Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul
África do Sul Garden Route

Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul

A África do Sul é incrível por vários motivos, um destes motivos são os incríveis tubarões brancos que nadam em sua orla e a possibilidade de vê-los, sobre ou debaixo da água. Neste post vou contar TUDO sobre o mergulho com tubarão branco neste país.

Uma coisa importante: não é uma experiência assustadora. Sério mesmo. Os tubarões são atraídos para o barco pelos profissionais, e eles vem de maneira calma e curiosa – para ver o que está acontecendo, ou descobrir que cheiro é esse perto do barco.

Diferente do que muitos falam, eles não vem pra atacar quem está dentro da jaula. E você também pode optar por não descer na jaula, apenas vê-los da superfície – que também vale super a pena.

Expectativa x Realidade

A primeira coisa que você deve fazer é definir as expectativas de maneira realista.

A natureza é imprevisível, assim como um safari, você pode ver muitas coisas bacanas, mas também pode não acontecer nada – simplesmente não aparecer nenhum tubarãozinho naquele dia.
Isso é sério, da primeira vez que fui, estava esperando ver isso:

breach and predation
Foto do site: Apex Predators

Mas não foi bem assim, vide minhas fotos abaixo… Com um pouco de conhecimento e planejamento, você pode aumentar suas chances. Aqui você pode ver uma tabela da sazonalidade e planejar ir nos períodos corretos pra ter uma melhor experiência, MAS PORÉM CONTUDO TODAVIA, não há garantias. Eu fui final de Maio, começo de Junho – eu vou estragar o mistério – não vi nada em Seal Island, porém pude vê-los bem no mesmo período em Mossel Bay.

Onde mergulhar com tubarão branco na África do Sul

Existem três lugares na região do Cape para realizar essa aventura:
1 – Seal Island – saída de Simons Town
2 – Gansbaai
3 – Mossel Bay
Vamos falar destes três lugares, pois entre eu (Tati) e a Fla, já fomos a todos.
Para quem estiver do outro lado do País, em Durban também existe shark diving.

Pessoal na jaula e tubarão em frente Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul
Pessoal na jaula e tubarão em frente

1. Seal Island:

É, sem dúvida, o mais famoso. Aqui foram filmadas as milhares de horas dos documentários do Discovery Channel, Animal Planet, etc. Existe uma pequena ilha a aproximadamente 6 km da praia onde vivem centenas de focas, consequentemente, vivem algumas dezenas de tubarões que se alimentam delas.

As agências que fazem as expedições para Seal Island estão todas no Pier de Simons Town. Tem apenas 3 empresas autorizadas a fazer este passeio, as três vão para o mesmo ponto, qualquer uma delas é confiável. É preciso reservar (e pagar) com muita antecedência se estiver indo em alta temporada. A empresa mais famosa é a APEX, mas você também pode ir com a Go Shark Diving ou African Shark Eco Charters.

Uma nota aqui, alta temporada de saltos de tubarões (Jun/Jul/Ago), que na verdade é a baixa temporada de férias, pois é inverno na África do Sul. 

Como as expedições saem muito cedo, tem que chegar lá antes das 7 da matina, é aconselhável dormir em Simonstown na noite anterior. Nós descemos de Cape Town e tivemos que acordar muito cedo, pois leva uns 45 minutos pra chegar. (veja aqui opções de hospedagem em Simons Town).

Seal_Island_Mergulho_com_Tubarão_Branco_na_Africa_do_Sul
Seal Island

2. Gansbaai:

Em Gansbaai, há uma maior chance de ver tubarões nas baixas estações (alta estação de férias – verão). Segundo pesquisas, há 95% de chances de vê-los mesmo na baixa temporada. Ou seja, pra quem está viajando de Dezembro a Fevereiro, a sua chance de ver tubarões é maior em Gansbaai. Eu mesma não fui, mas vou compartilhar o comentário da Fla que foi.

“Os tubarões levaram meia hora pra começar a aparecer, quando já achavam que não vinha, eis que os bichões chegaram!”

Existem várias empresas que realizam este passeio em Gansbaai, são elas:
Great White Shark Tours
Marine Dynamics
Shark Diving Unlimited
White Shark Adventures
White Shark Projects
White Shark Diving Company
African Shark Eco Charters

Nós fomos até Gansbaai pois estávamos de carro alugado, mas existem excursões de bate-volta de Cape Town para mergulhar com os tubarões em Gansbaai. O preço médio é de 180 USD por pessoa, inclui o transporte até a cidade (mais ou menos 2,5 horas), um pequeno café, almoço e o passeio no barco em si (com os equipamentos e roupas). Este passeio dura o dia todo, sai cedinho e volta tarde. Veja neste link os detalhes.

3. Mossel Bay:

Em Mossel Bay o mergulho é no Oceano Índico, e segundo o pessoal da empresa que realiza este passeio (ou seja, podem estar puxando a sardinha pro lado deles), as águas são mais quentes que do Oceano Atlântico, então a chance de ver tubarões é maior que Seal Island e Gaansbai.

A outra vantagem é que em Mossel Bay chove menos que as outras duas cidades, então as expedições geralmente tem mais visibilidade e pouca chance de serem canceladas por mau tempo. A desvantagem é que Mossel Bay é mais longe de Cape Town (uns 390 km), mas vale pra quem está fazendo a Garden Route.

Lindo_dia_em_Mossel_Bay_Mergulho_com_Tubarão_Branco_na_Africa_do_Sul
Lindo dia em Mossel Bay

Tem apenas uma empresa que faz este passeio na cidade, é a White Shark Africa. Posso recomendar este passeio, fiz e gostei muito! Tivemos sorte de estar um dia lindo, então tinha muita visibilidade no mar. Como fui na baixa temporada de férias, tinha pouca gente na expedição, então fiquei um tempão debaixo da água, depois um tempo em cima pra ter outra vista. Foi ótimo!

Tubarão pequeno (1.5m) visto de cima do barco_Mergulho_com_Tubarão_Branco_na_Africa_do_Sul
Tubarão pequeno (1.5m) visto de cima do barco
Tubarão maiorzinho se aproximando_Mergulho_com_Tubarão_Branco_na_Africa_do_Sul
Tubarão maiorzinho se aproximando

Assista este video do Juliano (maridão) na jaula!

Assista até o final para ver o tubarão subindo verticalmente do fundo do mar. Lindo demais.

Dicas pra não passar mal no mar

Se encarar o passeio, dica muito importante: Para não passar mal, tome um plasil a noite antes de dormir, e outro 2 horas antes de embarcar. Dica dos locais, funciona mesmo!

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Cape Town – além do roteiro tradicional
Praias de Cape Town
Mossel Bay
Swellendam e De Hoop
Knysna, equilíbrio perfeito entre Mar e Montanha

Se Lança…

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

[products ids=”3484″]

20 Comments

  1. Luciana Metzker Cenísio

    Tati, que tal uma versão pra impressão?? Estou aqui copiando tudo e colando um arquivo de texto pra imprimir depois, Rsrs!!

    Responder
    • Tati Barro

      Boa idéia! Agora só falta eu descobrir como implementar tal solução rs!

      Responder
  2. Arianne Batisti

    Oi Tati! Estou na dúvida de qual cidade escolher para fazer esse passeio: Seal Island (Simon’s Town) ou Mossel Bay? Qual você achou melhor? Vou pra África do Sul em maio/2018!

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Arianne, que pergunta difícil!
      Seal Island é o mais famoso, sem dúvida! Mas, como falei no meu relato, eu tive muito azar lá. Peguei tempo ruim e chuva (era também fim de maio) então não vimos nada além das focas. Alguns dias depois, cheguei em Mossel Bay e o tempo estava lindo, então arriscamos o passeio de novo, e foi aí que vimos os tubarões.
      Ou seja, não te respondi né!? hahaha é que é muito difícil pois depende do tempo. Você pode tentar fazer como eu fiz, vai à Seal Island, se o passeio for um fiasco, tenta de novo em Mossel Bay.
      Boa sorte e boa viagem!

      Responder
  3. PATRICIA ALMEIDA

    olá vou fazer esse mergulho dia 09 em Mossel Bay você sabe me dizer se a empresa tira fotos? você gostou? estou muito anciosa pois vou sozinha é não manjo muito do inglês….

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Patricia, quando eu fui não faziam fotos não. Só os clientes entram na jaula, não entra nenhum fos funcionários. Uma sugestão se quiser fazer fotos debaixo da água, é comprar uma máquina fotográfica descartável própria pra isso. Só que depois as fotos serão reveladas, e não digitais. Ou então, existem caixas transparentes que vedam máquinas comuns que podem ser usadas debaixo da água.
      Espero que encontre uma solução para tirar fotos bacanas deste passeio!
      Abraço

      Responder
  4. Fernanda

    Oi Tati, uma dúvida:
    Quanto tempo tenho que reservar do meu roteiro para este passeio? Estaremos em Cape Town e gostaria de fazer o mergulho em Gaansbai.
    Pensei que teria que reservar uma manhã inteira… mas me parece que é o dia todo, correto?
    Obrigada!

    Responder
  5. Rafael

    Tati, boa tarde.

    Farei a Garden Route agora no início de outubro. Estou querendo fazer o mergulho com os tubarões em Mossel Bay, como você.
    Sabe se é necessário fazer reserva e, caso positivo, se a empresa responsável possui site ou telefone?

    Abs

    Responder

LEAVE A COMMENT