Roteiro de 1 dia em Paris: do Jardim de Luxemburgo a Torre Eiffel caminhando

Começando pelo começo, este Roteiro de 1 dia em Paris, não é um roteiro clássico.

O que quero dizer com isso? Que não é um roteiro pra quem vai pela primeira vez a Paris ou pra quem está fazendo uma escala e tem só 1 dia na cidade.

E porque digo isso? Porque se você tem apenas 1 dia pra conhecer Paris, my friend, começou mal! hehe é impossível ver tudo que Paris tem a oferecer em apenas 1 dia.

Mas entendo que às vezes uma escala é tudo o que temos e queremos dar uma espiada no potencial da cidade, pra voltar uma outra vez, certo? Neste caso aconselho que você faça um passeio de Bus Turístico (vê tudo por cima, desce onde tem interesse e não se perde em transporte público poupando seu pouco tempo) ou vai na raça, pegue o metrô até os principais pontos turísticos: Arco do Triunfo, Torre Eiffel e Louvre.

Agora se você já conhece Paris e está voltando pra conhecer novos lugares ou quer rever lugares que já viu só que de um jeito mais tranquilo, sem pressa, vendo uns lugares novos no meio do caminho e principalmente, se você estiver com vontade de caminhar bastante, este roteiro de 1 dia em Paris que acaba de chegar aos seus olhos, é O Roteiro (obrigada, de nada).

Pernocas preparadas? Então vamos lá:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣

ROTEIRO DE 1 DIA EM PARIS:⁣

Comece o dia tomando um café da manhã com 🥐  em uma boulangerie (café) próximo ao seu hotel.

Sério, aproveite sua estadia em Paris para fazer degustação de croissant pois, como os de lá, não há em lugar algum no mundo.⁣ Derretem na boca, tudibão!

cafe-da-manha-croissant-paris
perdi as contas da quantidade de croissants comidos nessa viagem 😍

Nós ficamos hospedados em Montmartre e amei me hospedar neste bairro, super recomendo porque é de fácil acesso as principais linhas do metrô, tem vários barzinhos e restaurantes, além de vááárias boas Boulangeries pelo bairro.

Pra encontrar lugares pra comer, você pode baixar o app Foursquare para te ajudar a escolher uma próxima a sua localização. Sim, é meio velho esse app, mas funciona super bem ainda aqui na Europa.

🏨 Dica: se você quiser ver algumas opções de hospedagem em Montmartre clique aqui

Tá, barriga cheia, agora vamos começar de verdade esse Roteiro de 1 dia em Paris e vamos começar lá no Jardim de Luxemburgo, que é pra logo de cara você se sentir dentro de um filme romântico em Paris.⁣ Ouquei?

1ª parada do roteiro: Jardins de Luxemburgo

  • A ex-residência de Maria di Médici é hoje um lugar aberto ao público, ideal para caminhar, sentar pra ouvir os pássaros, admirar as flores, fazer um picnic… enfim, ver a vida passar sem pressa.
jardim_luxemburgo-paris
Jardim de Luxemburgo: construído entre 1615 e 1617 por ordem de Maria de Médici, que estava cansada de morar no Louvre e queria viver em uma residência de estilo italiano, pra matar a saudade de sua terra natal.

Para chegar lá, fomos de metro linha 12 e descemos na estação Notre-Dame-des-Champs. De lá caminhamos até o Jardim que tem entrada gratuita.

2ª parada do roteiro: Rue Mouffetard

  • Depois de ver a vida passar calmamente pelo Jardim de Luxemburgo, volte a sua caminhada em direção a Rue Mouffetard. Coloque o nome dessa rua no Google Maps, opção caminhando e vai. São 20 minutos mais ou menos de caminhada, subindo pela Rue Soufflot de onde se tem uma impactante vista do monumental Panthéon.⁣
pantheon_paris
Panteão em Paris, atualmente local de exposições de arte e onde estão enterrados os poetas Victor Hugo e Alexandre Dumas, além do filósofo Voltaire
  • Nós não entramos no Panteão, mas acho que vale dar uma passada para apreciar a arquitetura interna, alguma exposição que esteja rolando no momento e uma passada pelos túmulos dos grandes nomes que estão enterrados lá: Victor Hugo, Voltaire, Alexandre Dumas, além de outros sessenta e tantos “personagens” importantes da história da França.
rue_mouffetard_paris-
Comércios da Rue Mouffetard em Paris. Vale uma passadinha na La Maison des Tartes pra comer uma tortinha doce deliciosa.
  • Chegando a Rua Mouffetard você verá um monte de restaurantes, lojinhas de vinho e decoração, cafés fofos com área externa pra sentar e tomar algo apreciando o movimento (que é intenso). Lá você vai encontrar uma grande variedade de souvenirs bacanas também.
  • Paradinha pro Almoço: na rua Mouffetard, opções de restaurante é o que não falta. Tem restaurante italiano, árabe, grego, mexicano, vietnamita, francês e até lugar só de frango assado. Mas se você não quiser comer por lá, aconselho que você desça um pouco mais essa rua em direção ao Café Léa, que foi a nossa escolha (tem várias opções veganas/vegetarianas).

cafe_lea_paris

3ª parada do roteiro: Notre Dame

  • Depois do almoço siga sua caminhada por dentro do bairro Quartier Latin, o famoso Bairro Latino, agora em direção a Notre Dame.⁣ Outra vez: por Notre Dame no Google Maps e caminhar.

notre-dame-paris

  • Na Notre Dame, faça seus clicks com a igreja que é a única coisa que dá pra fazer. Desde o incêndio em abril de 2019, a visitação está fechada por motivos óbvios. Depois passe na famosa livraria @shakespeareandcoparis .
shakespeareandcompany_paris
Shakespeare and Company Livraria e Café: paradas obrigatórias pra quem passa pelo Bairro Latino.
  • A Shakespeare and Company é uma livraria é icônica e vale a visita. Fechada pelos oficiais Alemães Nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, após o fim da Guerra, reabriu com novo dono que a manteve a maior parte da estrutura da época. Por dentro, um labirinto de livros e passagens apertadas que a fazem tão característica e especial.
  • A libraria já apareceu em filmes como Antes do Por do Sol e Meia Noite em Paris 🧡. Por lá já passaram todos, ou a maior parte dos grandes escritores do mundo. A impressionante e chamativa fachada e seu curioso interior, cheio de escadas, livros por todos os lados, palavras escritas nas prateleiras e paredes, convidam os visitantes a uma pausa a observar o mundo mágico das letras.
  • Além de uma livraria, acabou virando um ponto turístico, então sempre está um pouco cheio, vá com calma para apreciar entre os pequenos instantes entre um entra e sai de turistas. Dica: um livro comprado lá ganha um carimbo da livraria. Pra mim, foi como ter comprado um souvenir – útil.
livro-shakespeareandcompany-paris
meu carimbo souvenir da Shakespeare and Company 😉
  • Pausa rápida pra relaxar tomando um café: na esquina tem o café da própria livraria ou então na rua de trás, está a Odette. Se você for até a @chouxodette, peça um choux, um doce típico com diversos recheios que combinam perfeitamente com um cafézinho.
  • Depois dê uma voltinha pelas ruazinhas desse miolinho do Quartier Latin, cruzando a rua do café Odette, em direção a Praça Saint Michel, Rue de la Huchette por ali.

4ª parada do roteiro: Torre Eiffel

  • Depois de dar uma passeadinha pelo Bairro Latino, agora vamos trazer um pouco de adrenalina pra esse roteiro: baixe um app de patinete e vá da Notre Dame até a Torre Eiffel de 🛴  pelas vias especificas pra patinete que ficam à margem do Rio Sena.
patinete-paris-bird
Sério, melhor passeio! Vibe incrível. Se for fim de tarde então, mais lindo ainda com o sol de pondo no horizonte.
  • Nós usamos o app da Bird. O trajeto saiu 9€ e fizemos o caminho todo pelo Sena. Foi L I N D O!!

P.s: eu nunca tinha andado de patinete, mas deu zero medo. Paris está cheia de pistas exclusivas pra patinete, então dá pra você conduzir tranquilo, sem medo dos carros.

  • Faça suas fotinhas com a Torre, observe a belezura toda desse monumento e depois caminhe por baixo dela em direção a Place du Trocadéro para ver o por do sol lá de cima.

5ª parada do roteiro: Place du Trocadéro e despedido do roteiro de 1 dia

trocadero-paris-roteiro-1-dia
Fotinha clássica na escada do Trocadéro com Torre ao fundo e lá em cima com os melhores amigos e companheiros de viagem 🧡
  • Depois das fotinhas clássica no Trocadéro, sente nas escadas pra ver o por do sol ouvindo os músicos de rua embalarem esse momento com algum ritmo que te fará lembrar com carinho essa viagem.
  • Termine seu Roteiro de 1 dia em Paris com um vinho rosé e uma bela pizza no @mokusparis que fica ali pertinho do Trocadéro. Atención especial ao banheiro desse lugar, é mto sensacional (veja no meus stories).

Você pode ver mais fotos e detalhes de como foi esse Roteiro de 1 dia em Paris no meu Instagram clicando aqui.⁣
No Insta compartilhei todos os passeios que fiz nos 2,5 dias em que fiquei na cidade nesta vez, que foi minha 5ª, em Paris (insupor, ela! chyyyyque)

Espero que este roteiro colabore com o planejamento da sua viagem.

Bon voyage 😘⠀⠀⠀⠀⠀⁣

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Roteiro de 1 semana no sul da França
Fast-Paris o que fazer em 3 dias
Narbonne e Les Grands Buffets
Como ir de Barcelona a Paris em trem
7 dicas importantes sobre seus documentos antes de viajar
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
10 dicas para viajar de avião com bebê
Sua saúde e farmácia de viagem
15 dicas para uma viagem segura e saudável
7 dicas para tirar lindas fotos de viagem com o celular

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.