Cinque Terre, cinco vilas pitorescas na Riviera Italiana
Europa Itália

Cinque Terre, cinco vilas pitorescas na Riviera Italiana

Se lança pra Cinque Terre na Riviera Italiana

A um tempo atrás, Cinque Terre na Itália era uma pequena e calma região de pescadores. Hoje é um parque nacional, considerado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO e um lugar repleto de turistas.

praca em vernaza

Não precisa ser um gênio pra advinhar que Cinque Terre significa: “cinco terras”. São cinco vilas todas próximas umas as outras e situadas na rivieira Italiana, na região de Liguria.

As cinco vilas são: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

É tudo muito pitoresco e parece que parou no tempo, o que faz parte do seu charme. As vistas da costa também são de tirar o fôlego. Em apenas um dia consegue-se andar por todas elas. Vale a pena conhecer.

 

banho de sol em monterosso

 

Como chegar em Cinque Terre

Cinque Terre fica entre Gênova e La Spezia, e é justamente essa linha de trem que passa por todas as cidades. Se você está em La Spezia, tem que pegar o trem sentido Gênova (ou vice-versa) pra chegar lá.

Cuidado e atenção na hora de pegar o trem: como tem apenas uma linha de trem, alguns trens vão de La Spezia direto para Gênova, parando somente em Monterosso al Mare, que é a ultimas das cinco vilas. Se você não descer em Monterosso, vai acabar indo conhecer Gênova.

Uma vez lá, as vilas são conectadas por trilhas, trem e barco, então é possível ir de uma vila a outra por qualquer um desses meios de transporte. Mas claro, toda regra tem exceções. Em 2011 houve um grande desabamento de terra na região, então várias trilhas estão fechadas. Veja no site oficial quais trilhas estão abertas ao público antes de ir. O barco vai a todas às cidades, com exceção de Corniglia, que não é praia, é morro. O único meio de transporte que vai a todas as vilas é o trem. Mas você pode fazer uma mescla de um pouco de tudo, o que for mais interessante e conveniente pra você.

Um ideia é ir parando de vila em vila mesclando entre trem e trilha e voltar de barco ao ponto de partida. Neste caso o roteiro seria: La Spezia – Riomaggiore – Manarola  – Corniglia – Vernazza – Monterosso al Mare e volta de barco de Monterosso para Riomaggiore.

Na estação de trem de La Spezia você compra o bilhete que dá direito a andar o dia todo no trem e também dá acesso à todas as trilhas. Custa 13 euros. Se você não vai fazer nenhuma trilha, pode comprar somente o bilhete de trem. Se mudar de idéia e quiser encarar uma das trilhas, pode comprar o bilhete na cabinezinha na entrada da mesma. O bilhete do barco deve ser comprado diretamente na cidade onde você embarcar. A volta de Riomaggiore até La Spezia custa 22 euros. Informações dos bilhetes do Cinque Terre Card aqui. (Este blog em inglês tem mais detalhes do cartão).

estacao de trem manarola

Onde Ficar

É possível dormir nas vilas, a minha impressão é que Monterosso al Mare e Corniglia possuem melhores infraestruturas. A diferença é que Monterosso al Mare é na costa e Corniglia no morro. Se tivesse que escolher entre as duas, dormiria em Monterosso. Veja aqui opções de hospedagem em Cinque Terre aqui.

Mas no caso, dormimos fora das vilas, na maior cidade ali da região: La Spezia. Foi super prático pois estávamos de carro, então deixamos o carro na cidade e partimos de trem rumo a Cinque Terre.

Outra opção pra quem quer luxo, é dormir em Porto Venere, mas prepare-se pra desembolsar uma graninha.

vila riomaggiore

Onde comer

Ristorante Della Baia, em Porto Venere – Este é um restaurante requintado dentro do Hotel Della Baia, como sugere o nome, fica bem em frente à baia e tem uma linda vista. A especialidade são os frutos do mar. Em média 30 euros por pessoa.
Endereço: Via Lungomare 111, Fone: +39 0 187 790.797

Gelateria Vernazza – Autêntica gelateria italiana TOP, sorvetes cremosos e saborosos feitos com ingredientes orgânicos produzidos na região, por mãos de mestres estudados na arte e que se dedicam a servir somente sorvetes de alta qualidade. Além do preço ser acessível. Endereço: Via Roma 13 em Vernazza e tem também outra loja em La Spezia, endereço: Corso Cavour 213.

La Scogliera, em Manarola – restaurante e trattoria típica, boa comida, bom ambiente, bem localizado e preço justo. As porções de massas estavam mais “bem-servidas” que as de carne/peixe – uma sugestão é unir os dois em uma pasta com mariscos. Único porém: tome cuidado com o preço do couvert, pergunte antes, nós fomos surpreendidos. Endereço: Via Renato Birolli, 103. Fone: +39 0187 920747

monterosso

O que fazer em Cinque Terre

A principal atividade é bater perna e conhecer as cinco vilas. Vá a todas as cidades, apesar de serem bem parecidas entre si, todas elas possuem algo que as diferenciem uma das outras.

Ande pela cidade, tome um café, sorvete ou uma Peroni.

Senta um pouco e observe o movimento e a paisagem.

Trilhas em Cinque Terre

A trilha mais famosa e a mais fácil (e acessível até para cadeirantes) é a Via dell’Amore, que conecta Riomaggiore a Manarola. Porém na nossa visita (maio/14) a trilha estava fechada.

CinqueTerre_Vernazza_MonterossoA trilha que fizemos foi entre Monteresso e Vernazza – a única aberta nesta data. É uma trilha de dificuldade média, bastante subida e descida, quem for de mais idade ou estiver com o joelho doendo, pegue o trem. Quem tiver pique, encare, pois você terá uma linda vista em alguns momentos e é uma boa experiência.

Começando em Riomaggiore e indo a Monterosso, essa é a sequência de trilhas. Claro que a via reversa também é igual.

Trecho Dificuldade Distância Tempo médio
Riomaggiore – Manarola FÁCIL 1.1 km 25 mins
Manarola – Corniglia FÁCIL 3 km 1 hora
Corniglia – Vernazza MÉDIA 4 km 1.5 a 2 horas
Vernazza – Monterosso MÉDIA 3.5 km 1.5 hora

Essas vias são as mais visitadas, mas pra quem gosta de hiking, existem outras trilhas pela montanha. Veja aqui os detalhes e lembrando outra vez, veja quais estão abertas.

 

Via dei Amore
Via dei Amore

 

Mergulho – é possível mergulhar somente com a 5Terre Diving em Riomaggiore. Mergulhar no Mar Mediterrâneo é uma atividade famosa pelas águas claras e mornas e por sua riqueza de fauna. Pra quem quiser, pode-se também alugar caiaque ou snorkel.

Se lança…

 

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Roteiro de 7 dias pelo Norte da Itália
Florença e Pisa, cidades mais visitadas na Toscana
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça

04 Comments

  1. Salim A.Ali

    Conheci todas essas vilas e em ótimas companhias, foram momentos prazeirosos e gratificantes. Hay que tener pernas, pois se anda bastante. Vale a pena visitar.

    Responder
  2. antonio

    Se tem um lugar lindo no mundo para fazer turismo e desfrutar vistas maravilhosas é CInque Terra. Quem for na Itália não pode deixar de visitar esse lugar. Imperdível.

    Responder
    • Tati Barro

      É verdade Antonio, Cinque Terre é um passeio lindo pra fazer na Itália!

      Responder

LEAVE A COMMENT