Onde fazer Safari perto de Cape Town
África do Sul Cape Town Safaris

Onde fazer Safari perto de Cape Town

A primeira coisa importante pra saber é que não existem Parque Nacionais perto de Cape Town. Para fazer safari perto de Cape Town, as opções que existem são de visitar reservas privadas.

O que é uma reserva privada de animais?

As reservas privadas – que se situam fora de parques nacionais – variam muito em tamanho e quantidade de animais. A maioria delas tem um trabalho de preservação, então grande parte do dinheiro arrecado vai para a manutenção do parque e das espécies que ali habitam.

Algumas são super grandes, como o Madikwe na fronteira com Botswana que tem mais de 10.000 animais – outras tem apenas algumas centenas de animais que muitas vezes são separados uns dos outros e são alimentados, não caçam.

Como as reservas privadas são menores que os parques, podem deixar a desejar em termos de safari, já que ali geralmente não é o habitat natural dos animais. Por outro lado, se você não tem muito tempo na África do Sul e quer encontrar com estes animais, pode optar por visitar uma reserva – pois nas reservas privadas você não precisa rodar durante dias e centenas de kilômetros para avistar os Big 5.

NOTA – existem reservas privadas dentro e ao redor do Kruger, e essas são consideradas como parte integrante do National Kruger Park, ou seja, é a mesma experiência de safari, apenas mais luxuosa 😉

Onde ver os Big Five perto de Cape Town

Os safaris mais pertos de Cape Town são o Aquila e Inverdoorn. Ambas reservas privadas tem uma área de 100 km2 e trabalham com preservação de animais. Os animais destas reservas foram aos poucos reintroduzidos na região, e hoje é possível encontrar os Big 5 por lá.

O Aquila fica a 180 km de Cape Town, enquanto o Inverdoorn está a 200 km. São mais ou menos 2 a 2.5 horas de viagem.

Como fazer safari perto de Cape Town?

Se você tiver com carro alugado (nós usamos a RentCars para alugar carro  na África) – você pode reservar o safari direto no site das reservas privadas e dirigir até lá. Ambos tem opção de hospedagem, veja preços de hospedagem do Aquila neste link.

Quem está sem carro, ou prefere ir com operadoras de turismo, pode usar esses passeios:

Safari no Inverdoorn – esse passeio é um bate e volta de Cape Town, saindo cedinho da cidade. Chegando no Inverdoorn, você irá subir nos camburões 4×4 para fazer safari com o guia especializado do parque, este safari tem duração de 2 horas. Após o safari, haverá um tempo de descanso no hotel, podendo usar a piscina no verão ou lareira no inverno. Preço de 136 USD por pessoa, inclui transporte até a reserva, safari guiado e almoço.

Safari no Aquila – este passeio sai as 9:00 de Cape Town. Chegando no Aquila, você irá fazer safari de 2 a 3 horas de duração no camburão 4×4. O passeio inclui ida e volta de Cape Town, Safari guiado e almoço.  Preço é de 188 USD por pessoa. Exxistem opções mais baratas (como esse safari às 15h), mas só inclui o safari e almoço, você teria que chegar à reserva por conta própria.

Nós conhecemos o Aquila, fizemos este passeio com duas crianças: de 3 ano e 5 meses – e foi muito bacana. O Aquila é uma excelente opção para levar as crias, leia este post e veja as fotos do nosso safari no Aquila.

Vale a pena?

A minha opinião pessoal é a seguinte…

1 – Se você tiver mais tempo na África do Sul, vale mais a pena ir ao Kruger, Pilanesberg (que fica a somente 2 horas de Joanesburgo) ou Madikwe.
2 – Se você vai fazer a Garden Route, pode ir ao Addo Elephant Park.
3 – Se você vai ficar pouco tempo no país, e apenas na região de Cape Town, aí sim vale a pena ir para o Aquila ou Inverdoorn. Ou então, é uma excelente opção se safari para quem viaja com crianças na África do Sul.

Ver esses animais de perto é sempre muito especial e precioso!

Seguro de Viagem para a África

Vai fazer safari na África? Não deixe de contratar o seguro de viagem. É muito importante. Leia mais sobre o tema aqui:

Você sabe como funciona um seguro de viagem para a África? Não? Então clique aqui e se informe, é muito importante!

~ Se Lança ~

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Vale a pena alugar carro na África do Sul?
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Cape Town – além do roteiro tradicional
Praias de Cape Town
Onde ficar em Cape Town
Franschhoek e Stellenbosch, melhor região de vinícolas do mundo

 

Tudo sobre Safaris no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

010 Comments

  1. Felipe

    Ótimo post! Irei pra lá no mês que vem, e ficarei na região de Cape Town – a princípio. Entre esses 2 que você mencionou, qual acha que vale mais a pena?

    Valeu!

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Felipe, obrigada pelo comentário!
      Olha só, eu não conheço nenhum dos dois – como mencionei no post – mas se eu tivesse que escolher, iria para o Aquila. Isso porque vi que eles tem estrutura para crianças, então é uma escolha bem particular. Mas os dois safaris parecem bons.

      Responder
  2. Adriana

    Boa tarde. Muito legal o blog. Estamos planejando ir em julho com duas crianças pequenas. É muito arriscado chuvas neste período?
    Obrigada

    Responder
  3. Tatiane Pioltine

    Olá! Muito bom seu blog!
    Com 7 dias e meio em Cape town o que você indicaria fazer? Será que vale a pena ir até o Elephant Park? Ou Aquila?
    Obrigada!

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Tatiane, obrigada pelo comentário!
      Olha só, com apenas 7 dias em Cape Town, eu sugiro que você vá mesmo ao Aquila ou Inverdoorn. O Elephant Park é muito longe, vai ficara corrido demais e perder muito tempo na estrada.
      Eu estive em Dezembro de 2018 no Aquila, confira aqui como foi nossa estadia lá.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  4. Daniel

    Oi, Tati!
    Comprei minha passagem pra Cape Town ontem e to indo daqui 20 dias pra lá. Vou ficar duas semanas inteiras na cidade e eu não dirijo. To meio aflito com isso pois sempre leio que a melhor opção é alugar carro. Agora to com medo de passar muito tempo sem aproveitar muito. O que vc me aconselha?
    Abraços,
    Daniel

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Daniel, que legal que vai pra Cape Town! Vai amar com certeza!
      Olha só, dá pra se virar sem carro por lá sim. Tem uber, taxi, ônibus turístico e o transporte público que funciona bem no centro da cidade.
      Veja esse post do Bastante Sotaque sobre o MyCiti.
      Agora em 20 dias você pode pegar o ônibus turístico BazBus pra passear pra outras cidades, ou até mesmo ônibus intermunicipal. Veja as cias Greyhound e Intercape.
      Vai dar tudo certo!
      Aproveite e boa viagem

      Responder
  5. Renata

    O blog tem me ajudado muito no planejamento. Gostaria da sua opinião, chego no dia 09 de novembro. Li que esse mês de verão é ruim para o kruger. Estou pensando em ir somente para Cape town, mas queria fazer um safari. Sera que da para arriscar 2 ou 3 dias por la ou vou direto para alguma reserva privada perto de CP?

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Renata, quantos dias você vai passar na África do Sul?
      EU acho safari em parque nacional mais legal que reserva privada, se der pra ficar 1 ou 2 dias em Joanesburgo, sugiro conhecer o Pilanesberg pra não ter que ir até o Kruger.
      Agora, se não da tempo, va de reserva privada mesmo, e fique a noite no hotel lá. Conhecemos o Aquila e foi bem legal.
      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta