Costa Brava: calas bonitas na costa da Catalunha

A Costa Brava é uma das regiões mais pitorescas da Espanha e com certeza a mais bonita das costas da Catalunha.

Cheia de pequenas calas (praias) e vilarejos idílicos, a costa é banhada pelas águas cristalinas do Mediterrâneo. A vegetação é densa, e nela se escondem calas fascinantes, dessas de filme cult.

A Costa Brava conserva ainda um ar de “pueblo de pescadores” com casas branquinhas, gastronomia fresca que valoriza os produtos regionais, tudo isso completado por um estilo de vida pacato, sem lugar para pessoas com pressa.

Já falei sobre algumas praias mais conhecidas da Costa Brava neste outro post aqui, por isso, aqui resolvi fazer uma lista com outras opções, que por terem um acesso mais difícil , já que não chega transporte público até elas, acabam sendo mais “desconhecidas” ou pelo menos menos visitadas.

Para visitar essas calas, você vai precisar ter um carro ou alugar um, então deixo aqui o link da RentCars. Você pode pegar um carro na estação de Sants em Barcelona que é mais perto do que ir até o aeroporto e partiu Costa Brava.

No nome de cada uma das calas, já deixei o link pro Google Maps partindo de Barcelona 😉

Calas bonitas na Costa Brava:

Cala Trons

Fica em Lloret de Mar é super super pequena, tem areia fina, águas cristalinas e peixinhos o que a torna ótima pra fazer snorkel.

costa-brava-cala-trons
foto via blog.costabravas

🏨 Dica: se você curtiu a Cala Trons, clique aqui e veja algumas opções de hospedagem em Lloret de Mar

Platja Fonda

Em Begur, próxima a Aiguablava, é uma praia bem bem bem pequena, de pedrinhas, que fica escondida em um acantilado. Muitas escadas pra descer até ela.

costa-brava-platja-fonda
foto via visitbegur.cat

🏨 Dica: se você curtiu a Platja Fonda, clique aqui e veja algumas opções de hospedagem em Begur eu já me hospedei no Hostal Ondina, é simples mas gostei bastante. de lá da pra ir caminhando até a Platja Fonda, além da cala de Aiguablava que é a principal desta região.

Cala Futadera

Há 6 km de Tossa de mar, é acessível de carro até uma parte, depois é preciso deixar o carro estacionado na beira da estrada e continuar a pé. Há um trecho longo de escadas pra descer até a praia, mas pensa que quanto  mais difícil acesso, mais paradisíaca, então vai na fé.

É super pequena, não tem nenhum serviço no local. Aliás, a maioria das calas pequenas e de difícil acesso tem. A maior parte de sol nesta cala é pela manhã, pela tarde fica sombra.

costa-brava-cala-futadera
foto via Info Tossa

🏨 Dica: se você curtiu a Cala Futadera, clique aqui e veja algumas opções de hospedagem em Tossa de Mar

Cala de l’Illa Roja

Em Llafranc, é uma praia nudista, mas frequentada por não nudistas também. Praia de areia, águas claras, uma das mais bonitas da Costa Brava.

costa_brava_cala_illa_roja
Fotos Cala de l’Illa Roja via @daniloc

🏨 Dica: se você curtiu a Cala de l’Illa Roja, clique aqui e veja algumas opções de hospedagem em Llafranc ou em Pals

Cala Aigüa Xelida

Fica em Tamariu. Ótima opção pra quem curte fazer kayak ou tem um stand up. Espaço de areia bem pequeno, muitas rochas é também uma das calas preferidas para quem gosta de fazer snorkel.

costa-brava-cala-aigua-xelida
foto via costabrava.org

🏨 Dica: se você curtiu a Cala Aigüa Xelida, clique aqui e veja algumas opções de hospedagem em Tamariu

Camino de Ronda

E por fim, uma dica pra self-discovery de calas cheias de encanto pela Costa Brava que é fazer o Camino de Ronda.

Se trata de uma trilha construída ao longo da costa da Costa Brava para ajudar a Guardia Civil a controlar a costa e parar o contrabando. As origens estão localizadas no século XIX. Hoje em dia são trilhas para fazer turismo pela região.

Um dos trechos mais bonitos do Camino de Ronda está entre Calella de Palafrugell e Llafranc. Eu nunca fiz um trecho completo, mas já caminhei por algumas partes da Ronda em Platja d’Aro e também em Blanes.

costa-brava-camino-de-ronda
Ambas fotos são em trechos de Camino de Ronda. A esquerda em uma torre em Platja d’Aro e a direita em Blanes, entre a Cala San Francesc (Cala Bona) e Cala Treumal.

Outros trechos recomendados são entre Tossa de Mar e Cala Pola, de Aiguablava a Begur, de Port de la Selva a Llançà, de L’Estartit a Toroella de Montgrí ou o mais próximo de Barcelona que seria o de Lloret de Mar a Tossa.

No site oficial da Costa Brava, você pode ler um post com a sugestão de 4 trechos para fazer o Camino de Ronda com crianças.

Vale lembrar que como são caminhos construídos bem na “borda” de penhascos, podem haver áreas fechadas para restauração.

Antes de ir, obviamente veja bem no Google Maps se esse tipo de trilha é pra você, são caminhadas longas portanto não esqueça de garantir uns snacks e de se hidratar.

Escolha a sua cala preferida e buen veranito.

🏖

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
As melhores praias de Barcelona
Oktoberfest de Barcelona
Roteiro Gaudí em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
Festas típicas de verão em Barcelona
Praias perto de Barcelona: as melhores e como chegar
Ingressos para Atrações em Barcelona
10 lugares fotogênicos em Barcelona

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

Praias perto de Barcelona: as melhores e como chegar

Pra quem está com viagem marcada para Barcelona entre os meses de junho a setembro, esse post vai ser como um menu degustação de restaurante chique, que só traz o que há de melhor, sabe? Então, aqui você irá conhecer as melhores praias perto de Barcelona e saber como chegar a quase todas, em trem.

A maioria dessas praias são acessíveis para fazer bate e volta desde Barcelona, mas acabei fazendo uma seleção de hotéis em cada uma delas, caso você resolva se hospedar 😉

Primeiramente, pra se localizar, saiba que a costa de Barcelona é banhada pelo mar mediterrâneo e essa mesma costa se divide em 4 partes: Costa Brava, Costa Maresme, Costa Garraf e Costa Dourada.

praias-perto-de-barcelona-costa
imagem via Uma Brasileira no Exterior

A Costa Brava fica ao norte da Catalunha, é a costa mais afastada de Barcelona, ainda que algumas praias sejam acessíveis em uma curta viagem de trem. Descendo pela Costa Brava sentido Barcelona, a próxima costa é a Maresme, e depois, passando Barcelona, chegamos a Costa Garraf e por fim a Costa Dourada.

O que você vai encontrar nas praias perto de Barcelona independente da costa que escolher:

  • Praias de todos os tamanho, mas principalmente praias pequenas, chamadas de calas.
  • Um mar azul-verde-transparente de fazer o coração bater mais forte de emoção e depois mais devagar por conta da temperatura, que é um pouco fria – entre 17º e 21º, mesmo no alto verão.
  • A maioria das praias são de areia de pedrinha.
  • Ótimas praias pra fazer snorkel. Dá pra comprar um snorkel basiquinho por até 5 euros em qualquer mercadinho na cidade.
  • Praias sem ambulantes e sem barraquinhas (aqui chamam “chiringuitos”).
  • Farofa: aqui a farofa tá liberada, literalmente. É bem comum ver as pessoas abrindo os tupperwares e comendo na praia, já que grande parte das calas não tem barraquinha e nem ambulante vendendo comida.
  • Topless e nudismo: aqui as peitolas nadam soltas e há várias praias de nudismo ao longo da costa.
  • Pequenas cidadezinhas litorâneas com vida pacata, muralhas medievais, uma praça, uma igreja, um mercadinho e poucas opções de restaurantes.
  • Guarda-sol e cadeiras de praia pra alugar somente nas praias maiores.
  • Poucas ou zero ondas. Surf aqui, só jacarezinho.
  • Aluguel de stand-up e pedalinhos são cada vez mais comuns na maioria das praias e calas.

Neste post você verá quais as melhores praias nas 4 costas:

Praias perto de Barcelona na Costa Brava

As praias da Costa Brava são as mais lindas. O mar é tranquilo, parece uma piscina e as águas conseguem ter as cores de um mar de filme: transparente-verde-azulada.

Saindo de Barcelona, de trem, em direção a Costa Brava, as praias mais bonitas na minha opinião são: Blanes e Tossa de Mar.

Há muitas outras praias beeeeem lindas, porém acessíveis somente de carro e não de trem. Caso você queira ver essas outras praias da Costa Brava e também dicas de onde se hospedar, veja o post sobre as 5 melhores praias na Costa Brava aqui.

Costa Brava | BLANES 

Fica há 70Km de Barcelona e se chega em 1h30 de trem. De carro, em 1h você já está dentro do mar 😉

As melhores praias em Blanes são: Cala Bona (ou cala San Francesc) e Cala Treumal. Para quem estiver de trem, a melhor opção é pegar um táxi na estação que vai custar entre 10-12 euros, no máximo. Pegue o telefone da central de táxis com o taxista pra ligar quando quiser voltar da praia para estação.

Praias-perto-de-Barcelona-blanes-cala-bona
Cala San Francesc ou Cale Bona em Blanes, na Costa Brava

Em Blanes, além das praias, também aproveite para visitar o Jardim Botânico Marimurtra. É um jardim a beira mar com plantas do mundo todo. A vista pro mediterrâneo desde o jardim é maravilhosa. A entrada custa 7 euros e não precisa ser comprada com antecedência.

Desde o jardim, se vê a Cala Sa Forcanera. Essa cala só é acessível de barco. Olha que linda:

Praias-perto-de-Barcelona-blanes-jardim
Cala Sa Forcanera vista do Jardim de Marimurtra e fotos do passeio pelo jardim

Caso resolva se hospedar, veja aqui uma seleção de hotéis e até apartamentos beira-mar em Blanes.

Costa Brava | TOSSA DE MAR

Tossa de Mar é um dos destino mais familiares na Costa Brava. Suas pequenas calas de águas calmas de cor turquesa, convidam os turistas a curtir o verão desfrutando do visual medieval da cidade, já que há uma parte dela é rodeada por uma muralha do séc XII a.c.

Praias-perto-de-Barcelona-tossa-de-mar
Você pode andar por cima da muralha e depois descer para chegar a Cala Es Codolar, ou ir por dentro dela, passando pela área dos restaurantes.

Dentro da muralha você pode passear pela área que se chama casco antigo, ou Villa Vella, como é conhecida essa parte da cidade. As ruas são estreitas e cheias de edifícios de pedras cheios de encanto. Flores e roupas penduradas nas janelas adornam as fachadas de pedra.

A cala Es Codolar, que fica bem embaixo da muralha é uma das mais charmosas e a minha preferida quando vou a Tossa de Mar. Essas calas pequenas são mais tranquilas, ambiente familiar e você pode ir pro mar sem se preocupar com sua bolsa que fica na areia.

Praias-perto-de-Barcelona-tossa-de-mar-cala-es-codolar
Cala Es Codolar em Tossa de Mar, na Costa Brava

Caso resolva se hospedar, veja aqui uma seleção de hotéis em Tossa de Mar.

Praias perto de Barcelona na Costa Maresme

A Costa Maresme fica ao norte de Barcelona, entre os municípios de Mongat e Blanes. A linha do trem passa bem rente as praias da Costa Maresme, deixando a viagem de trem super prazeirosa pra quem está no trem, mas tornando a praia menos bonita pra quem mora nessas cidades, já que para acessar a praia, precisam cruzar os trilhos do trem.

As praias da Costa Maresme são longas, tem grandes faixas de areia e são bem turísticas. Por serem tão próxima a Barcelona, muita gente local acaba indo pra essas praias do maresme pra fugir do mar de gente que ancora nas praias de Barcelona durante os meses de verão.

Como essas praias são muito próximas a Barcelona não vou deixar seleção de hotéis, ok? Acho que vale a pena se hospedar em Barcelona mesmo e fazer bate e volta de trem.

Costa Maresme | CANET DE MAR, CALELLA E MAGRAT MAR

Canet de Mar, Calella e Magrat Mar, essas são as 3 praias que mais gosto na Costa Maresme. Existem outras, como você verá no caminho do trem, mas essas são minhas preferidas por estarem mais afastadas da linha do trem e por oferecerem mais estrutura.

Estão entre 35-50min de trem desde Barcelona. São praias mais parecidas com as que temos no Brasil, com faixa de areia bem longa. Estão um pouco mais afastadas da linha do trem, mas não precisa andar muito pra chegar até a praia, coisa de 200m andando e já dá pra colocar a canga, o guada-sol e curtir.

Tem opções de chiringuitos, restaurantes, aluguel de cadeira e guarda-sol.

praias-perto-de-barcelona-canet
Foto aérea de Canet de mar por InSpain (as 3 praias do Maresme que menciono nesse post são bem parecidas)

O mar não é tão turquesa quanto na Costa Brava, são águas claras, mas mais esverdeadas e se tiver um pouco de vento, chega a ter umas ondinhas de leve.

Costa Maresme | SANT POL DE MAR

Sem dúvida, Sant Pol de Mar é a praia mais linda da Costa Maresme. Fica a 54km de Barcelona, e de trem, em 1h10 você já pode curtir Sant Pol. Fica entre Canet de Mar e Calella.

O trem para colado na praia, mas aconselho que você não pare já nesta praias. Atravesse o trilho do trem e caminhe pela esquerda em direção um calçadão com restaurantes. Passando esses restaurantes você já verá uma outra praia, essa é mais tranquila do que a que o trem chega.

Praias-perto-de-Barcelona-sant-pol-de-mar

As praias e calas em Sant Pol de Mar são: Can Villá (bonitas vistas da cidade), El Farrel (que é essa que menciono acima, fica há uns 500m da linha do trem), El Morer (a menor de todas e sempre muito cheia), La Murtra, Platjola, Roques Blanques, e uma muito legal que chama Les Escaletes (precisa descer uma escadas para chegar, praia bem familiar).

Praias perto de Barcelona na Costa Garraf

A pouco mais de 20km ao sul de Barcelona, ​​temos a: Costa del Garraf, que começa na cidade litorânea de Castelldefels e acaba em Cunit. São praias longas de areia, e a maioria com estrutura de chiringuitos. Quase todas possuem pequenas Marinas cheias de barcos, mostrando como os locais apreciam a vida ao mar.

Na Costa Garraf eu gosto de particularmente duas praias:

Costa Garraf | PLATJA DE LES CASETES DE GARRAF

A Platja de les casetes de Garraf fica há 30min em trem desde Barcelona e é uma praia bem pequena, sem chiringuito na areia e com ambiente bem jovem. As casas de pescadores em frente a praia dão um charme todo especial.

Praias-perto-de-Barcelona-garraf

Tem um restaurante que chama Chiringuito em cima de uma das rochas da costa. É um bom lugar pra comer paella. Nessa praia há aluguel de stand up e um pedalinho com escorregador pra ir curtir o dia no mar. O aluguel do pedalinho é 14 euros e do stand up 10 euros, por 1h de brincadeira.

Em 2018, o Soho Club Hotel que se instalou na praia e com ele deu uma elitizada na área esquerda da praia. Nessa área rola sempre um DJ no fim do dia. É uma praia pra você meio que se sentir em Mykonos, sabe?! Não? Tudo bem, eu também nunca fui a Mykonos, mas pelas fotos que vejo por aí, é meio que esse clima.

Não tem nenhum hotel além desse em Garraf. Não sócios do clube podem tentar se hospedar através da página do hotel direto. Eu não perderia tempo, mas se quiser tentar, deixei ai.

Costa Garraf | SITGES

Sitges fica há 45min de trem desde Barcelona e é uma das mais famosas por conta dos festivais que hospeda cada ano: Gay Parade em junho e Festival de Cinema em outubro.

Praias-perto-de-Barcelona-sitges
Foto via Dolce Sitges Blog

Da estação do metrô até o mar, você caminhará uns 15min pelo centrinho da cidade, onde os chalés de pedra e as fachadas das casas modernistas te chamaram o olhar. A caminhada a beira-mar é indispensável.⠀⠀

Caso resolva se hospedar, veja aqui uma seleção de hotéis em Sitges.⠀⠀

Praias perto de Barcelona na Costa Dourada

Por fim, a última costa catalã, a Costa Dourada, que pertence à província de Tarragona. É uma das mais extensas costas da Catalunha, com mais de 60 praias.

Além das praias, a Costa Dourada é destino turístico bem atraente por conta do famoso parque de atrações de Portaventura, localizado na localidade de Salou. Essa região da Catalunha é ótima para turismo em família.

Pra quem se interessar por incluir um pouco de adrenalina nesse roteiro de praias, deixo aqui o link para entradas do Parque de diversões Portaventura.

O Portaventura é um parque de diversões que conta também com Resort, tipo Disney mesmo, só que da Catalunha. O parque tem montanha russa, shows temáticos, diversos brinquedos pra criançada, além do Parque Aquático e o Ferrari Land, tudo na mesma região.

Tem como comprar entrada casada pra todos os parques nesse link que deixei acima. Assim você economiza. Também é possível se hospedar no resort do Portventura! Aqui nesse link deixo o pack entradas + hospedagem que sai mais em conta.

Costa Dourada | ALTAFULLA

Altafulla fica há 1h de trem desde Barcelona, no caminho do trem você passará por: Castedefells (cidade onde o Ronaldinho Gaucho morava quando jogava no Barça); Garraf, Cunit, entre outras praias lindas, inclusive passará por Sitges.

Em Altafulla você enocntrará uma praia bem extensa, uma orla onde só se pode andar a pé (sem carros, nem trens cortando o caminho) e umas casinhas a beira-mar bem típicas, baixas e com grandes portas de madeira.

Praias-perto-de-Barcelona-altafulla
Foto via Vacaciones España

A praia de Altafulla é mais vazia quando comparada as da Costa Brava, o mar é quentinho, as casinhas com grandes janelas e portas de madeira dão um charme absurdo pra paisagem da praias, que é ainda completada pelo Castell de Tamarit na ponta extrema direita da praia (de frente pro mar).

Lá perto do Castell de Tamarit tem um chiringuito bem gostosinho pra comer ou tomar um drink.

Saindo da estação de trem, você caminhará por uns 10min até chegar a praia. Não há muitas indicações do caminho, por isso sugiro colocar no Google Maps, ou seguir quem passar por você com uma cadeira de praia de baixo do braço, hehe

Caso resolva se hospedar, veja aqui uma seleção de hotéis em Altafulla.

Costa Dourada | CALA FONDA OU WAIKIKI

Pra quem tiver na pegada de praia nudista, dar uma chegadinha na Cala Fonda, também conhecida como Waikiki, pode ser uma boa experiência. É uma praia isolada, de difícil acesso e sem estrutura pra turismo, por isso, virou um cantinho especial pros praticantes do nudismo.

É uma praia de areia fina e dourada banhada por um mar cristalino, muito parecido com a tonalidade do mar da Costa Brava.

Praias-perto-de-Barcelona-WAIKIKI
Foto via PlayasCalas

Para chegar a Cala Fonda é preciso ir de carro. Você pegará a estrada Nacional 340, seguir  as indicações para à Playa de Mora onde você verá o Camping Torre de Mora. Neste camping tem um estacionamento para deixar o carro.

Depois de estacionar, você terá que caminhar em direção oposta ao camping, pelo meio de um bosque. Em 15 minutos de caminhada você chegará a praia Roca de Mora e em mais 6 minutos na praia Cala Fonda (Cala Waikiki). Pensa que é fácil chegar a um paraíso? Veja mais detalhes de como chegar no TripKay (post em espanhol).

Praias perto de Barcelona: Como chegar?

Para qualquer uma dessas praias é só escolher a estação de trem mais próxima a você: Sants, Plaça Catalunya, Passeig de Gràcia, Arc de Triomf e/ou Clot.

Mas para ter certeza de qual estação ir, sempre vale dar aquela conferida antes no Google Maps, ok?

O valor das passagens mudam de acordo ao destino e você precisa ficar atento a via onde o trem irá passar, já que o trem vem com nome da cidade de onde saiu ou com nome da cidade ponto final, não com o nome do seu destino.

A melhor coisa pra não se perder na estação de trem é pedir informação pros agentes de jaqueta laranja. Eles ajudam a comprar passagem e te indicam qual plataforma ir.

Algumas referências de valores ida e volta (valores aproximados 2019):

  • Barcelona-Blanes: 12 euros
  • Barcelona-Sant Pol de Mar: 10 euros
  • Barcelona-Garraf: 7 euros
  • Barcelona-Sitges: 12 euros
  • Barcelona-Altafulla: 17 euros
  • Barcelona-Tossa de Mar*: 12 euros até Blanes e depois 3 euros de ônibus até Tossa

*Para chegar a Tossa de Mar: essa é a única praia desse post que o trem não chega direto a ela. É preciso ir até Blanes primeiro e depois pegar um ônibus intermunicipal que passa na frente da estação de trem que vai te deixar direto na estação de ônibus em Tossa. De lá é só caminhar até a praia.

Outra opção, ainda mais fácil, é ir de ônibus direto de Barcelona a Tossa. Neste caso, você precisará ir até a Estació Nord. Veja aqui os dias e horários da semana. Você pode comprar o bilhete ida e volta direto na estação Nord.

E por último, assim como nos metrôs de Barcelona, os trens também são alvo dos batedores de carteira, principalmente no verão!

Uma vez eu vi 3 mulheres e uma menina que devia ter menos de 15 anos, em atuação. Elas se espalham pelos vagões, parecem turistas e quando você vê, lá se foi seu telefone ou carteira. Então já sabem, muita atenção. Mochilas pra frente.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para Espanha. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca.

Nós usamos o portal SEGUROS PROMO, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios. Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro.

Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto. E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar.

Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
As melhores praias de Barcelona
Oktoberfest de Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
10 lugares para conhecer em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava
5 lugares diferentes para conhecer em Barcelona
Festas típicas de verão em Barcelona 2019

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

Se ficou alguma dúvida ou se quiser apenas deixar um palavrinha carinhosa pra gente, escreva nos comentários aqui abaixo.

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças pelo mundo no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

 

~ Se Lança ~

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5 melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava

Se você está com planos de fugir no inverno no Brasil e aproveitar o verão no hemisfério norte, fiz essa listinha topzera pra você aproveitar o melhor do Verão Europeu e conhecer as melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava, na Catalunha.

A Costa Brava, na Catalunha, é uma das costas mais lindas da Espanha e fica pertinho de Barcelona, por tanto, emendar um bate e volta ou uns dias de Costa Brava em seu Roteiro por Barcelona, é uma opção bem fácil, principalmente no verão.

A fama da Costa Brava se deve às suas vilas de pescadores, com paredes brancas, ruazinhas estreitas e cheias de charme. São mais de 200km de costa, começando na província de Girona, há 1h de Barcelona e indo até a Costa Vermelha, já no sul da França.

Cidades de pequeno a médio porte se espalham por toda a Costa Brava, que oferece, além de inúmeros tamanhos de praias, uma vasta rede hoteleira para todos os bolsos.

Todos esses destinos podem ser feitos de carro em uma deliciosa roadtrip pela costa. Nós fizemos uma viagem de carro pela Catalunha em março 2019 e alugamos um carro na Europcar através do site da RentCars. Gostamos desse site porque dá para comparar os preços das principais locadoras e já sair dirigindo do aeroporto ou da Estação de Sants, em Barcelona.

Tá, falei isso do carro porque para alguns dos destinos abaixo, coloquei também uma opção alternativa ao aluguel de carro. Ok?

Última coisa importante a dizer é que durante os meses de junho e setembro, você terá que dividir seu metrinho quadrado de areia com muitos turistas em todos esses destinos. Já entre outubro e abril, a probabilidade de ter a areia, o mar e as vistas só pra você e mais meia dúzia de turistas aumenta para 95%. 😉

1. | Tossa de Mar |

Pra mim, Tossa de Mar é a primeira das 5 melhores praias perto de Barcelona.

Fica há 86km de Barcelona e pode-se chegar de carro ou de ônibus desde Barcelona. Por ser um dos destinos mais próximos a Barcelona, acaba sendo o mais visitados para fazer um bate-volta desde Barcelona.

Os ônibus para Tossa saem da Estació del Nord, que fica há 5min caminhando da estação de metrô Arc de Triomf.

Tossa de Mar é o uma cidade de pouco mais de 6 mil habitantes e que conta com um dos cartões postais mais lindos da Espanha: um Castelo, do século XIII, que beira o mar mediterrâneo. O passeio por Tossa inclui passear através de suas muralhas. inclusive recomendo que você comece passeando pela cidadezinha, percorra toda a extensão da muralha e depois desça pra praia.

melhores_praias_perto_de_barcelona_Begur_Costa_Brava
Foto feita em Tossa de Mar no verão em julho 2019

As pequenas praias, chamadas de calas, são compostas por areia fina e dourada e banhadas pelo mediterrâneo em faixas esverdeadas. Algumas partes chegam até a ser cristalinas. A que eu mais gosto é a Cala Es Codolar. Um pequeno pedaço de areia, de fácil acesso através da muralha e rodeado por um alto paredão de rocha. Cenário de filme.

Dá pra fazer um bate e volta desde Barcelona, passando o dia na região da Vila Vella, ou se hospedar por lá.

Veja aqui as opções de hospedagem em Tossa de Mar.

2. | Platja d’Aro |

Passou de ser uma pequena cidade de pescadores para ser uma das maiores concentrações de grandes resorts por metro quadrado. A cidade é dividida em mar e montanha, sendo a parte mar Platja d’Aro e a parte montanha Castell d’Aro. Em Castell d’Aro há inclusive um castelo medieval, por isso o nome da cidade.

Essa cidade está bem localizada no “meio” dos 200km de litoral da Costa Brava, por isso, acaba sendo uma ótima opção de hospedagem para quem quer cada dia conhecer uma nova praia da Costa Brava.

melhores_praias_perto_de_barcelona_Platja_D'Aro_Costa_Brava
Cala bem em frente ao Park Sant Jordi. Foto feita durante nossa roadtrip feita pela Costa Brava em março de 2019, fim do inverno.

Os hotéis que recomendo em Platja d’Aro são os beira mar: Cap de Roig, Park Sant Jordi que foi o que nos hospedamos e conta com uma pequena cala quase que “particular”, que se acessa através do hotel e por último, o mais phyno de todos, o Hotel & Spa Cala del Pi.

3. | L’Escala |

Seguindo nossa listinha de melhores praias perto de Barcelona, temos L’Escala. Essa pequena cidadezinha litorânea de pouco mais de 10 mil habitantes, é conhecida por 2 coisas, além de suas lindas praias e calas: anchovas e ruínas Grego-Romanas.

Sim, um dos cartões postais e passeios obrigatórios em L’Escala é a visita as ruínas gregas do século V a.c e tanto o pequeno museu quanto as ruínas estão abertas durante todo o ano. O ticket custa 5 euros e não tem audio guia, mas há um mapa informativo sobre o local.

melhores_praias_perto_de_barcelona_La_Escala_Costa_Brava
Foto via Tripkay e Spain is Culture, respectivamente

Uma outra boa maneira de desfrutar de L’Escala é fazendo uma parada para almoço no restaurante Ultramar, bem no centro da cidade, beirando o mar.

E pra quem gosta, não deixe de provar anchovas, entradinha típica da região.

Veja aqui as opções de hospedagem em L’Escala

4. | Begur |

Já falei isso antes, eu sei, mas acho que dessa lista, Begur junto com Tossa de Mar, são as melhores praias perto de Barcelona. As duas são pequenas cidades litorâneas oferecendo tudo ao turista, de opções de restaurantes e bares a praias de águas cristalinas.

Nas outras também é possível curtir um dia de praia em águas claras, claro, mas essas duas tem mais vibe de passar o dia todo na praia só curtindo o sol e o mar, no entardecer ir pra um barzinho relaxar, comer algo e a noite ainda tem uma vida agitadinha acontecendo no centrinho da cidade, sabe?

Em Begur você pode pegar praia em Sa Tuna, Aiguablava, Aiguafreda e Sa Riera. As que eu mais gosto são Sa Tuna e as 3 pequenas calas de Aiguablava: Platja Fonda (acessível através de uma escadaria de madeira), Cala Smiroli e a minha preferida de todas Cala Aiguablava, que é inclusive onde me casei em 2010 😉

melhores_praias_perto_de_barcelona_Begur_Costa_Brava
Fotos feitas em Begur em julho no verão de 2009 (quando me casei em Begur).

Essas 3 calas em Aiguablava estão próximas a hotéis de todos tipos e tamanhos. Nos hospedamos no Hostal Ondina e super recomendo. É simples, mas super charmosinho.

Veja aqui outros hotéis em Begur.

p.s: vale lembrar que aqui hostal, com a, é um hotel pequeno, tá?

5. | Cadaqués |

Assim como grande parte das cidadezinhas litorâneas da Costa Brava, a cidade de Cadaqués também começou como uma pequena vila de pescadores e foi entre 1930-1982 que entrou no spotlight por ser a cidade escolhida por Salvador Dalí para ser sua casa. Por isso, Cadaqués não poderia estar fora dessa lista de melhores praias perto de Barcelona na Costa Brava.

Entre idas e vindas, Salvador Dalí, um dos maiores artistas surrealistas do mundo, encontrou inspiração para suas grandes piras. Sua ex-casa, hoje é um museu e uma ótima opção de passeio em Cadaqués.

Mas o Museu Dalí não é o único atrativo da cidade não, pra mim, o maior atrativo da cidade é ela mesma. É caminha pela orla, é sentar em um de seus restaurantes para tomar um drinkzinho, almoçar, enfim… ficar ali, curtindo o “ver a vida passar”, sabe?

melhores_praias_perto_de_barcelona_Cadaques_Costa_Brava
Foto feita durante nossa roadtrip feita pela Costa Brava em março de 2019, fim do inverno.

Pra quem quiser se hospedar em Cadaqués, o Hostal Cristina é uma ótima opção. Não tanto pelo hotel em si, mas pela localização que é bem centrica e próxima as principal atração de Cadaqués: a praia.

Veja aqui outras opções de hospedagem em Cadaqués.

E também deixo uma dica de restaurante em Cadaqués: Coco Cocina Viva. Tem uma proposta de comida mais saudável e natural, misturando pratos asiáticos com mediterrâneos. Para quem quiser uma opção além dos clássicos restaurantes de frutos do mar que contornam a orla da praia.

O Cap de Creu, em Cadaqués, é um dos passeios obrigatórios a se fazer, ok? Fica há uns 15 minutos de carro do centro da cidade, venta muito como todo “cabo”, e tem vistas maravilhosas para o mar mediterrâneo.

TOUR GUIADO PELA COSTA BRAVA

Depois de ler esse post todo, você ficou com vontade de aproveitar as melhores praias perto de Barcelona, mas não está afim de alugar um carro, dirigir e tal?

Então você vai gostar dessa ideia aqui. Dá pra fazer um bate e volta desde Barcelona para conhecer algumas das principais cidades e praias da Costa Brava, com o tour guiado de 1 dia. Neste tour, você poderá conhecer Blanes e Tossa del Mar, duas das principais e mais bonitas cidades a beira mar da Costa Brava.

Clique aqui para ler mais sobre esse tour, verificar disponibilidade e valores.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para alguns países da Europa. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca. Nós usamos o portal SEGUROS PROMO, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro.
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto).
É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar.
Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts pra curtir o verão europeu em Barcelona:

As melhores praias de Barcelona
Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
Roteiro Gaudí em Barcelona
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
Roteiro de 1 dia em Barcelona
10 atrações que você precisa conhecer em Barcelona
Casa Vicens, a primeira casa de Gaudí em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
Como ir de Barcelona a Paris em trem

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

 

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

 

~ Se Lança ~

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.