Melhores parques em Berlim, com parquinhos infantis
Alemanha Europa

Melhores parques em Berlim, com parquinhos infantis

[su_wiloke_sc_company_website target=”_self”]Como prometido, neste post vou trazer os melhores parques em Berlim, com foco nos parquinhos infantis. São muitos, infinitos, diversos e de todos os tipos e temas.

Eu já disse e não canso de repetir, Berlim é uma das melhores cidades do mundo para viajar com crianças.

A grande maioria dos parques públicos tem sempre uma área de lazer infantil, um parquinho ou às vezes até mini fazendinha. E não é um parquinho com balanço e gangorra – são super elaborados, com temas, sempre de madeira, no meio do mato onde as crianças brincam livres sem os pais em cima gritando pra ter cuidado.

Nós brasileiros temos muito a aprender com os pais alemães! Relaxem e deixem as crianças brincarem em paz, assumirem seus próprios riscos e aprenderem seus limites.

Enfim, filosofia de educação à parte, vamos aos parques que nós conhecemos e recomendamos em Berlim.

Helmholtplatz

Este parque é no meio de uma praça, a praça chama-se Helmholtplatz. É um parque que LOTA no verão, pois tem muita areia e água pras crianças se refrescarem.

O principal brinquedo é este navio pirata e ao redor tem outras torres para escalar, um balanço – além da areia e água.

Onde fica: no bairro Prenzlaur Allee. É possível descer na estação S-bahn de mesmo nome e ir caminhando até o parque. Aproveite para conhecer o Kind-Eltern-Cafe que tem ali do lado. Neste post conto tudo sobre estes cafés com crianças.

Tier Garten

O maior parque da cidade não poderia deixar de ter espaço para as crianças, não é mesmo? No entanto, por ele ser ENORME, fica um pouco difícil achar os parques infantis. Confesso que nós trombamos com este meio sem querer.

No total são 6 parquinhos espalhados no Tier Garten. O maior parquinho do Tier Garten fica na John-Foster-Dulles-Allee, são 3 mil metros quadrados de área de lazer. A dica é procurar nos mapas os locais e ir caminhando até um deles. Fica um passeio em família, caminhada pelo parque e parada no parquinho pras crianças correrem.

Onde fica: Em frente ao Portal de Bradenburgo

Klausenerplatz

Esta praça fica próxima ao Palácio de Charlottenburg, o que nós fizemos foi unir o passeio dos adultos com da crianças (aliás, melhor estratégia para uma viagem tranquila).

Este é um dos melhores parquinhos. Principalmente no verão. Tem fonte de água onde os pequenos se melecam, tem casinhas de madeira, tem escorregadores, castelos para escalar e muita gente local batendo papo enquanto as crianças se divertem.

Onde fica: Descemos na estação Westend e fomos caminhando pela Spandauer Damm, logo você vê a praça e o parquinho. Seguindo um pouco adiante, você verá à sua esquerda o Palácio de Charlottenburg.

Berlin Zoo

Gente, pra mim o parquinho é a melhor coisa dentro do zoológico de Berlim. Sério mesmo. São vários, enormes, com pula-pula, coisas pra escalar, se enfiar, espaço pra correr, subir e por aí vai.

Perdoem porque não é bem “público” né?! Tem que comprar o ingresso do zoológico pra ter acesso à area dos parques. Mas, pra quem já estava considerando ir ao zoológico, tem que fazer uma paradinha para brincar.

Onde fica: dentro do zoológico. Para chegar ao zoológico, desça na estação Bahnhof Zoologischer Garten.

Leia mais sobre o zoológico neste post: O que fazer em Berlim com crianças

 

Volkspark Friedrichshain

Este é um enorme parque público. Os locais vão para caminhar, andar de skate, levar as crianças no parquinho, ler, fazer piquenique e por aí vai. Um parque muito bonito, gostamos muito de conhecê-lo.

O parquinho infantil (ou melhor, um deles) tem tema de indígena e cowboys. Aléms das ocas, tem cavalinhos de madeira e outras criaturas pra enfeitar o parquinho.

Charlottenburg

Este parquinho infantil é todo baseado na história da Branca de Neve. Tem os anões, um castelo, um príncipe, uma bruxa com a maça. Tem um poço de água pra brincar no verão.

Fica super escondido, é um parque de bairro mesmo. Tem um portãozinho pra entrar e lá dentro vai se abrindo seu espaço. Fica próximo à Kurfürstendamm, então dá pra conhecer esta rua super chique e dar uma passadinha no parquinho.

Onde fica: próximo à estação Charlottenburg S Bahn na rua Mommsenstrabe (entre a Wilmersdorfser e a Liebnizstrabe)

Parques nos bairros mais afastados

Südpark em Spandau

Nós passamos uma dia passeando pelo antigo bairro de Spandau em Berlim (que eu breve eu contarei tudo). Fomos caminhando até o Südpark, um enorme parque na parte sul do bairro.

Lá tem lago e muita área verde. O parquinho é bem gostoso também.

Onde fica: descemos na estação Berlin-Spandau e caminhamos pela Wilhelmstrabe até chegar no parque.

Outra dica: na entrada da Citadela de Spandau, tem um parquinho pequeno também.

Schlosspark e Bügerpark em Pankow

Estes dois parque nós conhecemos pois estavam perto do apartamento que alugamos. Não necessariamente você deve ir até lá, pois é longe dos passeios turísticos de Berlim. Mas, fica a recomendação pois são parques ótimos para brincar no bairro de Pankow.

O Schlosspark tem um rio com patos e enorme área verde e parquinho. Íamos dia sim, dia não lá pra pequena brincar.

Schlosspark

Bügerpark é basicamente uma área verde enorme, não tem parquinho, mas tem uma mini fazendinha.

Neste post conto tudo o que tem pra fazer em Pankow.

Onde fica: no bairro Pankow, desça na estação de mesmo nome e veja qual ônibus te deixa mais perto dos parques.

Mais parques em Berlim

Gente, aqui eu trouxe alguns parques, mas eles são sem fim! Sério. Tem o Rainbow Park no Mauerpark. Atrás do Museu de Ciência e Tecnologia tem outro parque.

Na Alexanderplatz (próximo à Torre da TV) tem uns trampolins no chão.

Qualquer áreazinha verde ou praça tem grandes chances de terem espaço infantil. Berlim é uma cidade adaptada e aberta aos pequenos.

Outras dicas para curtir os parquinhos em Berlim

  • A palavra Spielplatz significa Playground em inglês, é nosso parquinho. Quando chegar em um parque público, procure por essa palavra no mapa do local.
  • Sempre antes de sair, procure alguma praça ou área verde no Google Maps – é bem provável que terá um parque infantil no recinto. É sempre bom saber de antemão onde tem um espaço pra brincar (pais descasarem) e fazer um piquenique.
  • Compre alguns brinquedinhos de areia. Logo na nossa primeira semana compramos uma pá e uns cones. Levávamos na mochila para usar nos parques. Se não quiser comprar nada, as outras crianças costumam emprestar também 😉
  • Leia o blog que me inspirou a passar 1 mês em Berlim: é o Berlin for all the family. Lá você encontra detalhes de infinitas atividades a fazer com os pequenos pela cidade.
  • E pra ficar sussegado mesmo, não se esqueça do seguro de viagem. A gente comprou na Seguros Promo que traz um comparativo de várias seguradoras. Você também pode usar o cupom SELANCA5 pra ter 5% de desconto adicional.

Se Lança!

Conta pra gente ali nos comentários um novo parquinho que você descobriu também!

Leia mais sobre Berlim nestes posts:

Roteiro de 3 dias em Berlim no inverno
O que fazer em Berlim com crianças
Como funciona o Berlin Welcome Card
Potsdam, cidade dos palácios perto de Berlim
3 cafés para ir com crianças pequenas e bebês em Berlim
O que fazer em Pankow em Berlim
Oktoberfest em Berlim

Deixe uma resposta