Barcelona em novembro
Barcelona Espanha Europa

Barcelona em novembro

Aproveitar suas férias para conhecer Barcelona em Novembro é uma boa e neste post vou te explicar o porquê, além de dar várias dicas de tudo o que você pode aproveitar na cidade neste mês.

Dúvidas como: “Qual a temperatura de Barcelona em novembro? Barcelona em novembro é muito frio? Venta? Chove? O que levar? É caro? O que fazer?…”, devem estar passando pela sua cabeça, certo?

Pra começar, te conto que a baixa temporada em Barcelona começa em outubro e vai até meados de dezembro. Então novembro em Barcelona ainda dá pra:

  1. Pagar menos em hospedagem: todos os hotéis que recomendo no post “Onde se hospedar em Barcelona”, estão com preços mais baixos no mês de novembro. Ficar em um hotel com vista pra Sagrada Família, pode ser mais fácil em novembro 😉
  2. Turistar mais tranquilo: Barcelona é uma cidade turística, vai ter gente em qualquer atração, mas em novembro é um dos meses que a cidade menos recebe turistas, isso significa menos filas nas atrações, menos espera em restaurantes, menos gente no metrô, enfim… maravilhoso, rs.
  3. Começar a sentir o inverno Europeu: já começa a esfriar em novembro. Se a sua viagem for no começo de novembro, vai estar menos frio, se for do meio pro final, já vai dar pra passar um frio gostoso por aqui.

Mas além disso, imagino que você queria saber:

Quais as vantagens e desvantagens de programar uma viagem a Barcelona em novembro, certo?

Então tome nota, viajante!

Novembro É um bom mês pra conhecer Barcelona se:

  • Você quer gastar menos com hospedagem. Em euro, quem não quer gastar menos, não é mesmo?
  • Gosta de clima frio.
  • Não se importar em pegar uns dias nublados e até mesmo um pouco de chuva.
  • Gostar de provar iguarias típicas, mais abaixo conto quais são.
  • Quiser aproveitar um pouco da vibe natalina que já começa nessa época do ano.

Novembro NÃO é um bom mês pra conhecer Barcelona se:

  • Você quer agito e festas cheia de gente no clima da pegada.
  • Não gostar de frio, porque ainda que tenha um dia ou outro mais quentinho, as temperaturas não sobem muito além dos 18ºC.
  • Quiser ver alguma festa típica da Catalunha. Se este for o caso, melhor planejar essa viagem para os meses de verão que tem algumas bem bacanas como conto no post “Festas Típicas”.

E aí, é o tipo de férias que imaginava ou não?

Pra você que animou em conhecer Barcelona em novembro, neste post você verá:

Como é o clima de Barcelona em novembro e que tipo de roupa levar?

Com o outono reinando, o clima em novembro já é mais frio, com temperaturas que variam entre 11ºC e 19ºC, sendo as temperaturas mais baixas a noite ou de manhãzinha, e as mais altas ao longo do dia.

Barcelona-em-Novembro-2019
Barcelona em novembro: as folhas das árvores já começam a cair, sinalizando que logo entra o inverno

Quanto ao vento e chuvas de novembro, podem acontecer sim, já que novembro é outono e por aqui costuma chover nesta época do ano. Em novembro temos em média 5 dias de chuva, mas fica tranquilo que há muitos dias de sol.

Ainda que o clima seja mais frio, uma das coisas mais gostosas do frio aqui é que na maior parte dos dias faz dias ensolarados, então diminui a sensação de frio. Os dias costumam ser bem bonitos, com o céu bem azul.

Além disso, Barcelona é uma cidade bem preparada pro frio, então dentro dos estabelecimentos, dos transportes públicos, das atrações e onde você estiver hospedado, terá aquecimento (aqui chama calefación), o que te ajudará a não passar tanto frio, hehe.

Importante comentar também que em novembro os dias já começam a ficar mais “curtos” quando comparamos com o verão. O que isso quer dizer? Quer dizer que amanhece por volta das 7h-7h30 e anoitece entre 17h-17h30. No verão, por exemplo, anoitece por volta das 22h.

Pras meninas, ai vai um check-list do que vale trazer na mala:

  • meia calça fio 60-100 pra usar com vestido ou embaixo da calça jeans ajuda a segurar o frio nas pernoca;
  • blusinha segunda pele de manga ou aquelas basiquinhas da Hering, pra colocar entre o casaco e um blusinha de alça;
  • vale trazer um cachecol de lã e luvas, caso você seja friorenta;
  • uma jaqueta corta vento com capuz é essencial, ajuda muito a controlar o frio se tiver ventando;
  • jaqueta a prova de água ou aquelas tipo capa de chuva; Esse tipo de jaqueta e a corta vento, vende na Decathlon.
  • blusinhas de manga comprida quentinhas dessas de pelinho ou tricot;
  • pros pés: tênis e uma botinha de couro se quiser sair um dia mais arrumadinha. Nada de sapatilhas e nem sapato com salto, aqui você vai andar muito, por isso não compensa trazer salto. Mas você quem sabe.

Pros meninos, vale considerar trazer na mala: 

  • jaqueta corta vento com capuz é essencial. Esse tipo de jaqueta vende na Decathlon;
  • calça jeans e uma ceroula se você for friorento;
  • camisetas de manga curta, pra usar embaixo de camisa de manga comprida;
  • um jersey de manga quentinho e/ou camisa de flanela;
  • cachecol e luva pros friorentos;
  • uma jaqueta de frio bem quentinha;
  • pros pés: tênis confortável, porque você vai andar muito.

O que fazer em Barcelona em novembro?

Vamos lá, vou listar pra vocês primeiro as atividades que só acontecem em novembro e na sequencia umas ideias de atividades atemporais, ou seja, independente do mês que vier a Barcelona são programas bons de se fazer.

  • Dia de todos os santos: dia 01 de novembro é feriado e é equivalente ao nosso dia de finados (02/nov). No dia 01, muitas famílias vão visitar antepassados nos cemitérios da cidade, como o Cemitério de Montjüic e o do Poblenou. Se você gosta desse tipo de turismo, evite ir no dia primeiro que estará muito movimentado.
  • Messi Cirque du Solei: pra quem é fã do argentino jogador do F.C. Barcelona, de 15 de novembro 2019 até 01 de abril 2020, no Parc del Forum tem Circo do Soleil inspirado no craque. Entradas a partir de 39€.
  • Comida típica de outono: está aberta a temporada de “La Castañada”. São tipo uma castanha portuguesa (foto do início deste post), daquelas que se usa pra fazer marrom glacé. Aqui são vendidas a brasa, bem quentinhas. É bem comum encontrar barraquinhas que vendem essas castanhas na rua. Também é época de comer panellets, um doce a base de amêndoa, fácil de ser encontrado nas docerias ou padarias da cidade. Na La Colmena, em frente a estação de metrô Jaume I, que é uma doceria super típica, você pode provar esse tipo de doce.
  • Voll Damm Festival Internacional de Jazz: é um super reconhecido festival de jazz da marca de cerveja do grupo Estrella. Começa no final de outubro e dura todo o mês de novembro. Nos dias 14, 21 e 28 de novembro, no Café do Teatro Liceu, há sessões de Jam Sessions com entrada gratuita.
  • Fontes Mágicas ao som de jazz: todas as sextas-feiras de novembro às 20h30. Entrada gratuita.
  • All Those Food Market: de 30 de novembro a 01 de dezembro. É um mercadinho onde artistas e produtores locais expõem seus produtos artesanais. Esse ano será no Teatro Nacional da Catalunha. É um espaço lindo no bairro de Glóries, com vistas para Torre Agbar. Neste mercadinho você pode aproveitar para provar iguarias locais e também comprar lembrancinhas de natal bem originais. Quem for, não deixe de passar pelo stand da minha amiga Isabela Quintes pra dar um alô e ver as ilustrações lindas que ela faz.

Agora as atividades atemporais, já que qualquer programa turístico é uma boa ideia para essa época do ano por ter menos filas e menos gente no geral nas atrações.

Lembrando que os nomes das atividades estão com link pros posts que explicam melhor sobre cada uma delas. Clique de acordo ao seu interesse:

  • Roteiro Gaudí: se puder visite as principais obras do arquiteto, que são: Casa Batlló, La Pedrera, Park Güell e Sagrada Família. Se a grana tiver curta e só puder escolher uma atração, escolha a Sagrada Família. Vir a Barcelona e não conhecer a Sagrada Família é igual ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel. Tem que comprar entradas com antecedência pois é com dia e hora marcada. Clique aqui para ver valores e qual dia você poderá visitar.
  • Museus: são sempre uma boa alternativa quando o clima tá feio. Eu adoro o CosmoCaixa, Macba e CCCB. No primeiro domingo do mês, todos museus da cidade são gratuitos, incluindo os famosos Museu Picasso e MNAC (Museu Nacional de Arte da Catalunya). No caso, dia 03/11 museus liberados.
  • Exposição Corpo Humano: A Human Bodies é uma exposição que está no centro comercial Arenas em Barcelona, em frente a Praça Espanha, e é um passeio bem legal pra se fazer em novembro por ser um ambiente fechado, onde você pode dar uma escapada do frio. A expo te convida a uma viagem por dentro do corpo humano. Lá se pode observar 12 corpos e 150 órgãos reais. Pode parecer medonha, mas é na verdade uma exposição fascinante. Compre as entradas com antecedência aqui.
  • Outras ideias do que tem pra fazer em Barcelona você pode ver no post 10 lugares para conhecer em Barcelona. Lá mostro os 10 principais lugares pra você conhecer na cidade, independente da época do ano que visita.
  • Para conhecer tudo sobre a cidade e planejar sozinho a sua viagem a Barcelona, você também pode adquirir o Guia Se Lança para Barcelona que escrevi justamente pensando em quem vem a turismo mas quer conhecer a cidade como um local. Tem dicas de onde comer, onde se hospedar, detalhes sobre todas as atrações, das mais conhecidas as menos, museus, baladas, enfim… tudo o que precisa saber pra se virar legal e fazer uma viagem inesquecível.
  • Pra quem quiser um roteiro personalizado, onde avaliamos juntos seus interesses e tipo de turismo que deseja fazer em Barcelona e arredores, é só mandar uma mensagem por direct no nosso Instagram ou aqui nos comentários que passamos a conversa pro email e de lá combinamos tudo, ok?

Onde se hospedar em novembro em Barcelona?

Em novembro os preços da hospedagem em Barcelona diminui bastante quando comparamos aos meses de alta temporada (junho a meados de setembro).

Pra te dar uma ideia de valores, de acordo ao site Kayak, uma hospedagem em um hotel 3 estrelas em novembro em Barcelona varia da seguinte maneira:

Em junho, alta temporada: 186€
Em novembro, baixa temporada: 93

Para escolher a hospedagem ideal, sugiro que você leia o post “Onde ficar em Barcelona” onde mostro as melhores opções de hotéis por bairro, com prós e contras de se hospedar em cada bairro e a proximidade de cada um deles aos pontos turísticos.

barcelona-em-outubro-sagrada-familia
Foto feita no bar da cobertura do Hotel Ayre Rosselló.

Pra quem já tem claro que quer se hospedar próximo a Sagrada Família, que é um bairro tranquilo, familiar e de quebra próximo a principal atração turística da cidade, recomendo o post “hotéis perto da Sagrada Família”. Nele fiz uma seleção bacana de hotéis com vistas pra igreja considerando opções para todos os bolsos.

Essas são as principais dicas pra você aproveitar Barcelona em novembro.

Qualquer dúvida ou comentário, é só mandar abaixo que terei o prazer em te ajudar 😉

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para Espanha. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca. Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro.
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto), ou seja, 10% de desconto no total. É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Acho que esses outros posts sobre Barcelona podem te interessar:

Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
Onde esquiar perto de Barcelona
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
Onde comer Brunch em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
10 lugares para conhecer em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
Praias perto de Barcelona: as melhores e como chegar

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta