticos por 24 horas. Vale super a pena só pra não morrer andando nas ladeiras da cidade, principalmente pra quem tá fora de forma, tem mais idade ou está com crianças. Porque no fim, a gente acabou gastando com taxi de qualquer maneira. Compre aqui com antecedência.

Coimbra com Crianças

Portugal dos Pequenitos – a idéia deste parque é apresentar Portugal em miniatura para as crianças. São pequenos museus, cada um sobre um dos países que Portugal “conquistou”. A área que achamos mais legal é a de mini casas representando a arquitetura de diversas regiões de Portugal. Não tem nada dentro das casas para brincar, mas as crianças se divertem indo de uma para outra. E por fim tem uma loja, lanchonete e parquinho infantil.

Preços: Crianças até 2 anos não pagam / crianças de 3 a 13 anos e sêniores à partir de 65 anos pagam 5,95 euros / de 14 a 64 anos custa 9,95 euros.

Parque Manuel Braga – Este lindo parque na beira do Rio Mondengo tem um espaço para caminhar, fazer piquenique, tem um coreto, lanchonete e mais pro finalzinho, tem um parquinho infantil. É super arborizado, um refesco ficar em sua sombra durante os dias quentes da cidade.

Onde dormir em Coimbra

Eu pesquisei muito se valia a pena fica na parte alta ou baixa da cidade, e minha conclusão depois de conhecer Coimbra é: tanto faz. Tem coisa pra ver tanto em cima, quanto em baixo – você vai ora subir, ora descer caminhando. Eu optei por ficar na parte alta pois era do lado da universidade.

Na Alta

Casa de São Bento – Nós escolhemos esta linda e aconchegante pousada. Amamos o quarto, super espaçoso e acomodaram esse bercinho no quarto pra nossa filha. A casa é bem linda, recomendamos. Pagamos 85 euros pela diária com café da manhã.

Na Baixa

Ibis – se fosse ficar na baixa, eu optaria pelo Ibis. Vi muitos hotéis antigos na Baixa, e Ibis é sempre garantia de padrão, limpeza e preços baixos. Diárias à partir de 55 euros.

Vejas outras opções de hospedegam em Coimbra aqui.

Onde comer em Coimbra

Na alta

Jantamos 2x no Steel, pois era pertinho do hotel. Fica de frente ao aqueoduto. Os pratos de carne e peixe eram razoáveis, melhor pedir uma massa ou pizza.

Para comer barato – A melhor dica aqui é aproveitar os restaurantes universitários (que ficam ao redor da Universidade). É possível comer um PF por 5,50 euros, com arroz, feijão, batata frita e bitoque (um bife). E ainda por cima inclui um choppinho!

E você, qual sua dica de Coimbra?! Conta pra gente nos comentários abaixo.

Se Lança…

Veja estes outros posts sobre Portugal:

O que fazer em pouco tempo em Lisboa, dicas de uma Lisboeta
O que fazer no Porto
Melhores Praias de Cascais
O que fazer em Cascais
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
10 dicas para viajar de avião com bebê

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança para Barcelona:

[products ids=”3390″]

LEAVE A COMMENT