Onde fazer safari na África do Sul
África do Sul Safaris

Onde fazer safari na África do Sul

Quando as pessoas começam a montar seu roteiro de viagem, uma dúvida muito como é: Onde fazer safari na África do Sul?

São muitas opções, algumas super longes, outras pertos. Algumas reservas são privadas, outras são públicas. Qual é melhor, por onde começar?! É mesmo muito difícil escolher, e esse post é uma tentativa de ajudar a clarear um pouco as coisas…

5 sugestões de onde fazer Safari na África do Sul

Kruger

Esse é o clássico! Todo mundo já ouviu falar sobre o Kruger. Ele também é a maior reserva natural da África do Sul, contendo mais de 40 mil animais andando (ou voando, nadando, rastejando) sobre seus 20 mil km2 de extensão.

Tem excelentes lodges e hotéis pra se hospedar e também excelentes operadoras de turismo por lá. Então, qual é a desvantagem? É longe de tudo.

Pra incluir o Kruger em seu roteiro sul-africano você tem que dedicar pelo menos uns 4 dias. 1 dia pra ir, 2 dias pra fazer safari e 1 dia pra voltar. Quem tá com bastante tempo no país deve fazer isso!

Se interessou pelo Kruger? Leia nosso post completo de lá: Safari no Kruger Park, África do Sul

Leopardo no Kruger

Pilanesberg

Esta é uma excelente opção pra quem tem um roteiro corrido pela África do Sul. O Pilanesberg é um parque perto de Joanesburgo, sendo possível fazer até um bate e volta no mesmo dia. Se tiver de carro alugado (usamos a RentCars para alugar carro na AFS) pode ir dirigindo tranquilo até lá, se não, também existem excursões que levam saindo de Joanesburgo. (Esta excursão é a mais vendida para Brazucas, com guia em português).

O parque é grande também, são mais de 7000 animais em 550 km2. Pode parecer pouco se comparado ao Kruger, mas confie em mim, você vai rodar e rodar e não ver paisagem repetida.

Qual a desvantagem? É um passeio mais simples que ir ao Kruger, mas terá uma experiência autêntica de safari, pois também é um parque nacional com animais livres pela natureza. Agora pra ser sincera, eu já fui lá pelo menos umas 4x e nunca vi felinos…

Se interessou pelo Pilanesberg? Leia nosso post completo sobre lá: Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo

Girafa no Pilanesberg

Madikwe

O Madikwe fica na fronteira com a Botswana, e diferente dos Kruger e Pilansberg, é uma reserva privada. Porque está aqui na minha lista de safaris?? Porque eu AMO este lugar!

Fica umas 4 horas de carro de Joanesburgo, então também é uma pernadinha, mas dá pra incluir em seu roteiro com 3 dias. 1 dia pra ir (saindo cedo), já faz o safari noturno quando chegar. 1 dia dentro do parque e 1 dia pra voltar.

A maior vantagem dele é a exclusividade. Só faz safari dentro do Madikwe quem está hospedado em algum lodge lá dentro. E todos os lodges lá são super legais, com tudo incluso – safaris, alimentação e hospedagem. Os lodges lá geralmente tem piscina, quartos super legais, as refeições são todas meio gourmets (nada de self service…) e o tratamento é super fino.

E antes que eu me esqueça, não é porque este parque é privado que ele é pequeno… Inclusive é maior que o Pilanesberg, tem mais de 10 mil animais em 750 km2.

Qual a desvantagem? Além de ser um pouco longe de Joanesburgo, os preços aqui podem ser mais salgados.

Se interessou pelo Madikwe? Leia nosso post completo aqui: Madikwe

Leão no Madikwe

Aquila e Inverndoorn

Estas duas reservas privadas são as melhores opções pra quem quer fazer um safari, mas não vai viajar ao Kruger nem à Joanesburgo. Estas duas reservas ficam perto da Cidade do Cabo, a mais ou menos 2 horas e meia de carro de lá.

Pode se optar por pegar uma excursão, passar o dia e voltar pra Cape Town – ou então pernoitar nos hotéis que tem dentro das reservas.

Qual a desvantagem? São reservas pequenas. Cada uma tem 100km2 e algumas centenas de animais. Sua experiência de safari não será tão bruta – mas se você só estiver visitando Cape Twon – é a sua chance de ver esses grandes mamíferos de perto!

Se interessou? Leia mais neste post: Onde fazer safari perto de Cape Town?

Lilac Roller

Hluhluwe-Imfolozi

Esta reserva é uma alternativa pra quem vai viajar para Durban. Sim, Durban! Tem 960 km2 e é a reserva mais antiga da África do Sul.

Eu não conheci pessoalmente, quem conta a experiência dele é o Pedro, do Blog Bastante Sotaque. Confira o post completo sobre lá:

Safari perto de Durban: Hluhluwe-Imfolozi Park

Como escolher seu safari ideal?

Minha sugestão é seja realista com seu roteiro e o tempo que passará na África do Sul. Se está fazendo uma viagem de apenas 1 semana, vai ser bem difícil visitar o Kruger – mas pode tentar o Pilanesberg se for a Joanesburgo, ou visitar as reservas privadas perto de Cape Town.

Se quer uma experiência diferente do que a maioria das pessoas tem, vá ao Madikwe.

Faça o melhor que você puder com o tempo que tiver nas mãos!

E depois volta aqui me contar qual você escolheu!

Se Lança…

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Como se virar na África do Sul
Vale a pena alugar carro na África do Sul?
É seguro viajar para a África do Sul?
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

LEAVE A COMMENT