5 Livros sobre África para ler antes de viajar

Sempre me pedem uma lista de livros sobre África para ler antes de viajar para este misterioso continente.

E voilà, finalmente resolvi fazer uma lista de 5 livros que podem te ajudar a entender mais a história da África, os costumes africanos, ou simplemente prestigiar os grandes autores africanos.

É muito difícil dizer que a África tem uma história, não tem. São 54 países pelo continente com 1,3 bilhão de pessoas, formadas por inúmeras etnias, raças e tribos. Cada uma conta sua história própria.

Essa lista é composta apenas de autores africanos, é uma tentativa de aproximar o viajante da África, para que ao chegar em seu país de destino, chegue um pouco menos cru.

1. Nelson Mandela, longa caminhada até a liberdade / África do Sul

Essa é a autobiografia de Nelson Mandela. Ele começou a escreve-la ainda dentro da prisão em Robben Island.

A história começa desde sua infância, passando por sua adolescência, casamento, vida como advogado e claro, sua luta pessoal e política pela África do Sul.

O livro é ótimo para entender sobre a cultura africana, por exemplo, eu achei interessante saber que em sua tribo todas as crianças eram filhos de todas as mães. Algo bem diferente da nossa cultura.

Também é importante para entender principalmente a história do Apartheid e da África do Sul.

Se fosse recomendar ler somente um livro antes de viajar, certamente seria esse. A autobiografia de Nelson Mandela está a venda neste link.

2. Desonra, J.M. Coetzee / África do Sul

John Maxwell Coetzee é um escritor sul-africano ganhador do Prêmio Nobel de literatura.

Desonra é sua principal obra, conta a história de um professor que se envolve com uma aluna. Uma história cheia de tramas e com uma narrativa que prende o leitor.

Da descrição do livro: “Desonra investiga as relações entre as classes, os sexos, as raças, tratando dos choques entre um passado de exploração e um presente de acerto de contas, entre uma cultura humanista e uma situação social explosiva.”

No Brasil foi impresso pela Cia das Letras e pode ser comprado através deste link.

3.  A confissão da Leoa, Mia Couto / Moçambique

Mia Couto é o mais famoso escritor luso-moçambicano. Apaixonado por Moçambique, conta suas histórias com maestria na língua portuguesa.

Em A confissão da Leoa, conta-se sobre uma leoa que assombra uma aldeia com ataques mortais. O caçador da cidade vai à aldeia para enfrentar a fera. Lá encontra um emaranhando de relações, histórias, mitos e tradições.

Eu particularmente gostei da história por se passar em uma área rural, trazer à tona tradições antigas e claro, o mistério da fera. Adquira sua cópia aqui.

4. Condições Nervosas, Tsitsi Dangarembga / Zimbábue

Condições Nervosas conta sobre a história de uma menina que cresceu na Rodésia (hoje Zimbábue) e sua luta não só  para sobreviver, mas para viver uma vida digna, com direito a estudar e seguir seu prórpio caminho.

É importante para entender a formação dos países africanos após a colonização, as lutas e dificuldades que foram trazidas nesta situação.

Considerado um clássico contemporâneo, o livro é narrado pela personagem principal.

Em  2018, integrou a lista da BBC dos “100 livros que ajudaram a mudar o mundo”, na 66a posição. Clique aqui para econtrar um exemplar. 


5. Meio Sol Amarelo, Chimamanda Ngozi Adichie / Nigéria

O primeiro livro da famosa escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, hoje radicada nos Estados Unidos.

“Em meio à guerra fratricida que dividiu a Nigéria com a tentativa de fundação do estado independente de Biafra, um grupo de pessoas busca provar a si mesmas e ao mundo que é capaz não só de sobreviver, mas também de resguardar seus sonhos e sua integridade moral.”

Meio Sol Amarelo é baseado em fatos reais que ocorreram na década de 60 na Nigéria. Compre seu exemplar aqui.

6. Bonus: Guia de Viagem para a África do Sul

E como não poderia deixar de falar, esta aqui que vos escreve, escreveu também um singelo guia de viagem. Longe de mim querer estar na lista de renomados autores, venho apenas aproveitar-me do espaço.

O Guia Se Lança para a África do Sul tem tudo que você precisa para preparar sua viagem para este lindo país. Com dicas de quem morou por lá e tem muito pra dividir.

Adquira nosso Guia Se Lança para a África do Sul aqui!

 

Leia mais sobre viajar para a África:

Joanesburgo: turismo, hospedagem e dicas de local
Franschhoek e Stellenbosch, melhores vinícolas perto de Cape Town
Cape Agulhas, o encontro dos Oceanos Índico e Atlântico
Nairobi no Quênia, uma cidade em ebulição
Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
O que visitar na Suazilândia em 2 dias
Roteiro de 2 semanas na África do Sul

~ Se Lança ~

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.