Onde comer tapas em Barcelona
Espanha Europa

Onde comer tapas em Barcelona

Pra ser sincera, achar um bom lugar de tapas em Barcelona não é uma tarefa fácil, simplesmente pelo fato de que a a capital da Catalunha não é a máxima referência neste tipo de gastronomia.

Mas, porém, contudo, todavia, não desanime, caro amiguinho viajante, os 3 anos morados nessa cidade maravilhosa me possibilitaram tempo suficiente para degustação e seleção de um ranking com 3 lugares tops para que você possa comer os melhores tapas em Barcelona.

Ah, pra quem acabou de aterrissar no termo tapas, aí vai uma explicaçãozinha rápida do que é esta iguaria da gastronomia espanhola:

Tapas, na Espanha, são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não. Entretanto as tapas são muito mais que simples aperitivos ou petiscos, sendo elas um costume secular e rodeado de teorias e lendas de sua real origem. – Blog Cultura Espanhola

Pronto, agora a minha lista de onde comer tapas em Barcelona:

1. El Nacional

O El Nacional é um complexo gastronômico na verdade, não é apenas um restaurante de tapas. Por complexo, entenda algo tipo o Eataly de Nova York/São Paulo ou o Mercado de San Miguel em Madrid, onde estão instalados bares e restaurantes em um mesmo local. Em menores proporções que os exemplos citados, obviamente.

Dentro do El Nacional há 5 restaurantes, um deles é o La Taperia. E é aqui que chegamos ao meu mais novo favorito bar de tapas de Barcelona.
Na La Taperia, os garçons passam pelo salão praticamente “gritando” o nome das tapas calientes recém saídas da cozinha, e aí se você quiser o que ele estiver oferecendo, é só levantar a mão. A dinâmica toda se assemelha a de um bingo, só que ao invés de levantar a mão quando dá cartela cheia, você levanta a mão ou grita “aqui” quando quiser o que ele tem nas mãos. As tapas frias são pedidas a moda tradicional, você olha no cardápio e pede ao garçom normalmente, assim como as bebidas.

onde comer tapas em barcelona

onde comer tapas em barcelona

 

Já deu pra perceber que além das tapas serem uma delícia, a experiência toda do modo como servem, já vale a pena, né?!
Ambiente, comida, bebida e experiência, nota 10. Por isso, a La Taperia entrou no meu #1.

Para comer na La Taperia não é preciso reservar com antecedência. Por isso, é bom chegar com antecedência, pra evitar longas esperas.  O conjunto todo do El Nacional é mais requintado, pra mim já mostra uma Barcelona mais moderna, mais internacional, e justamente por isso é legal ver a tradição de um restaurante de tapas em um lugar com essa pompa toda.

Endereço El Nacional:
Passeig de Gràcia, 24 Bis. Se estiver subindo o Passeig de Gràcia, tendo a Praça Catalunha atrás de você, o El Nacional fica na calçada da direita, há uns 2 quarteirões aprox da Praça Catalunha. Se nome não é visível desde o Passeig de Gràcia, uma vez que a entrada é um portão de ferro e o letreiro com o nome El Nacional está bem ao fundo dessa entrada. Pode parecer difícil, mas é fácil, olhe com atenção que vai achar.

el nacional barcelona
Foto Amigos Barcelona

2. Cervesaría Catalana

Bar de tapas bem tradicional de Barcelona, próximo a Rambla de Catalunha, faz um sucesso enoooooorme entre os turistas que visitam Barcelona. Faz sucesso também entre os catalães, mas a verdade é que se tornou tão popular entre os turistas, que as filas já não compensam mais pra quem é da cidade.

A popularidade do local é tão grande que é normal encontrar longas filas de gente aguardando para entrar e comer, por isso, tem que chegar cedo se quiser sentar, senão vai comer em pé “en la barra”, ao estilo espanhol. Mas comer en la barra, num lugar lotado de gente, fica apertado e menos divertido do que parece.

A lance lá é o seguinte, as tapas são muuuuito boas, mas a quantidade de gente esperando pra comer, podem te fazer ficar em uma fila de no mínimo 2h, dependendo da hora que você chegar, por isso falo tanto que tem que chegar cedo, antes dos horários de pico 13h-16h e 19h-22h. Ou seja, se você chegar perto das 11h-12h ou entre 17h-18h, vai sentar bem mais rápido, pegar o restaurante mais vazio e ser melhor atendido.

A Paula, do blog Brigadeiros e Barcelona (que por sinal, tem mil dicas maravilhosas de onde comer em Barcelona), até fez um post sobre esse lugar e sugerindo outras opções pra quem não quiser topar a fila da Cervesaría. Com razão ela diz: “se você é turista com pouco tempo na cidade, vale a pena se acotovelar e sofrer em uma fila…”. Concordo com ela e acho que não, mas se você estiver com dias de folga no seu roteiro, vale a pena sim.

Pra mim, o lance desse lugar é ter paciência, que a comida vai valer a pena. Tanto que está no meu #2.

cervesaria catalana
Huevos Cabreaos da Cervesaría Catalana (amooooo). Foto do Blog Wandering Food Lovers. Dá uma olhada no link do blog deles, tem fotos de todas as tapas que comeram lá.

 

Dicas do que pedir na Cervesaría Catalana: patatas bravas, huevos cabreaos (foto acima), montadito caliente de solomillo, brocheta de langostinos, brocheta de bacalao, mini hamburguesa con cebolla confitada. Não peça flautas, são sandubas. Peça o que tiver em Tapas ou Montaditos. Garanto o sucesso 😉

Endereço Cervesaría Catalana: Carrer de Mallorca, 236, próximo a Rambla Catalunha.

3. Tapas 24

Lugar perfeito para comer as tradicionais tapas espanholas com toque moderno e de alta gastronomia Catalã. O chef Carles Abellan, criou o Tapas 24 para oferecer tapas de qualidade na cidade, porque como comecei dizendo no início deste post, esse tipo de comida tão tradicional da Espanha, não era o forte dos restaurantes em Barcelona.

Hoje, o Tapas 24 é um dos restaurante de tapas mais badalados da cidade e faz jus a fama. É frequentado tanto por turistas como por catalães. O menu é todo em catalão, mas dá pra pedir em inglês também. A maioria dos cozinheiros são catalães e o menu todo do restaurante está baseado em produtos tradicionais da Catalunha e da estação.

O Tapas 24 é o meu #3, isso não quer dizer que seja pior que os outros dois acima. São propostas e ocasiões diferentes. O Tapas 24 é a versão mais rápida de “ir de tapas” desse ranking. Você senta, come rapidinho, de delicia e volta a turistar. As outras duas opções acima demandam mais tempo, pra um “tapeo”mais longo. Beleza?

Onde comer tapas em Barcelona Tapas 24
Cardápio do Tapas 24 em Barcelona

 

Endereço Tapas 24: há um na Carrer de la Diputació, 269 e outro na Avda. Diagonal, 520. Pra quem for visitar o Camp Nou, o estádio do F.C Barcelona, tem um Tapas 24 lá também.

Se ainda quiser ver mais opiniões de onde comer tapas em Barcelona, a Cristina, do Sol de Barcelona, fez um post bem legal também com a recomendação do que pra ela são os 2 melhores bares de Tapas de Barcelona.

Indico que veja esses posts dos blogs que coloquei para que você tenha mais informações para comparar e então poder se lançar pelos restaurantes que a sua larica fale mais alto, rs.

No nosso exclusivo Guia Se Lança para Barcelona, na sessão de onde comer, há ainda várias outras recomendações de onde comer tapas e de restaurantes de outras gastronomias também.

Outros posts sobre Barcelona que podem te interessar:

Como conhecer Barcelona como um local e se divertir como um turista
O que fazer em Barcelona – 6 dicas com baladas, restaurantes e turismo
As melhores praias de Barcelona
Oktoberfest de Barcelona
Roteiro Gaudí em Barcelona
Onde comer Paella em Barcelona
Como visitar o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou
Roteiro de 3 dias em Barcelona

 

~ Se Lança ~

LEAVE A COMMENT