Motorhome na Nova Zelândia: tudo o que você precisa saber antes de ir

familia em motorhome na nova zelândia

Viajar de motorhome na Nova Zelândia é muito tranquilo e gostoso. Vale a pena pela experiência.

Eu sempre tive muita vontade de viajar de motorhome (ou campervan) e junto com essa vontade, muitas dúvidas.

Apesar de ter pesquisado muito antes de ir, algumas dúvidas só foram sanadas lá “in loco”. Então tentei listar aqui a maioria das dúvidas para ajudar os colegas viajantes.

O que você vai ler neste post:

1. É mais barato alugar motorhome do que um carro e hotel?
2. Onde alugar o motorhome na Nova Zelândia?
3. É seguro viajar de motorhome na Nova Zelândia?
4. Qual melhor tipo de motorhome?
5. É difícil cuidar e fazer a manutenção do motorhome?
6. O banheiro do motorhome fica fedido?
7. É difícil dirigir motorhome na mão inglesa?
8. Pode dirigir o motorhome com a Carteira B do Brasil?
9. Onde estacionar o motorhome para passar a noite?
10. O que levar para a viagem de motorhome na Nova Zelândia.
11. Dicas úteis para se organizar no motorhome e durante a viagem.

1.É mais barato alugar motorhome do que um carro e hotel?

Depende. Na alta temporada (verão na Nova Zelândia) não estava mais barato não. Ficava muito mais em conta alugar um carro e reservar hotel em cada cidade.

No inverno costuma ser mais barato o motorhome.

Tem que fazer as contas. Simule um aluguel de carro e pernoite em hotel. Veja quanto dá os dois juntos, depois faça as cotações de aluguel de motorhome.

café da manhã no “hotel”

2. Onde alugar motorhome na Nova Zelândia?

A coisa que mais tem na Nova Zelândia são motorhomes e campervans espalhados em todo lado. É um tipo de turismo muito comum, por isso tem muitas empresas prestando este serviço.

Eu aluguei através do site Rankers – que é um site que traz cotações de várias locadoras. Além de receber as cotações, tinha uma pessoa para dar suporte e pedir informações. Achei que valeu a pena.

As maiores locadoras por lá são: Jucy, Mighty, Maui, Britz, Apollo, Pacific Horizon, Star RV e mais um monte de operadoras menores.

3. É seguro viajar de motorhome na Nova Zelândia?

Sim, bastante seguro. Na Nova Zelândia não tem ursos, cobras nem predadores. Também não tem roubo nem assalto.

As estradas são boas e o pessoal respeita muito o limite de velocidade.

No entanto, prevenção é o melhor remédio. Contrate um seguro de viagem antes de partir.

Nós usamos o portal SEGUROS PROMO, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo.

Clique aqui para fazer sua cotação

4. Qual melhor tipo de motorhome?

Essa pergunta é a mais difícil. Qual melhor tipo de motorhome depende muito da quantidade de pessoas que irão viajar, se vocês planejam cozinhar na van, se planejam tomar banho na van e etc.

Nós cozinhamos muito no motorhome, usamos o toalete, mas não usamos o chuveiro. Achei que faria muita molhação e os chuveiros dos campings são super limpos e organizados.

Viajamos em dois adultos e duas crianças e alugamos um motorhome para 6 pessoas. Achei que foi bastante confortável assim, tínhamos espaço para circular e não precisávamos montar a cama todas as noites.

Quem viaja em casal e não planeja nem cozinhar e nem tomar banho no motorhome, pode pegar uma campervan mais simples – só com a cama e cozinha pequena.

Quem viaja em 4 adultos, recomendo o motorhome para 6 pessoas.

Se seu grupo se compõe de 2 adultos e 2 crianças, pode escolher entre o motorhome para 4 ou 6 pessoas.

Se viaja com crianças pequenas que precisam de cadeirinha, melhor pegar o motorhome para 6 pessoas, para não ter que encaixar as cadeirinhas toda manhã e desencaixar toda noite.

Berth 6 – o motorhome escolhido por nós

5. É difícil cuidar e fazer a manutenção do motorhome?

Não. A cada dois dias (mais ou menos) é preciso abastecer o motorhome com água. Essa água servirá para as torneiras (pia e banheiro), privada e chuveiro.

É preciso também remover essa água suja dos encanamentos. Para isso, tem uma mangueira dentro do motorhome que você coloca na saída de água do carro e pronto. Despeja essa água numa espécie de ralo gigante.

Para limpar a privada, você abre a lateral do motorhome e remove todo o recipiente. É uma caixa grande e fechada. Você abre uma tampinha e despeja o rejeito também em outro ralo apropriado para isso.

Como tem um produto químico no recipiente, sai um líquido azul. Em nenhum momento a mão encosta ou fica suja – no entanto, tem luva de latex para quem ficar muito enojado (mas nunca vi ninguém usando).

Depois tem que jogar um sachê desse produto químico no recipiente da privada de novo. Pronto.

Outro cuidado é em plugar o motorhome na tomada para carregar a bateria. No entanto, a maioria de nós (inexperientes em viagem de motorhome) ficamos somente em campings com estrutura. A primeira coisa que você faz quando estaciona no camping é “ligar” o motorhome. Ou seja, não precisa se preocupar em carregar adicionalmente a esse período.

Quando o motorhome está na estrada, tem que diminuir a potência da geladeira para não consumir muita energia.

Um último cuidado é fazer a limpeza interna. Todo dia gastava 5 minutinhos varrendo o motorhome para mantê-lo limpo e organizado. Tirávamos os sapatos antes de entrar também.

E na hora da segurança na estrada, desligar o butijão de gás e fechar todos os armários e compartimentos do motorhome.

à esq: abastecendo com água / à dir: motorhome plugado na tomada

6. O banheiro do motorhome fica fedido?

Não. Tem um leve cheiro de banheiro químico, não é forte nem incomoda.

7. É difícil dirigir motorhome na mão inglesa?

É claro que sim gente. O nosso motorhome tinha mais de 7 metros de comprimento. Se eu disesse que foi fácil estaria mentindo. Claro que depois que você pega o jeito, o medo passa e você fica mais seguro e vida que segue.

A maior dificuldade é sempre estacionar nas cidades, como nos estacionamentos de supermercado. Dirigir na estrada é relativamente simples.

E o prazer de dirigir com um visual desses!?

8. Pode dirigir o motorhome com a Carteira B do Brasil?

Sim. Não precisa de nenhuma habilitação especial para dirigir os motorhomes e campervans que são alugados para os turistas.

O que precisa é da PID (Permissão internacional de direção) ou então de uma tradução juramentada (em inglês) da CNH.

9. Onde estacionar o motorhome para passar a noite?

Existem basicamente 2 tipos de campings – nutella e raiz. Brincadeiras à parte, tem os campings públicos que tem geralmente menos infraestrutura e tem os campings particulares que tem de tudo.

No camping público pode ter banheiro, eletricidade, cozinha ou pode ter somente uma placa com o nome do lugar. Para acampar nestes lugares tem que ter um motorhome “self-contained”. O que é isso? Basicamente é um carro que tem privada ou pinico.

Os campings particulares tem estacionamentos com eletricidade, cozinha e banheiro. Isso é o básico. Aí dependendo do camping vai ter parquinho, churrasqueira, lavanderia e sala de TV.

Para os amadores e iniciantes, recomendo passar a noite em campings particulares – ou pelo menos as primeiras noites – até pegar o jeito.

Não pode estacionar e pernoitar onde bem entender, somente em parques e áreas designadas para isso.

camping para motorhome na nova zelândia
Camping em Queenstown

10.O que levar para a viagem de motorhome na Nova Zelândia.

É muito importante deixar a mala a mais enxuta possível, e de preferência, viajar com malas moles – tipo bolsa esportiva. Isso vai ajudar muito na hora de guardar a mala dentro dos compartimentos do motorhome.

No mais não precisa levar nada de especial, o que precisar, pode comprar nos mercados por lá. O motorhome é super bem equipado.

O nosso tinha louça, taça de vinho, chaleira elétrica, cafeteira francesa, torradeira de pão, microondas, televisão, GPS… Bem completo.

Uma dica é sobre a televisão – nós não usamos – mas pra quem gosta de assistir ou por desenho para as crianças, precisa levar DVDs ou baixar programos no celular e usar um cabo USB. Não pega programação de televisão normal.

homem subindo no motorhome na nova zelândia com as malas
Desafio: ajeitar uma mala e dois carrinhos no motorhome

11. Dicas úteis para se organizar no motorhome e durante a viagem

1. Baixe o aplicativo do Rankers, ele foi muito útil para encontrarmos os campings onde nos hospedamos.
2. O Google maps foi bastante útil para encontramos postos de gasolina e supermercados.
3. A primeira coisa que você deve fazer depois de pegar o motorhome é passar no supermercado e abastecer. Pense em café da manhã e refeições leves.
4. Uma dica super legal que acatei do blog Fotos e Destinos foi comprar wipes de limpeza para manter o motorhome limpinho. Uma maravilha. É descatável e você pode passar na pia, no fogão, no banheiro e etc.
5. A segunda coisa que deve fazer é, desfazer as malas. Tem muitos compartimentos no motorhome, escolha um para cada pessoa e guarde as malas. Seu dia-a-dia ficará mais fácil.
6. É importante comprar (ou levar) umas garrafinhas de água e ir reabastecendo nos campings nas torneiras de água potável.
7. A última dica, mas não menos importante é: não deixe pra ficar sem gasolina para abastecer. A Flávia contou neste post aqui, e seguimos à risca. Não tem posto de gasolina em qualquer esquina.

Agora com essas dicas não tem erro.

Pode reservar seu motorhome na Nova Zelândia e curtir essa viagem.

Leia mais sobre a Nova Zelândia

10 dias pela Ilha Sul da Nova Zelândia
5 dias pela Ilha Norte da Nova Zelândia
Se lança para a Nova Zelândia Djáh!
Guia de sobrevivência na Nova Zelândia
Cavernas de Waitomo
Hotel perto do Aeroporto de Auckland

Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo que eu respondo.

~ Se Lança ~

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.