Festas típicas de verão em Barcelona 2019
Barcelona Espanha Europa

Festas típicas de verão em Barcelona 2019

Se a sua viagem a Barcelona for entre junho e setembro, além de visitar os principais monumentos e atrações da cidade, tenha certeza de uma coisa: festas típicas de verão em Barcelona 2019 devem entrar em seu roteiro.

Como assim: que festas? quando acontecem? quanto custam?
Calma, respira e siga lendo esse post maravigold que fiz pra você não perder nenhuma festenha.

Em tempo: várias festinhas acontecem em Barcelona durante os meses de verão, mas neste post selecionei as 3 principais festas típicas que devem sim ou sim entrar pro seu roteiro se a data da sua viagem coincidir com as festas, ok?

Festas típicas de verão em Barcelona: pra quem vai a Barcelona em Junho

1. Festa de San Juan

Acontece todo ano no dia 23 de Junho. É a principal festa de todos os anos que marca a chegada do tão esperado verão no hemisfério norte, mais precisamente, a chegada do verão em Barcelona.

festas-tipicas-de-verao-barcelona-Sant-Juan-2
A esquerda, como é comemorado o San Juan na terraza das casas junto com amigos e a direita Barceloneta (foto de cima do blog Spanish Trails e foto de baixo do Barcelona Secreta)

A festa de São João ou San Juan em Barcelona não tem nada de bandeirinhas, comer pamonha ou tomar quentão. A celebração de San Juan por aqui acontece nas praias da cidade e nas terrazas das casas, em uma noite de celebração entre amigos.

Pra curtir a festa de San Juan como um bom turista: compre coisinhas pra comer em um mercado, coisinhas pra beber, não esqueça de trazer uma canga na mala e lá pelas 23h do dia 23 de junho, desça pra uma das praias da cidade para curtir os fogos de artifício que começam a meia noite.

p.s: não espere nada estilo reveillón em Copacabana, ok?

Como chegar a Festa de San Juan: escolha a praia que deseja passar essa virada de noite e desça na linha de metrô mais próxima. Saiba que a praia de Barceloneta será sempre a mais lotada, sempre. Quanto mais afastado você estiver das praias “centrais” mais tranquilo poderá desfrutar.

Veja neste post quais são as praias de Barcelona pra se localizar. Eu optaria pelas praias entre Bogatell (metrô Bogatell) e Llevant (metro Selva de Mar), ambas estações estão na L4, linha amarela.

A Fiesta de San Juan é uma festa gratuita, por isso mesmo é sempre bem cheia. Tome cuidado com carteiras, bolsas e celulares. E lembre-se que apesar de toda festa e possível bebedeira, o mar não merece arcar com o seu lixo. Há várias lixeiras pelas praias, não deixei nada pra Iemanjá, ok?

festas-tipicas-de-verao-barcelona-Sant-Juan
Um dia depois da festa de San Juan, a praia estava lotada de gente e de lixo ;(

Festas típicas de verão em Barcelona: pra quem vai a Barcelona em Agosto

2. Festa do bairro de Gràcia ou Fiesta Major de Gràcia

Acontece todos os anos entre os dias 15 e 21 de agosto. É a festa mais queridinha dos barceloneses, principalmente os moradores do bairro de Gràcia, que participam e competem assiduamente, para ganhar o título de rua mais bonita da cidade.

La Fiesta de Gràcia é um evento muito aguardado no movimentado calendário de festas típicas de Barcelona. Se você estiver em Barcelona em agosto, não deixei de incluir uma passada pelo bairro de Gràcia, para ver o que é este festival.

Festas-típicas-de-verão-em-Barcelona-festa-gracia
Algumas das ruas decoradas na Fiesta de Gràcia 2019

Durante a Fiesta de Gràcia as ruas do bairro competem para ganhar o prêmio de ser a rua melhor decorada. Cada rua leva a competição a sério e os padrões são altos. O tema é escolhido por cada rua e pode ser qualquer coisa, o que torna o festival ainda mais lúdico e diferente.

Veja neste post os melhores hotéis para se hospedar em Gràcia e não perder nada da festa 😉

Durante toda a semana da festa, há vários shows e espetáculos acontecendo, principalmente nas pequenas praças do bairro, como as praças: Diamante, Virreina e del Sol.

A Fiesta de Gràcia é uma festa gratuita, por isso mesmo é sempre bem cheia. Tome cuidado com carteiras, bolsas e celulares. E lembre-se que apesar de toda festa, pessoas reais moram ali, então respeitem os moradores e jogue seu lixo no lixo.

Programação completa está disponível no site oficial Festa Major de Gràcia.

Como chegar a Fiesta de Gràcia: metrô Fontana, L3, linha verde.

Festas típicas de verão em Barcelona: pra quem vai a Barcelona em Setembro

3. Fiestas de La Mercè, a padroeira de Barcelona

Depois do santo San Juan abrir a chegada o verão à Barcelona, é a vez da santa La Mercè vir encerrar os últimos suspiros de verão que nos restam.

A La Mercè acontece sempre na segunda quinzena de setembro. No caso da La Mercè 2019, será entre 20 e 24 de setembro.

La Mercè é a padroeira de Barcelona e por isso essa festa acaba sendo ainda mais esperada e comemorada pelo barceloneses. Sim, ainda mais do que todas as outras.

É  esperada por uma série de motivos: é a padroeira da cidade, é a época onde as temperaturas infernais (vividas principalmente durante o mês de agosto) começam a diminuir,  o turismo começa a dar aquela desacelerada, já que volta o período letivo na maioria dos países, enfim, é a hora de fechar com chave de ouro o verão e se preparar pra temporada de frio novamente.

Concertos de música ao ar livre, espetáculos de dança, circenses, performances, até atrações mais típicas como: castellers (torres humanas), correfoc e bonecos gigantes, fazem da La Mercè uma festa mais que especial.

festas-tipicas-de-verao-barcelona

As atrações tomam conta dos parques e até de algumas praias da cidade, ou seja, nem que você não faça questão acabará esbarrando com alguma atração da La Mercè, seja no Parc Ciutadella, na Praça da Catedral de Barcelona ou em alguma praia que esteja no seu roteiro turístico.

A Festa de La Mercè se espalha por toda a cidade toda, de manhã, de tarde e de noite. E pra você não perder nadica de nada, ai vai uma listinha com as 5 principais atrações da Fiesta de La Mercè que mais gosto:

1. DANÇA SARDANA (dança cultural tradicional Catalã)

É o evento de abertura do festival, é uma dança típica e geralmente apresentada por pessoas maiores de idade.
Local: Avenida de La Catedral – Plaça Nova.
Datas: 20 de setembro
Horário: 19:00 às 20:40

2. DESFILE DE GIGANTES

Personagens de tamanho gigante, dragões e outros seres típicos andam pelas ruas de Barcelona, todos seguidos de uma procissão de tambores e instrumentos de percussão.
Local: início na Plaça Sant Jaume e depois percorre a Calle Ferran, La Rambla, Pintor Fortuny até chegar a Àngles Montalegre.
Datas: 24 de setembro
Horário: 11h

3. PROJEÇÃO NA FACHADA DA PREFEITURA

Músicas, imagens e efeitos sonoros transformam a fachada da prefeitura de Barcelona, na Praça Jaume, num espectáculo.
Local: Plaça Sant Jaume
Datas e Horários:

MêsDiaHorário
20 SetembroSexta-feira21:15 – 12:00 meia-noite
21 SetembroSábado20:30 – 23:00
22 SetembroDomingo20:30 – 23:00
23 SetembroSegunda-feira22:30 – 12:00 meia-noite
24 SetembroTerça-feira20:45 – 22:00

4. CORREFOC

Gente, o que é o correfoc. Este é um dos grandes destaques do festival La Mercè.
As ruas enlouquecem, com fogos de artifício e “demônios” correndo pelas ruas. Dá medo mas é engraçado. Apesar da aparência, é uma brincadeira saudável que participam crianças e adultos.

Local: Via Laietana
Data: 21 de setembro
Horário: (Crianças): 18:30
Horário: (Adultos): 20:30

festas-tipicas-de-verao-barcelona-correfoc

Uma dica: vá com uma blusa comprida e preparado pra correr.

5. CASTELLERS OU TORRES HUMANAS

Os castellers ou torres humanas são incríveis demonstrações de trabalho em equipe, foco, concentração e coragem. Cada pessoa apóia a outra para criar uma torre humana que pode subir até 10 metros em direção ao céu.

festas-tipicas-de-verao-barcelona-La-Merce
Apresentação dos Castellers do bairro de Poble Sec

É a atração típica catalã que eu mais gosto de ver, a que mais me emociona. Prepare-se pra ficar com o coração na boa e se emocionar. Várias “torres” podem acontecer pela cidade durante o festival, mas a mais aguardada é a que acontece em frente a prefeitura, na praça Sant Jaume.

Local: Plaça de Sant Jaume
Data:
22 de setembro
Horário: 12:00

Esses são os eventos mais típicos que acontecem durante a La Mercè e que você não deveria perder por nada. Mas a lista é gigantesca conforme você pode ver também no Barcelona Tourist Guide que mencionei acima ou no site oficial La Mercè 2019 Barcelona.

Deixo aqui um resuminho em ordem cronológica das principais atrações que rolarão na semana da Festa de La Mercè 2019 em Barcelona:

Festas-típicas-de-verão-em-Barcelona-la-merce-2019

E aqui neste link um PDF com a programação completa da La Mercè 2019 onde você poderá ver todos os shows que acontecerão pela cidade.

A Fiesta de la Mercè é uma festa gratuita, por isso mesmo é sempre bem cheia. Tome cuidado com carteiras, bolsas e celulares, há muitos batedores de carteira em Barcelona.

Festas típicas de verão em Barcelona: resuminho

Eaí, gostou de como seu roteiro turístico ficou ainda mais especial com essa quantidade de festas?
Então tome nota desse resuminho e pra conseguir planejar bem sua viagem:

Dia 23 de junho: todos os anos, nesta data se celebra a chegada de San Juan com a Fiesta de San Juan.

Dias 15 a 21 de agosto: todos os anos, o bairro mais boêmio de Barcelona se transforma em um um festival de criatividade que dá asas a fantasia e a imaginação.

Segunda quinzena de setembro: as temperaturas começam a ficar mais amenas e a padroeira de Barcelona vem dar “adios, verano” num dos festivais mais esperados da cidade, a Fiesta de La Mercè. Em 2019 o festival será de 20 a 24 de setembro.

Veja estes outros posts sobre Barcelona que podem te interessar:

Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
Oktoberfest de Barcelona
Roteiro Gaudí em Barcelona
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
10 lugares para conhecer em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
Barcelona em 5 lugares diferentes para conhecer
Onde comer vegetariano e vegano em Barcelona

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta