Onde fazer mergulho em Moçambique

Muita gente procura onde fazer mergulho em Moçambique, pois este país é um paraíso para scuba diving e snorkel, mas esta informação não é muito fácil de ser encontrada.

Aliás, Moçambique é um país maravilhoso (o qual tive a oportunidade de morar por 2 anos!) porém o turismo ainda é pouco desenvolvido e explorado.

Veja todos nossos posts sobre Moçambique aqui!

Mergulho em Moçambique

A principal praia moçambiacana que os residentes de Maputo (e sul-africanos também) vão mergulhar é a Ponta do Ouro – por ser a mais próxima. No entanto, a praia para mergulho mais famosa em Moçambique com certeza é Tofo e toda região de Inhambane. As outras principais são: Závora, Nacala, Vilanculos, Pemba e no arquipélado de Bazaruto.

Vamos por partes…

1. Ponta do Ouro

1.1. Onde fazer mergulho na Ponta do Ouro

Ponta do Ouro é uma área marítima protegida. Os locais de mergulho vão de 10 a 53 metros de profundidade. É também a praia para mergulho mais perto de Maputo.

Foi recém inaugurada em 2018 a estrada pavimentada de Maputo até a fronteira da África do Sul (Kosi Bay) além da ponte da Catembe. Isso faz com que a viagem de Maputo para Ponta do Ouro seja de aproximadamente 2 horas de carro.

A estrada vai até a cidade, mas melhor entrar em contato com seu hotel pra saber se precisa de 4×4 pra chegar na hospedagem, pois a estrada não se estende para todos os pontos da cidade.

Lá tem 3 centros PADI de mergulho, todos são PADI 5 star diving centers:

  • Scuba Adventures – o maior e mais antigo centro de mergulho na Ponta do Ouro.
  • Gozo Azul Diving – neste estabelecimento é possível fazer certificações de mergulho além de outros passeios como safari no mar.
  • White Pearls – dentro do resort 5 estrelas de mesmo nome.

Outra recomendação, dada por amigos que iam mergulhar todo fim de semana lá, é a Oceana Dive Centre. A Sandy proprietária, além de muito simpática, é Dive Master.

Foto de Neil Iris no Unsplash

1.2. Onde ficar na Ponta do Ouro

Kaya Kweru uma pousada com instalações simples mas arrumadinhas e super bem localizada perto da praia. Os donos e funcionários são muito prestativos. Diárias por volta de 80 USD para duas pessoas.

Devocean Eco Adventure Lodge um eco-resort com barracas de camping ajeitadas e banheiro comunitário. O café da manhã é muito elogiado e a localização é excelente, perto de tudo e não precisa de 4×4 para chegar.

White Pearls Resort – fica na Ponta Mamoli, esse resort é pra quem tá a fim de gastar muito! As diárias são por volta de 500 USD por pessoa por noite. Salgado né!? Uma opção pra quem tá em lua de mel ou com vontade de esbanjar.

Veja outras opções de hospedagem na Ponta do Ouro aqui.

2. Závora

Uma pernadinha de Maputo – 400 kms – mas possível chegar de carro pela N1. A estrada é boa, só respeitar os limites de velociadade.

A operadora de mergulho em Závora é a Wobbegong Dive. Oferece além dos mergulhos, cursos e certificações PADI. Operam à partir do Nhanombe Lodge.

Závora ainda não tem muita opção de hospepdagem, além do Nhanombe Lodge, tem o Závora Lodge. Na região tem o Lagoa Poelela Resort e o Dunes de Dovela.

3. Inhambane, Tofo e Jangamo

Essa é a região com maior concentração de centros de mergulho em Moçambique. Inhambane é a maior cidade da região, Tofo e Jangamo são as praias onde estão os centros de mergulho (entre os melhores e mais organizados de Moçambique).

A região é famosa por sua megafauna, podem ser vistos tubarões-baleias e arraias gigantes. Além de tartarugas marinhas, outros tipos de tubarões, golfinhos e baleias (na temporada).

3.1. Operadoras de Mergulho em Tofo:

Liquid Adventures 
Diversity Scuba
Peri Peri Divers
Tofo Scuba

Eu fiz o curso de mergulho na Liquid Adventures, foram 3 dias intensivos para tirar a carteirinha. Minha carteira chegou pelos correios no Brasil mesmo. Qualquer uma dessas operadoras são super profissionais e competentes.

Você pode ler tudo sobre Tofo neste post. Informações de onde comer, onde se hospedar, como chegar e etc.

3.2. Onde se hospedar em Tofo:

Principais hoteis e pousadas são: Hotel Tofo Mar, Casa na Praia Tofo e Casa do Mar

Veja mais opções de onde se hospedar em Tofo aqui e em Inhambane aqui.

foto do quarto do hotel tofo mar mostrando vista da praia pela janela em moçambique
Hotel Tofo Mar – melhor localização na cidade. (Foto divulgação)

3.3. Operadoras de mergulho em Jangamo:

Guinjata – Operam em Moçambique desde 1999, tem cursos de mergulho e oferecem até estágios para quem quer se tornar dive master. Operam da Casa do Mar.

Jays Pro Dive – um casal de amigos sul-africanos recomendou muito os mergulhos com o Jay e a hospedagem na pousada Palm Resort. São muito profissionais e prestativos.

3.4. Melhor época para mergulhar na região de Inhambane

Depende de seus objetivos. O pessoal da Liquid Adventures explica o seguinte:

  • Para ver Baleias Jubartes – final de junho a final de setembro
  • Tubarão-baleia e arraias gigantes – todo o ano
  • A temperatura da água no inverne é mais ou menos 20 graus C e 28 graus C no verão
  • Nos meses de fevereiro e agosto é quando mais venta, o que pode afetar a navegação
Foto de Jennett Bremer no Unsplash

4. Vilanculos, Benguerra e Bazaruto

Ir para Vilanculos é uma alternativa um pouco menos cara (leia de novo, um pouco menos cara, pois é caro) que chegar nas ilhas de Bazaruto e Benguerra.

Como chegar – vôos internos são operados pela LAM Moçambique, é muito longe para ir de carro. Para chegar em Bazaruto, tem que pegar um vôo ou barco particular, geralmente oferecido pelos 2 grandes hotéis que tem na ilha.

Vilanculos, Benguerra e Bazaruto

4.1. Operadoras de mergulho em Vilanculos

Odyssea Dive – escola de mergulho e kite-surfe. Segundo eles, para quem quer fazer mergulho na região, 4 dias são suficientes. A excursão vai até a Ilha de Bazaruto.

Dive Bazaruto – apesar do nome, o centro de mergulho fica em Vilanculos.

4.2. Onde ficar em Vilanculos

Casa Babi – um hotel boutique onde está o centro de mergulho Odyssea. A pousada fica de frente pro arquipélago de Bazaruto, mas é no continente. Lugar pequeno e intimista, com 4 quartos e 1 apartamento.

Villas do Índico – uma pousada super intimista onde você é tratado com muito carinho. Fica na praia, mas não tão perto das operadoras de mergulho.

Mais opções de hospedagem em Vilanculos aqui.

4.3. Bazaruto

Com suas dunas de areia e mar azul turquesa, é um dos lugares mais exclusivos e caros de Moçambique.

Ilha de Bazaruto – Foto divulgação

4.4. Onde mergulhar e se hospedar em Bazaruto

Anantara – diárias à partir de 1000 usd o casal. É isso mesmo. Bazaruto não é pra qualquer um não! Todos os quartos tem vista para o mar. Tem 3 restaurantes e piscina de borda infinita no hotel. Para chegar, entre em contato com o hotel para organizar transfer de helicótero ou barco.

Anantara hotel – foto divulgação

4.5. Onde mergulhar e se hospedar em Benguerra

Azura – um resort-butique, diárias por volta de 1500 usd o casal. Exclusividade tem seu preço. Miséria pouca é bobagem, o lugar é pra lá de chique com sua praia particular. O centro de mergulho do hotel é um PADI 5 star.

Hotel Azura – foto divulgação

5. Nacala

Nacala fica ao norte do país, chegar lá não é assim tão simples… No entanto, tem sempre gente (entenda-se brasileiros) na cidade por conta do porto da Vale que tem em Nacala.

É possível encontrar estrutura de primeira para mergulhar na pousada Libélula. O proprietário é sul-africano e gosta de ordem, ou seja, melhor ligar lá antes para reservar seu equipamento. Se quiser almoçar, também tem que encomendar com antecedência – não tem almoço para quem não faz o pedido ao menos um dia antes.

No mar de Nacala encontra-se uma linda diversidade de peixes, moluscos, enguias… Até baleias já foram vistas.

Como chegar em Nacala? Tem vôos pela LAM de Maputo para Nacala. Ou então, voar para Nampula e ir de carro até Nacala – são mais duas horas. Tem vôos de Joanesburgo (pela SAA), Maputo e Beira para Nampula (pela LAM).

Reserve sua hospedagem no Libélula aqui.

Por do sol na praia de Nacala-a-Velha
Por do sol na praia de Nacala-a-Velha

Neste link você pode ver todos os centros de mergulho da PADI em Moçambique.

Leia mais sobre Moçambique:

Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
Maputo City Tour
10 melhores restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique

Se ficou alguma dúvida ou se quiser apenas deixar um palavrinha carinhosa pra gente, escreva nos comentários aqui abaixo.
Escreve, escreve, escreve 🙂

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

~ Se Lança ~

10 melhores restaurantes de Maputo (com endereço!)

Se lança nos melhores restaurantes de Maputo

Em Maputo há muitos bons restaurantes, essa é a lista dos meus preferidos, a ordem é aleatória – o importante é comer!

Sei que parece uma missão impossível descobrir a localização dos estabelecimentos nessa cidade, por isso coloquei o ponto no mapa de onde fica cada um. De nada.

Lista dos 10 melhores restaurantes de Maputo

1. Dhow – Melhor ambiente e melhor vista

Um misto de café com arte. Na entrada é uma galeria de artes, móveis e artigos de decoração. Aos fundos fica o café. A comida não tem nada de especial, são sanduíches e saladas, mas o Dhow possui de longe, a melhor vista da cidade e o melhor ambiente. Tem também excelentes chás gelados. Preço médio: 700 meticais/pessoa. Faça sua reserva antes de aparecer: 82 024 7340, Endereço: Rua de Marracuene No.4

endereco_dhow_maputo_melhores_restaurantes

2. Taverna – Melhor restaurante Português

A decoração do restaurante é muito bonita, possui uma extensa carta de vinhos. No cardápio a minha sugestão é o Bacalhau na Telha ou o Porco Preto. Os preços são salgados, valor médio de 1000 meticais por pessoa. Endereço: Esquina das Avenidas Armando Tivane e Mao Tse Tung.

endereco_taverna_maputo_melhores_restaurantes

3. Mundos – Melhor Pizza e Hamburguer

O Mundos é o point da cidade, não tem erro! Vive cheio de gente de toda raça, credo, cor e idade. O ambiente é eclético e descontraído, bom para o Happy Hour no fim do dia com chopp Laurentina e a Pizza Maradona. Preço médio 500 meticais/pessoa. Endereço: Esquinas das Avenidas Eduardo Mondlane e Julius Nyerere.

endereco_mundos_maputo_melhores_restaurantes

4. Jardim dos Mariscos – Melhor Bacalhau

Fica dentro do parque Jardim do Namorados. Aqui peça o bacalhau, seja ele com natas, à Bras ou na telha. Meu preferido é o com natas acompanhado de um vinho português. Endereço: dentro do parque que fica na Av. Friedrich Engels

endereco_jardim_dos_mariscos_maputo_melhores_restaurantes

5. Bel Piatto – Melhor Italiano

O Bel Piatto é um restaurante aconchegante, ideal pra um jantar a dois. No menu pratos italianos – exceto pizza!Preço médio 700 meticais/pessoa. Endereço: Esquina da Av. Julius Neyerere com Rua Argelia.

endereco_bel_piatto_melhores_restaurantes

6. Manjar dos Deuses – Melhor peixe

O resturante não tem lá algo de muito destaque, mas a decoração é bonita e sóbria, e a comida é uma das melhores na minha humilde opinião. Gosto do filet de Garoupa com legumes. Endereço, no começo da Julius Neyerere, próximo ao Bel Piatto.

endereco_manjar_dos_deuses_maputo_melhores_restaurantes

7. Moksha – Melhor Indiano

O restaurante foi re-inaugurado depois de passar por uma reforma. Não deixe de pedir o pão e o Butter Chicken. Preço médio: 800 meticais/pessoa. Na Av. Julius Neyerere, entre as Ruas Kassuende e Mukumbura.

endereco_moksha_maputo_melhores_restaurantes

8. Inter-Thai – Melhor Tailandês

O Inter-thai tem um excelente custo benefício. Servem seus pratos tailandeses em um ambiente aberto e descontraído. Preço médio 500 meticais/pessoa. Endereço: Rua Mateus Sansao Muthemba do lado direito, a 3 quarteirões da Julius Neyerere.

endereco_inter_thai_maputo_melhores_restaurantes

9. Maresia – Melhor decoração

No Maresia você senta confortavelmente em poltronas e de frente para o mar enquanto desfruta da refeição. O chef é brasileiro e pode-se ver essa influência no cardápio, como a Picanha com feijão preto e banana. Preços salgados, média de 1000 meticais/pessoa. Endereço: Na Av Marginal, sentido Costa do Sol, logo antes do hotel Southern Sun.

endereco_maresia_maputo_melhores_restaurantes

10. Spazio – Melhor Tapas

O Spazio é um restaurante descontraído com pizza e tapas no cardápio. Excelente pedida para um encontro casual entre amigos. Preço médio 600 meticais/pessoa. Endereço: Av. Paulo Samuel Kankhomba, entre Av. Salvador Allende e Rua Comandante João Belo.

endereco_spazio_maputo_melhores_restaurantes

E você, concorda, discorda?? Tem algum restaurante escondido em Maputo pra passar a dica? Deixa aqui nos comentários!

Se lança…

Veja esses outros posts que podem te interessar:

Maputo City Tour
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Panorama Route na África do Sul
Safari no Kruger Park, África do Sul
Onde Dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hotéis e pousadas

 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

[products ids=”3484″]

Maputo city tour

Se lança fazer um City Tour em Maputo, Moçambique

Veja neste post o que fazer em Maputo, esteja aqui a trabalho, visitando familiares ou turistando. Maputo é uma cidade carregada de história e cultura que desperta todo tipo de sentimento, bom ou ruim. É uma mistura de culturas africanas, muçulmana e portuguesa. Uma cidade em ebulição, crescendo a todo vapor, transformação viva – a qual tenho a oportunidade de testemunhar.

Maputo é maningue nice!

Como se virar em Moçambique

É tranquilo demais pra um brasileiro “se virar” em Maputo, os costumes são muito parecidos e logo você vai perceber a herança portuguesa que temos em comum, além é claro do idioma. Aqui fala-se com sotaque portuga, mas nós entendemos razolavemente bem uns aos outros.

Leia este post completo sobre o assunto: Como viajar para Moçambique – um guia de sobrevivência

Locomoção em Maputo

Alugar carro em Maputo é muito caro, mas andar de taxi na cidade é tranquilo, existem muitos na rua e são seguros. Apenas pergunte o preço antes de entrar, pois não há taxímetro.

Algumas referências:
Aeroporto – Sommerchield/Polana = 500 meticais
Sommerchield/Polana – Baixa = 250 meticias

Nós temos um taxista de confiança que chamamos sempre que precisamos, o Sr. Salvador, telefone: +258 84 885 2555.

Alugar carro em Moçambique é muito caro, mas pra quem quiser cotar, veja na RentCars.

tuc_tucs_maputo

Onde ficar em Maputo

Acomodação é muito cara em Maputo, aqui vão algumas referências de hotéis por preço por diária:
200 a 300 USD: Hotel Polana, Hotel Cardoso, Radission Blu, Indy Village
150 a 200 USD: Hotel Tivoli, Hotel VIP, Girassol
100 a 150 USD: Hotel Monte Carlo, Mozaika Guest House
Viu só, espero que você venha a trabalho ou tenha uma casa de amigos pra ficar!

piscina_polana_hotel_maputo
Vista da piscina do Hotel Polana

O que fazer em Maputo

City Tour em Maputo

Turismo não é o ponto alto de Maputo, mas já que você está aqui, porque não fazer seu próprio city tour e conhecer a cidade!? É possível conhecer todos estes lugares em meio dia.

Na parte alta da cidade

– Museu de História Natural: O museu vale a visita para ver a linda arquitetura Manuelina. Dentro existem várias espécies de animais em taxidermia, além de fotos e objetos de artesanatos regionais. Entrada são 50 meticais na Praça Travessa de Zambezi.

 faixada_museu_historia_natual_maputo

– Feira de artesanatos: A feira fica aberta todos os dias e no último domingo do mês, tem também uma feira de gastronomia. É possível encontrar lá diversos artesanatos como trabalhos com madeira e pinturas. Na esquina das ruas Armando Tivane e Av. Mao Tse Tung.

Na baixa

– Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM: A estação de trem é uma das construções mais bonitas de Moçambique com sua estrutura em treliças e pilares de ferro-forjado e suas varandas. Entrada gratuita na Praça dos Trabalhadores.

plataforma_cfm

– Praça da Independência: aqui você encontrará a bonita Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o elegante Conselho Municipal e a Casa de Ferro, que foi desenhada por Gustav Eiffel para ser a residência do governador, porém, logo descobriram que uma casa feita de ferro não é lá muito confortável no calor de Maputo! Vale uma passadinha de carro pela praça pra ver os três edifícios.

– Fortaleza: O forte foi construído pelos Portugueses em meados do século 19, dentro tem um jardim e museu. Entrada grtáis (ou como dizem cá: “de borla”) na Praça 25 de Junho.

– Mercado Central: O edifício lembra muito o mercado de São Paulo, lá você encontra uma grande variedade de frutas, verduras, legumes e até cosméticos. É muito organizado e limpo, vale conhecer. Na Rua 25 de Setembro.

No bairro Triunfo

– Mercado do peixe: Onde os pesacadores vendem os peixes e frutos do mar pescados na baia de Maputo. Aos fundos tem diversas barraquinhas que preparam a comida pra você, ou se não quiser, pode levar pra casa e preparar você mesmo. Fique esperto com a negociação, e se puder, leve sua própria balança. Fica à esquerda da Avenida marginal, logo depois do posto e antes do restaurante Mar na Brasa.

mercado_do_peixe_maputo
Foto do antigo Mercado do Peixe em Maputo – hoje tem um prédio e instalações novinhas!

Praia em Maputo

Pra pegar uma praia, o local mais perto de Maputo é Macaneta, veja aqui.

Tem também a praia no bairro Triunfo, muitas pessoas fazem kite surf por lá. Vá com cuidado, nem sempre a praia está limpa. Outra opção na cidade é a praia em frente ao Southern Sun.

Eu honestamente nunca me banhei em Maputo.

Compras em Maputo

Casa Elefante – para comprar Capulanas, esse tecido que as africanas usam como saia, guarda-chuva, porta-bêbe, escharpe, etc etc etc. Na 25 de Setembro, bem em frente ao Mercado Municipal.

Maputo Shopping Centre – possui uma praça de alimentação, o Cinema Lusomundo e diversas lojas. Na R. Ngungunhane 85 (antiga Rua da Imprensa).

Tem também o Polana Shopping na 24 de Julho e o Shopping Marés na Av. Marginal, com algumas poucas lojas disponíveis.

Emergências

Bombeiros: 198 / Polícia: 112, 119
Aeroporto Internacional de Maputo: +258 21 465827/9
Se precisar de atendimento médico, vá ao Hospital Privado, na Rua do Rio Inhamiara, Sommershield II, Telefones: 21 483905 / 21 483680 / 21 483681 / 84 3030967/68/69
Embaixada do Brasil em Maputo: (+258) 2148-4800, Endereço: Av. Kenneth Kaunda, 296
Plantão Consular (para contatos de extrema urgência apenas – ex: casos de prisão, morte, evacuação médica): (258) 82 283 5330

Olha que linda galeria de fotos de Maputo:

[Mikado id=’9′]

 

Leia mais um post sobre Moçambique e África:

Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
10 Melhores Restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique
Onde fazer mergulho em Moçambique
Panorama Route na África do Sul
Safari no Kruger Park, África do Sul
Onde Dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hotéis e pousadas

~ Se Lança ~

Macaneta, a praia mais próxima a Maputo

Se lança pra Macaneta – Moçambique

Macaneta é a praia mais próxima de Maputo, fica a uns 40 kilômetros da cidade, o que não necessariamente significa que em poucos minutos você chegará lá, programe aproximadamente 1 hora e meia.

É um caminho um pouco chato, mas dá pra ir tranquilo!

A praia é virgem e o mar bem agitado, a água é quente, mas não é transparente como outras praias em Moçambique. Lá também venta muito. Nosso guarda-sol não parou em pé.

Como chegar lá

Para ir a Macaneta, dirija até Marracuene pela EN1, lá tem que tomar a balsa para atravessar um rio. Da estrada (EN1), entre à direita na placa que indica “Tan a Biki” (uma pousada) – não tem como errar. Não vi nenhuma placa indicando “balsa ou travessia”, então fique de olho nas placas de hoteis. Se usar o GPS, busque pelo “ferry” – pra mim deu certo.

estrada_maputo_marracuene

Você vai cruzar por marracuene e eis que você chega na tal balsa.

Fiquei supresa ao ver a extensão do rio, muito pequena, acho que dá uns 100 metros. Uma pontezinha resolveria fácil a situação. Mas, como não há, tem que encarar. Custa 180 meticais por carro – ida e volta – vão 6 carros por vez e um monte de gente a pé.

Fila para subir na balsa
Fila para subir na balsa

O problema é a fila pra pegar a balsa. Eu dei sorte, esperei apenas uns 30 minutos na ida. Na volta esperei um pouco mais porque precisaram trocar a coreia da balsa… Pois é. Essas coisas acontecem, já ouvi de gente que precisou passar a noite em Macaneta pois a balsa havia quebrado. Faz parte.

Para evitar a fila, é melhor sair cedo de Maputo. Assim você também evita o trânsito na saída da cidade e na EN1.

Quem não tem carro pode cotar aluguel na RentCars.

ATUALIZAÇÃO (Ago/18) – estou felicíssima em saber que agora tem uma ponte para chegar em Macaneta!! Viva Moçambique e seus desenvolvimentos =)

Chegando lá – Como se virar

Depois de atravessar o rio na balsa, você vai dirigir uns 8 km e chegar numa encruzilhada. Você tem a opção de virar à esquerda ou à direita.

mapa_encruzilhada_marracuene_macaneta

Quem tem carro 4×4 pode escolher qualquer lado, quem não tem, precisa virar à direita. Ainda assim tem que tomar muito cuidado pra não se meter em fria. (Nós atolamos nosso carro na areia, mas tinham uns meninos que nos ajudaram a sair).

Não se esqueça de levar sua farmacinha a tiracolo.

Subindo na balsa em Marracuene
Subindo na balsa em Marracuene

Onde Ficar

Quem vai à esquerda, pode ficar no Jays Beach, e à direita no Tan n Biki.

É possível estacionar o carro e passar o dia, ou mesmo passar a noite lá. Também tem restaurantes nessas pousadas pra quem quiser comer.

Voilà
Voilà

O que fazer

Para aproveitar bem o dia ao sol, leve sua própria infraestrutura pra praia: canga, cadeira, guarda-sol, isopor ou cooler com suas bebidas e comidas.
Mesmo se for ficar em alguma pousada lá, eles não tem essas coisas para emprestar.

Macaneta

 

Veja aqui outros posts sobre Moçambique:

Maputo City Tour

10 melhores Restaurantes de Maputo (com endereço)

Tofo, Paraíso do Mergulho em Moçambique

Tudo sobre a Ilha de Moçambique

Outros Posts que podem te interessar

O que visitar na Suazilândia em 2 dias

Onde dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hotéis e pousadas

Safari no Kruger Park

Panorama Route

 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

[products ids=”3484″]

Se Lança…

[Mikado id=’27’]

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.