5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
Barcelona Espanha Europa

5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava

Se você está com planos de fugir no inverno no Brasil e aproveitar o verão no hemisfério norte, fiz essa listinha topzera pra você aproveitar o melhor do Verão Europeu e conhecer as melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava, na Catalunha.

A Costa Brava, na Catalunha, é uma das costas mais lindas da Espanha e fica pertinho de Barcelona, por tanto, emendar um bate e volta ou uns dias de Costa Brava em seu Roteiro por Barcelona, é uma opção bem fácil, principalmente no verão.

A Costa Brava compõe mais de 200km de costa, começando na província de Girona, há 1h de Barcelona e indo até a Costa Vermelha, já no sul da França.

Cidades de pequeno a médio porte se espalham por toda a Costa Brava, que oferece, além de inúmeros tamanhos de praias, uma vasta rede hoteleira para todos os bolsos.

Todos esses destinos podem ser feitos de carro em uma deliciosa roadtrip pela costa. Nós fizemos uma viagem de carro pela Catalunha em março 2019 e alugamos um carro na Europcar através do site da RentCars. Gostamos desse site porque dá para comparar os preços das principais locadoras e já sair dirigindo do aeroporto.

Tá, falei isso do carro porque para alguns dos destinos abaixo, coloquei também uma opção alternativa ao aluguel de carro. Ok?

Última coisa importante a dizer é que durante os meses de junho e setembro, você terá que dividir seu metrinho quadrado de areia com muitos turistas em todos esses destinos. Já entre outubro e abril, a probabilidade de ter a areia, o mar e as vistas só pra você e mais meia dúzia de turistas aumenta para 95%. 😉

1. | Tossa de Mar |

Pra mim, Tossa de Mar é a primeira das 5 melhores praias perto de Barcelona.

Fica há 86km de Barcelona e pode-se chegar de carro ou de ônibus desde Barcelona. Por ser um dos destinos mais próximos a Barcelona, acaba sendo o mais visitados para fazer um bate-volta desde Barcelona.

Os ônibus para Tossa saem da Estació del Nord, que fica há 5min caminhando da estação de metrô Arc de Triomf.

Tossa de Mar é o uma cidade de pouco mais de 6 mil habitantes e que conta com um dos cartões postais mais lindos da Espanha: um Castelo, do século XIII, que beira o mar mediterrâneo. O passeio por Tossa inclui passear através de suas muralhas. inclusive recomendo que você comece passeando pela cidadezinha, percorra toda a extensão da muralha e depois desça pra praia.

melhores_praias_perto_de_barcelona_Begur_Costa_Brava

As pequenas praias, chamadas de calas, são compostas por areia fina e dourada e banhadas pelo mediterrâneo em faixas esverdeadas. Algumas partes chegam até a ser cristalinas. A que eu mais gosto é a Cala Es Codolar. Um pequeno pedaço de areia, de fácil acesso através da muralha e rodeado por um alto paredão de rocha. Cenário de filme.

Dá pra fazer um bate e volta desde Barcelona, passando o dia na região da Vila Vella, ou se hospedar por lá.

Veja aqui as opções de hospedagem em Tossa de Mar.

2. | Platja d’Aro |

Passou de ser uma pequena cidade de pescadores para ser uma das maiores concentrações de grandes resorts por metro quadrado. A cidade é dividida em mar e montanha, sendo a parte mar Platja d’Aro e a parte montanha Castell d’Aro. Em Castell d’Aro há inclusive um castelo medieval, por isso o nome da cidade.

Essa cidade está bem localizada no “meio” dos 200km de litoral da Costa Brava, por isso, acaba sendo uma ótima opção de hospedagem para quem quer cada dia conhecer uma nova praia da Costa Brava.

melhores_praias_perto_de_barcelona_Platja_D'Aro_Costa_Brava
Cala bem em frente ao Park Sant Jordi

Os hotéis que recomendo em Platja d’Aro são os beira mar: Cap de Roig, Park Sant Jordi que foi o que nos hospedamos e conta com uma pequena cala quase que “particular”, que se acessa através do hotel e por último, o mais phyno de todos, o Hotel & Spa Cala del Pi.

3. | L’Escala |

Seguindo nossa listinha de melhores praias perto de Barcelona, temos L’Escala. Essa pequena cidadezinha litorânea de pouco mais de 10 mil habitantes, é conhecida por 2 coisas, além de suas lindas praias e calas: anchovas e ruínas Grego-Romanas.

Sim, um dos cartões postais e passeios obrigatórios em L’Escala é a visita as ruínas gregas do século V a.c e tanto o pequeno museu quanto as ruínas estão abertas durante todo o ano. O ticket custa 5 euros e não tem audio guia, mas há um mapa informativo sobre o local.

melhores_praias_perto_de_barcelona_La_Escala_Costa_Brava
Foto via Tripkay e Spain is Culture, respectivamente

Uma outra boa maneira de desfrutar de L’Escala é fazendo uma parada para almoço no restaurante Ultramar, bem no centro da cidade, beirando o mar.

E pra quem gosta, não deixe de provar anchovas, entradinha típica da região.

Veja aqui as opções de hospedagem em L’Escala

4. | Begur |

Já falei isso antes, eu sei, mas acho que dessa lista, Begur junto com Tossa de Mar, são as melhores praias perto de Barcelona. As duas são pequenas cidades litorâneas oferecendo tudo ao turista, de opções de restaurantes e bares a praias de águas cristalinas.

Nas outras também é possível curtir um dia de praia em águas claras, claro, mas essas duas tem mais vibe de passar o dia todo na praia só curtindo o sol e o mar, no entardecer ir pra um barzinho relaxar, comer algo e a noite ainda tem uma vida agitadinha acontecendo no centrinho da cidade, sabe?

Em Begur você pode pegar praia em Sa Tuna, Aiguablava, Aiguafreda e Sa Riera. As que eu mais gosto são Sa Tuna e as 3 pequenas calas de Aiguablava: Platja Fonda (acessível através de uma escadaria de madeira), Cala Smiroli e a minha preferida de todas Cala Aiguablava, que é inclusive onde me casei em 2010 😉

melhores_praias_perto_de_barcelona_Begur_Costa_Brava

Essas 3 calas em Aiguablava estão próximas a hotéis de todos tipos e tamanhos. Nos hospedamos no Hostal Ondina e super recomendo. É simples, mas super charmosinho.

Veja aqui outros hotéis em Begur.

p.s: vale lembrar que aqui hostal, com a, é um hotel pequeno, tá?

5. | Cadaqués |

Assim como grande parte das cidadezinhas litorâneas da Costa Brava, a cidade de Cadaqués também começou como uma pequena vila de pescadores e foi entre 1930-1982 que entrou no spotlight por ser a cidade escolhida por Salvador Dalí para ser sua casa. Por isso, Cadaqués não poderia estar fora dessa lista de melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava.

Entre idas e vindas, Salvador Dalí, um dos maiores artistas surrealistas do mundo, encontrou inspiração para suas grandes piras. Sua ex-casa, hoje é um museu e uma ótima opção de passeio em Cadaqués.

Mas o Museu Dalí não é o único atrativo da cidade não, pra mim, o maior atrativo da cidade é ela mesma. É caminha pela orla, é sentar em um de seus restaurantes para tomar um drinkzinho, almoçar, enfim… ficar ali, curtindo o “ver a vida passar”, sabe?

melhores_praias_perto_de_barcelona_Cadaques_Costa_Brava

Pra quem quiser se hospedar em Cadaqués, o Hostal Cristina é uma ótima opção. Não tanto pelo hotel em si, mas pela localização que é bem centrica e próxima as principal atração de Cadaqués: a praia.

Veja aqui outras opções de hospedagem em Cadaqués.

E também deixo uma dica de restaurante em Cadaqués: Coco Cocina Viva. Tem uma proposta de comida mais saudável e natural, misturando pratos asiáticos com mediterrâneos. Para quem quiser uma opção além dos clássicos restaurantes de frutos do mar que contornam a orla da praia.

O Cap de Creu, em Cadaqués, é um dos passeios obrigatórios a se fazer, ok? Fica há uns 15 minutos de carro do centro da cidade, venta muito como todo “cabo”, e tem vistas maravilhosas para o mar mediterrâneo.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para alguns países da Europa. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca. Nós usamos o portal SEGUROS PROMO, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro.
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto).
É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar.
Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts pra curtir o verão europeu em Barcelona:

As melhores praias de Barcelona
Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
Roteiro Gaudí em Barcelona
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
10 atrações que você precisa conhecer em Barcelona
Casa Vicens, a primeira casa de Gaudí em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
Como ir de Barcelona a Paris em trem

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

 

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta