Hermanus, onde ver baleias na África do Sul
África África do Sul Cape Town Garden Route

Hermanus, onde ver baleias na África do Sul

Hermanus na África do Sul, é uma cidade perto de Cape Town, onde todo mundo vai pra ver as baleias. Mas não é só isso que tem para fazer em Hermanus, confira nossas dicas dessa cidade fofa!

Como ela fica apenas a 122 km de Cape Town, é possível fazer um bate-volta. E pra quem está a caminho da Garden Route, pode ser uma opção de pernoite também.

O que fazer em Hermanus

1. Old Harbour

Antigo porto da cidade, onde estão atualmente 3 museus: Old Harbour Museum, Whale House Museum e o Photografic Museum. Tem também uma feirinha de artesanatos permanente no recinto.

2. Fernkloof Nature Reserve

Este lindo parque fica a 3 kms do centro de Hermanus e tem entrada grátis. La você pode percorrer várias trilhas, a pé ou de bicicleta, para todos os níveis de fitness. Também tem a opção de apenas andar nas trilhas pavimentadas vendo o jardim botânico.

Tem área de piquenique, banheiros e patrulha cuidando da segurança do parque.  Peça um mapa na entrada. Use a seguintes coordenadas de GPS para chegar lá: Lat 34° 23’52.7’ / Long  19° 15’58.7’

3. Cliff Path Walking Trail

É a atividade mais requisitada para fazer em Hermanus. São 12 km de uma trilha a ser percorrida na beira do mar. Mas não precisa faze-la toda, é só chegar e sair em qualquer ponto. Inclusive 9 kms do caminho é acessível para cadeirantes (e carrinhos de bebê).

É o melhor lugar para se avistar baleias da costa a olho nu, mas mesmo que você não esteja lá na temporada de baleias, é um passeio lindo a fazer.

Se informe no hotel ou escritório central de turismo, pegue um mapa e vá em frente!

Mapa da administradora do caminho: Hermanus Cliff Path

4. Safari no Mar

Uma das atividades mais famosas em Hermanus é navegar para um encontro com as baleias. Demais né!? Geralmente são passeios de 2 horas e custa por volta de 900 rands por adulto e 450 para as crianças.

Duas empresas idôneas são: Southern Right ChartersWhale Watching Hermanus.

Importante notar que o passeio é para observar e não pertubar as baleias!

Foto oficial da empresa Southern Right Charters

5. Vinícolas perto de Hermanus

Hemel-en-Aarde – traduzido significa céu e terra. Este lindo vale é repleto de vinícolas, restaurantes, vendas e vistas de tirar o fôlego. Fica na estrada R320.

Seguem duas sugestões de vinícolas para visitar:

La Vierge – em francês significa “a virgem”, uma vinícola diferente, modernosa e rosa (literalmente). Coloque as seguintes coordenadas no GPS para chegar: S34º 22’ 22.3” E19º 14’ 29.4”. E para fazer a reserva do wine tasting, pode fazer neste link.

Creation Wines – uma das vinícolas mais badaladas da região, muito boa para tomar brunch e já aproveitar o wine tasting. Outras opções são degustação de chás, vinhos com chocolates, vinho com almoço e tem uma degustação fofa de sucos, leite e petiscos saudáveis para as crianças. Tem que fazer reserva com antecedência pelo telefone ou neste link.

Foto divulgação do site da Creation Wines

Aproveite e dê uma olhada na nossa lista de 10 vinhos tintos bons e baratos pra tomar na África do Sul.

6. Passeio nas vinícolas de Hermanus

Pra quem não está de carro, pode utilizar o Wine Hopper. Custa 300 rands por adulto e 180 por criança. São jeeps – tipo de safari – que saem do Market Square em Hermanus e percorrem uma rota de até 9 vinícolas, dependendo do dia da semana.

Os carros passam a cada 20/30 minutos e percorrem um círculo. Você desce e sobe na vinícola que quiser e passa o tempo que quiser em cada uma. Melhor maneira de beber com segurança né!?

Festival das Baleias de Hermanus

O Hermanus Whale Festival acontece todo ano em Setembro, e a cidade ferve! No site oficial do evento você pode conferir as datas. Se você estiver na região na data do festival, não perca!! Corre pra lá.

É um evento com barracas de comida, bebidas, música ao vivo, desfiles e outros eventos. Uma das barracas é focada em crianças, para ensinar sobre a preservação dos oceanos e meio-ambiente – tudo de forma lúdica.

Gente, é um evento lindo pra todas as idades. Vale super a pena participar!

Fotos da página oficial do evento

Onde ficar em Hermanus

O que não falta em Hermanus são pousadas e hotéis fofos e aconchegantes. Deixamos uma listinha de sugestões:

6 Stemmet Lodge – situado na rua de mesmo nome, essa pousada tem uma cara de casa de campo na praia por causa do jardim e árvores ao redor. Fica a menos de 500 metros da Cliff Path e com uma caminhadinha de 10/15 minutos chega-se no centro. Diárias por volta de 230 reais.

Windsor Hotel Hermanus – o hotel mais antigo da cidade, está situado na beira de um penhasco. Isso faz dele o local ideal para ver as lindas baleias. Ele foi modernizado mas mantém seu charme de outras eras… Diárias em torno de 270 reais.

Hermanus Backpackers & Budget Accommodation – para os mochileiros de plantão, esse hostel tem quartos privados a partir de 140 reais. Mas atenção ao reservar o quarto, alguns tem banehiro compartilhado.

Veja outras hospedagens em Hermanus aqui.

Onde comer

The Bistrô Restaurante – restaurante fofo com lindo visual de frente pro mar. Excelente opção pra almoçar com um bom vinho branco – ou então – comer um delicioso café da manhã. Não abre para jantar. Endereço: Ocean View 5 Park Lane.

Pear Tree – um dos restaurantes mais requisitados da cidade, bom reservar antes de ir. Comida feita com produtos locais, bons vinhos e boas cervejas. Pratos gourmets, porém despojados. Vale a pena conhecer! Endereço: 2 Godfrey Cottages, Village Square

Pear Tree – foto do site oficial

Bate e volta de Cape Town para Hermanus

Pra quem não quer ficar na cidade, ou não tem muito tempo – é possível sim fazer um bate-e-volta na cidade. São apenas 122 kms que você fará em mais ou menos 1h e meia.

Já disse que nós sempre alugamos carro na África do Sul com a RentCars, mas pra quem não quer dirigir na estrada por lá, tem muitas excursões que saem de Cape Town cedinho.

Apenas cuidado que existem excursões que apenas transportam até Hermanus e você tem que comprar o passeio de barco à parte. Esse tour aqui inclui o translado (ele vai pela Sir Lowry’s Pass, considerada um das estradas mais bonitas da África), inclui 2 horas de Safari no mar saindo de Gansbaai, para em Hermanus para almoçar e por último uma parada nas barracas de vendas de produtos das fazendas da região. custa 170 USD por pessoa com tudo incluso (exceto seu almoço). Reserve aqui.

E atenção, os passeios de shark diving não são em Hermanus, mas sim em Gaansbai. Eu já fiz shark diving em vários lugares da África do Sul, você pode ler todos aqui.

E falando em  shark, você já fez seu seguro de viagem!? Não vacile com saúde e segurança. Na Seguros Promo você tem um comparativo de várias seguradoras com melhor custo benefício. Use nosso cupom SELANCA5 e ganhe mais 5% de desconto. Faça seu orçamento neste link.

Leia mais sobre a África do Sul:

Mergulhando com tubarões brancos na África do Sul
Swellendam e De Hoop
Cape Agulhas, o encontro dos oceanos Índico e Atlântico
Viajar para a África do Sul – Post Índice
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
10 melhores vinícolas de Stellenbosch
Safari no Kruger Park, África do Sul
Onde fazer safari na África do Sul
Roteiro de 5 dias na Garden Route

Se ficou alguma dúvida ou se quiser apenas deixar um palavrinha carinhosa pra gente, escreva nos comentários aqui abaixo.
Escreve, escreve, escreve 🙂

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta