Onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis
Europa Portugal

Onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis

Lisboa tem se tornado um dos destinos mais visitados da Europa e com isso as perguntas aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa cresceram bastante. Por isso, neste post fiz resumo bem prático, pra te ajudar a entender o perfil de cada bairro com dicas e seleção de hotéis nos mesmos.

Pra começar, compartilho com você o mapa de Lisboa com seus principais bairros, assim você já pode ter uma ideia de como a cidade se distribui. É nesses bairros que está todo o charme dessa cidade.

Mapa_Lisboa
Esse mapa é da ilustradora Sira Lobo e é vendido pelo Etsy. Tem um mais lindo que o outro, de várias cidades do mundo que ela já visitou.

No mapa acima, entenda que: Baixa/Chiado, Príncipe Real e Cais do Sodré são os bairros mais bem localizados que formam parte do Centro Histórico de Lisboa. Neles, você estará bem perto da Lisboa cheia de ruazinhas, ladeiras, azulejos e bondinhos passando… Mas também, mais perto demais de todo movimento turístico da cidade (preços maiores também).

Não tão longe temos: Marquês do Pombal, Santos, Lapa, Estrela e Campo de Ourique. Bairros onde vivem os locais e onde você pode encontrar preços mais acessíveis.

Há ainda Restelo e Belém, que já estão bem mais afastados do centro, mas podem ser uma boa opção para quem já esteve em Lisboa e quer conhecer uma zona mais tranquila e residencial.

Onde ficar em Lisboa: melhores bairros para se hospedar

Príncipe Real

Um dos bairros mais “cool chics” de Lisboa hoje em dia. Bem localizado entre o Chiado, o Largo do Rato (acesso ao metro Rato), Santos e Lapa. Para ir até o Baixa/Chiado, basta ir descendo se perdendo entre uma ruazinha e outra até chegar ao centro.

Procure por hotéis próximo a Praça Jardim do Príncipe Real ou ao Miradouro de São Pedro de Alcantara, pois, além da maior oferta hoteleira, você estará próximo a boas opções de bares e restaurantes.

Onde ficar em Lisboa: bairro Príncipe Real

The Independente Suites & Terrace

Pra quem quiser uma real experiencia boemia em Lisboa, o The Independente Suites&Terrace é o hotel perfeito. São 22 suítes, cada uma com seu próprio estilo. A decoração do hotel, desde a recepção aos quartos, é um verdadeiro festival de peças vintages que vão fazer com que sua estadia aqui seja, no mínimo, outra viagem – no tempo.

Onde_Ficar_Lisboa_The_Independente
foto divulgação

O The Independente conta ainda com um rooftop bem bacana em conjunto com o The Insólito bar. Nele é servido o café da manhã do hotel. No fim da tarde, o bar ganha mais movimento, de hóspedes e visitantes, que sobem para ver o sol se pondo sobre a deslumbrante Lisboa.

Memmo Príncipe Real

Bem próximo ao miradouro São Pedro de Alcantara, o Memmo, é um hotel de luxo, bem aconchegante e tem como ponto alto seu rooftop com as vistas extraordinárias da cidade: Castelo de São Jorge, Igreja e Miradouro da Graça, Sé Catedral e por ai vai.

memmo-principe-real-lisboa
foto divulgação 

Veja aqui mais opções de hotéis no Príncipe Real.

Onde ficar em Lisboa: bairros Santos, Lapa, Estrela e Campo de Ourique

Santos, Lapa, Estrela e Campo de Ourique, são os bairros onde vivem os locais de Lisboa. São bairros que guardam a autenticidade da cidade, com fachadas de azulejos e mantém-se fiel ao estilo Lisboeta.

Atenção, subidas e descidas! Muitas. São bairros de fácil acesso pelos bondes 25 e 28. Que fazem inclusive, a rota de bondinho mais clássica para se fazer em Lisboa.

Veja nos links abaixo a seleção de hotéis por bairro:

Ver seleção de hotéis em Santos

Ver seleção de hotéis na Lapa

Ver seleção de hotéis em Estrela

Ver seleção de hotéis no Campo de Ourique

Onde ficar em Lisboa: bairros Chiado, Bairro Alto e Cais do Sodré

Descreveria os bairros Chiado, Bairro Alto e Cais do Sodré, como: onde o turismo e a balada moram ao lado.
Se sua preocupação não for barulho e ruas cheias, dá pra encarar. São os bairros mais boêmios e com maior concentração de bares e restaurantes, dos mais tradicionais aos mais modernos.

Onde ficar no Chiado:

Casinha das Flores

Excelente opção pra quem quiser se sentir em casa com a comodidade de um hotel, sem precisar gastar muito. O Casinha das Flores tem café da manhã farto, atendimento prestativo, quartos amplos e bem decorados com azulejos que te relembram a todo tempo: “Você está em Lisboa”. Tudo isso, em pleno Chiado.

Onde_Ficar_Lisboa_Casinha_das_Flores
foto divulgação booking.com

Veja aqui mais opções de hotéis na Baixa/Chiado

Ver seleção de hotéis no Bairro Alto

Ver seleção de hotéis no Cais do Sodré

Onde ficar em Lisboa: bairro Alfama

Verdade seja dita, tudo o que o bairro da Alfama – o coração de Lisboa – tem de charmoso, tem de difícil acesso. Principalmente com malas.

Por outro lado, pode ser uma super experiência única se você quiser viver como um bom português, mas prepare as pernas para altas ladeiras e os braços para carregar sua mala. A recompensa pode vir fácil com uma noite de fado e uma ginjinha para acompanhar.

Onde ficar na Alfama:

Spacious Apartment in Alfama com vistas pro Rio Tejo

Como a ideia de se hospedar na Alfama é “viver como um lisboeta”, deixo aqui a recomendação de um apartamento, ao invés de um quarto de hotel. O Spacious Apartment fica há pouco mais de 1km do Castelo de São Jorge, do Miradouro da Senhora do Monte e a Praça do Comércio. Ou seja, muito muito muito bem localizado.

Onde_Ficar_Lisboa_Spacious
foto divulgação booking.com

Veja aqui mais opções de apartamentos e hotéis no bairro da Alfama

Onde ficar em Lisboa: bairros Marquês do Pombal, Saldanha e Picoas

São bairros bem localizados, que perdem um pouco aquele encanto todo das pequenas ruas e ladeiras do centro de Lisboa, mas em compensação são fáceis de caminhar, com melhores preços de hotéis e menos tumultuados.

Se quiser um pouco de distância da bagunça, podem ser boas opções de hospedagem.

Onde ficar em Saldanha:

Hotel Jupiter

Um queridinho que já recomendamos pra muitos leitores, o Hotel Jupiter, é um spa hotel que fica no bairro de Saldanha. Tem um ótimo custo-benefício, é muito bem localizado (há 15min do Chiado), seguro, limpo e também conta com um rooftop com lindas vistas de Lisboa. Para os que estão fazendo viagem de carro por Portugal, o Jupiter conta com estacionamento privado, incluso no valor da reserva, o que já faz uma bela diferença nos gastos totais da viagem.

Onde_Ficar_Lisboa_Jupiter
foto divulgação booking.com

Veja aqui mais opções de hotéis no bairro Marquês de Pombal

Veja aqui mais opções de hotéis em Picoas

Onde ficar em Lisboa: bairros Belém e Restelo

São os bairros das embaixadas com acesso de transporte público apenas por comboio/trem ou autocarro/ônibus. Fica um pouco distante das principais atrações de Lisboa, mas te garante o autêntico Pastel de Belém todo dia de manhã de quiser.

Ver seleção de hotéis em Belém/Restelo

Onde ficar em Lisboa: Parque das Nações

Como comentei no começo desse post, tá aí um bairro de Lisboa que evitaria me hospedar. Apesar do Parque das Nações ser a região mais moderna de Lisboa, é muiiiito longe dos principais pontos turísticos e você vai acabar perdendo muito tempo de deslocamento.

Justamente por estar mais longe, há várias super ofertas hoteleiras, de luxo até, entre o Parque das Nações e Vasco da Gama, que destacam inclusive a proximidade ao metrô. Bem, os hotéis estão de fato próximo ao metrô, mas essa estação do metrô está bem longe de qualquer coisa que você queira conhecer em Lisboa.

Eu diria que ele é mais um bairro para você ir turistar do que se hospedar. Ainda assim, abaixo deixo uma seleção de hotéis pra você avaliar.

Ver hotéis no Parque das Nações

Onde ficar em Lisboa: Aeroporto

Essa é uma dica para quem precisa pegar um vôo muito cedo ou está naquelas conexões de madrugada e precisa de uma noite de hotel bem próxima ao aeroporto de Lisboa: recomendo o Tryp Lisboa Aeroporto Hotel. Fica ao lado do aeroporto, basta atravessa a rua.

Onde ficar em Lisboa: Airbnb x Booking.com

Se você chegou ao final deste post sobre onde ficar em Lisboa: melhores bairros e hotéis, mas ainda ficou com aquela dúvida – “Airbnb ou Booking?”, termino esse post compartilhando a forma como eu faço para reservar hospedagem em minhas viagens – COMPARANDO.

Simples assim. O negócio é sempre comparar os preços nos dois sites. Além de comparar, é saber também que os preços vão variar de acordo aos dias da semana que você irá se hospedar, ex: segunda a quarta sempre será mais barato do que de quinta a domingo.

Avaliar também a quantidade de pessoas que estão viajando com você. Se for apenas um casal, possivelmente reservar pelo booking.com será mais barato do que alugar um apê no Airbnb. Já se forem mais de 4 pessoas, o cenário muda, e vale a pena comparar os preços. Inclusive, vale a pena comparar o preço do mesmo apartamento no Airbnb e no Booking, pois a maioria deles, pelo menos em Portugal, estão com anuncio nos dois sites.

Se for a sua primeira vez reservando pelo Airbnb, não esqueça de entrar pelo link do Se Lança para ganhar R$130 reais de crédito em sua próxima hospedagem. Basta clicar aqui.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório para alguns países da Europa. Nós usamos o portal SEGUROS PROMO, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo.

Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts sobre Lisboa que podem te interessar:

O que fazer em pouco tempo em Lisboa, dicas de uma Lisboeta
Como ir de Lisboa a Sintra: aquele bate e volta imperdível
Benamôr, a marca de cosméticos portuguesa no seu roteiro de compras em Lisboa

 

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

 

~ Se Lança ~

Deixe uma resposta