Coronavirus: Super-Posts de 10 blogueiros de viagem
Dicas

Coronavirus: Super-Posts de 10 blogueiros de viagem

Me sinto como um dinossauro, que sem imaginar, sem farejar, sem sentir, viu a sua Terra ser atingida por um meteoro. Do nada. Chegou e acabou.

A comparação do Coronavírus com um meteoro, pode ser em certo nível catastrófica demais, afinal de contas ele não vai acabar com a nossa raça como acabou com os Dinossauros, mas a verdade é que essa comparação me ajuda a ilustrar esse sentimento, de que do nada, algo que a maioria de nós nem imaginávamos, simplesmente chegou e mudou tudo em nossas vidas.

Inúmeras famílias, milhares de indivíduos, estão sendo profundamente atingidos de alguma maneira por essa pandemia do Coronavírus. É um pesar e um sentir gigantesco pelos que se vão e uma incerteza esperançosa por tudo o que há por fim.

Mas fora isso, há também um nível preocupante a frente, que é o nível negócios. O que será de tantos negócios a partir dessa crise?

Dentre tantos ramos impactados, o de turismo está sendo esmagado e o gráfico abaixo do Neil Patel nos mostra visualmente, o quanto:

 

CORONAVIRUS-IMPACTO-MARKETING
Fonte: Neil Patel

Viagem e Turismo é o setor mais impactado com a pandemia como vocês podem ver. Muita gente perderá emprego, muitos hotéis e atrações turísticas serão fechados, e possivelmente, alguns de nós, blogueiros de viagens, poderemos até entrar em extinção hehe 

Bom, isso tudo pra dizer que, existe uma preocupação em relação ao futuro de diversos setores, incluindo o nosso, mas através desse post queria mostrar pra vocês como há tantos blogueiros de viagem que, mesmo sendo impactados em cheio, continuam criando conteúdo relevante, trazendo informações com imparcialidade, dedicados a verdadeiramente ajudarem a todos os que estão sendo impactados aqui e agora, por esta pandemia que atinge a todos.

Neste post listo 10 blogs de viagem, que possivelmente já te ajudaram a viajar, mas que agora vão te ajudar a adiantar sua viagem, a saber como proceder, a se proteger, a voltar pra casa e por fim a ficar em casa (com dicas pros que tem filhos também) até isso tudo passar e a gente poder se encontrar de novo falando sobre viagens, férias, sonhos e coisas boas.

Muito obrigada a todos os blogueiros que listo aqui nesse post pela colaboração de vocês com o mundo.

Espero que este post ajude você que teve uma viagem dos sonhos postergada.

1. Blog Diário de Navegador

A Marcela Falco, do Diário de Navegador, fez um post índice incrível onde ela fala sobre tudo o que você precisa saber sobre a pandemia.

coronavirus-viagem-internacional-pinterest

No post, a Marcela responde as principais dúvidas dos viajantes, desde o que é o coronavírus e os sintomas, até onde ele efetivamente impacta nossas viagens, esclarecendo dúvidas sobre cancelamento de viagem internacional e/ou nacional, seguros de viagem e a pandemia, passagens aéreas, hospedagem, passeios e como se não bastasse toda essa informação, ela ainda lembrou da galera que está em processo de emissão de vistos e ajuda esse pessoal a entender como devem proceder. Deusa, né mores?

Clique aqui para ler o post do blog Diário de Navegador

2. Blog Viagens e Menus

Se você já estava viajando por algum dos países que fechou a fronteira e está “preso” em algum país, a Lívia e o Samuel do blog Viagens e Menus fizeram um post com excelentes dicas de como se proteger e evitar a disseminação do Coronavírus durante a viagem, incluindo a viagem de volta pra casa.

viagens-e-menus-corona

No post eles também ajudam os leitores a identificarem os sintomas e dão dicas sobre cancelamento ou postergação da viagem em função da pandemia.

Clique aqui para ler o post do blog Viagens e Menus.

3. Blog Mala de Viagem

A Anna, do Mala de Viagem, é advogada e nos fala sobre os aspectos jurídicos das remarcações e cancelamentos, com um excelente passo a passo de como proceder em cada situação no post Coronavírus e cancelamento/remarcação de passagens e hospedagem.

Sobre-o-Mala-de-Viagem-300x300
Fada blogueira, fala aí? 

 

Ela aborda ainda o tema de direitos do consumidor diante da pandemia. O post está sendo atualizado diariamente.

Clique aqui para ler o post do blog Mala de Viagem

4. Blog Andarilho

Imagina você, preso no hotel, não podendo sair pra não correr risco de se infectar ou infectar outras pessoas e aí finalmente você consegue remarcar a passagem e precisa pegar um avião: ambiente fechado, cheio de gente. Bate um medo, não?

É sobre isso que o Anchieta Dantas fala em seu post como se proteger do coronavírus em viagens de avião.

Como-se-prevenir-do-coronavírus-em-viagens-de-avião

Clique aqui para ler o post do Blog Andarilho

5. Blog Top5Tour

Em um post atualizado diariamente, a Andrea do Top5Tour, em seu post sobre Coronavírus e Viagens, nos traz um pouco de histórico de como surgiu o coronavírus, a evolução de surto para epidemia para pandemia pelo mundo, o impacto nas viagens e o que fazer caso você tenha uma viagem programada justo nesse período de fronteiras fechadas.

Coronavírus-e-as-viagens-1-683x1024

Clique aqui para ler o post do blog Top5Tour

6. Blog Ligado em Viagem

E não só de posts sobre Coronavírus vive um blogueiro de viagens nos dias atuais, já temos PODCAST também 🙌

O Edson do Blog Ligado em Viagem, mora com a família na Alemanha e nesse podcast de 4 minutos, ele conta um sobre a situação na cidade onde ele mora e sobre como os alemães estão se protegendo através de um causo engraçado. A situação é grave, mas às vezes a gente precisa dar uma descontraída, né?

podcast-alemanha-coronavirus

Clique aqui para ouvir o podcast do blog Ligado em Viagem

7. Blog Aprendiz de Viajante

A Cláudia do Aprendiz de Viajante, mora nos Estados Unidos e no post Coronavírus e o Impacto em Viagens, ela já começa com uma imagem que faz os olhos arregalarem. Sim, galera, é como a CardiB disse: “this shit is real!”

coronavirus-aprendiz-de-viajante

O post da Cláudia que também é atualizado diariamente, achei muito legal a comparação que ela traz dos casos de Corona vs outras pandemias mundiais como o Ebola. Isso dá uma perspectiva mais tangível do quão sério é o momento que estamos vivendo.

Além das informações primordiais sobre o assunto, o post traz também o impacto da pandemia em cruzeiros, além de uma super ajuda relacionada ao fechamento de atrações nas principais cidades turísticas dos Estados Unidos: Nova York, Las Vegas, Orlando e São Francisco.

Clique aqui para ler o post do blog Aprendiz de Viajante

8. Blog D&D Mundo Afora

A Dani Almeida do D&D Mundo Afora, fez um post para ajudar quem não foi impactado exatamente agora, mas tem uma viagem programada para os próximos meses e ainda está na dúvida se deve ou não cancelar/remarcar.

coronavirus-ded_mundoafora

No post Coronavírus no mundo e o impacto no turismo, a Daniela ajuda quem já tinha tudo programado, comprado a saber o que fazer.

Clique aqui para ler o post do blog D&D Mundo Afora

9. Blog Mel a Mil Pelo Mundo

A Juliane, do blog Mel a Mil Pelo Mundo mora em Madrid, a cidade com maior número de casos na Espanha, e no post Quarentena por Coronavírus nos conta como é fazer quarentena com 3 crianças em casa.

quarentena-melamilpelomundo
a ‘Santa’ Ju com a família de quarentena em Madrid 🤪

No post a Juliane traz um pouco do contexto de como começou o Coronavírus aqui na Espanha, explica sobre o decreto de Estado de Alarme do dia 14 de março (lockdown – proibição de sair de casa), mas o foco do post é ajudar as pessoas trazendo dicas e ideias do que fazer em casa pra entreter as crianças durante a quarentena, principalmente se você, assim como ela, tem crianças em idades diferentes dentro de casa. Imagina?

Clique aqui para ler o post do blog Mel a Mil Pelo Mundo

10. Blog Ases a Bordo

A Ane e o André, do Ases a bordo, tem 1 ano de experiência com homeschooling (educação domiciliar) e neste vídeo, trouxeram uma ajuda pros papais que além de ter que adiar a viagem de férias, precisam também ajudar os filhos a estudarem em casa durante a quarentena.

Clique aqui para ver o vídeo do blog Ases a Bordo e deixar o seu muito obrigado direto pra eles.

Telefones úteis para brasileiros no Exterior

Os Consulados do Brasil em todos os países emitiram um comunicado oficial, oferecendo números de telefone para os turistas brasileiros que não estão conseguindo retornar a casa ou que estejam com qualquer dificuldade relacionada ao Coronavírus.

“O Ministério das Relações Exteriores, atento às diversas limitações à circulação de pessoas entre países, estabelecidas nos últimos dias em decorrência da pandemia da COVID-19, criou o Grupo Especial de Crise para auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram impedidos de retornar ao Brasil.

O Itamaraty permanecerá empenhado em solucionar a presente situação e continuará prestando todo apoio consular aos brasileiros impedidos de retornar ao Brasil.

No momento, os esforços estão concentrados em gestões diplomáticas com autoridades nos diversos países, para abertura excepcional de espaços aéreos, e em entendimentos com companhias aéreas, para a realização de voos destinados a repatriar os brasileiros.

Américas: +55 61 98260-0610
Europa: +55 61 98260-0787
África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568
Ásia e Oceania: +55 61 98260-0613”

Pra quem está em Barcelona e precisa de suporte, segue contato do Consulado:

⚠️Para solicitar assistência, envie e-mail para [email protected] OU entre em contato pelo telefone de plantão +34 659 07 80 57, em caso de emergência.

⚠️Em razão do elevado número de demandas recebidas pelo consulado-geral, é importante não multiplicar as consultas por vias diferentes. Se você está acompanhado de outros brasileiros na mesma situação, sugere-se concentrar todas as informações em uma única solicitação, de modo a tornar o atendimento mais rápido e eficiente.

Espero que este post e todos os posts listados aqui possam ajudá-los de alguma maneira, seja a voltar pra casa, seja pra saber como proceder nos diferentes casos que estão acontecendo em decorrência da pandemia.

 

Se cuidem e #fiquememcasa

 

~ Se Lança pra casa ~

 

 

 

02 Comments

  1. JULIANE D AMORE POSSER QUINTEIRO

    Obrigada por compartilhar tantas informações úteis, Flávia!

    Responder

Deixe uma resposta