7 dicas importantes sobre seus documentos antes de viajar
Dicas

7 dicas importantes sobre seus documentos antes de viajar

Quando vamos viajar é preciso estar bem atentos a um detalhe em particular: os documentos.

Muitas vezes deixamos para a última hora os preparativos para a viagem e geralmente cometemos erros. Erramos datas, erramos destinos, erramos horários etc.

Uma das coisas que mais acontecem, mais do que pensamos, é de não ter todos os documentos necessários em mãos. E isso não acontece só com os marinheiros de primeira viagem não… Eu, e vários amigos, já tivemos que voltar “voando” de Guarulhos pra São Paulo buscar documentos em casa que ficaram esquecidos. Pensa num estresse…

Dicas de viagem antes de partir:

1. Checar se o destino, sendo ele internacional, precisa de visto.

Você pode não acreditar, mas muitas pessoas voltam do aeroporto por falta de visto. Pessoas já voltaram do aeroporto porque a carteira de identidade tinha mais de 10 anos e para entrar no MERCOSUL com ela, não pode ser mais velha do que 10 anos. Outros já voltaram da fronteira de Foz do Iguaçu com a Argentina porque acharam que poderiam entrar com a carteira de motorista, e não pode.

2. Checar se o país a ser visitado exige vacinas, especialmente a de febre amarela.

Veja no site na Anvisa se seu destino exige a vacinação contra a febre amarela. A vacina precisa ser aplicada pelo menos dez dias antes de viajar. Isso pode ser feito em qualquer unidade de saúde em sua cidade e é um serviço gratúito.

O Cartão Nacional de Vacinação, se a sua viagem for internacional, precisa ser substituido pelo Certificado Internacional de Vacinação, que é emitido pela Anvisa. Nos principais aeroportos tem a agência da Anvisa que faz essa troca (a Anvisa não aplica vacianas). Você precisa, todavia, chegar mais cedo e certificar-se dos horários de atendimento. No site oficial você tem as informações gerais.

Li o relato de uma passageira brasileira que estava em Miami e iria para as Bahamas. Como não tinha a vacina, precisou tomar de última hora e pagou US$150,00. Além do que, a funcionária colocou outra data para dar os 10 dias. Na verdade, teve sorte, porque ninguém faz isso.

3. Deixe seu itinerário e cópia de documentos com amigos e parentes

É importante que pessoas saibam por onde você está viajando, quando chega e sai de algum país. Deixe cópias dos principais documentos (passaporte, cartão de créditos), caso você perca, alguém poderá enviar para você se houver necessidade cancelar ou solicitar novos. Especialmente importante se for viajar sozinho.

4. Faça boas cópias dos seus documentos.

Antes de viajar faça cópia dos passaportes, identidades, seguro de viagem, cartão de creditos etc.
Se no seu hotel tem um cofre confiável, deixe os originais guardados e ande com as cópias. Talvez seja interessante fazer no balcão do hotel uma cópia da página do seu passaporte com o carimbo de entrada naquele país. Outra ideia é tirar fotos com o seu celular. Quando sair para passear, leve um cartão de identificação do hotel com você.

5. Documentos para menores de 18 anos.

Outra dor de cabeça quando não é bem planejado. Muitas famílias já voltaram do aeroporto chorando, especialmente quando as crianças estão viajando com apenas um dos pais ou com parentes.

Quem viaja de avião com menores de idade – crianças e adolescentes com idade até 18 anos incompletos – precisa ficar duplamente atento à documentação exigida. Entre no site da ANAC e veja os documentos necessários para cada caso específico.

6. Confira seus dados.

Confira se os dados na sua passagém aérea conferem com dos dados do passaporte.
Não vão deixar você embarcar se, por exemplo, seu nome é Barbarah e na passagem está Barbara, ou o acréscimo de uma letra ou falta dela. Não arrisque, pois você talvez embarque no Brasil, mas ao chegar no seu destino poderá ter problemas. (Principalemente se o destino for Estados Unidos). Por isso, confira antes e se houver erros chame a companhia aérea e corrija.

7. Verifique a validade de seu passaporte.

Muitos países exigem que o passaporte tenha validade de pelo menos seis meses antes do prazo de vencimento. Contando da data de chegada no país. Não é responsabilidade dos atendentes no aeroporto saber desses detalhes. Planeje, pois renovar o passaporte pode demorar mais do que o previsto.

É isso. Para viajar tranquilo, tenha tudo em ordem. Quais as suas experiências e também sugestões para compartilhar com nossos viajantes?

Se Lança…

Leia mais dicas no nosso blog:

Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
10 dicas para viajar de avião com bebê
Sua saúde e farmácia de viagem
15 dicas para uma viagem segura e saudável
Como tirar sua Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Como viajar bem e barato pelo mundo

LEAVE A COMMENT