O que fazer em Rovinj (Rovigno) na Croácia
Croácia Europa

O que fazer em Rovinj (Rovigno) na Croácia

Rovinj é um cidade de praia no norte da Croácia, na região da Ístria. É um destino muito frequentado por europeus no verão, mas nem tanto por brasileiros que preferem o sul da Croácia. Nest post falaremos sobre o que fazer em Rovinj (Rovigno) na Croácia.

Nós ficamos 6 dias em Rovinj, viajamos em Agosto e estava um fervo. O principal objetivo dessa viagem era descansar e passar tempo com amigos, mas mesmo assim deu pra conhecer um pouco da cidade antiga, além de tomar cerveja e se esticar na praia.

O que fazer em Rovinj

Em Rovinj tem a parte antiga da cidade e também as praias para visitar. É também um ótimo destino para mergulho, snorkel, andar de caiaque, pedalar e escaladas.

Cruzeiro para ver golfinhos – Excursão de barco pra ver o pôr do sol em volta do arquipélago de Rovinj. O passeio custa 20 euros e sai no fim da tarde. Inclui petiscos e refrescos. É um passeio bem bonito onde se tem uma vista linda da cidade e a chance de ver a vida marinha local. Compre antecipado aqui.

Praias – as praias são todas de pedras. Se quiser praia de areia na Croácia, tem que ir ao sul do país. A água é super transparente e a temperatura muito gostosa, excelente pra nadar. O que pega mesmo são as pedras. Como europeu já é acostumado, eles vão com umas sapatilhas de praia – vende na Decatlhon. Nós não tínhamos, mas se vai ficar muitos dias, recomendo.

Na cidade antiga não tem praia – e até dá pra caminhar da cidade pra praia, mas é uma pernada. Nós optamos por nos hospedarmos do lado da praia e irmos na cidade no fim do dia para jantar ou tomar sorvete. Ficamos na região chamada Borik.

Borik

O que ver na cidade antiga de Rovinj

Igreja de Santa Eufêmia – essa é a Igreja que se vê de longe, sua torre se sobressai à toda ilha. Ela fica morro acima, mas não é difícil de chegar. Lá do alto também se tem uma vista bonita do mar. De estilo barroca, foi restaurada entre 1725 e 1736.

Vielas – o espaço limitado na penísula fez com as contruções fossem todas estreitas e com espaços pequenos para transitar. Por isso mesmo carro é limitado na cidade antiga, tem que deixá-lo nos estacionamentos públicos (mas pagos) na proximidade e entrar a pé.

Rua Grisia – é a principal rua da cidade para compras; com lojinhas de souvenirs, butiques e galerias de artes. É toda de pedra com escadas pra caminhar, rua somente para pedestres, é uma das mais famosas pra conhecer.

Praça Marechal Tito – É nesta praça que está a torre do relógio, o primeiro hotel moderno (hotel Adriatic), uma pequena fonte de água e o arco Balbi.

Andando pela cidade antiga de Rovinj

 

Onde ficar em Rovinj

Rovinj é uma excelente cidade para fazer de base na Ístria e explorar a região. Nossas sugestões:

Hotel Katarina – este é um dos hotéis mais famosos da cidade, pois está em uma ilha particular e tem uma linda vista para a cidade. O legal é que não é dos mais caros, é 3 estrelas com diárias à partir de 130 USD. Tem bastante atividades e parquinho pras crianças. Só é acessível por barco.

Family Hotel Amarin – este hotel é na beira da praia e tem piscina, parquinho, academia, salão de jogos – um resort bem completo pra curtir as férias. É o tipo de lugar que você fica pra curtir praia e hotel. Diárias à partir de 130 USD na baixa temporada.  Está a 4km do centrinho de Rovinj.

Hotel Angelo d’Oro – excelente opção pra quem quer ficar na cidade, este hotel é uma gracinha. Mas saiba, que não tem praia na cidade, é uma opção pra quem quer curtir os restaurantes, vielas e clima histórico. Diárias à partir de 90 USD.

Veja aqui outras opções de hospedagem em Rovinj.

Como chegar em Rovinj

Nós estávamos de carro, recomendo alugar carro com a RentCars. Dá pra pagar em reais e evitar IOF, além de ser possível parcelar.

Quem não está de carro, pode optar por ir de ônibus. Tem 9 saídas diárias de Zagreb e o bilhete custa por volta de 150 kronas.

Outros passeios pela Ístria

Ilhas Brijuni – esta ilha data desde os tempos romanos, mas ficou famosa através do Tito, antigo e exótico líder Iugoslávo. Ele ganhou várias espécies de animais de presente de diferentes autoridades e foi juntando todos eles nesta ilha, então hoje tem um mini safari lá. Safari na Croácia? Pois é. As plantas que estão lá também são exóticas. Tem também um trenzinho turístico pela ilha, museu arquelógico, igreja. Outra excentricidade é o Cadillac de 1953 que o Tito usava na ilha – este carro está em frente à exibição do ex-líder onde podem ser vistas fotos dele com personagens bens distintos, desde Marilyn Monroe a Fidel Castro.

Como chegar nas Ilhas Brijuni

Tem excursões diárias saindo de Rovinj, Pula e Porec. Preste atenção no passeio que adquirir, tem alguns que são só um passeio panorâmico, ou seja, não param na ilha, só dão uma volta. É altamente recomendável comprar com antecedência, principalmente no verão. 

Mais detalhes podem ser vistos no site oficial do parque.

Este passeio aqui sai de Porec, custa 63 euros e inclui almoço, transporte até a ilha, entrada no parque e guia.

Outras dicas pra viajar na Croácia

Uma dica bacana é assistir o episódio de Brasileiros pelo Mundo que está na Netflix. O episódio da Croácia é praticamente todo sobre a região da Ístria e mostra muitas coisas bacanas pra ver perto de Rovinj e Pula.

Não se esqueça do seguro de viagem. Seguro de viagem é obrigatório na Europa! Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca! Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro!
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Leia estes posts também:

1 dia em Zagreb, a capital da Croácia
Lagos Plitvice com crianças pequenas
Um dia em Bucareste, Romenia
Roteiro de 5 dias na Grécia
Samaria Gorge em Creta, melhor hiking na Grécia
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?

 

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT