Natal em Barcelona: tradições Catalanas e passeios natalinos
Barcelona Espanha Europa

Natal em Barcelona: tradições Catalanas e passeios natalinos

Passar o Natal em Barcelona pode ser uma experiência mágica e diferente na sua viagem por aqui.

Mágica porque, independente da sua crença, o Natal é sempre uma época onde as pessoas ficam mais sorridentes e as ruas das cidades ganham cores e luzes que dão um encantamento ainda maior à sua experiência na cidade. Mas, mais do que mágico, passar o Natal em Barcelona te apresentará algumas tradições bem diferentes e curiosas que você irá descobrir neste post.

Portanto, além de chegar e encontrar uma cidade ainda mais linda e toda iluminada, neste post trouxe também algumas atrações totalmente gratuitas especiais dessa essa época do ano. Aproveite!

Primeiro, te conto algumas curiosidades sobre o Natal em Barcelona, ou melhor, na Catalunha:

  • Assim como no Brasil, é comum celebrar o Natal em família, um jantar no dia 24 e almoço no dia 25.
  • Aqui não costumam comer peru e tender no Natal. O prato típico do Natal na Catalunha é um cozido a base de frango, carne e porco chamado escudella. E a bebida típica é o cava, espumante da região da Catalunha (talvez você conheça a marca Freixenet, que tem bastante no Brasil já)
  • A troca de presentes não acontece no dia 24/12 e sim no dia 06/01, dia dos Reis Magos. Esse dia, inclusive, tem um grande evento que todo Barcelonês vai assistir: a chegada e desfile dos Reis Magos no centro da cidade.
  • As crianças ganham doces na noite de 24/12 de um pedaço de tronco de árvore chamado Caga Tío. Mais abaixo explico melhor sobre ele.
  • As lojas costumam ficar abertas até o finalzinho da tarde do dia 24, dando pra fazer compras até o último segundo praticamente.

Tradições de Natal em Barcelona: Caga Tío e Caganers, curiosidades natalinas que você só encontrará na Catalunha.

Eu já falei sobre o Caga Tío no post Barcelona em dezembro, onde escrevi sobre como aproveitar melhor a cidade neste mês do ano, mas basicamente é assim óh:

| Caga Tió |

Caga Tió é um pequeno tronco de madeira com um rosto pintado. O tronco tem olhos, boca, um pequeno cobertor e usa um gorro vermelho típico Catalão chamado: Barret.

Ficou difícil imaginar? Eles estão na primeira foto deste post, mas aí vai mais alguns Caga Tiós pra vocês verem:

natal-em-barcelona-cagatio
São diversos tamanhos de Caga Tiós e tipos de pintura na cara. Todos esses eu vi na feirinha de Natal da Sagrada Família.

O nome Caga Tió significa “tronco de 💩”.
Ele é quem traz alguma lembrancinha na Noite de Natal, não o Papai Noel. Geralmente são guloseimas doces pras crianças comerem após a ceia de Natal, já que a troca de presentes de Natal, não é no dia 24/12 e sim no dia 06/01, dia de Reis.

Do dia 08 Dezembro até a Noite de Natal as crianças “cuidam” do Caga Tió dando doces ou pequenos pedaços de turrón (doce a base de amêndoas) pra mantê-lo bem alimentando. O cobertor que vem colado na “cauda” do tronco é pra mantê-lo quentinho e é também de onde sairão doces na Noite de Natal.

Bom, na Noite de Natal, após a grande ceia, as crianças pegam um pedaço de pau e com ele batem forte no Caga Tió, cantando uma música popular pro tronquinho.

Abaixo um vídeo de como batem no tronco e como ele “caga” doces:


Tem vários vídeos no youtube sobre o Caga Tió, vale a pena ver, são engraçados e fofos.

Depois de bater no tronco, elas tiram o cobertor do Caga Tió e encontram os doces.

| Caganers |

Já os caganers, são uns bonecos, que estão sempre agachadinhos, digamos que… “pego no ato”, dando uma cagotinha.
Tá assustado com a quantidade de 💩 neste post? haha
Não sei explicar, gente, mas a Catalunha tem uma atração peculiar com elementos escatológicos e eles são a grande atração na época do Natal por aqui. Papai Noel, se vê pouco, mas bonequinho 💩 tem de monte, rs.

Nas feirinhas de Natal você verá várias barraquinhas de Caganers. Os mais tradicionais são uns bonequinhos com camisa branca, gorro vermelho na cabeça e a calça arriada, fazendo 💩.
Esses bonequinhos são a representação do homem Catalão, com roupa típica de campo.

natal-em-barcelona-caganers
Caganers representando o homem típico Catalão. Foto feita na feirinha de Natal da Sagrada Família.

Mas se engana quem pensa que só os catalães viraram bonecos cagando, tem um monte de celebridade, personagens de desenhos, políticos, jogadores de futebol… até a Frida Kahlo eu já vi, rs.

Na barraquinha Caganer.com da feirinha de Natal da Catedral de Barcelona tem até fila pra ver os bonequinhos e descobrir as novas celebridades pegas no ato. Esse ano a grande atração está sendo a cantora catalana Rosalía.

natal-em-barcelona-caganers-catedral
Esses são os Caganers da Feirinha de Natal de Santa Llúcia, bem enfrente a Catedral de Barcelona

Passeios de Natal em Barcelona: 4 atrações gratuitas

1. | As ruas mais decoradas e iluminadas|

No dia 28 de novembro se inicia oficialmente o período de Natal em Barcelona com o “ascender” das luzes de Natal. Todos os bairros acendem as luzes neste dia, cada um em um horário a partir das 17h30 da tarde, mas todos até as 19h.

natal-em-barcelona-portal-del-angel
Decoração de Natal em Barcelona: a esquerda o El Corte Inglês Praça Cartalunha e a direita o Portal del Ángel (calçadão com vários lojas, local de compras)

Os lugares mais bonitos pra ver as luzes de Natal são: Passeig de Gràcia, Plaza Urquinaona, Via Laietana, Calle Ferrán e Portal del Ángel no bairro Gótico.

natal-em-barcelona-passeig-de-gracia
Decoração de Natal em Barcelona: avenida Passeig de Grácia. É a avenida onde estão grandes lojas de luxo e as famosas casas modernistas do arquiteto Antoni Gaudí: Casa Batlló e Casa Milá.

No geral, as principais avenidas da cidade estarão enfeitadas e algumas das pequenas ruas do Gótico e do Raval também.

Pra quem gostar de ver as luzes de Natal, tem um passeio do ônibus turístico oficial muito legal, lançado exclusivamente pra essa época do ano que é o Barcelona Night Tour Christmas Light.

De 29 de novembro a 04 de janeiro, a rota do Bus de Natal passará pelos lugares e monumentos mais emblemáticos da cidade para ver a magia das luzes de Natal. O tour dura 1h30 e é explicado em inglês e espanhol.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre o Barcelona Night Tour Christmas Light.

2. | Recinto Modernista Sant Pau |

Na ponta oposta a Sagrada Família, na Avenida Gaudí, está o antigo Hospital de Sant Pau, hoje chamado de Recinto Modernista Sant Pau.

Todos os anos, a fachada principal do hospital é iluminada para o Natal, em uma projeção de luzes e efeitos especiais de encher os olhos. Esse ano, o tema da projeção será uma homenagem ao arquiteto do hospital, Lluís Domènech i Montaner, professor de Antoni Gaudí. Luzes, cores e música brindaram os olhos de quem passar por lá pra admirar.

natal-em-barcelona-sant-pau
foto divulgação Sant Pau Barcelona

A projeção acontecerá de 21 de dezembro a 6 de janeiro, das 18h às 22h, com ciclos de início a cada 30 minutos.

O Recinto Modernista de Sant Pau é uma das paradas do Ônibus Turístico oficial de Barcelona.

3. | Presépio na Praça Jaume I |

Todos os anos, a Praça Jaume I, onde ficam os prédios da prefeitura de Barcelona e do Governo da Catalunha, vira palco para um dos passeios que os Barceloneses e turistas que vem passar o Natal em Barcelona mais adoram fazer: ver o presépio de Natal.

Cada ano o presépio tem um tema e é feito por um artista diferente. Esse ano, o presépio foi feito pela artista Paula Bosch. Através de caixas empilhadas de diferentes tamanhos, decoradas com objetos e ornamentos de Natal, o conjunto dos elementos faz uma alusão as caixas que abrimos em casa quando chega o Natal.

O presépio tem 2 faces. Uma delas com as caixas onde podemos ver os objetos natalinos como guirlandas, quadros, flores, além de Jesus, Maria e José e a outra que parece a fachada de vários prédios e casas iluminados, se preparando para o Natal.

natal-em-barcelona-presepio-natal
Foto divulgação La Vanguardia

A obra é relativamente pequena comparada aos presépios de anos anteriores e custou algo em torno de 90 mil euros. A quantidade de falatório que rolou nas mídias sobre a obra é inumerável.

Um absurdo de caro para o que é ou não, o presépio está lá, bem no meio da praça e pode ser visitado gratuitamente de 29 de novembro 2019 a 06 de janeiro 2020.

natal-em-barcelona-presepio-natal-praca-jaume
Natal em Barcelona: presépio da Praça Jaume I

Para quem quiser ver versões de presépio mais tradicionais, esse ano no Museu Frederic Marés, que fica coladinho na Catedral de Barcelona, haverá um presépio inspirado na montanha de Montserrat de 29 de novembro até 02 de fevereiro 2020.

4. | Feirinhas de Natal |

E por fim, um dos passeios gratuitos de imperdíveis de se fazer no Natal aqui em Barcelona é visitar as feirinhas de Natal.

As mais famosas são as da Sagrada Família, rodeando toda a Praça de la Sagrada Família e a feirinha de Santa Llúcia, a maior e mais antiga feira de Natal de Barcelona, bem em frente a catedral de Barcelona no bairro Gótico.

natal-em-barcelona-feira-santa-llucia
A feira de Santa Llúcia é a mais antiga e tradicional feira de Natal de Barcelona. Em 2019 está em sua 232ª edição.

O que é comum encontrar nessas feiras:

  • Comidinhas: turróns (doce a base de amêndoas), churros com chocolate, algodão doce e waffles. Na feirinha da Sagrada Família tem uma barraquinha perto da calle Provença especialista em turróns, dos mais diferentes e deliciosos possível. Comi um turrón de kinder bueno incrível e preciso voltar pra comer o de snickers, rs.
  • Enfeites de natal: pinheiros, objetos para decorar a árvore, Caga Tió, Caganers, figuras pra presépio e flores.

Visitas e horários:

  • Feirinha de Natal da Sagrada Família: de 29 de novembro a 23 de dezembro das 10h-22h todos dos dias. Dias 21 e 22 terá visita do Papai Noel.
  • Feirinha de Natal de Santa Llúcia: de 29 de novembro a 23 de dezembro de 10h-21h30 nos fins de semana e de 11h-20h30 durante a semana.

Aconselho passarem por essas feiras uma vez de dia e uma vez de noite. As barraquinhas não mudam, mas a luz muda, o ambiente muda, é um passeio bem gostoso.

Uma outra novidade deste ano é que a partir de 05 de dezembro, no Porto de Barcelona se inaugurará uma nova feirinha de natal em Barcelona, a feira do Por Vell, que contará com diversas lojinhas de artigos natalinos, além de um presépio flutuante e uma grande árvore de Natal.

A feira ocupará quase toda área da Plaça del Portal de la Pau, bem na frente do Monumento a Colombo, no final da La Rambla.

Essas são minhas dicas de como você pode aproveitar melhor o Natal em Barcelona. Espero que tenham ficado com bastante vontade de conhecer as feirinhas e comprar um Caga Tío pra levar pra casa, rs.

Se tiverem dúvidas ou quiserem deixar um comentário sobre o que acharam do post, vou adorar saber.

Pra quem ainda não resolveu em que bairro se hospedar em Barcelona, confira esse post aqui que ele vai te ajudar a decidir agora mesmo.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para Espanha. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca. Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro.
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto), ou seja, 10% de desconto no total. É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Barcelona em dezembro
Onde ficar em Barcelona: melhores bairros para se hospedar
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona
Onde comer tapas em Barcelona
10 lugares para conhecer em Barcelona
Casa Vicens, a primeira casa de Gaudí em Barcelona
Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
Roteiro Gaudí em Barcelona
Onde esquiar perto de Barcelona
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?

Dê uma olhada também em nosso exclusivo Guia de Viagem Se Lança para Barcelona e tenha no seu celular todas as dicas para desfrutar de tudo o que Barcelona tem a oferecer.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta