Como funciona o transporte público em Berlim
Alemanha Europa

Como funciona o transporte público em Berlim

Não é segredo pra ninguém minha paixão por Berlim né? Já contei em diversos posts porque amo a capital alemã – e a organização deles também é um quesito para ganhar mais pontos. Neste post vou contar como funciona o transporte público em Berlim.

Nós achamos um pouco difícil comprar nosso bilhete, apesar de ter as opções de ler tudo em inglês ou espanhol, estava um pouco confuso entender pois a variedade de bilhetes é muito grande! Tem pra um dia, única viagem, 6 viagens interligadas, bilhetes para turistas… enfim, um leque enorme de opções que espero te ajudar explicando por aqui.

Tipos de transporte público em Berlim

A princípio parece bem confuso – são metrôs, trens, trens de superfície, ônibus e tram – cada um tem um nome diferente, mas é só pegar o jeito de andar por lá que verá que não é difícil.

Esses meios de transporte estão todos interligados pra te deixar o mais próximo ao seu destino. São eles:

  • U-bahn – é o metrô
  • S-bahn – o trem de superfície que também anda debaixo da terra… Pra mim na prática era só mais uma linha de metrô com nome diferente
  • Tram – o bondinho amarelo, está presente somente no lado da Berlim Oriental
  • Ônibus – talvez o  mais difícil de dominar na cidade…
  • Trem – geralmente faz o transporte entre cidades e a sigla deles começa com RE ou RER

A maioria dos bilhetes te permite usar todos esses meios de transporte de maneira interligada.

Estação de metrô Postdamer Platz
Estação de metrô Postdamer Platz

Onde comprar os bilhetes de transporte público?

Compra nessa máquina da foto abaixo, ou então em lojas de conveniência próximas às estações. Quando você chegar a uma estação, às vezes ela é super pequena, e não tem nada – a não ser essas máquinas aí. Então tem que se virar sozinho mesmo, não tem ninguém pra tirar suas dúvidas.

A próxima foto é da tela inicial, onde você deve escolher qual tipo de bilhete deseja. Você vai escolher alguma das opções da coluna do meio. Um bilhete para a região AB ou ABC ou então o bilhete de turismo.

A diferença entre eles (além da região é claro) é que os bilhetes para turistas oferecem descontos em atrações turísticas – além do transporte ilimitado. Se você não se interessa por isso, clique logo no Berlin AB ou Berlin ABC para adquirir somente o bilhete de transporte comum. Depois disso, você deve optar por quanto tempo valerá este bilhete: 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano, etc…

Qual bilhete de transporte comprar?

Depende de quanto tempo você vai ficar na cidade – mas eu diria pra comprar os bilhetes com viagens ilimitadas. Por exemplo, se ficar somente 1 dia em Berlim, compre o bilhete de 1 dia ilimitado. Não vale a pena comprar bilhetes de viagens únicas, pois usa-se muito o transporte público na cidade.

Nós ficamos 1 mês em Berlim e compramos um passe de 30 dias. Custou 62 euros por pessoa. Caro né? Mas valeu a pena. Usamos e abusamos dele.

Bilhetes de transporte para turistas

O Berlin WelcomeCardBerlin City Tour Card são os bilhetes para turistas. Você pode escolher entre 48 horas a 5 dias, nas zonas AB ou ABC.

Além de oferecer o transporte pelo tempo e região adquirida, oferecem descontros em atrações turísticas da cidade. O City Tour Card são descontos em 10 estabelecimentos e o WelcomeCard são mais de 200 estabelecimentos. Vale a pena?? Você tem que fazer as contas! Neste post eu ensino como calcular se vale a pena ou não pra você: Como funciona o Berlin WelcomeCard.

Quais zonas escolher?

São 3 zonas de transporte na cidade: AB, BC e ABC.

A maioria dos pontos turísticos e bairros ficam somente nas zonas A e B. Você só precisará comprar o bilhete para a zona C se for visitar Potsdam (a cidade dos castelos perto de Berlim) ou se for ao aeroporto de Schoenefeld. O aeroporto Tegel fica na região AB mesmo, não sendo necessário o passe para a zona C.

Foto do Get Your Guide

Crianças pagam?

Depende também… ai gente, difícil né? Veja na foto abaixo a tabela de preços, onde vê-se a figura de 3 homenzinhos, significa que 3 crianças (entre 6 e 14 anos) podem andar gratuitamente naquele bilhete – além do adulto proprietário do bilhete. Ou seja, você pode comprar um bilhete de 24 horas para você mesmo, e neste bilhete “carregar” até 3 filhos.

Crianças de 0 a 5 anos não pagam.

Preços

Tirei essa foto da tabela de preços em Agosto de 2017. Achei uma maneira fácil de visualizar os preços, mas só tem algumas opções na foto. Para ver preços atualizados e outras opções, veja no site oficial.

Valide seu bilhete antes de usar

Gente, ponto importante! Fiquei impressionada de ver que não existe catraca para andar nos transportes públicos.

Você compra seu cartão, valida ele nesta máquina aqui da foto e segue viagem. Ah, então posso dar uma de espertinho e andar de graça!? Sim, você pode tentar – mas vira e mexe tem fiscalização – um guarda à paisana pedindo pra ver os bilhetes dos passageiros. E convenhamos, não precisa né?

Deixe pra validar seu cartão quando for fazer sua primeira viagem e não na hora da compra, pois ele vale por um tempo determinado à partir do minuto que você o carimba. Depois que ele estiver validado, deixe-o na sua carteira o tempo todo, pode ser que você encontre um fiscal e tenha que apresentá-lo.

Outras dicas

Tenha sempre um mapa da malha de transporte em mãos. É muito útil e necessário! Tem nas estações maiores ou guichês de informações para turistas. Quem quiser se precaver, pode baixar a versão PDF no celular aqui.

Para calcular qual melhor rota a fazer, insira seu ponto de partida e chegada no google maps. Ele vai te dar várias opções de transporte e baldeações – escolha a mais fácil – mesmo que demore uns minutinhos a mais.

No mais é só aproveitar a infraestrutura da cidade e também usar o bom e velho: PERNAS!

Se Lança…

Leia mais sobre Berlim nestes posts:

Roteiro de 3 dias em Berlim no inverno
O que fazer em Berlim com crianças
Como funciona o Berlin Welcome Card
O que fazer em Spandau Berlim
Melhores parques em Berlim, com parquinhos infantis
Oktoberfest em Berlim

LEAVE A COMMENT