Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/selanca0/public_html/wp-content/themes/hermes/admin/inc/lib/custom-metaboxes/init.php on line 924
Maputo city tour - Blog e dicas de viagem - Se Lança!
Maputo city tour
Moçambique

Maputo city tour

Se lança fazer um City Tour em Maputo, Moçambique

Veja neste post o que fazer em Maputo, esteja aqui a trabalho, visitando familiares ou turistando. Maputo é uma cidade carregada de história e cultura que desperta todo tipo de sentimento, bom ou ruim. É uma mistura de culturas africanas, muçulmana e portuguesa. Uma cidade em ebulição, crescendo a todo vapor, transformação viva – a qual tenho a oportunidade de testemunhar.

Maputo é maningue nice!

Como se virar em Moçambique

É tranquilo demais pra um brasileiro “se virar” em Maputo, os costumes são muito parecidos e logo você vai perceber a herança portuguesa que temos em comum, além é claro do idioma. Aqui fala-se com sotaque portuga, mas nós entendemos razolavemente bem uns aos outros.

Leia este post completo sobre o assunto: Como viajar para Moçambique – um guia de sobrevivência

Locomoção em Maputo

Alugar carro em Maputo é muito caro, mas andar de taxi na cidade é tranquilo, existem muitos na rua e são seguros. Apenas pergunte o preço antes de entrar, pois não há taxímetro.

Algumas referências:
Aeroporto – Sommerchield/Polana = 500 meticais
Sommerchield/Polana – Baixa = 250 meticias

Nós temos um taxista de confiança que chamamos sempre que precisamos, o Sr. Salvador, telefone: +258 84 885 2555.

Alugar carro em Moçambique é muito caro, mas pra quem quiser cotar, veja na RentCars.

tuc_tucs_maputo

Onde ficar em Maputo

Acomodação é muito cara em Maputo, aqui vão algumas referências de hotéis por preço por diária:
200 a 300 USD: Hotel Polana, Hotel Cardoso, Radission Blu, Indy Village
150 a 200 USD: Hotel Tivoli, Hotel VIP, Girassol
100 a 150 USD: Hotel Monte Carlo, Mozaika Guest House
Viu só, espero que você venha a trabalho ou tenha uma casa de amigos pra ficar!

piscina_polana_hotel_maputo
Vista da piscina do Hotel Polana

O que fazer em Maputo

City Tour em Maputo

Turismo não é o ponto alto de Maputo, mas já que você está aqui, porque não fazer seu próprio city tour e conhecer a cidade!? É possível conhecer todos estes lugares em meio dia.

Na parte alta da cidade

– Museu de História Natural: O museu vale a visita para ver a linda arquitetura Manuelina. Dentro existem várias espécies de animais em taxidermia, além de fotos e objetos de artesanatos regionais. Entrada são 50 meticais na Praça Travessa de Zambezi.

 faixada_museu_historia_natual_maputo

– Feira de artesanatos: A feira fica aberta todos os dias e no último domingo do mês, tem também uma feira de gastronomia. É possível encontrar lá diversos artesanatos como trabalhos com madeira e pinturas. Na esquina das ruas Armando Tivane e Av. Mao Tse Tung.

Na baixa

– Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM: A estação de trem é uma das construções mais bonitas de Moçambique com sua estrutura em treliças e pilares de ferro-forjado e suas varandas. Entrada gratuita na Praça dos Trabalhadores.

plataforma_cfm

– Praça da Independência: aqui você encontrará a bonita Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o elegante Conselho Municipal e a Casa de Ferro, que foi desenhada por Gustav Eiffel para ser a residência do governador, porém, logo descobriram que uma casa feita de ferro não é lá muito confortável no calor de Maputo! Vale uma passadinha de carro pela praça pra ver os três edifícios.

– Fortaleza: O forte foi construído pelos Portugueses em meados do século 19, dentro tem um jardim e museu. Entrada grtáis (ou como dizem cá: “de borla”) na Praça 25 de Junho.

– Mercado Central: O edifício lembra muito o mercado de São Paulo, lá você encontra uma grande variedade de frutas, verduras, legumes e até cosméticos. É muito organizado e limpo, vale conhecer. Na Rua 25 de Setembro.

No bairro Triunfo

– Mercado do peixe: Onde os pesacadores vendem os peixes e frutos do mar pescados na baia de Maputo. Aos fundos tem diversas barraquinhas que preparam a comida pra você, ou se não quiser, pode levar pra casa e preparar você mesmo. Fique esperto com a negociação, e se puder, leve sua própria balança. Fica à esquerda da Avenida marginal, logo depois do posto e antes do restaurante Mar na Brasa.

mercado_do_peixe_maputo
Foto do antigo Mercado do Peixe em Maputo – hoje tem um prédio e instalações novinhas!

Praia em Maputo

Pra pegar uma praia, o local mais perto de Maputo é Macaneta, veja aqui.

Tem também a praia no bairro Triunfo, muitas pessoas fazem kite surf por lá. Vá com cuidado, nem sempre a praia está limpa. Outra opção na cidade é a praia em frente ao Southern Sun.

Eu honestamente nunca me banhei em Maputo.

Compras em Maputo

Casa Elefante – para comprar Capulanas, esse tecido que as africanas usam como saia, guarda-chuva, porta-bêbe, escharpe, etc etc etc. Na 25 de Setembro, bem em frente ao Mercado Municipal.

Maputo Shopping Centre – possui uma praça de alimentação, o Cinema Lusomundo e diversas lojas. Na R. Ngungunhane 85 (antiga Rua da Imprensa).

Tem também o Polana Shopping na 24 de Julho e o Shopping Marés na Av. Marginal, com algumas poucas lojas disponíveis.

Emergências

Bombeiros: 198 / Polícia: 112, 119
Aeroporto Internacional de Maputo: +258 21 465827/9
Se precisar de atendimento médico, vá ao Hospital Privado, na Rua do Rio Inhamiara, Sommershield II, Telefones: 21 483905 / 21 483680 / 21 483681 / 84 3030967/68/69
Embaixada do Brasil em Maputo: (+258) 2148-4800, Endereço: Av. Kenneth Kaunda, 296
Plantão Consular (para contatos de extrema urgência apenas – ex: casos de prisão, morte, evacuação médica): (258) 82 283 5330

Olha que linda galeria de fotos de Maputo:

[Mikado id=’9′]

 

Leia mais um post sobre Moçambique e África:

Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
10 Melhores Restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique
Onde fazer mergulho em Moçambique
Panorama Route na África do Sul
Safari no Kruger Park, África do Sul
Onde Dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hotéis e pousadas

~ Se Lança ~

11 Comments

  1. Sergio Uchôa

    Oi Tati!
    Estou começando a planejar uma viagem a moçambique para o carnaval do proximo ano.
    Faria Maputo ( vale a pena o safari na reserva especial de Maputo ?), de la pegaria um voo da Lam para Dar es Salam e de lá para Zanzibar( Tanzania), voltaria por Pemba, talvez iria a ilha de Ibo para conhecer o arquipelago das Quirimbas e depois pegaria outro voo para Vilankulo para conhecer Bazaruto. Seria uma viagem de mais ou menos 21 dias, eu e minha esposa.
    O que acha ?
    Conhece Pemba ou Bazaruto ?
    Alguma dica ?

    Responder
    • Tati Barro

      Uau!!! Mas que lindo roteiro por Moçambique e Tanzania!

      Vai ter uma overdose de praias espetaculares!

      Minhas dicas:
      1 – Sobre safari, eu tentaria ir ao Kruger ou fazer um safari na Tanzania. Nesse post eu conto como ir ao Kruger saindo de Maputo. O único porém é que tem que ter visto de múltiplas entradas em Moçambique, se tiver o visto de entrada simples, melhor tentar safari na Tanzania.
      2 – Quirimbas dizem que é a Fernando de Noronha Moçambicana, espetacular para fazer mergulho.
      3 – Entre Pemba e Bazaruto, acho que escolheria Bazaruto. Apesar de não conhecer nenhum dos dois, isso é palpite que ouvi dos amigos que foram conhecer.
      4 – Viajar dentro de Moçambique ainda é muito caro, se quiser diminuir um dos vôos, pode conhecer a Ponta do Ouro. É possível chegar lá dirigindo um 4×4 saindo de Maputo. Da uma olhada neste resort.

      Abraço e Boa viagem!

      Responder

Deixe uma resposta