Potsdam, cidade dos palácios perto de Berlim
Alemanha Europa

Potsdam, cidade dos palácios perto de Berlim

Potsdam é uma linda cidade perto de Berlim. Conhecida por seus inúmeros castelos, uma viagem obrigatória pra quem vai passar uns dias em Berlim.

É possível conhecer Potsdam com apenas 1 dia. Muita gente faz um bate-e-volta na cidade, pois é bem pequena e fácil de chegar. No entanto, se optar por dormir em Potsdam, veja neste link as melhores opções na cidade.

São 10 castelos distrubuídos por 4 jardins, parece um pouco confuso, mas vou explicar tin tin por tin tin para você planejar seu dia em Potsdam.

  • Parque Sanssouci – o principal parque da cidade com 19 pontos de interesse para visitar, dos quais 6 são castelos, e inclui o Palácio Sanssouci, o cartão postal da cidade.
  • Jardim Novo – 2 palácios e um mirante.
  • Parque Babelsberg – 1 palácio e uma torre.
  • Am Stern – mais afastado, onde está o Palácio da Caça.

Como chegar em Potsdam

É bem fácil chegar em Potsdam saindo de Berlim. Tem opção de ir de metrô ou trem.

De S-bahn S7

O s-bahn (trem suburbano que pra mim é igual metrô) S7 sai de Alexanderplatz e chega em mais ou menos 45 minutos. São 14 paradas e você desce na estação S Potsdam Hauptbahnhof. De lá para o Parque Sanssouci é possível caminhar 30 a 40 minutos até o parque ou pegar o ônibus 605 ou o 695 e descer no ponto chamado: Schloss Sanssouci. Eu recomendo pegar o ônibus, afinal já vai andar bastante dentro do parque.

De trem RE1

Nós optamos pelo trem RE1 – sentido Brandenburg, Hauptbahnhof, pois é mais confortável e pára menos. A desvantagem é que passa com bem menos frequência, tem que ver os horários (aqui) de partida do trem e se programar. Saímos da estação Friedrichstrabe. É possível descer na estação S Potsdam Hauptbahnhof e seguir o caminho descrito acima, ou então, descer no ponto Potsdam Park Sanssouci e entrar no parque à pé “pelo fundo” dele. Nós fizemos essa segunda alternativa.

Imagem do Trem RE1 para chegar em Potsdam
Trem RE1 para chegar em Potsdam

O que fazer em Potsdam

Apesar de ter tantos palácios, castelos, mirantes, casas, jardins… Minha sugestão pra quem vai passar apenas 1 dia, é conhecer o Parque Sanssouci e depois dar uma volta pelo calçadão de pedestres no centro da cidade.

A não ser que você seja um amante de palácio e queria ver tudo (ou quase tudo), aí então pule o passeio pelo centro e vá ao Jardim Novo depois do Sanssouci.

O que visitar no Parque Sanssouci

O Parque Sanssouci é um conjunto de palácios e jardins que teve o início de sua construção no século 18. Desde 1990 faz parte do Patrimônio da Humanidade da Unesco e atrai milhões de visitantes todos os anos. Principais pontos de visita são:

Palácio Sanssouci – principal palácio do parque, era a residência de verão de Frederico o Grande. Atrás dele está o jardim e fonte, super lindos. Nós entramos neste palácio, mas honestamente, não valeu a pena. Pagamos 12 euros, achei super caro, e a ala aberta para visitação é bem pequena – você visita uns 12 cômodos apenas. O lado positivo é que inclui o audio guia para explicar tudo e contar anecdotas.jardim do parque sanssouci

Palácio de Orangerie – principal atração é a sala Raffael, na qual cópias das obras de Raffael estão expostas.

Palácio Novo – aqui estão os salões de festas.

palácio novo em potsdam

Pavilhão Chinês – representa o grande interesse da época pela estética chinesa.

Outros pontos: Palácio de Galeria de Pinturas, Palácio das Novas Câmaras, Moinho, Palácio Charlottenhof, Banhos Romanos, Igreja da Paz e a Casa de Máquinas à Vapor.

Como você pode ver, apenas a visita ao Parque Sanssouci vai te proporcionar uma overdose de palácios, além de ser uma pernada dentro do parque.

Outros parques e palácios em Potsdam

Jardim Novo – a construção começou em 1787 e foi construído às margens do Lago Sacro (Heiliger See). Dentro podem ser visitados o magnífico Palácio de Mármore e o Palácio Cecilienhof, que é uma casa de campo.

Parque Babelsberg – um amplo parque paisagístico onde está o Palácio Babelsberg e a Torre Flatow, que oferece uma linda vista de 360 graus de Potsdam.

Potsdam, Am Stern – um pouco mais afastado do centro da cidade onde está o Palácio da Caça (Jagdschloss Stern) e é aberto somente durante eventos.

Calçadão e centrinho de Potsdam
Calçadão e centrinho de Potsdam

Preços dos bilhetes

Eu achei os preços bem salgados! Para entrar no parque em si, não é obrigatório pagar, tem uma taxa voluntária de 2 euros que é revertida para a manutenção dos jardins. A entrada em um palácio só, por exemplo, o Sanssouci ou o Palácio Novo custa 12 euros. Existe o bilhete de 19 euros que dá direito a entrar em todos em palácios de Potsdam. Pode ser comprado online no site oficial. É recomendável comprar com antecedência, pois a visita é com hora marcada, e no verão costuma lotar.

Tour Guiado em Potsdam

Para quem está em Berlim e se sente um pouco inseguro de fazer isso tudo sozinho, ou prefere ter um guia para explicar os detalhes e curiosidades da cidade, pode optar por um tour em espanhol. O guia sai da Alexander Platz em Berlim e acompanha o grupo por vários pontos em Potsdam. O passeio custa 14 euros por pessoa e não inclui entrada nos palácios. Detalhes do passeio neste link.

Parque Sanssouci
Parque Sanssouci

Onde comer em Potsdam

Almoçamos no Assaggi na praça Bassinplatz. Excelente restaurante italiano. Fazia muito tempo que eu não comia uma massa tão boa. Os pratos mais simples saem entre 8 e 10 euros, pratos com carnes ficam um pouco mais caro – mas nem precisa pedir um prato elaborado, até o espaguetti alho e óleo estava uma delícia. Cerveja é o preço padrão de 4 euros.

Na praça Bassinplatz e também no calçadão tem outras opções de restaurantes.

Sorriso de quem almoça enquanto a filha dorme

Se Lança…

Veja estes outros posts também:

Oktoberfest de Berlim
3 cafés para ir em Berlim com bebês e crianças pequenas
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça
Roteiro de 2 dias em Viena com Crianças Pequenas
O que fazer em Graz na Austria
15 dicas para uma viagem segura e saudável

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT