Pretoria na África do Sul
África do Sul Descubra mais

Pretoria na África do Sul

Se lança pra Pretoria – África do Sul

Se você veio à este post pensando: “será que eu incluo Pretoria no meu roteiro na África do Sul?” Sejamos honestos: A resposta é não, pode parar de ler por aqui.

Agora, se você mora na África do Sul, ou vai lá a trabalho, quem sabe até visitar um parente, aí sim pode seguir adiante com a leitura, vou passar as dicas do que fazer em Pretoria.

Como chegar

É possível tomar o Gautrain do aeroporto (ou de Joanesburgo) à Pretoria.

Se estiver de carro alugado, a estrada (N1) que liga Joburg a Pretoria é ampla, 5 pistas de cada lado, mas na hora do rush tem muito trânsito.

Hotéis em Pretoria

Segue minhas sugestões, tem muita coisa fofa:

The Wardrobe Guest House – esta pequena pousada (de apenas 7 quartos) tem um estilo rústico chique, bem localizada, próxima ao Brooklyn Mall. Tem estacionamento e wifi. Excelente custo x benefício com diárias à partir de 800 rands. Endereço: 416 Farrel Street Brooklyn

314 on Clark Guest House – decorada com inspiração africana, moveis modernos e um look clean. Bom custo benefício, fica no bairro Brooklyn perto do shopping. Tem estacionamento, wifi e um pátio no local. Endereço: 314 on Clark Street

Brooklyn Manor – esta pousada está em uma linda casa antiga construída em 1927. A decoração é clássica e aqui você se sente em casa. Tem uma piscina, enorme jardim e até uma hortinha. Oderece estacionamento e wifi. Diarias à partir de 1300 rands.

Protea Hotel Fire & Ice! by Marriott Pretoria Menlyn – como sempre a rede Protea é excelente. Esta unidade fica perto do Menlyn Park, maior shopping da cidade. Tem piscina, estacionamento, academia e restaurante. Endereço: 221 Garsfontein Road

Duke & Duchess Boutique Hotel – hotel butique estilo classudo, móveis grandes e imponenetes. A casa é linda, tem uma piscina e jardim para aproveitar. Estacionamento e wifi no local. Fica um pouquinho mais afastado em um bairro bem tranquilo, bom para relaxar. Diárias à partir de 1300 rands por casal. Endereço: 70 Drakensberg

Veja outras opções de hospedagem em Pretoria aqui.

Onde comer

A la Turka – meu restaurante árabe predileto (tudo bem que foi o único que conheci na Africa do Sul rs). A comida é boa, o ambiente típico super bonito e na sexta e sábado tem dança do ventre.  Tel: 011 203 4605; 711 Sterkfontein Ave, Irene

Jantar com dança no A La Turka
Jantar com dança no A La Turka

Kream – recomendado por amigos, cozinha contemporânea no badalado bairro do  Brooklyn. Tel: 12 346 4642/4; 570 Fehrsen Street, Brooklyn

Restaurant Mosaic at The Orient – eleito entre os 10 melhores restaurantes da África do Sul. O restaurante é aconchegante com sua decoração belle epoque. O menu custa 1250 rands por pessoa, preço do menu de vinhos é à parte. Fica dentro do hotel The Orient. Abre de quarta a domingo para almoço e apenas quarta, sexta e sábado para jantar. Endereço: 25 ° 45 ‘ 40.0 ”S / 27 ° 59 ‘ 56.6 ”E , Fone: +27 (0)12 371 2902

O que fazer em Pretoria

Voortrekker Monument & Heritage Site – Monumento em homenagem aos emigrantes que partiram do domínio britânico no Cape. Dentro do estabelecimento tem parque, um museu (entrada 50 rands) e também espaço para andar de bicicleta ou fazer hiking.

pretoria

Union Buildings – Este edifício é a sede oficial do governo Sul-Africano e também abriga os escritórios do presidente, não é possível entrar dentro dele, mas em sua frente há um lindo jardim e tem uma vista bonita da cidade. Atualização – depois da morte do Mandela, foi erguida uma linda e enorme estátua dele de braços abertos no jardim.

Union Building
Union Building

Church Square – Centro histórico da cidade, cercado pela Igreja, Palácio da Justiça, Correios, além de outros prédios antigos. São prédios bonitos, e foi neste Palácio da Justiça que o Nelson Mandela e outros membros da ANC foram julgados por traição. Ao centro está a estátua de Paul Kruger. Estacione na própira praça mesmo, não pare longe, não é muito seguro. Se não quiser descer, passe de carro em frente.

Church Square
Church Square

The Pretoria Art Museum – Pequena galeria com artistas africanos. Aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:00. Entrada 22 rands. Endereço: Esquina das ruas Schoeman e Wessels Str.

Groenkloof Nature Reserve – se você gosta de Mountain Bike, este é o lugar. Mas se você quer caminhar, tudo bem, pode vir também. O parque é uma reserva que contêm pistas de mountain bike (nível super difícil mesmo), trilhas para hiking e área para picnic ou braai (churrasco). É possível até andar a cavalo no parque. O diferencial do parque, é que tem animais! Uhu, andar de bicicleta e trombar com girafas e kudus, só na África! Não se preocupe, não há predadores. O preço das entradas varia conforme a atividade que for fazer. O horário que o parque fica aberto também varia conforme estação do ano. Detalhes podem ser vistos no site oficial.

Pedal em Pretoria, Groenkloof
Pedal em Pretoria, Groenkloof

Pretoria National Botanical Garden – é um jardim frequentado pelos locais pra fazer picnic. A turma gosta muito de picnic por aqui, então é comum no fim de semana empacotar o lance e a família e passar o dia no parque. É bonito e bem cuidado, tem algumas trilhas pra caminhar mas poucas flores pra ver. Aberto todos os dias das 8:00 às 18:00, último horário para entrar no parque é às 17:00. Entrada 25 Rands, Endereço: 2 Cussonia Ave, Brummeria, Pretoria.

Shoppings

Menlyn Park Shopping Centre – maior shopping de Pretoria com mais de 500 lojas. Tem de tudo que você imaginar, cinema e resturantes. É bem moderno. Como tudo na África do Sul, fecha cedo. Na verdade, no site deles eles dizem que ficam abertos até tarde, pois na sexta e sábado estão abertos até às 21h!

Brooklyn Mall – shopping menorzinho mas tem lá suas mais de 200 lojas, tem bastante opções de restuarantes. Fica no bairro das embaixadas.

*PS – A maioria das fotos aqui são da fotógrafa e minha amiga super talentosa Anna Theodora. Confira seu trabalho!

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Turistando em Joanesburgo
Onde ficar em Joanesbugo
Joanesburgo com crianças
Sun City Hotel, o que fazer
Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Onde fazer Safari perto de Cape Town
Franschhoek e Stellenbosch, melhor região de vinícolas do mundo

Se ficou alguma dúvida ou se quiser apenas deixar um palavrinha carinhosa pra gente, escreva nos comentários aqui abaixo.
Escreve, escreve, escreve 🙂

Ah, e não deixe de seguir nossas andanças no Instagram. Sempre tem dica boa por lá também.

~ Se Lança ~

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

 

15 Comments

  1. sharlenny

    Pq vc diz pra não incluir Pretória no roteiro? acha que não vale a pena “perder” tempo lá? Vou ficar 15 dias na África do Sul e estou pensando em ficar 2 dias em Joanesburgo, ir pra Port Elizabeth e alugar um carro pra fazer a Garden Rote até Cape Town, ficar lá uns 5 dias e voltar pra Joanesburgo pra mais uns 2 dias e pensei em ir em Pretória.

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Sharlenny,
      QUe legal que você vai pra África do Sul! Vai amar! Em 15 dias você vai ver bastante coisa, faça isso sim, voe até Port Elizabeth e de lá dirija até Cape Town e curta a cidade! Essa região é demais. 2 dias são suficientes pra você curtir Joanesburgo, mas não vale a pena ir pra Pretória não. Uma sugestão mais legal é ir ao Pilanesberg, 2 horas de Joanesburgo e incluir este safari no seu roteiro África.
      Se quiser, na volta de Pilanesberg dá uma paradinha de uma tarde em Pretoria.
      Abraços

      Responder
  2. Ingrid Felicidade

    É tranquilo ir e parar o carro na rua? Onde você indica? E, numa passada, o que é bom para visitar, parando o carro e andando um pouco? Obrigada

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Ingrid, é tranquilo ir de carro sim. Numa passada recomendo ir ao Union Buildings – lá é tranquilo estacionar. O monumento Voortrekker tb tem estacionamento. O lugar mais dificil para estacionar é na Church Square, tem que parar na rua. Esses são os pontos históricos.
      Se tiver um dia bonito e gostar de caminhar em parques – pode ir ao Jardim Botânico.
      Abraços e boa viagem!

      Responder
  3. [email protected]

    Olá! Pretendo conhecer Pillanesberg, Rhino and Lion Park e Madiwke. Você acha que não vale a pena ir para Pretória pelo Groenkloof Nature Reserve, pelo menos? É bem parecido com os outros lugares? Obrigada!

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Elaine, obrigada pela mensagem!
      UAU, quanto safari você vai fazer, que delícia! Não precisa ir lá ao Groenkloof pra ver mais bichos não… Já está de bom tamanho! Lá não é safari, é mais um parque público.
      O legal de lá é pedalar, fazer um piquenique, etc. Mas isso você também pode fazer nos parques em Joanesburgo, como o Jardim Botânico ou o Walter Sisulu.
      Aproveite muito sua viagem!
      Abraços

      Responder
  4. [email protected]

    Oie! Eu de novo… rs
    Você sabe se temos alguma vinícola interessante mais próxima a Joanesburgo ou Madikwe?
    Qual a época em que a Pretoria fica com os jacarandás floridos?
    Muito Obrigada! 🙂

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Elaine, que bom que você voltou 😉
      As jacarandas florescem entre setembro e novembro em Pretoria.
      Você pode tentar conhecer o Gerakaris Wines. É uma vinícola que fabrica vinhos com as uvas vindas de outras regiões. É um lugar pequeno, bom reservar antes.
      Abraço

      Responder
  5. FABIANA AGOSTINI PRETI

    Tati,Bom dia!

    Sabe me informar a respeito de uma Tribo que fica a 40 KM de Pretória. A única informação que encontrei é que a tribo Ndebele, vive na região e que colore suas casas… entretanto não diz onde é e nem como fazer para visitar

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Fabiana,
      Não conheço nenhuma tribo aberta a visitação perto de Pretória. Desculpe =(
      Boa sorte e boa viagem!

      Responder
  6. emanuella silviera martins

    entrei nesse blog procurando saber se incluia Pretoria no meu roteiro. Obrigada pela sugestão já na primeira frase. As vezes é isso que a gente procura, sinceridade sem tanta falação. Agora abusando… Durban, Santa Lucia, vale a Pena? To pensando agora em Johanesburgo, Kruger, Voa até Porto Elizabete, aluga carro e segue ate Cape Town, o que mais você acha imperdível?

    Responder
    • Tati Barro

      Oi Emauella,

      Depende quanto tempo você tem. Durban é legal, mas não acho imperdível.

      Prioridade é Cape Town, Vinicolas, Garden Route, Kruger e um ou dois dias em Joanesburgo. Esse seu roteiro ta bacana!

      Boa viagem!

      Responder

Deixe uma resposta