Como viajar para a Croácia – Dicas antes de partir
Croácia Europa

Como viajar para a Croácia – Dicas antes de partir

Croácia é um país lindo, que recentemente entrou no gosto dos turistas. Tem praias, cachoeiras, cidades históricas e a borbulhante capital Zagreb. Neste post vamos dar dicas básicas que você precisa saber antes de viajar para a Croácia.

Visto de entrada na Croácia

A Croácia ainda não faz parte do tratado de Schengen, a previsão é que faça parte em 2019. De qualquer maneira Brasileiros não precisam tirar visto prévio para entrar no país como turista.

O passaporte precisa ter validade de pelo menos 3 meses antes da data de partida do país.

Dinheiro

Apesar da Croácia fazer parte da União Européia – ela não está na Zona do Euro. Atenção! Isso significa que não adianta levar euros para a Croácia. (ou pode levar pra tentar trocar lá)

A moeda local chama-se Kuna (KN) e é bom ter dinheiro em espécie. Apesar de muitos restaurantes e mercados aceitarem cartão de crédito, nós apanhamos muito por não termos sacado/trocado o suficiente em kunas. Em Zagreb não vimos casas de câmbio, então assim que você avistar um caixa eletrônico, que seja possível sacar, faça-o!

Como chegar na Croácia

Principais Aeroportos

São 7 aeroportos no país, mas apenas 3 tem vôos constantes o ano todo. Os principais são: Zagreb, Split e Dubrovnik.

Os outros aeroportos funcionam principalmente na alta temporada, são eles: Brac, Pula, Rijeka e Zadar.

A companhia aérea nacional é a Croatia Airlines – que faz parte da Star Alliance.  Outras companhias que voam para a Croácia são: British Airways, GermanWings, Lufthansa e muitas outras no verão.

Vôos dentro do país podem ser feitos pela Croatia Airlines, Trade Air e a European Coastal Airline que vai principalmente às ilhas.

Trem

As principais linhas de trem chegam na Croácia em Zagreb. Você pode pesquisar nos sites da RailEurope, Eurail  e eu particularmente gosto do GoEuro – que compara preços de trem, ônibus e avião.

Dirigindo na Croácia

Nós estávamos de carro e viemos dirigindo de Praga até Rovinj. As estradas são excelentes, não tem nem o que criticar. Prepare um dinheiro para o pedágio. Outra dica importante é, quando você entrar na Croácia de carro, tem que comprar uma “vinheta” e colar no vidro do carro. Essa vinheta é uma espécie de imposto de importação e rodagem no país. Pode ser comprado em postos de gasolina.

Quem aluga um carro provalvemente não terá que se preocupar com isso, as operadoras já devem ter vinheta colada no vidro – de qualquer  maneira, pergunte antes no balcão. Nós recomendamos cotar seu carro na RentCars, eles trazem um comparativo de preço de várias operadoras e costumam ter preço imbatível.

Segurança

De maneira geral, Croácia é um país seguro. Não há grande violência urbana. As dicas de segurança são as mesmas pra quem viaja pra qualquer lugar. É preciso precaução. Leia nosso post: 15 dicas de para uma viagem segura e saudável

Seguro de Viagem 

Seguro de viagem é obrigatório na Europa! Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca! Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro! Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Outras dicas gerais na Croácia

Preços

Eu achei tudo muito caro na Croácia. Estava esperando por precinhos camaradas de leste europeu, ledo engano. Tudo era caro, desde o sorvete na praia até a hospedagem. A cidade mais barata foi Zagreb, mas as cidades de praia e turísticas estavam super caras.

Lotação

Se for no verão: PRE – PA – RA. Tudo cheio, lotadasso! O mês pico é Agosto, parece que a Europa toda vai para a Croácia. Tenha paciência e disposição pra dividir o espaço público.

Idioma e Comunicação

O idioma oficial do país é o Croata, e nas cidades turísticas você conseguirá se virar facilmente com o Inglês. Talvez passe um perrengue ou outro em mercadinhos pequenos, mas dá pra se virar. Eu não achei simpatia o forte do Croata, achei eles meio carrancudos. Mas beleza, não atrapalhou.

Planejamento

Leia nossos outros posts sobre a Croácia, além de um excelente blog em Inglês:
1 dia em Zagreb, a capital da Croácia
Lagos Plitvice com crianças pequenas
O que fazer em Rovinj (Rovigno) na Croácia
Chasing the Donkey

Se Lança…

LEAVE A COMMENT