O que fazer e onde ficar nas Ilhas Maurício
África Ilhas Maurício

O que fazer e onde ficar nas Ilhas Maurício

O grande atrativo da ilha é mesmo a natureza, mas tem mais o que fazer e onde ficar nas Ilhas Maurício além dos resorts.

Claro que ficar em um resort é tudo de bom – e a grande maioria dos turistas que vão pras Ilhas Maurício faz só isso mesmo!

Curtir o resort e a praia é um programa tão bom, que dá pra tirar um descanso da bateção de perna costumeira das viagens ao exterior.

Neste post vou contar sobre alguns resorts e hoteis que a turma de brazucas expatriados na África já provou a aprovou – além de passeios que tem pra quem quer explorar a ilha além do hotel. Neste post contamos tudo sobre como chegar na ilha e outros ítens básicos.

Onde ficar nas Ilhas Maurício

Grande parte da concentração de turismo está no norte da Ilha Maurício. Aqui tem de tudo, resorts luxuosos, vida noturna, restaurantes, excursões para as ilhotas, gente e movimento. Isso não significa que você não pode encontrar pequenas pousadas por aqui, tem também.

Outro ponto bastante movimentado é o Oeste da Ilha, com os melhores locais para snorkelling e mergulho. Também tem muita infraestrutura.

O sul e leste da ilha são as partes menos populosas em termos de turistas. Oferecem um visual mais nativo e clima mais tranquilão.

As sugestões de hotéis são de amigos e também de leitores do blog. Todos são na beira da praia:

The Ravenala Attitude Hotel – este resort é todo aberto, não tem muros dividindo o recinto da praia, isso somado aos jardins do lugar dão um ar de liberdade. Viagem em família. O hotel oferece esquema de meia-pensão. Bom custo benefício com diárias à partir de 140 USD.

Outrigger Mauritius Beach Resort –   Tdos os quartos tem vista para o mar. O resort tem também restauratens, piscinas e spa – além de uma área supervisionada para crianças e parquinho. Viagem com crianças pequenas. Diárias à partir de 200 USD.

Zilwa Attitude – é um resort novo, na época que o Fabio foi tinha recém-inaugurado. É um resort bem legal com praia particular, ficaram hospedados em chalé e o hotel oferecia muitas opções de lazer. Viagem em casal. Diárias à partir de 250 USD por casal.

Shangri-La’s Le Touessrok Resort & Spa – este resort tem 5 restaurantes, 3 bares, campo de golf, piscina, spa e pasmém – ilha privativa para os hóspedes. Viagem de luxo. Diárias à partir de 350 USD.

Principais praias nas Ilhas Maurício

NORTE

Grand Baie – principal praia do norte da ilha, o agito fica aqui. Maiores resorts, restaurantes, bares e etc.

Trou aux Biches e Mont Choisy – duas praias vizinhas umas das outras e que são mais tranquilas que Grand Baie. Trou aux Biches tem mais opções de restaurantes, além do mar ser bem tranquilo, bom para ir com crianças.  Mont Choisy tem vários centros de mergulho da PADI, onde você pode tirar sua certificação.

Pereybère – segunda cidade mais desenvolvida do norte na ilha depois de Grand Baie, um misto de agito com sossego. Nesta praia também está um artista que a 10 anos faz esculturas de areia na praia. Também tem operadoras de mergulho.

LESTE

Flic en Flac –  uma das praias mais famosas das Ilhas Maurício, tem os melhores pontos de mergulho e também snorkelling – por ter lagoas de água rasa. É também movimentada em termos de resorts e restaurantes.

Le Morne – praia um pouco mais afastada, frequentada mais por turistas do que locais. Excelente para kit surfe. Tem uma vista linda, pois fica próxima à Montanha Le Morne, que pode ser vista da praia.

OESTE

Belle Mare Plage – uma das praias mais bonitas da ilha segundo o The Telegraph. Aqui está o sítio de mergulho mais famoso da ilha, o The Pass. A brisa faz com que esta praia seja propícia para kite surfe e vela.

SUL

Blue Bay – esta praia é frequentada por turistas, mas também pelos locais da ilha. Boa para snorkelling.

O que fazer nas Ilhas Maurício

Além de curtir as praias e resorts, a ilha tem muitas opções de passeios para quem quer explorar um pouco mais.

Nadar com golfinhos

Nadar com golfinhos é inesquecível! A visibilidade é absurda, o mar é raso e eles são curiosos e aproximáveis, então o barco chega bem perto do cardume e você salta com pé de pato e máscara e nada perto deles. O legal é que não é como Orlando – que você entra em um tanque – aqui você é quem vai até o habitat natural deles. O passeio pode ser organizado com a Dolswim. Eles também fazem excursões para observar baleias.

A Dolswim é recomendada pelo Lonely Planet como uma operadora sustentável. Muitas operadoras estressam os animais e interferem na vida e atividades deles. É importante não tocar, irritar ou estressar os golfinhos. Respeite sempre a natureza.

Passeios nas ilhotas de Maurício

Île des Deux Cocos – esta ilha particular já foi usada por um ministro inglês para entreter seus convidados. Hoje é possível visitar através de passeios privados (como este aqui) ou organizar através do Hotel Lux. Aliás, este hotel é uma super recomendação de luxo para se hospedar!

Île aux Cerfs – é muita areia e sol para todos, são 4 km de praia linda de viver. É possível chegar de “taxi marítimo” , leva entre 15 a 30 minutos dependendo da embarcação e custa por volta de 500 rupees. Na praia de Trou d’Eau Douce tem um ferry das 8-17hs. Outra opção é fazer um passeio de catamarã com almoço e bebidas all-inclusive. Custa por volta de 200 reais por pessoa, detalhes aqui. O passeio também pára para mergulhar na lagoa da ilha e visita às cachoeiras.

Île aux Aigrettes – aqui você encontra pombos cor-de-rosa e tartarugas gigantes, as últimas da espécie do Oceano Índico. Em 1985 o governo começou a “limpar” a ilha de espécies não nativas, como ratos e gatos; e também começou um trabalho de re-introdução e preservação de espécies nativas. Este passeio é para fugir do lugar comum da praia e visitar estes animais em su habitat natural. O passeio inclui uma visita à vila histórica de Mahébourg e ao Museu de História Natural. Custa 170 reais por pessoa e dura 8 horas. Detalhes neste link.

Curso de mergulho nas Ilhas Maurício

É possível fazer mergulho com tanque, mesmo se você não tem a carteirinha de mergulhador da PADI. Neste passeio, você faz um curso de 1 hora na piscina e depois vai pro mar com o instrutor, para mergulhar até 12 metros de profundidade em Grand Bay. Esta atividade não é para tirar a carteira de mergulho, mas a atividade fica registrada na PADI e o dia que você fizer a certificação, já terá esta atividade no seu histórico de mergulho. Informações completas do passeio neste link.

Operadoras de Mergulho

A lista de operadores é enorme! São 28 operadoras e estão em quase todo canto da ilha. Veja a lista completa aqui no site da PADI.

Região Central de Maurício

Os negócios estão concentrados em Ebene e Port Louis. Tem alguns shoppings na região central e tem um Waterfront em Port Louis – o Caudan. Ele não é tão grande e bacana como o de Cape Town, mas não deixa de ser uma opção para passear.

Região Sul de Maurício

Essa região é mais selvagem, tipo mata e floresta. É uma região menos explorada pelos turistas, mas não deixa de ser bela. Tem um passeio guiado que é um dos mais procurados pelos turistas que se aventuram para este lado. O passeio todo dura 10 horas, visita a cachoeira Chamarel, degustação de rum, conhecer as tartarugas gigantes, o lago sagrado de Grand Bassin e outros pontos. Inclui almoço e custa 95 euros por pessoa. Detalhes aqui.

Passeios para fazer com crianças nas Ilhas Maurício

Quem é pai/mãe sabe que a melhor coisa para uma criança é sol, mar e areia! Põe os bichinhos pra correr solto o dia todo que com certeza você terá uma linda noite de sono! Mas além do brincar livre na natureza, muitos resorts oferecem espaço kids e até serviços de babysitting.

Outras opções de passeios são:

Casela World of Adventures – um parque temático que respira aventura. É possível fazer um mini safari, andar de kart, andar de quadriciclo, andar de camelo, pony ou cavalo, pescar trutas, ir ao cinema 4D, interagir com filhotes de leões, escer de tiroleza… tem coisa pra caramba pra fazer! Veja no link do parque os preços da entrada e atividades cobradas à parte. Pra quem quer sair do Brasil com tudo organizado, pode comprar este passseio aqui que inclui a interação com leões.

Aquário – este aquário é feito com água reciclada do mar e tem 5 prédios principais rodeados por jardins. É possível também alimentar as tartarugas. Aberto de seg a sáb das 9-17 e domingo das 10-16.

Île aux Aigrettes – passeio onde as crianças podem encontrar as últimas espécies da tartaruga gigante do Oceano Índico em seu habitat natural.

Se Lança…
 
*Lindas fotos do Fabio Akira!
 

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Como viajar para as Ilhas Maurício
Viajar para a África do Sul – Post Índice
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Turistando em Joanesburgo
Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo
 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

 

Comentários

comments

06 Comments

  1. Dudu

    Que demais, Tati!!!
    Você já foi para as Ilhas Maurício!!!
    Quero muito ir.
    Lindas fotos!

    Responder
    • Tati Barro

      Ei Du, que bom te ver por aqui!! África é tudo de bom né?! Eu só penso em maneiras de voltar!

      Responder
  2. Lina Felicio

    Oi Tati
    E a vida noturna na ilha? O que você sugere?

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Lina, pra falar a verdade, eu já tô na fase praia com criança pequena 😉
      Mas olha só, dei uma pesquisada e li recomendações sobre o Les Enfants Terribles em Grand Baie ou o bar na beira da praia, Beach House.
      Abraço!

      Responder
  3. Lina Felicio

    Obrigada Tati!!
    E sobre restaurantes, não tenho ideia do que comer lá. Chegamos amanhã.

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Lina, a comida é bem gostosa, a culinária local chama-se Creole, mistura de comida africana com francesa. Experimente os currys e temperos locais, uma delícia. Muito peixe e frutos do mar é claro! Esse bar Beach House que te passei também é restaurante.
      EU sempre gosto de ver a lista de restaurantes no Trip Advisor, o que a galera tem comentado, ajuda muito, olha aqui: https://www.tripadvisor.com/Restaurants-g293816-Mauritius.html
      Abraços!

      Responder

LEAVE A COMMENT