Onde fazer mergulho em Moçambique
África Moçambique

Onde fazer mergulho em Moçambique

Muita gente procura onde fazer mergulho em Moçambique, pois este país é um paraíso para scuba diving e snorkel, mas esta informação não é muito fácil de ser encontrada.

Aliás, Moçambique é um país maravilhoso (o qual tive a oportunidade de morar por 2 anos!) porém o turismo ainda é pouco desenvolvido e explorado.

Veja todos nossos posts sobre Moçambique aqui!

Mergulho em Moçambique

A principal praia moçambiacana que os residentes de Maputo (e sul-africanos também) vão mergulhar é a Ponta do Ouro – por ser a mais próxima. No entanto, a praia para mergulho mais famosa em Moçambique com certeza é Tofo e toda região de Inhambane. As outras principais são: Závora, Nacala, Vilanculos, Pemba e no arquipélado de Bazaruto.

Vamos por partes…

1. Ponta do Ouro

1.1. Onde fazer mergulho na Ponta do Ouro

Ponta do Ouro é uma área marítima protegida. Os locais de mergulho vão de 10 a 53 metros de profundidade. É também a praia para mergulho mais perto de Maputo.

Foi recém inaugurada em 2018 a estrada pavimentada de Maputo até a fronteira da África do Sul (Kosi Bay) além da ponte da Catembe. Isso faz com que a viagem de Maputo para Ponta do Ouro seja de aproximadamente 2 horas de carro.

A estrada vai até a cidade, mas melhor entrar em contato com seu hotel pra saber se precisa de 4×4 pra chegar na hospedagem, pois a estrada não se estende para todos os pontos da cidade.

Lá tem 3 centros PADI de mergulho, todos são PADI 5 star diving centers:

  • Scuba Adventures – o maior e mais antigo centro de mergulho na Ponta do Ouro.
  • Gozo Azul Diving – neste estabelecimento é possível fazer certificações de mergulho além de outros passeios como safari no mar.
  • White Pearls – dentro do resort 5 estrelas de mesmo nome.

Outra recomendação, dada por amigos que iam mergulhar todo fim de semana lá, é a Oceana Dive Centre. A Sandy proprietária, além de muito simpática, é Dive Master.

Foto de Neil Iris no Unsplash

1.2. Onde ficar na Ponta do Ouro

Kaya Kweru uma pousada com instalações simples mas arrumadinhas e super bem localizada perto da praia. Os donos e funcionários são muito prestativos. Diárias por volta de 80 USD para duas pessoas.

Devocean Eco Adventure Lodge um eco-resort com barracas de camping ajeitadas e banheiro comunitário. O café da manhã é muito elogiado e a localização é excelente, perto de tudo e não precisa de 4×4 para chegar.

White Pearls Resort – fica na Ponta Mamoli, esse resort é pra quem tá a fim de gastar muito! As diárias são por volta de 500 USD por pessoa por noite. Salgado né!? Uma opção pra quem tá em lua de mel ou com vontade de esbanjar.

Veja outras opções de hospedagem na Ponta do Ouro aqui.

2. Závora

Uma pernadinha de Maputo – 400 kms – mas possível chegar de carro pela N1. A estrada é boa, só respeitar os limites de velociadade.

A operadora de mergulho em Závora é a Wobbegong Dive. Oferece além dos mergulhos, cursos e certificações PADI. Operam à partir do Nhanombe Lodge.

Závora ainda não tem muita opção de hospepdagem, além do Nhanombe Lodge, tem o Závora Lodge. Na região tem o Lagoa Poelela Resort e o Dunes de Dovela.

3. Inhambane, Tofo e Jangamo

Essa é a região com maior concentração de centros de mergulho em Moçambique. Inhambane é a maior cidade da região, Tofo e Jangamo são as praias onde estão os centros de mergulho (entre os melhores e mais organizados de Moçambique).

A região é famosa por sua megafauna, podem ser vistos tubarões-baleias e arraias gigantes. Além de tartarugas marinhas, outros tipos de tubarões, golfinhos e baleias (na temporada).

3.1. Operadoras de Mergulho em Tofo:

Liquid Adventures 
Diversity Scuba
Peri Peri Divers
Tofo Scuba

Eu fiz o curso de mergulho na Liquid Adventures, foram 3 dias intensivos para tirar a carteirinha. Minha carteira chegou pelos correios no Brasil mesmo. Qualquer uma dessas operadoras são super profissionais e competentes.

Você pode ler tudo sobre Tofo neste post. Informações de onde comer, onde se hospedar, como chegar e etc.

3.2. Onde se hospedar em Tofo:

Principais hoteis e pousadas são: Hotel Tofo Mar, Casa na Praia Tofo e Casa do Mar

Veja mais opções de onde se hospedar em Tofo aqui e em Inhambane aqui.

foto do quarto do hotel tofo mar mostrando vista da praia pela janela em moçambique
Hotel Tofo Mar – melhor localização na cidade. (Foto divulgação)

3.3. Operadoras de mergulho em Jangamo:

Guinjata – Operam em Moçambique desde 1999, tem cursos de mergulho e oferecem até estágios para quem quer se tornar dive master. Operam da Casa do Mar.

Jays Pro Dive – um casal de amigos sul-africanos recomendou muito os mergulhos com o Jay e a hospedagem na pousada Palm Resort. São muito profissionais e prestativos.

3.4. Melhor época para mergulhar na região de Inhambane

Depende de seus objetivos. O pessoal da Liquid Adventures explica o seguinte:

  • Para ver Baleias Jubartes – final de junho a final de setembro
  • Tubarão-baleia e arraias gigantes – todo o ano
  • A temperatura da água no inverne é mais ou menos 20 graus C e 28 graus C no verão
  • Nos meses de fevereiro e agosto é quando mais venta, o que pode afetar a navegação
Foto de Jennett Bremer no Unsplash

4. Vilanculos, Benguerra e Bazaruto

Ir para Vilanculos é uma alternativa um pouco menos cara (leia de novo, um pouco menos cara, pois é caro) que chegar nas ilhas de Bazaruto e Benguerra.

Como chegar – vôos internos são operados pela LAM Moçambique, é muito longe para ir de carro. Para chegar em Bazaruto, tem que pegar um vôo ou barco particular, geralmente oferecido pelos 2 grandes hotéis que tem na ilha.

Vilanculos, Benguerra e Bazaruto

4.1. Operadoras de mergulho em Vilanculos

Odyssea Dive – escola de mergulho e kite-surfe. Segundo eles, para quem quer fazer mergulho na região, 4 dias são suficientes. A excursão vai até a Ilha de Bazaruto.

Dive Bazaruto – apesar do nome, o centro de mergulho fica em Vilanculos.

4.2. Onde ficar em Vilanculos

Casa Babi – um hotel boutique onde está o centro de mergulho Odyssea. A pousada fica de frente pro arquipélago de Bazaruto, mas é no continente. Lugar pequeno e intimista, com 4 quartos e 1 apartamento.

Villas do Índico – uma pousada super intimista onde você é tratado com muito carinho. Fica na praia, mas não tão perto das operadoras de mergulho.

Mais opções de hospedagem em Vilanculos aqui.

4.3. Bazaruto

Com suas dunas de areia e mar azul turquesa, é um dos lugares mais exclusivos e caros de Moçambique.

Ilha de Bazaruto – Foto divulgação

4.4. Onde mergulhar e se hospedar em Bazaruto

Anantara – diárias à partir de 1000 usd o casal. É isso mesmo. Bazaruto não é pra qualquer um não! Todos os quartos tem vista para o mar. Tem 3 restaurantes e piscina de borda infinita no hotel. Para chegar, entre em contato com o hotel para organizar transfer de helicótero ou barco.

Anantara hotel – foto divulgação

4.5. Onde mergulhar e se hospedar em Benguerra

Azura – um resort-butique, diárias por volta de 1500 usd o casal. Exclusividade tem seu preço. Miséria pouca é bobagem, o lugar é pra lá de chique com sua praia particular. O centro de mergulho do hotel é um PADI 5 star.

Hotel Azura – foto divulgação

5. Nacala

Nacala fica ao norte do país, chegar lá não é assim tão simples… No entanto, tem sempre gente (entenda-se brasileiros) na cidade por conta do porto da Vale que tem em Nacala.

É possível encontrar estrutura de primeira para mergulhar na pousada Libélula. O proprietário é sul-africano e gosta de ordem, ou seja, melhor ligar lá antes para reservar seu equipamento. Se quiser almoçar, também tem que encomendar com antecedência – não tem almoço para quem não faz o pedido ao menos um dia antes.

No mar de Nacala encontra-se uma linda diversidade de peixes, moluscos, enguias… Até baleias já foram vistas.

Como chegar em Nacala? Tem vôos pela LAM de Maputo para Nacala. Ou então, voar para Nampula e ir de carro até Nacala – são mais duas horas. Tem vôos de Joanesburgo (pela SAA), Maputo e Beira para Nampula (pela LAM).

Reserve sua hospedagem no Libélula aqui.

Por do sol na praia de Nacala-a-Velha
Por do sol na praia de Nacala-a-Velha

Neste link você pode ver todos os centros de mergulho da PADI em Moçambique.

Leia mais sobre Moçambique:

Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
Maputo City Tour
10 melhores restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Tudo sobre a Ilha de Moçambique
Tofo, paraíso do mergulho em Moçambique

Se ficou alguma dúvida ou se quiser apenas deixar um palavrinha carinhosa pra gente, escreva nos comentários aqui abaixo.
Escreve, escreve, escreve 🙂

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta