Pra quem já sabe onde ficar em Lisboa ou pra quem quer apenas saber o que fazer em Lisboa, esse guia rápido de cada bairro vai te ajudar a aproveitar quase tudo o que a cidade tem a oferecer.
Pra começar, compartilho com você o mapa de Lisboa com seus principais bairros, assim você já pode ter uma ideia de como a cidade se distribui.
Diferente das grandes capitais Européias onde além dos bairros, há muitos monumentos grandiosos para se visitar, em Lisboa, é nos bairros que está todo o charme da cidade.
E pra ilustrar quão charmosa é Lisboa, trago esse mapa do blog Milk With Mint:
O que fazer em Lisboa: bairro Príncipe Real
Um dos bairros mais “cool chics” de Lisboa hoje em dia. Bem localizado entre o Chiado, o Largo do Rato (acesso ao metro Rato), Santos e Lapa. Para ir até o Baixa/Chiado, basta ir descendo se perdendo entre uma ruazinha e outra até chegar ao centro.
- Tomar um solzinho no fim de tarde na Praça do Jardim do Príncipe Real.
- Passear pelas lojinhas bacanas que estão próximas a Praça do Jardim do Príncipe Real, como a Embaixada Concept Store e a Benamôr.
- Andar pelo Jardim de São Pedro de Alcantara e parar para contemplar as vistas de lisboa no miradouro.
- Fazer uma foto bem lisboeta com o bondinho da Glória na Rua da Glória (ao lado do miradouro).
- Passear pelo Jardim Botânico de Lisboa (entrada 3€) e depois comer uma das delícias vegetarianas/veganas do Naked Café.
- Pra comer: Tapisco, Cevicheria ou pros mais abastados, no Decadente.
- Pra beber: Gin Lovers ou The Insólito (fica no rooftop do hotel The Independente).

O que fazer em Lisboa: Bairros Santos, Lapa, Estrela e Campo de Ourique
Santos, Lapa, Estrela e Campo de Ourique, são os bairros onde moram os “locais” de Lisboa. Sabe aquela lisboa cheia de casinhas com azulejos na fachada? Nesses bairros é um festival, uma seguida da outra.
Esses bairros tem muitas ladeiras, na rua você vai cruzar com vários senhorzinhos de idade subindo e descendo ladeiras com maestria, então prepara os gambitos e força!
São bairros de fácil acesso pelos bondes 25 e 28. O bonde 28 é, inclusive, a rota de bonde mais clássica de se fazer em Lisboa.

Os bairros Lapa e Santos são beeem residenciais, mais pra quem gosta de andar e ficar vendo os prédios e as fachadas de azulejos fofos. Fora isso não há muito mais o que fazer. Então abaixo vou colocar algumas dicas do Jardim da Estrela e do Campo de Ourique, que além de serem residenciais, tem muita coisa nova legal acontecendo.
O que fazer no Jardim da Estrela:
- Se você pegar o Bondinho 28, cole os olhinhos na janela pra ver o bairro da Estrela pelo bonde.
- Tomar um café da manhã ou faça um brunch no Fauna&Flora, na Rua da Estrela 33.
- Passear pelo Jardim da Estrela (gratuito)
- Conhecer o brechó Reuse, bem na frente do Fauna&Flora.
- Passear e admirar o prédio da Assembleia da Republica.

O que fazer no Campo de Ourique:
- Conhecer a Maria Granel, lojinha de produtos sustentáveis e a granel.
- Comprar uma canga na Futah, que fabrica cangas de praia de uma qualidade muito diferente a que estamos acostumadas nas nossas praias.
- Provar o croissant do Moço dos Croissants.
- Fazer um brunch no Amélia, que junto com o Nicolau e o Basílio formam o trio mais doglover de Lisboa.
- Tomar um café da manhã na Padaria da Esquina. Não deixe de provar o queijo São Jorge.
- Jantar no Mercado Campo de Ourique. Esse mercado é a versão “local” do TimeOut Lisboa. Sempre tem musica ao vivo e uma atmosfera muito especial nesse lugar.
- Conhecer a Casa Fernando Pessoa, na rua Coelho da Rocha 16.
- Provar o Pastel de Nata vegano do Vegan Nata.
- Pra quem come peixe, a Peixaria da Esquina merece sua visita.

O que fazer em Lisboa: Bairro Alto, Chiado e Cais do Sodré
Bairros onde o turismo e a balada moram ao lado. Se sua preocupação não for barulho e ruas cheias, dá pra encarar.
São os bairros mais boêmios, com bares e restaurantes mais tradicionais. O Lisboeta real oficial não vai pra lá.
O que fazer no Bairro Alto/Chiado/Baixa Chiado:
- Tire uma foto clássica com o bondinho da Bica na rua da Bica.
- Na rua Garret passe pela Livraria Bertrand, a livraria mais antiga do mundo em funcionamento.
- Na mesma rua, tire uma fotinha com a estátua de Fernando Pessoa em frente ao centenário Café à Brasileira.
- Visite a Igreja e Convento do Carmo. A igreja foi destruída no terremoto de 1755 e nunca foi restaurada. É a principal igreja gótica de Lisboa e uma viagem no tempo a céu aberto.
- Não deixe de visitar a lojinha vintage mais linda de Lisboa, a Vida Portuguesa.

- Fazer uma tatuagem no El Diablo Tattoo Club ;)~
- Caminhar pela Pink Street de dia pra tirar foto e de noite pra tomar drinks.
- Pegar uma baladinha na Pensão do Amor que fica no número 19 da rua do Alecrim. Também há entrada pela Pink Street.
- Comer ou tomar um café no Nicolau ou no Basílio.
- Conhecer a marca de cosméticos lisboeta Benamôr.

O que fazer no Cais do Sodré/Alcântara:
- Tomar café da manhã ou almoçar no restaurante vegano O Botanista. É maravilhoso. Juro!
- Comer no Time Out Lisboa. Os 4 restaurantes ao fundo do mercado, são dos chefs mais famosos de Portugal. Os preços são super acessíveis. Um lugar pra ir pelo menos umas 3 vezes durante sua estadia na capital.
- Passear e fazer uma foto bem linda na Praça do Comércio.
- Ver um por do sol no Cais do Sodré ou no Quiosque Ribeira das Naus.
- Comer uma pizza no recém inaugurado Lupita Pizzaria. Os donos são brasileiros, o restaurante é bem pequeno com uma decoração de interior bem minimalista. A pizza é uma das melhores que comi na vida. Não deixe de pedir um pedaço de cheesecake de sobremesa. É o cheesecake dos cheesecakes 😋
- Ir no LX Factory, uma antiga fábrica de tecidos de 1846 que hoje se transformou em uma ilha criativa para empresários e turistas. Lojas, bares, restaurantes, espaço de co-working. Tem de tudo. Pra passear e se inspirar. Não deixe de conhecer: Organii, loja de cosméticos 100% orgânico, a Benamôr, loja de cosméticos portugueses que abriu sua 3ª loja em Lisboa no LX, a livraria Ler Devagar e o bar Rio Maravilha para uns drinks e pica pica. Vistas incríveis do Tejo e da ponte 25 de Abril. Vibe bem xóvem.

O que fazer em Lisboa: bairro Alfama
Tudo o que o bairro da Alfama tem de charmoso tem também de difícil acesso. Prepare as pernas para altas ladeiras.
O que fazer na Alfama:
- Subir até o Castelo de São Jorge. O site oficial não vende entradas online e por isso há sempre muuuita fila. A entrada custa 10 euros. Se tiver a fim de investir um pouco mais e perder menos tempo, compre online pelo Get Your Guide e ganhe ainda uma introdução de 15 minutos sobre o Castelo. Custa um pouco mais caro mas você perde menos tempo e recebe mais informações.
- Entre na Igreja da Sé.
- Descanse no Miradouro de Santa Luzia.
- Passear pela famosa Feira da Ladra. Objetos novos, usados, souvenirs típicos, tem de tudo e mais um pouco. Acontece todas terças e sábados no Campo de Santa Clara, das 10h às 16h.
- Caminhar e se perder pelas ladeiras da Alfama.
- Tirar fotos das roupas penduradas na janela.
- Ver um fado. O Parreirinha da Alfama é, desde os anos 50, uma referência no mundo do fado. Aberto de 3ª feira a Domingo. Ligar ou mandar email para fazer reserva.

O que fazer em Lisboa: bairro Belém
Belém é bairro das embaixadas e fica mais afastado do centro turístico de Lisboa. Ainda assim, é um bairro super turístico, já que é onde temos o famoso Pastel de Belém. E mais…
O que fazer em Belém:
- Obviamente comer o verdadeiro pastel de Belém na Pastéis de Belém. Literal, não? A fila de Take Away é grande mais é super rápida. Sentar pra comer lá no café exigirá um bocadinho de paciência.
- Ver por fora ou entrar no Mosteiro dos Jerónimos. Assim, óh, de verdade, acho que por fora já tá de buenas. É bonito, mas não é imperdível. Dentro está o túmulo do Fernando Pessoa. Entrada 10 euros na hora (perdendo muito tempo em fila) ou 12 euros sem fila pelo Get Your Guide.
- Depois do Mosteiro, ir caminhando até o monumento Padrão dos Descobrimentos. Tem gente que sobe, eu não achei necessário. A entrada custa 6 euros e pode ser comprada na hora, não há muita fila.
- Seguir caminhando até a Torre de Belém.
- Pra almoçar: no prédio do Museu Coleção Berardo almoçar no restaurante Este Oeste, que oferece pizza, sushi e lindas vistas pro Tejo. Conhecer o museu vale super a pena também. Outra opção de almoço na região é o Queijadas de Belém.

O que fazer em Lisboa: bairro Parque das Nações
O Parque das Nações é uma região super moderna e nova de Lisboa. É certo que está muiiiito longe dos principais pontos turísticos e você vai acabar perdendo muito tempo de deslocamento, porém cada vez mais, o Parque das Nações oferece mais atrações aos turistas, além de shows, feiras e shoppings.
O que fazer no Parque das Nações:
- Aprecie as vistas do Tejo no 16.º do Sky Bar no Hotel Tivoli Oriente.
- Conheça a loja EcologicalKids e descubra um mundo verdíssimo de fraldas reutilizáveis, toalhitas, material descartável, acessórios para a praia e brinquedos eco pros pequenos.
- Todo sábado de manhã rola a feira Agrobio junto à Torre Vasco da Gama.
- Veja o Parque das Nações das alturas do teleférico Telecabine Lisboa. São 30m de altura com trechos que passam por cima do Tejo, por apenas 6 euros ida e volta.
- Visite o Oceanário de Lisboa, um dos maiores e mais visitados da Europa. Um bom programa para fazer com crianças. A entrada custa 19 euros pelo Get Your Guide.
Dicas extras que podem te salvar turistando por Lisboa:
Para se locomover pagando mais barato do que taxi use qualquer um desses apps: Kapten ou Bolt. Dentro desses apps vira e mexe rolam cupons de desconto.
Já ouviu falar em TukTuk? É um triciclo elétrico bem comum nos países asiáticos para locomoção de passageiros. Pois bem, em Lisboa, a moda pegou forte. São inúmeros oferecendo serviço de passeio turístico em TukTuk. Em uma cidade que é pura ladeira, acredito que essa moda veio pra ficar.
Um passeio de tuk tuk turístico em Lisboa custa entre 70-90 euros e cabem até 6 pessoas.
Mais posts que vão te ajudar a planejar sua viagem por Portugal:
O que fazer em pouco tempo em Lisboa, dicas de uma Lisboeta
O que fazer no Porto
Melhores Praias de Cascais
O que fazer em Cascais
O que fazer com 2 dias em Coimbra Portugal
Como ir de Lisboa a Sintra: aquele bate e volta imperdível
Onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis
~ Se Lança ~