O que fazer em Nouméa

Ah Nouméa! Uma linda cidade pra se viver – mas fazer turismo já tá bom também. Veja neste post o que fazer em Nouméa, algumas sugestões de passeios e as principais atrações turísticas. Dicas de quem morou por aqui!

Neste post você vai ler:

Praias em Nouméa

As principais praias na cidade são:

  • Anse Vata – pequena extensão de areia, mar aberto, local de prática de windsurfe e stand-up paddle. Tem um lindo calçadão pra fazer caminhada. Tem dois espaços de ginástica a céu aberto, algumas mesas de piquenique, ducha de água doce e alguns banheiros químicos. Eu particulamente gosto de caminhar por ela, mas para tomar banho de mar não – pois tem MUITO vento.
  • Baie de Citron – a minha preferida para ir com as crianças. É uma baía e não costuma ter muito vento. A água é calma, é possível fazer snorkel (tem corais nas laterais da baía). É a praia mais frequentada por banhistas. Tem um posto de salva-vidas e duchas de água doce. Fica em frente a diversos restaurantes.
  • Praia do Meridien / Château Royal – água transparente, larga faixa de areia e um pier pra caminhar pra dentro do mar. Não tem muito estrutura.
  • Kuendu – é a praia mais longe. A água é tão calma que parece uma piscina. Lá é mais cheio durante os fins de semana. Tem uma linda paisagem ao redor. No local tem também o Beach Resort, onde é possível nadar nas piscinas e tobogãs pagando por hora.
Taxi Boat, Praia de Anse Vata e Kuendu Beach

Ilhotas perto de Nouméa

Dediquei um post especial só para explicar tin tin por tin tin sobre as ilhotas perto da cidade de Nouméa: Ilhotas perto da Nouméa

É possível fazer passeios de um dia nas ilhas, onde se encontra excelentes regiões para snorkel. Algumas ilhas tem infra-estrutura e outras não. As ilhas mais fáceis de chegar são a Ilôt Canard e Ilôt Maître. É só pegar um taxi-boat na praia de Anse Vata e pronto. E não precisa se preocupar com infra, nessas duas ilhotas tem restaurantes e infraestrutura pra passar o dia. Veja o post para saber mais sobre cada ilha.

Parques e Mirantes

Ouen Toro – uma montanha ao sul da cidade onde em seu topo tem um canhão e linda vista de 360 graus da cidade. Na montanha tem também diversas trilhas pra fazer. As trilhas são em geral fáceis, os moradores da cidade vão lá inclusive para fazer caminhada. Além disso, ao lado do estacionamento, tem uma área de onde é possível ver o por do sol. Também muito frequentado pelos locais para fazer piquenique.

Parque Zoológico e Florestal – É um dos meus lugares preferidos na cidade pela paisagem e tranquilidade. O forte do parque é a natureza, são pedaços de floresta típica da Nova Caledônia onde você pode entrar pela trilha, ou então se manter no asfalto principal. Tem também uma rota panorâmica que dá vista para o mar. Ótima opção para caminhada. Entrada custa 600 francos e criança paga meia.

Parques Infantis – são inúmeros parques infantis espalhados pela cidade. O maior deles fica próximo à praia do Meridien. Lá tem brinquedos para todas as idades, e uma ótima opção de lazer para as crianças. Leia mais sobre os parquinhos nesse post: Nouméa com crianças: melhores passeios.

Museus e atrações em Nouméa

Aquário de Nouméa – um pequeno aquário localizado entre a praia de Anse Vata e a Baía de Citron. No aquário é possível conhecer as espécies de corais da ilha assim como outros peixes. Na parte externa tem um tanque onde as tartarugas são cuidadas. O principal objetivo do aquário é oferecer à população o conhecimento sober as espécies da ilha, além de trabalhar com educação e pesquisa. A entrada custa 1500 francos por adulto e criança paga meia.

Centro Cultural Tjibaou – esse centro cultural conta a história e costumes do povo Kanak. É um lugar muito bonito, com jardim e museu. A arquitetura do lugar em si é uma atração também. Houve uma competição entre arquitetos para desenvolver o melhor projeto. Uma vez por mês tem uma feira livre e a entrada é grátis.

Museu Marítimo – como diz o nome, é um museu sobre navios, navegação e a história do mar com a ilha. Conta sobre as migrações em navios, a guerra, tem exposições de equipamentos de navegação e muitas fotos. O museu é todo interativo, um ótimo lugar para levar as crianças.

Outros museus são: Musée de la Ville de Nouméa, Musée de la Nouvelle Caledonie e Musée de la Seconde Guerre mondiale

* O Museu da Nova Caledônia está fechado para reforma já tem quase 1 ano. Verifique antes de ir se reabriu ao público. 

Outros pontos turísticos

Marché de Nouméa – é o famoso “mercado municipal”. É lá que se encontra a maior variedade de frutas e os peixes frescos. Tem venda de flores, tem um café, muitas barracas de artesanatos e aos fins de semana tem até uma musiquinha. Aos sábados e domingos fica bem cheio, durante a semana é mais frequentado pelos locais que fazem a feira.

Place des Cocotiers – uma praça no meio da cidade cercada de coqueiros e com um coreto no meio. Lá tem também um café. Apesar de ser um dos cartões postais da cidade, honestamente não tem muito o que ver ou fazer.

Centro de Nouméa e Chinatown – ao redor da praça, tem a Rue D’Alma que é a rua das compras. É a rua mais arrumadinha. Ao lado contrário, tem a Chinatown, que tem uma entrada bonita – mas as lojas são mais de bugigangas mesmo.

Onde ficar em Nouméa

Já saiba que os hotéis em Nouméa não tem café da manhã incluso e poucos tem internet grátis. DIto isso, seguem minhas recomendações:

Onde ficar em Anse Vata

Ramada – hotel com apartamentos e infraestrutura de cozinha. Eu fiquei aqui quando cheguei na cidade. Não é luxuoso, mas é muito bom! A piscina também é linda. Eu recomendo.

Hilton – apartamentos modernos com linda vista pro mar! Super bem localizado.

Nouvata – opção para quem só quer um quarto, não apartamento em Anse Vata. É um pouco mais simples que seus vizinhos e tem melhor preço.

Onde ficar na Baía de Citron

Casa del Sole – local por onde morei durante minha estadia no país. Tem apartamentos mobiliados de 1, 2 ou 3 quartos. É muito bem localizado, mas confesso que a manutenção poderia ser melhor, ele deixa a desejar.

Beauarivage – hotel duas estrelas, o mais em conta perto da praia! É em frente mesmo, só atravessar a rua.

Outros hotéis em Nouméa

Meridien, Chateau Royal são resorts ao pé da praia. Gondwana no centro da cidade.

 

🚑 Atenção: veja aqui um post sobre Seguro de viagem Internacional e vá pra Nova Caledônia sem preocupação.

Leia mais um post:

Ilha dos Pinhos na Nova Caledônia
Ilot Maitre, ilhota perto de Noumea
Noumea com crianças, melhores passeios
Hotel perto do Aeroporto de Auckland
15 dicas para uma viagem segura e saudável
7 dicas para tirar lindas fotos de viagem com o celular

 

~ Se Lança ~

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.