Como viajar para a Romênia – dicas antes de partir
Europa Romênia

Como viajar para a Romênia – dicas antes de partir

A Romênia não é o país mais turístico da Europa, mas tem bastante para oferecer. Além da capital Bucareste, a região mais visitada é a Transilvânia. É uma país bastante tradicional, um desses poucos que você sente que a cultura e legado dos antigos está presente na vida moderna.

Eu fui à trabalho, fiquei apenas alguns dias em Bucareste, e digo que gostei bastante! Me supreendeu. Neste post vou dar dicas básicas que você precisa saber antes de viajar para a Romênia.

Visto de entrada na Romênia

A Romênia faz parte da Comunidade Européia, mas ainda não faz parte do Tratado de Schengen. No entanto, brasileiros não precisam de visto prévio para entrar na Romênia, desde que a estadia não supere 90 dias em um período de 180 dias corridos. Veja no Consulado Romeno no Brasil mais informações sobre outros tipos de visto.

Dinheiro

Apesar da Romênia fazer parte da União Européia – ela não está na Zona do Euro. Atenção! Isso significa que não adianta levar euros para a Romênia. (ou pode levar pra tentar trocar lá)

A moeda local chama-se Leu (plural lei) e é bom ter dinheiro em espécie. Apesar de muitos restaurantes e mercados aceitarem cartão de crédito, tem que ter um pouco de dinheiro em mãos. Eu tive um pouco de dificuldade de encontrar uma casa de câmbio (casa de schimb), então comprei lei no hotel e outra ocasião, saquei de caixa eletrônico. Outra opção é trocar em bancos, eles cobram uma taxa de transação, mas o valor do câmbio não é tão ruim.

Como chegar na Romênia

Não há grandes dificuldades em imigração e aduana na Romênia. Não tem vôos diretos do Brasil, mas os aeroportos romenos são bem conectados dentro Europa. Uma boa opção para o brasileiros é voar para Lisboa e de lá pegar um vôo direto para Bucareste.

Principais Aeroportos

A grande maioria dos vôos internacionais operam no Aeroporto Henri Coanda (OTP) em Bucareste. Outro aeroporto na capital é o Bucharest Baneasa (BBU).

Os outros aeroportos estão nas cidades de: Cluj, Iasi, Sibiu, Targu e Timisoara.

A companhia aérea nacional é a Tarom Airlines – que faz parte do grupo Sky Team.  Outras companhias que voam para a Romênia são: AirFrance, Austrian Airlines, Blue Air, British Airways, CSA, Easyjet, GermanWings, KLM, Ryan Air, Swiss Airlines e WIzz Air.

Vôos dentro do país podem ser feitos pela Tarom Airlines.

Trem

As principais linhas de trem chegam na Romênia em Bucareste, na estação principal Gara de Nord. Existem dois trens diários para Budapest (na Hungria) que faz muitas outras conexções na Europa. Você pode tentar pesquisar no site da CFR– mas acho pouco provável que você entenda qualquer coisa nesse site… Melhor tentar no GoEuro (que inclusive traz opções de ônibus).

Taxi

Depois que estiver na cidade, recomendo sempre que pegar taxi combinar o preço antes. Talvez seja difícil conseguir isso por causa da comunicação, mas nós soubemos depois que nosso taxi nos cobrou 3x mais do aeroporto para o centro de Bucareste.

Uma dica para ir do aeroporto para a cidade, é reservar um transfer com antecedência. Este aqui custa 25 euros e vão até 3 passageiros. Eu acho caro, mas é uma opção stress-free.

Segurança

De maneira geral, Romênia é um país seguro, mas eu não me senti confortável para baixar a guarda – principalmente no centro da cidade. As dicas de segurança são as mesmas pra quem viaja pra qualquer lugar. É preciso precaução. Leia nosso post: 15 dicas de para uma viagem segura e saudável.

Seguro de Viagem 

Seguro de viagem é obrigatório na Europa! Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca! Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro! Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Outras dicas gerais na Romênia

Idioma e Comunicação

O idioma oficial do país é o Romeno, e pra quem não sabe (como eu não sabia…) o romeno é um idioma de raiz latina. Ou seja, não parece que os caras estão falando tcheco – soa mais como o italiano. Mas não se iluda, não dá pra entender nada.

Em hotéis, restaurantes e pontos turísticos – dá pra arranhar o inglês. Em outros lados, beeem difícil – é na mímica mesmo.

Leia estes posts também:

Um dia em Bucareste, Romênia
1 dia em Zagreb, a capital da Croácia
Lagos Plitvice com crianças pequenas
O que fazer em Rovinj (Rovigno) na Croácia
Como viajar bem e barato pelo mundo?

Se Lança…

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT