Pacaya, escalando um vulcão ativo na Guatemala
Américas Guatemala

Pacaya, escalando um vulcão ativo na Guatemala

Vulcão Pacaya em Guatemala

A Guatemala tem quase 30 vulcões, bastante né!? Mas o Pacaya é um dos mais famosos por ser perto de Antigua e fácil de fazer turismo.

Este é um passeio muito legal que todo mundo que vai pra Guatemala tem que fazer – afinal não é sempre que se tem a chance de subir em um vulcão ativo né!?

Agora vamos às expectativas… Eu imaginava chegando no topinho do vulcão e olhando pra baixo, dentro de um buracão pra ver aquela lava vermelha borbulhante! Viagem né? Pois é, mas era isso que eu na minha ignorância esperava, tipo filme.

Entendam que não se vai até o topo, como o vulcão é ativo, não é seguro chegar assim perto. A caminhada é pra chegar na base do vulcão e toda região ao redor. Mas apesar de não ver a lava vulcânica borbulhante, é um passeio super bonito, diferente e que vale a pena.

No passeio vê-se pequenas pedras vulcânicas que endureceram, um solo cinza, cheio de pedras e muita fumaça.

Base do Vulcão Pacaya

Hiking no Pacaya

A caminhada em si não é muito difícil. O trecho mais difícil é no começo, onde a subida é bem íngrime. Para os que estão fora de forma, é possível contratar o passeio à cavalo. Os donos dos cavalos já sacaram que a turma contrata este serviço depois que começa o passeio, então os cavalos vão seguindo a excursão por uma meia hora. E de tempos em tempos os cavaleiros dão uma olhada para os mais cansados e oferecem: cavallo, horse?! Este auxílio eqüestre custa por volta de 300 quetzais.

Outro auxílio que se pode adquirir é um pau para segurar e ajudar na caminhada. Assim que você chega, terão vários meninos vendendo por 5 quetzais. Uma pequena mixaria, e acho vállido ajudar. No fim da trilha eles estarão lá de novo pedindo pra você devolver o pau para que eles possam vender a outro.

No mais é uma caminhada relativamente fácil, abaixo eu dou mais dicas de como fazer esse hiking de maneira tranquila e segura.

O Felipe do Blog Abrace o Mundo conta a experiência dele aqui. Bem legal ler este post também.

Começando a trilha no Pacaya

Como contratar um guia para o Pacaya

Não tem como fazer este passeio sozinho, é super perigoso e você certamente irá se perder. Na época que eu fiz, não tinha esse negócio de vender excursões online com tanta facilidade, nós contratamos o tour numa escola de espanhol em Antigua.

Hoje você já pode ir com tudo organizado. Veja este tour do Get Your Guide. Custa 48 USD e inclui o transfer, entrada no parque e guia pela trilha. Além de uma garrafinha de água e o tradicional marshmello pra assar no calor do vulcão.

Saúde e Segurança na Trilha

Quando fizemos este passeio, tinha uma americana no nosso grupo – e ela estava muito preparada pra tudo! Lembro quando eu vi, pensei com um ar de desdém e superioridade: “quanta bobeira essa americana trouxe…” Ahhh, quanta arrogância a minha! Ela tinha uma dessas tiaras/lanternas – tipo de minerador – que no final da caminhada salvou a gente de andar no breu e escuridão. O guia até tinha uma lanterna, mas não iluminava para os que estavam no final da fila. Então, se der, leve uma lanterna ou use a do celular. (Carregue a bateria antes de ir!)

Outras dica importante, leve um casaco quebra-vento. Eu só fui de camiseta e só não passei frio pois um gentleman do nosso grupo tinha uma sobrando para emprestar. Lá venta muito.

Use um calçado firme para caminhar, são muitos pedegrulhos e você não vai querer torcer o tornozelo lá.

Leve também água e um lanchinho na mochila.

E no mais, faça um seguro de viagem. Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter. Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Guatemala custa à partir de 55 reais. Não é caro!
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Se Lança…

Leia mais esses posts:

Tour de 1 dia no Tikal, incível sítio Maia na GUatemala
Cidade do México – o que fazer em pouco tempo?
Como passar 2 dias de pura diversão em Guanajuato
4 praias perto de Los Angeles
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
10 dicas para viajar de avião com bebê

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT