Como chegar na Suazilândia
Suazilândia

Como chegar na Suazilândia

A grande maioria das pessoas chega na Suazilândia de carro, no entanto, em Manzini também há um aeroporto. Veja aqui detalhes dessa logística e como cruzar as fronteiras.

Como chegar na Suazilândia de Carro

A melhor maneira de chegar é de carro, estando na África do Sul ou Moçambique. Pra quem não tem carro, pode cotar preços na RentCars, esse site traz o comparativo de várias operadoras.

A Suazilândia tem diversos postos fronteiriços por todo país, tanto para a fronteira com a África do Sul quanto para Moçambique. Quando você pesquisa as fronteiras no GPS ou internet, elas geralmente tem dois nomes, o nome na Suazilândia e o nome no País vizinho. Para entender, vamos listar primeiro o nome na Swazi e depois o nome local no outro país.

Como Chegar na Suazilândia vindo de Moçambique

Postos Fronteiriços Suazilândia Postos Fronteiriços Moçambique Horários de Funcionamento
Lomahasha Namaacha 07:00-20:00
Mhlumeni Goba 24 horas

Na minha opinião pessoal, sempre preferi passar por Goba. Apesar de ser um pouco mais longe de Maputo, é bem menos vazio.

Como Chegar na Suazilândia vindo da África do Sul

Postos Fronteiriços Suazilândia Postos Fronteiriços Moçambique Horários de Funcionamento
Mananga Mananga 07:00-18:00
Matsamo Jeppe’s Reef 07:00-20:00
Bulembu Josefsdal 08:00-16:00
Ngwenya Oshoek 07:00-22:00
Lundzi Waverley 08:00-16:00
Sandlane Nerston 08:00-18:00
Sicunusa Emahlathini 08:00-18:00
Gege Bothashoop 08:00-16:00
Mahamba Mahamba 07:00-22:00
Salitje Onverwacht 08:00-18:00
Golela Lavumisa 07:00-22:00

Fonte da tabela aqui.

São muitos postos para escolher e vai depender de onde estiver vindo na África do Sul.

Vindo de Joanesburgo, a opção mais comun é o posto de Ngwenya/Oshoek. Este é também o posto mais movimentado, se estiver viajando em data de feriado, é melhor escolher outro caminho para evitar filas.

Vindo de Nelspruit ou do Kruger, a melhor opção é Matsamo/Jeppe’s Reef. E vindo de Durban, utilize o posto Golela/Lavumisa.

(Outros postos que já utilizei foram o Mahamba/Mahamba e Sicunusa/Emahlathini – ambos em uma viagem de Maputo para Drakensberg – cruzando pela Suazilândia. São bem tranquilos sendo que o Mahamba é melhor.)

Como cruzar a fronteira terrestre na África

É muito tranquilo fazer a imigração. Você precisa ter os seguintes documentos em mãos: Passaporte (com validade de ao menos 3 meses), Carteira de motorista e Documento do carro. (Obs: se o carro for alugado, precisa da carta da locadora).

É preciso também pagar uma pequena taxa de 50 rands ou 50 lilangeni para fazer a documentação de importação/exportação do carro. É prudente sair de casa com dinheiro em espécie para não ter problemas. Se você esquecer, às vezes encontra um cambista na entrada fazendo negócio. (Em Namaacha tem).

Chegando lá, você desce do carro e apresenta toda a documentação para a autoridade responsável, ele vai fazer sua saída do país de origem (África do Sul ou Moçambique). Depois você entra no carro e dirige alguns metros até a outra imigração, onde irá fazer sua entrada no país. Pronto, você está na Suazilândia. Quando for voltar, o processo é o mesmo.

Como chegar na Suazilândia de avião

Apesar da maioria das pessoas chegarem na Suazilândia de carro, existe a opção de voar da África do Sul. A South African tem vôos diários de Joanesburgo (JNB) para Manzini (SHO).

Se Lança…

Veja estes outros posts que podem te interessar:

O que visitar na Suazilândia em 2 dias
Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
Maputo City Tour
Viajar para a África do Sul – Post Índice
Turistando em Joanesburgo
Safari no Kruger Park, África do Sul

 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

[products ids=”3484″]  

LEAVE A COMMENT