O que fazer em Estocolmo
Europa Suécia

O que fazer em Estocolmo

Nossos passeios e dicas de o que fazer em Estocolmo foram recomendados por amigos que moram na cidade, então nós conseguimos ver bastante coisa legal e descobrir algumas dicas exclusivas!

Estocolmo é uma cidade surpreendente, sei que é bem longe, mas vale a pena ir até lá.

O que fazer com 3 dias em Estocolmo

Região Central

Stadshuset – prefeitura. Queríamos subir para visitar a torre, pois dizem ter uma vista linda da cidade, mas estava fechado. De qualquer maneira valeu o passeio até lá, é um prédio bonito. O mais interessante é fazer o tour guiado pela prefeitura que custa 110 sek por adulto, nós não quisemos entrar pois o orçamento estava apertado, mas veja que experiência bacana do Blog Cumbicão neste tour.

o-que-fazer-em-estocolmo-prefeitura

Rua Drottninggatan – significa Rua da Rainha, é um calçadão de pedestres com diversas lojas.

Gamla Stan – significa em sueco, cidade antiga. É onde Estocolmo começou, uma pequena ilha no meio da cidade por onde você chega caminhando pelas pontes. Sugiro começar seu passeio na cidade por aqui, caminhe pelas ruas e vielas.

O que mais ver e fazer na Gamla Stan:

Palácio Real (Kungliga Slottet) e a Catedral de Estocolmo (Storkyrkan) – Ambos os edifícios ficam na mesma praça. É possível visitar o palácio, custa 160 sek por pessoa. Visita na Catedral custa 60 sek. Eu não quis entrar em nenhuma das duas, achei bem caro, só conheci por fora mesmo.

Praça Stortorget – o local mais fotografado da Gamla Stan são essas casinha coloridas na rua inclinada, onde também fica o Museu do Nobel. Bem linda a praça!

Café Stern Sture – este café está situado em uma antiga prisão medieval, cuja caverna tem 700 anos!  Tomamos uma cerveja por 40 sek. Endereço: Trångsund 10.

o que fazer em estocolmo gamla stan

Loja de doces Polkagris Kokeri – passei aqui por recomendação do Blog Malas e Panelas. É uma loja bem fofa onde fazem Candy Canes – aquela bengalinha branca e vermelha de natal. É bonita, mas pra mim não era novidade e acabei nem levando nada da loja. Endereço: LIlla Nygatan 10.

o que fazer em estocolmo mapa pelo centro

Bairro Ostermalm

Birger Jarlsgatan – rua das compras caras e lojas chiques, desde as tradicionais Hèrmes, Louis Vuitton, etc à lojas butiques de estilistas novos. Ande por essa rua e as outras ao redor.

Saluhall – mercado municipal com stands de comidas de alto nível, operando desde 1888. O prédio original estava em reforma quando fomos, porém ao lado foi construído um galpão temporário para abrigar os restaurantes. A estrutura temporária dos suecos parece coisa fixa, é brincadeira o capricho do lugar. Em abril de 2018 o mercado voltará para o prédio original – que por si só é uma atração turística. Nós compramos wraps para um piquenique um dia, e em outro dia voltamos para tomar um café com o tradicional kannelbrunnen – o pão doce de canela. Experimente também a versão com cardamomo, ainda mais gostaosa que a original! (veja neste post outras guloseimas que você tem que provar na Suécia!)

Bairro Södermalm

É o bairro boêmio da cidade. Vale a pena vir pra cá no fim da tarde e apreciar a vista panorâmica do Mosebacke e em seguida virar à esquina e ver a obra recém pintada dos Gêmeos (endereço: Fiskargatan 9).

Depois escolha algum barzinho pra fazer um Happy Hour, nós fomos no Hirschenkeller – um local que tem cerveja mais barata que os bares vizinhos (+- $40 sek).

Em seguida jantamos almôndegas suecas no tradicional Aktiebolaget Kvarnen ($500 sek para 2 pessoas) e finalzamos a noite tomando drinks (+- $150 sek o drink) e apreciando a vista da cidade do Himlen, que fica no vigésimo sexto andar. Isso tudo com a pequena de 2 anos a tiracolo, eita bichinha boazinha 😉

Comece a jornada pela estação de metro Slussen

Museus em Estocolmo

Estas duas atrações estão na mesma Ilha, antes de chegar lá, caminhe pela Strandvägen – um calçadão na beira da água que tem uma vista linda.

Museu Vasa – este museu é um dos mais diferentes que já conheci. Ele abriga um antigo navio que deixou a orla em 1628, navegou por alguns minutos e afundou. Foi resgatado em 1961, depois de 333 no fundo do mar! O navio foi restaurado e está aberto ao público.

Achei o máximo ver o Vasa, ouvir a história de como ele foi construído, como ele afundou e foi achado depois de anos perdido. Vale super a pena! A primeira coisa a fazer dentro do museu é assistir o vídeo que conta essas histórias, assim você poderá aproveitar melhor a “exposição.”

Entrada custa 130 SEK por adulto, crianças até 18 anos não pagam. Endereço: Galärvarvsvägen 14 na Ilha Djurgården

o que fazer em estocolmo museu vasa

Junibacken – esta é a melhor atração da cidade para crianças, minha pequena simplesmente amou. É uma espécie de mundo encantado da literatura infantil sueca. Tem vários cenários que foram imaginados ou extraídos destes livros, como casas, avião, padaria, loja de ouro, tudo muito bem montado. Tem também um passeio de “trem”, onde você se senta em um banco que voa sobre maquetes e vai ouvindo as histórias contadas na caixa de som. Não tem português, ouvimos em inglês. Foto abaixo do café para terem idéia da fofura de lugar. Este local vale a visita, apesar do preço salgado. Pagamos 450 sek para 2 adultos e 2 criança.

o que fazer em estocolmo junibacken

Arquipélagos de Estocolmo

A cidade é rodeada de vários ilhas, ilhotas e pedras – totalizado quase 30.000! – cada uma com seu charme especial. Nós conhecemos Vaxholm, conhecida como a capital dos arquipélagos. É uma ilha pequena e idílica. Lá tem cafés, restaurantes, lojinhas e natureza. Foi um passeio de meio dia, saímos no barco da 10:00 e voltamos de ônibus às 14:00. Site oficial aqui.

o que fazer em estocolmo arquipélagos

Outras dicas de turismo em Estocolmo

Metrôs de Estocolmo – os metros de Estolcomo são super interessantes, como acabamento meio rústico e muitas vezes super artísticos. Tem algumas estações famosas como a Solna (abaixo) e Kingstrumgarden. Quando estiver se locomovendo pela cidade subterrânea, pare um pouquinho para observar!

o que fazer em estocolmo metro solna

E o que mais tem pra fazer em Estocolmo?

Pra quem tem mais tempo na cidade, segue uma lista com mais  sugestões:

  • Museus: Nordiska museet, Fotografiska, Museu a Céu Aberto Skansen
  • Parque de diversões Grona Lund/Tivolli – onde rolam vários shows no verão.
  • ¨Zoologico¨ Skansen – com alguns animais nativos da Suécia, área infantil com playground, parquinho de diversão e diversas atividades
  • Drottningholm Palace, patrimônio da Unesco e moradia oficial da familia real sueca. Fica na ilha de Ekerö.

Vale a pena incluir Estocolmo em seu roteiro europeu, nós adoramos a cidade!

Se Lança…

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
3 guloseimas que você tem que provar na Suécia
Roteiro de 2 dias em Viena com Crianças Pequenas
1 dia em Zagreb, a capital da Croácia
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT