Como ir de Barcelona a Paris em trem
Barcelona Espanha Europa França

Como ir de Barcelona a Paris em trem

Hola! Bonjour!

Pensando em uma esticadinha de Barcelona até a cidade luz? Então se liga nesse post que vou contar como ir de Barcelona a Paris em trem com detalhes de como é a viagem, como é o trem, onde comprar as passagens, quanto custa, além de outros destinos pelo meio do caminho.

Em julho de 2019 fiz pela primeira vez uma viagem internacional de trem a convite da Renfe-SNCF, empresa que opera as vias de trem entre Espanha e França, e vou contar neste post como foi a experiência. Já adianto, foi um convite pra testarmos o serviço e toda minha opinião expressa aqui é o que realmente achei, sem puxar saco.

Neste post você verá:

Como ir de Barcelona a Paris em trem?

Como comecei dizendo nesse post, fizemos a viagem Barcelona-Paris com a empresa Renfe-SNCF.
Renfe é a empresa Espanhola que possui os trens de alta velocidade (AVE) e SNCF é a empresa Francesa que opera os trens de alta velocidade do lado francês (TGA). Em 2013, as empresas se juntaram, facilitando as viagens internacionais entre os dois países.

Desde Barcelona os trens saem da estação de Sants, que fica a pouco menos de 15min do centro da cidade e de fácil acesso pelas linhas de metrô L5 azul e L3 verde.

Para os curiosos, a velocidade dos trens chegam a 300km/h. Nos perímetros urbanos a velocidade é reduzida, mas nas áreas de “campo”, eles chegam a 300 km e você nem sente, a não ser quando passa outro do lado, que dá uma tremidinha.

Além de Barcelona Paris, desde a estação de Sants, saem trens para outros destinos na França, como você pode ver abaixo:

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_Trem_tempo_viagem
Além de Barcelona-Paris, veja a quantidade de destinos que você pode ir desde Barcelona e o tempo das viagens.

Uma coisa importante a se levar em consideração na hora de planejar essa viagem de trem, é estar atendo a época do ano em que você fará a viagem, pois há uma quantidade limite diária de trens conectando ambas cidades, isso quer dizer que você precisará programar bem a questão dos horários, por exemplo: no outono e inverno há menos trens em operação, em quanto que no verão a quantidade dobra, conforme abaixo.

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_Trem_frequencia

Como é viajar no trem da Renfe-SNCF?

Eu achei a experiência como um todo muito mais positiva do que negativa e repetirei mais vezes com certeza, porque vi como é fácil, rápido e sussa fazer viagens menores desde Barcelona, principalmente pro sul da França que vi uma cidade mais fofa que a outra (Sète é uma delas).

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_Trem_Sants

Chegamos na estação de Sants 20 minutos antes do trem partir com as passagens salvas no celular (não precisa imprimir). Como a estação do metrô já sai dentro da estação de trem, foi bem rápido chegarmos até a via de embarque.

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_trem
Na foto abaixo, a esquerda os telões onde você vê qual via estará o seu trem, e a direita, a entrada pro embarque, pras vias de trem (números 1,2,3,4,5…)

Bem na entrada do embarque, passamos pelo raio-x  que é super tranquilo comparado a um raio-x de aeroporto. Não há limite de mililitros como no avião, só não pode levar objetos perfurantes ou que possam explodir, obvio.

A fila do raio-x anda rápido e você sai do raio-x já próximo a via onde pegará o trem, caminhando bem pouco por dentro da estação.

p.s: de Paris pra Barcelona não tem raio-x, você já entra direto na via onde pegará o trem. Essa parte achei ruim, porque sou noiada e acho que no mundo que vivemos hoje, deveria sim ter raio-x. Mas enfim… aqui estou, viva, amém.

Diferente do avião, você pode entrar no trem até 2 minutos antes do embarque. Ninguém quer passar por essa correria, mas é bom saber que, se algum imprevisto acontecer, relaxa, vai dar tempo.

Sobre o trem, importante ressaltar que há dois tipos de classe: a turista e a preferente, que seria a equivalente a business do avião, não exatamente em preço, mas em conforto das poltronas e vagões.

Nós fomos na classe preferente e para uma viagem de 6h acho que vale a pena pagar um pouco a mais e viajar na preferente porque os vagões são mais espaçosos. Enquanto na turista são 4 poltronas por fileira, na preferente são 3, então as poltronas são maiores e há menos tumulto de gente falando, comendo e andando dentro do vagão. Ou seja, a viagem fica mais tranquila.

Independente do tipo de passagem, achei mais vantajoso viajar em trem por uma série de motivos:

      • Menor impacto ambiental ♻️
      • Menos stress de aeroporto: raio-x, imigração, tempo de espera pra embarque etc
      • Mais barato chegar a estação de trem do que aos aeroportos que são sempre mais afastados
      • Curtir a paisagem sem turbulências 😊

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_Trem_preferente

      • Dá pra levar até 3 malas não importa o peso ou tamanho 💼🙆‍♀️💼
      • As poltronas são espaçosas, reclinam e tem até mesinhas pra trabalhar, com tomadas pra recarregar o celular e wi-fi gratuito em todo trem
      • Entre os vagões do trem tem um sofazinho que é uma área exclusiva pra falar no telefone, porque afinal de contas, de trem não precisa colocar seu cel em modo avião
      • Dá pra levar cachorro, se você mora na Europa e esta viajando com seu pet, saiba que ele deve ir dentro da casinha na parte espanhola, mas pode ir fora da casinha na parta francesa.

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_Trem_abordo

      • Tem um vagão com um bar bem legal, com varias opções de lanches (vegetarianos, sem glúten, sem lactose inclusive) e largas janelas pra curtir a paisagem
      • Na classe preferente, uma “trem-moça” passa oferecendo o cardápio do restaurante, mas é tudo pago, não há serviço de bordo incluso como em avião, ok?

Na ida Barcelona-Paris comprei um sanduíche de tortilha de batata que estava muito bom e café. Na volta Paris-Barcelona, comprei croissant e sanduba na Paul, na estação Gare de Lyon, e comi no vagão do bar, onde comprei apenas o café.

Como_ir_de_Barcelona_a_Paris_em_trem_bar
Cardápio do bar do trem e espaço vagão bar

Ou seja, as 6h de viagem passaram super rápido, deu tempo de trabalhar no blog, ler, conversar com os amigos, fazer um monte de foto, curtir a paisagem das cidadezinhas do norte da Espanha e sul da França, que agora em julho estavam repletas de campos de girassol e feno (amor) e tudo.

Quanto tempo demora pra ir de Barcelona a Paris em trem?

Como comentei acima, a ida de Barcelona a Paris em trem demora 6 horas e alguns minutinhos.

A princípio você pode achar que é muito tempo comparado a uma viagem de avião que, entre essas duas cidades, não leva mais do que 2h30 min de voo, certo? Errado, porque se você somar as 2h antes que precisa chegar no aeroporto, mais o tempo que você demora pra chegar da cidade até o aeroporto, com certeza vai dar 6h ou mais.

Além do tempo, é importante lembrar também que pra ir da cidade pro aeroporto de Barcelona, você gastará mais tempo e mais dinheiro. Ex: de táxi você gastaria em torno de 40€ e precisará de pelo menos 30min.

Então já começamos com um ponto positivo pra escolha do trem, pois as estações tanto em Barcelona quanto em Paris são centrais e de fácil acesso pelo metrô de ambas cidades.

Relembrando, em Barcelona a estação se chama Sants e em Paris, se chama Gare de Lyon.

Quanto custa e como comprar passagem de trem Barcelona-Paris na Renfe-SNCF?

Resolvi não colocar aqui a tabela de preços atual porque isso varia muito de acordo a época do ano da viagem, mas pra você ter uma ideia, as passagens na classe turista começam a partir de 39€ em uma promoção.

Como comentei antes, há dois tipos de classe no trem, a turista e a preferente.

Pra quem compra a passagem preferente, além de ter mais conforto dentro do trem, essa passagem dá direito a Sala Vip na estação de Sants, que chama Sala Club. Não que esse seja o maior diferencial, eu mesma nem usei, mas é algo a levar em consideração pensando que será uma viagem de 6h e você pode pegar uns lanchinhos free na sala vip.

Na Gare de Lyon, em Paris, não há sala vip, mas tem um McDonalds, um Costa Coffee (tipo Starbucks) e uma rede de padarias francesa que chama Paul, que é muito boa.

Para consultar preços e/ou comprar as passagens, faça direto pelo site da Renfe-SNCF.
Repare que há duas opções de tarifa, seja na classe turista ou na preferente:

      • Tarifa Esencial: você pode cancelar a passagem até 24h antes da saída do trem pagando 50% do valor da passagem.
      • Tarifa Flexi: você pode cancelar a passagem até 24h e tem 90% do valor da passagem restituído.

Pra quem optar pela tarifa flexi na classe turista, veja certinho os valores porque você pode conseguir ir na classe preferente tarifa esencial, pelo mesmo valor da turista flexi. Fica de olho.

E mais uma dica: sempre há promoções rolando no site da Renfe-SNCF, mas como acompanhar um site fica difícil, aconselho você a seguir a conta deles no Insta, ativar as notificações e assim ficar sabendo mais rápido quando houver promoção.

Destinos dos trens de alta velocidade da Renfe-SNCF

Os trens de alta velocidade da Renfe-SNCF conectam Barcelona a 21 destinos internacionais entre Espanha e França, são eles:

Madrid, Zaragoza, Tarragona, Barcelona, Girona e Figueres na España e Perpignan, Narbonne, Béziers, Agde, Sète, Carcasone, Toulouse, Montpellier, Nimes, Aviñón, Aix en Provence, Marsella, Valence, Lyon e Paris na França.

Como_ir_Barcelona_Paris_trem_cidades

Tá bom pra você? Bora planejar a próxima viagem de trem pra Paris?

Espero que curtam a viagem tanto quanto eu curti!

Se você sabe outro jeito como ir de Barcelona a Paris em trem, ou já viajou com um dos trens da Renfe-SNCF, deixe aqui nos comentários sua opinião e ajude a outros viajantes. Vou adorar saber o que acharam.

Ainda está sem hotel pra essa viagem?
Aproveite para ver aqui seu hotel em Paris ou aqui seu hotel em Barcelona.

Em Paris, ficamos no hotel Modern Montmartre, mas de verdade não super recomendo esse hotel, principalmente no verão. O hotel era bem localizado, mas os quartos eram ruins, com cheiro de esgoto e não tinham ar condicionado, nem ventilador. Tivemos sorte das noites não estarem tão quentes, mas pela manhã derretíamos dentro do quarto.

Porém, todavia, contudo, foi a primeira vez que me hospedei no bairro de Montmartre e adorei. Foi bem legal estar perto do Moulin Rouge, da Sacre Coeur e caminhar por esse bairro que é fofíssimo. Apesar do agito que há pela noite, esse bairro é super tranquilo e seguro. Tem várias opções de barzinhos, restaurantes e está bem conectado com as linhas de metrô. Super recomendo.

Deixo aqui algumas opções de hotéis no bairro de Montmartre pra você dar uma olhada e escolher um melhor do que o meu, haha

Veja aqui outros posts que podem te interessar:

Roteiro de 3 dias em Barcelona
Roteiro Gaudí em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
Onde comer Brunch em Barcelona
5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
Roteiro de 1 semana no sul da França
Fast-Paris o que fazer em 3 dias

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta