Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
África Moçambique

Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência

Moçambique é um país lindo, que ainda será descoberto pelos turistas. Recentemente chamado de “Riviera Africana” pelo jornal Daily Mail. No entanto, viajar para Moçambique pode parecer um pouco assustador, ou aventureiro demais para alguns.

Neste post vamos desmistificar isso e mostrar como é simples conhecer esta terra de nossos irmãos lusófonos. Você ficará supreendido de perceber o quanto nós brasileiros nos sentimos “em casa” em Moçambique.

Visto de entrada em Moçambique

Antigamente era possível viajar para Moçambique sem visto prévio e emitir um visto de fronteira ao chegar no aeroporto. Hoje a regra mudou, brasileiros precisam pedir o visto previamente no Brasil. Para fazer isso, é preciso enviar a documentação solicitada à Embaixada Moçambicana em Brasília.

O processo de visto dura mais ou menos 10 dias úteis, depois que a documentação chegar à Embaixada. Os documentos podem ser enviados e devolvidos pelos correios, então é preciso postar um envelope para o retorno, além de pagar a taxa de 50 reais ou 70 reais para sedex 10. A lista completa dos documentos e o formulário podem ser encontrados no site da Embaixada.

O visto simples custa 300 reais e o de múltiplas entradas 600 reais. O visto simples garante direito de entrada apenas 1x no país e tem duração de 30 dias. Ou seja, se você quiser voltar à Moçambique, precisará pedir outro visto ou possuir o visto de múltiplas entradas. Caso saiba de antemão que irá entrar mais de 1x, deverá sair do Brasil com o visto de múltiplas entradas. Este geralmente tem duração de 3 meses enquanto o visto simples tem validade de apenas 30 dias.

IMPORTANTEQuem tem apenas o visto simples, não pode ir ao Kruger na África do Sul, pois não poderá retornar à Moçambique. Saiu do país, o visto simples não vale mais.

Como chegar em Moçambique

Companhias aéreas

As principais companhias aéreas que voam para Moçambique são a South African Airlines, a Ethiopian, a Qatar, e a LAM. A LAM é a companhia aérea nacional com vários destinos domésticos.

Do Brasil para Moçambique é melhor voar com a South African até Joanesburgo, é um vôo direto de Guarulhos que dura entre 8 e 9 horas. Depois pegar um vôo de Joanesburgo para Maputo, pela própria South African ou LAM – que são parceiras. Este vôo é bem rápido, não chega a durar nem 1 hora.

Como ir de ônibus da África do Sul para Moçambique

É possível ir de ônibus para Maputo saindo de Joanesburgo ou saindo de Nelspruit. Tem várias empresas que fazem o percurso Joanesburgo-Maputo. Nós conhecemos a Greyhound e Intercape – ambos são bons. O ônibus sai 7:30 da manhã de Joburg e chega por volta das 17 horas em Maputo – dependendo da movimentação na fronteira. O ônibus noturno sai às 22:00 e chega às 9:30. Os preços vão de 290 a 400 rands. É possível comprar online.

É bom também levar lanche e água, embora tenha uma parada de uns 20 minutos em Malalane para o lanche. Não se esqueça que precisa ter o visto em mãos.

Na fronteira o passageiro faz a travessia a pé e faz todo o trâmite de fronteira, voltando ao ônibus do outro lado. É sempre bom ficar esperto pra não ficar pra trás. Contudo, é uma viagem segura e sem problemas.

Telefone

Telefonia móvel é excelente em Moçambique, posso afirmar pois trabalhei com isso durante 2 anos no país 😉

É possível comprar um SIM Card nas lojas das operadoras para utilizar durante sua estadia. Recomendo usar a Vodacom que tem a maior cobertura. O crédito você compra nas lojas ou dos ambulantes na rua usando os coletes de qualquer operadora.

Segurança

De maneira geral, Moçambique é um país seguro. Não há grande violência urbana.

Seguro de Viagem 

Não é obrigatório para entrar em Moçambique. No entanto, é sempre bom viajar assegurado né. Aquele tipo de coisa que ninguém que usar, mas é bom ter, não se brinca com saúde! Nós usamos o site Seguros Promo, que faz comparação de preços de vários seguros. (Se você não sabe o que é um seguro de viagens, leia este post aqui).

Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Prevenção contra a Malária

Moçambique tem alto risco de malária, e isso é muito sério. É importantíssimo para o turista tomar todos os cuidados de prevenção. Em Maputo o risco é menor, mas em qualquer outro lugar, principalmente ao norte do país, o risco de contrair malária é alto.

O que fazer:

  • Usar roupas de manga longa e calça comprida, principalmente de manhã e no fim do dia.
  • Usar repelente comprado na África.
  • Dormir com rede mosquiteira. A maioria dos hoteis (fora de Maputo) tem.

Quando você voltar ao Brasil, se tiver sintomas, corra para o hospital e diga que você tem malária. Não espere pra ver se é gripe, tem que ir logo pro hospital para medicar no começo. Malária é muito sério.

Dinheiro

Por Moçambique possuir muitos estrangeiros, trocar dinheiro não é difícil. É possível trocar Reais por Meticais, ou Dólares e Euros – o que for mais fácil para você. Tem uma casa de câmbio na saída do Desembarque no Aeroporto internacional de Maputo e outra casa de câmbio na Avenia Mso Tse Tung, próxima do Hotel Polana.

Trânsito, Direção e Transporte

O trânsito em Maputo nos horários de rush pode ser bem ruim, e os motoristas não são os melhores do mundo… mas dá pra dirigir numa boa em Moçambique, só prestar atenção.

A estrada EN1 que cruza toda costa do país é boa em geral. O máximo que eu dirigi foi até Tofo, e a estrada estava muito boa.

O maior cuidado que se deve ter são com as blitz, tem pela cidade toda e na estrada principalmente atrás daquela placa de redução de velocidade. É bom estar 100% de acordo com as leis de trânsito para não arrumar confusão. Ou seja, dois coletes refletores, 2 triângulos, andar de cinto de segurança e respeitar velocidade, documentação em dia e etc.

Em geral, quando você é parado pela polícia de trânsito (que usa unifome branco) não tem estresse. Se você for parado pelos policiais militares (uniforme verde/cinza) eles podem te dar um pouco de dor de cabeça com o intuito de conseguir “um refresco”. Por isso da importância de não dar nenhuma brecha.

Alugar carro em Moçambique costuma ser bem caro, mas você pode cotar na RentCars.

A carteira de motorista internacional é aceita em Moçambique e deve ser portada junto com o passaporte que contém seu visto de entrada. Veja neste post como tirar a PID – permissão internacional de direção.

Andar de taxi em Maputo é muito tranquilo e seguro também. Nas outras cidades, arrumar um taxi não será uma missão tão fácil. Tem que pagar com dinheiro em espécie e é bom combinar o valor antes da corrida.

Outras dicas gerais em Moçambique

Aproveite o que Moçambique tem de melhor, esse país é abençoado pela natureza, com lindas praias. Além das praias, Maputo é uma cidade vibrante com muitas opções de restaurantes (lista de 10 restaurantes aqui) e vida noturna. Veja neste post um roteiro de 1 dia em Maputo.

Os moçambicanos são alegres, mas às vezes receosos com estrangeiros (com razão, dada a história deles), tem que conquistar a confiança primeiro.

Veja aqui opções de hospedagem em Maputo.

Se Lança…

Leia mais sobre Moçambique aqui:

Maputo City Tour
10 melhores restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique
Onde fazer mergulho em Moçambique
O que visitar na Suazilândia em 2 dias
Onde dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hoteis e pousadas

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

27 Comments

  1. Gabrielle

    Olá!
    Viajo para o moçambique em 2 semanas, e tentei muito entender a questão do visto, conversamos com a embaixada aqui e no moçambique e apesar de darem informações incertas, sugeriram que tirássemos o visto na chegada. Após ver seu post fiquei preocupada! Você acha que teremos algum problema?

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Gabrielle,
      Olha, se você conversou com as autoridades oficiais a respeito do visto, com certeza eles tem informação melhor do que eu!
      De qualquer maneira, não dá tempo de tirar o visto em 2 semanas aqui no Brasil.
      Ao chegar no aeroporto, vá para o guichê de vistos com a certeza de que está fazendo a coisa certa, com confiança. Leve USD em espécie pois é mais fácil pra fazer o visto.
      E no pior das hipóteses, tudo se resolve em Moçambique – às vezes nem sempre da maneira mais ética. Mas como disse, se a embaixada te informou pra tirar lá, vá confiante.
      Depois volta aqui pra me contar se deu tudo certo?!
      Boa viagem!

      Responder
  2. Paulo

    Por favor, o que posso levar comigo para Moçambique por via aérea? Posso entrar com uma maquina de costura? Obrigado

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Paulo, a principio não vejo problemas, mas talvez você tenha que se explicar um pouquinho quando chegar – caso seja escolhido (aleatoriamente) para abrir a bagagem.
      Abraço

      Responder
  3. Edna

    Como faço p/ trazer meu namorado q mora em Moçambique ,p/ o Brasil ?
    Sera q vc pode me ajudar ?

    Responder
  4. Beatriz fernandes

    Boa noite
    Se Deus quiser irei para mocambique em marco vc sabe me dizer porque tem q ser usado o repelente africano nao podemos leva na mala…
    E os voos passa por muitas tubulencia kkk
    Obrigada
    Abraco

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Beatriz, que bom que irá à Moçambique!

      Não tem muita turbulência não. Geralmente é tranquilo. Sobre o repelente, não sei explicar, apenas estava repassando uma informação que recebi. Me disseram que o repelente local é mais eficaz contra mosquitos locais… Pode ser balela, mas não custa nada né!?

      ABraço

      Responder
  5. Bianca

    Oie Tati maravilhoso seu blog! Estou indo para Moçambique no final de Abril. Algo que me preocupa também é o visto, acha que vale a pena tirar lá? Acho que vou para África do Sul porque é mais barato, sabe se consigo alguém para rachar os gastos de carro ou alguém que faça esse tipo de viagem?

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Bianca,
      Sobre o visto para Moçambique:
      Ele é mais barato se feito na chegada, chama visto de fronteira.
      No entanto, há muita informação conflitante, alguns dizem que Brasileiro pode fazer este visto de fronteira, outros dizem que precisa de visto prévio. Na época que eu morava em Moçambique, o visto de fronteira estava cada vez mais difícil.
      Eu perguntei no grupo de brasileiros em Moçambique, e me informaram que sim é possível pegar o visto na fronteira.

      A maneira mais barata para chegar à Moçambique da África do Sul é de ônibus. Não conheço maneiras de rachar viagem por lá.

      Abraço e boa viagem!

      Responder
  6. MARCUS ANTONIO VIEIRA

    BOA TARDE ESTOU INDO O MÊS QUE VEM A MAPUTO NA IGREJA DO APOSTOLO ONORIO CUTANE PODERIA ME PASSAR O NUMERO DO GRUPO DOS BRASILEIROS QUE ESTÃO LA PARA QUE EU PODE-SE CONVERSAR COM ELES DESDE-JA OBRIGADO

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Marcus, sugiro que procure pelo grupo “Brasileiros em Moçambique” no facebook.
      Boa viagem

      Responder
  7. Juma

    Olá pessoal. Estou indo a Moçambique. Quantos dólares posso levar em mão sem declarar?
    Estou sabendo que ao sair do Brasil devo declarar se levar em mão acima de R$ 10.000 ou equivalente a moeda estrangeira.

    Obrigado

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Juma, olha infelizmente não sei te dizer as informações oficiais. Melhor procurar no site do Governo de Moçambique.
      Mas uma coisa te digo, eu no seu lugar não gostaria de declarar nada. Melhor levar seu dinheiro de maneira bem segura e longe de vista pra não ter dor de cabeça.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  8. Carlos Rocha

    Olá, Meu destino final em Moçambique é a cidade de Beira, gostaria de saber se tem como ir direto sem passar por Maputo.

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Carlos, tem vôos direto de Joanesburgo a Maputo pela South African, porém os vôos não são diários.

      Responder
  9. Daniel

    Ola Marcus, vc q foi para a Igreja do Ap Onorio em Maputo, pode me dar mais informacoes por favor? Vc tirou o visto no Brasil mesmo? Foi para o aeroporto de maputo ou jhonasburgo?

    Responder
  10. Marcella Buchalla Pacca

    Apaixonada por esses posts de Moçambique!! Que bom que te achei aqui. <3

    Responder
    • Tati Barro

      Ah que fofa! Obrigada pelo comentário!
      Qualquer dúvida me escreve por aqui.
      Abraço

      Responder
  11. José Salvador de Albuquerque

    Olá, Tatti. Tens alguma informação do porquê do Visto para brasileiros ser tão caro ? Não entendo como um país de passado e língua-oficial- comum, integrante da CPLP, pobre, e precisando de $$ para alavancar a economia, cobra esse preço tão exorbitante. Certa vez argumentei isso com Assessoria de Imprensa da CPLP, mas nunca me deram resposta. Aquilo parece mais um Organismo só de fachada !! A impressão que dá, é que não estão interessados em tirar o país da pobreza. Claro que excesso de turistas estraga, mas pelo que vejo, o país ainda está longe de sofrer com isso.
    Desde já, obrigado.

    Responder
    • Tati Barro

      Oi José, eu concordo contigo!
      É muito caro e só vale para uma entrada única, acho um absurdo!
      Mas acredito que eles vêem o visto mais como uma fonte de renda. Um pensamento a curto prazo né?
      Espero que isso mude no futuro, até lá, paguemos…
      Abraço

      Responder
  12. antonio

    Oi Tati como está?
    …estou indo em moçambique final de ano
    como faço para tirar o visto…tenho de comprar primeiro a passagem?
    e as vacinas contra os viros como você fez pra se vacinar?
    Obrigado pela sua atenção
    Antonio

    Responder
    • Tati Barro

      Olá Antonio,
      Eu confirmaria primeiramente com o Consulado Moçambicano no Brasil como está a questão de vistos atualmente. Se for permitido, a opção mais fácil é pegar o Landing Visa. Isso é, você emite um visto dentro do aeroporto quando pousa em Maputo.
      Agora, se o Consulado disser que não estão emitindo o Landing Visa, siga as instruções deles e tire no Brasil antes de partir. Acredito que não precise da passagem, mas do hotel sim.
      Quanto às vacinas, tem que fazer a febre amarela, pois é pedida na África do Sul. O SUS dá essa vacina no posto, depois informe-se na sua cidade onde pegar o certificado de vacinação internacional para viajar.
      Se vai viajar somente a Maputo, não precisa nenhuma outra vacina. Se vai ficar muito tempo pelo norte de Moçambique, melhor se prevenir com vacinas de febre tifoide e hepatite.
      E lembre-se sempre das medidas de prevenção contra a malária.
      Boa Viagem!

      Responder
  13. Jairo dos Santos

    Oi bom dia ,gostaria de saber o quanto eu devo levar em$$ pra Moçambique,incluso passagens de ida e volta,queria ficar lá 30 dias,saindo do Brasil.aguardo retorno obrigado..

    Responder
    • Tati Barro

      Olá Jairo,
      Essa pergunta é um pouco difícil… Tudo depende de onde vai dormir, comer, se vai viajar pelo país e etc.
      Eu levaria de 3 a 5 mil dólares pra cobrir as despesas de viagem. Mas é um chute, como disse, tudo depende de seus gastos.
      Abraço e boa viagem

      Responder
  14. Gabryela

    Oi, Tati. Muito obrigada pelas dicas.

    Mês que vem vou conhecer Joanesburgo, Cape Town e Maputo. Muito obrigada por compartilhar suas experiências, está sendo muito válido ♥️

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Gabryela,
      Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz em saber que estou ajudando.
      Boa viagem!

      Responder

Deixe uma resposta