Madikwe o safari onde é (quase) garantido ver o big five.

O Madikwe é um lindo parque onde é possível fazer safaris incríveis e ver o Big 5.

Madikwe – linda reserva privada

Vou começar esse post dizendo que o lugar é AWESOME! Muito legal, lindo, aconchegante, cheio de bichos maravilhosos, vale super a pena! Dito isso, a primeira observação é que é caro ir pra lá.

Girafa no Madikwe
Sei que é caro, mas a diversão é garantida!

O Madikwe é uma reserva particular de 750 km2, o que faz dele o quarto maior parque da África do Sul.

Ele é ainda pouco explorado e conhecido, talvez porque só é possível entrar no parque se você estiver hospedado em algum dos lodges ou hotéis dentro dele. Ou seja, não é possível fazer safari no seu carro como nos parques nacionais, é preciso ir através de algum lodge.

O parque abriga os “Big Five” além de muitas outras espécies, como: cheethas, rinocerantes (brancos e negros), antílopes, pássaros e muito mais.

Hospedagem no Madikwe

Uma dica é fazer sua reserva através de sites de viagens, pois muitas vezes oferecem descontos. Foi assim que eu fui pra lá, pelo mtbeds (um site local da África do Sul, nem sempre é possível reserva para estrangeiros, mas não custa tentar).

Não que o preço seja uma pechincha, mas é mais barato. O preço geralmente inclui hospedagem, pensão completa e dois safaris por dia – não inclui bebida alcóolica nem taxas de turismo.

Outra opção é utilizar o Booking que já traz preços em reais e ainda parcela. Veja as opções disponíveis aqui.  São todos alto padrão, os mais acessíveis da lista são os lodges: aHa Thakadu River Camp e o Tau Game Lodge. Não tem como errar, todos os lodges lá dentro são alto-padrão e maravilhosos.

Recomendo o Madikwe com certeza! Excelente opção para casais.

 

Vista do Buffalo Ridge no Madikwe
Vista do Buffalo Ridge Lodge

O que levar

Leve um casaco de frio, pois antes do sol nascer, e depois que ele se põe, fica bem gelado com o vento batendo no peito.

Um óculos de sol pra se proteger do sol e mosquitos (eu tive um incidente de mosquito no olho) e se tiver, um binóculos pra apreciar os detalhes dos animais.

Como qualquer safari, vale sempre ter protetor solar, repelente e uma máquina fotográfica com zoom. Fora isso, não tem que se preocupar com nada, lá tem muita estrutura.

Como chegar no Madikwe

O Madikwe fica a 4 horas de carro de Joanesburgo e somente a 20 km de distância de Gaborone (capital de Botswana). A estrada pra chegar lá é boa e tranquila.

Alugue um carro com GPS (a gente sempre usa a RentCars) e pegue as coordenadas de latitude e longitude do lodge que ficará hospedado que chegará sem problemas. Uma vez dentro do parque você não utilizará mais carro, só andará nos camburões de safaris (uhu!).

Não conheço nenhuma operadora de turismo que saia de Joanesburgo e  que leve para lá, tem que ir mesmo com seu carro. Mas não tenha medo, leia nosso post sobre como dirigir na África do Sul.

Indo para o Madikwe de Gaborone, Botswana

Saindo de Gaborone, capital de Botswana tem um tour guiado de 1 dia no parque. O passeio inclui o transporte, refeição e safari guiado. Tem que cruzar a fronteira, então não se esqueça do passaporte. O tour é recepcionado no Buffalo Lodge, que é lindo, vale a pena! Não inclui a pernoite, é só o passeio de um dia. Veja disponibilidade e preço aqui.

 

Camburão roots no Madikwe
Camburão roots!!

Onde comer

O lodge serve várias refeições durante sua estadia. De manhã o safari sai às 6:00, e durante o passeio fazem uma pequena pausa pra tomar uma bebida quente com bolinho. Quando você retorna do passeio, por volta das 10:00, é servido o café da manhã, com direito a ovo, bacon e tudo mais.

O almoço é servido às 14h. O safari da tarde parte às 16h, e também tem uma paradinha pra um drink e petisco. Chegando no lodge por volta das 19:30 já é servido o jantar. Ou seja, se prepara pra comer muito!

Não tem opções de restaurantes, pois como eu disse, são só lodges privados dentro do Madikwe – então cada um deles se encarrega pelas refeições de seus hóspedes.

Leoa no Madikwe
Leoa Protetora
Filhotes de leão no Madikwe
Filhotes brincalhões

O que fazer

Safaris, comer, dormir e mais safaris. O parque possui poucas estradas pavimentadas (como no Kruger e Pilanesberg), então os safaris são bem “roots”! Os guias entram mesmo no meio do mato pra chegar próximo aos animais, mas sempre respeitando o espaço deles.

Os guias falam entre si na radio e nunca ficam mais de 3 jeeps próximo dos animais, eles revezam pra vê-los. Tem que esperar sua vez pacientemente.

Eu estive a 2 metros dos leões, foi minha única experiência de safari que pude chegar tão perto dos animais, é fantástico (e um pouco assustador)!

Rinoceronte no Madikwe
Baby Rhino
Cheetas no Madikwe
Cheetas com preguiça

Vale a pena ir ao Madikwe?

Na minha humilde opinião: SIM! É um parque ainda pouco conhecido, porém diferente de outras reservas privadas, ele é ENORME! Não é desses que você tem a impressão de estar no simba safari de São Paulo…

Seguro de Viagem para a África

Vai fazer safari na África? Não deixe de contratar o seguro de viagem. É muito importante. Leia mais sobre o tema aqui:

Você sabe como funciona um seguro de viagem para a África? Não? Então clique aqui e se informe, é muito importante!

Ou pesquise diretamente aqui: no site do Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 no final do processo de compra para ganhar.

Elefante no Madikwe
Elefante desconfiado

Leia mais um post sobre safari na África:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Safari no Kruger Park na África do Sul
Onde fazer safari perto de Cape Town
Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo
Onde fazer safari na África do Sul?
Turistando em Joanesburgo
Pretoria
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas

Tudo sobre Safaris no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

~ Se Lança ~

africa-meldels
Compartilhe este post

8 thoughts on “Madikwe o safari onde é (quase) garantido ver o big five.

  1. Elaine Llorente disse:

    Oi! Excelente seu site e seua relatos!
    Estou fechando hotel. Você sabe se a empresa Bush Breaks é confiável? Foi a melhor tarifa que encontrei para os lodges da Madikwe. Obrigada!

    1. Oi Elaine, acredito que seja sim!
      O Madikwe é demais, você vai amar.
      Abraço e boa viagem

  2. Preciso escolher entre ir para o kruger (balule private reserve) e Madikwe, em janeiro. Qual a principal diferença entre os dois?

    1. Oi Mariana,
      Os dois são lindos! Não conheço esse Balule, mas pelas fotos parece top né?!
      O Madikwe também é excelente.
      Se você tem poucos dias pra safari, va pro Madikwe. Se vai ficar mais dias, va pro kruger e pode explorar a região em volta também.
      Boa viagem

  3. Olá Tati, tudo bem?
    Você acha que fazer o Kruger e o Madikwe durante a mesma viagem para Africa valem a pena?

    1. Oi ALexandra, só valeria a pena conhecer o Kruger e Madikwe na mesma viagem se você tiver muitos dias no país.
      São parques bem distantes entre si. Acredito que um seja suficiente!
      Boa viagem!

  4. Ana Carolina Campolina disse:

    Oi Tati! Tudo bem?
    Qual seria a melhor forma de chegar ao Madikwe de CT? Seria interessante voar até Botswana?

    1. Olá Ana Carolina.
      Olha, achei interessante voar de Cape Town até Gaborone em Botswana. Se tiver vôo direto, com certeza será a opção mais rápida.
      Mas… um porém. Antes de comprar a passagem, mande um email para a operadora de aluguel de carro dentro do aeroporto de Gaborone. Verifique como é sair com carro alugada do país e quais trâmites precisa na fronteira.
      Se for proibido – ou muito difícil – voe até Joanesburgo mesmo e de lá vá dirigindo.
      Abraço e boa viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.