O que fazer no Porto
Europa Portugal

O que fazer no Porto

Tem muito o que fazer no Porto, a segunda maior cidade de Portugal. Nós gostamos muito de andar pelas vielas, no calçadão, no cais e principalmente dos restaurantes.

Como chegar no Porto

Nós voamos com a Vueling vindos de Barcelona, porém quem está em Lisboa, tanto pode ir de avião ou de trem. De trem são apenas 2 horas e 45 minutos e custa por volta de 25 a 30 euros dependendo do horário. Veja o site oficial dos Combios de Portugal.

São duas estações de trem no Porto, a São Bento – que fica no centro da cidade, e a Campanhã – de onde partem a maioria dos trens. Uma corrida de Uber da estação Campanhã até o centro fica mais ou menos 5 euros.

Locomoção dentro da cidade do Porto

Nós andamos muito à pé, utilizamos também o Uber. Outras opções são taxi e tuc tuc, aqueles carrinhos pequenos.

Tem também metrô na cidade, que é super bom, novinho e limpo! Tem uma linha que vai até o aeroporto, excelente opção. O bilhete do centro até o aeoroporto custa 1,95 euros. Os preços variam conforme as regiões que você anda, e tem também bilhetes com mais de um “título” – que é uma viagem. No site do metrô do Porto é possível planejar o percurso e ver preços.

Importante – apenas 1 título por cartão andante – ou seja – não pode comprar 1 cartão e passar duas vezes para duas pessoas – tem que ter dois cartões.

Onde ficar no Porto

É melhor ficar perto da região central, pois é possível andar a pé para vários lugares. Apenas atenção – tem algumas ruas do centro que não me pareceram muito seguras.

Nós ficamos um em apartamento do Air BNB no bairro Boa Vista, que foi uma boa escolha – pois não estava exatamente na região central, era mais tranquilo, e dava uns 20 minutos caminhando até lá. Veja neste link opções de hotéis neste bairro.

Pra quem quer ficar na região central, aconselho a procurar um hotel mais novo – ou até de rede. Veja a lista dos hotéis no centro aqui.

O que fazer no Porto

Tem muitas atrações turísticas na cidade do Porto, mas com 2 ou 3 dias, você consegue ver a maioria das coisas. Essa é a lista dos lugares que visitamos:

Região Central

Livraria Lello – realmente uma livraria linda, porém tivemos uma experiência horrível, pois estava lotadassa. Tinha por baixo umas 100 pessoas na livraria, ou seja, aquele passeio em livraria onde você degusta com calma os livros não existe. Entramos, demos uma volta, gastamos nosso voucher em um livro infantil e saímos o quanto antes. Custa 4 euros por pessoa pra entrar, este dinheiro pode ser usado como desconto na compra de livros – porém é 1 voucher por livro e o voucher só pode ser usado na compra de livro. PS – praticamente não tem opção de livro abaixo de 10 euros.

Caminhar no centro da cidade – aviso – caminhar pelo Porto não é fácil, são altos e baixos, muitas ladeiras e ruas íngrimes – então vá devagar, ou use transporte alternativo. Principais pontos: Rua das Flores, Estação de São Bento, Catedral da Sé, Palácio da Bolsa, Mercado do Bolhão e tantos outros prédios históricos e praças que verá caminhando pelo bairro.

Café Majestic – antigo café da cidade, famoso por seu interior elegante. Geralmente tem fila para entrar, mas não demora muito pois o salão é grande. Tomamos um café carioca – que é um expresso menos forte – e a tradicional rabanada. Uma rabanada custa 4,50 euros porém um prato com com 2 rabanadas custa 6 euros.

Museu da Marioneta – é um passeio de 10 minutinhos. Custa 2 euros por pessoa, só vale entrar se tiver passando pelo local ou gostar muito do assunto. A exposição conta com marionetes de programas portugueses, tem videos destes programas, um espaço para tentar manipular marionetes e ver como são construídas. Optei por este passeio porque estava com minha filha pequena e precisa de uma opção em dia de chuva.

Cais da Ribeira – um dos locais mais antigos da cidade, hoje é repleto de bares e restaurantes, além de muita gente caminhando na beira do Rio Douro.

Cais da RIbeira visto de Gaia

Ponte Luis I – não tem como não se deparar com esta linda e imponente ponte metálica na cidade do Porto. É por ela que se cruza para chegar à Vila Nova de Gaia. Passamos por ela dua vezes, uma vez por baixo e outra por cima. A ponte é parte do patrimonio mundial da humanidade.

Vila Nova de Gaia

Caminhar no calçadão de Vila Nova de Gaia – apesar deste calçadão estar ao outro lado do Rio Douro, logo depois da ponte, Vila Nova de Gaia é outro município. Neste passeio de pedestres tem restaurantes, bares, as famosas caves e tem também um pequeno parquinho para crianças. Além de uma linda vista da ribeira do Porto.

Caves de vinho do porto – na beira do Rio Douro estão as caves do vinho do porto. Cave é o local onde o vinho é levado depois de fabricado para poder envelhecer nos barris. As vinícolas estão na região do Douro. Tem várias caves na Av. Diogo Leite e Av. Ramos Pinto, alguns estão também mais pra dentro do bairro. Nós conhecemos as seguintes:

Ramos Pinto – escolhemos a Ramos Pinto para fazer o tour pelas caves e degustação porque segundo meu avô – Ramos Pinto é o melhor vinho do Porto.  O passeio dura meia hora, custa 10 euros por pessoa e tem degustação de 2 vinhos no final. Gostamos da experiência, a guia era muito bacana. Além da cave, visitamos o escritório de Adriano Ramos Pinto e vimos os cartazes de propagando da época.

Caves da Ramos Pinto

Espaço Porto Cruz – um lugar moderno de degustação de vinho do porto, museu, sala de exibição,  restaurante e terraço com vista de 360 graus. Mesmo se não for degustar o vinho, pode entrar e conhecer este espaço com conceito diferente das outras caves.

Espaço Porto Cruz

Foz do Douro

Foz do Douro – pegamos o icônico elétrico número 1 (um tram) até a Foz do Porto para ver o pôr do sol  e o local onde o Rio Douro e o mar se encontram. Para pegar o tram, o ponto esta em frente a igreja de sao francisco. Custa 3 euros por pessoa. Lá na foz tem um passeio de pedestres, farol e gramado.

Boa Vista

Mercado do Bom Sucesso – é o mercado gastronômico do Porto. É novinho, super organizado e com cara de moderno. Tem opções de pratos de comida, cafézinho e doces, cervejas e beliscos – pra todos os gostos. Não paga nada pra entrar.

Shopping Cidade do Porto – este shopping está bem ao lado do Mercado Boa Vista, é uma boa opção pra quem quer fazer compras.

Mercado Bom Sucesso

Passeio de Bate-e-Volta nas Vinícolas do Douro

Eu estava com muita vontade de contratar um passeio de 1 dia na região do Douro, mas estávamos com minha filha de 2 anos, e concluímos que não seria o passeio ideal para se fazer com crianças e acabamos desistindo. Mas vejam aqui a lista de opções de passeios – parecem bem legais. A maioria tem visita a 2 vinícolas, tem passeio de barco e param no mirante para fotos. Fica a dica!

Ou então, se quiser fazer o passeio por conta própria, pode alugar carro por 1 dia (link aqui) que fica mais barato. Só cuidar com àlcool e direção.

Onde comer no Porto

O Porto tem muitos restaurantes bons e nós temos alguns para recomendar. Adoramos esses 3 abaixo. As fotos podem ser vistas na galeria!

Cantina 32 – melhor atum selado ever, super macio. Estava tudo muito gostoso, ambiente rústico, meio industrial e todos muito prestativos. Por fora parece só uma portinha, mas o restaurante vai se expandindo pra dentro. Amamos este lugar. Endereço: Rua da Flores 32. Preço foi de 45 euros para 2 adultos  e 1 criança.

Cervejaria Aliados Brasão –  li em uma reportagem portuguesa que esta cervejaria possuía um excelente “Francesinha”- que é o prato típico do Porto. Isso somada à perspectiva de tomar cerveja artesanal nos fez escolher este local para almoçar – e acertamos em cheio. É um lugar super bonito, e os pratos excelentes. Recomendo pedir os risolis de carne com cogumelo e trufa de entrada e depois dividir a Francesinha (custa 9 euros). É porém um prato um pouco pesado com pão, um bife, presunto, salsicha e molho. Mas tem que provar! Endereço: Rua de Ramalho Ortigão 28.

Marisqueira do Porto – como o próprio nome diz, restaurante de mariscos e peixes. Comemos um robalo maravilhoso, o prato kids que foi um bife com salada e fritas também estava divino. Rua Campo Alegre 110.

Ufa!! Tem coisa pra fazer no Porto né!? Deixa uma dica aqui também!

Se Lança…

Aproveita e se lança nesses posts também:

O que fazer em pouco tempo em Lisboa, dicas de uma Lisboeta
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
Roteiro de 7 dias no Norte da Itália
Sua saúde e farmácia de viagem
Como conhecer Barcelona como um local e se divertir como um turista
O que fazer em Barcelona – 6 dicas com baladas, restaurantes e turismo

 

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança para Barcelona:

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT