Roteiro de 1 semana em Berlim
Alemanha Europa

Roteiro de 1 semana em Berlim

Com um roteiro de uma semana em Berlim dá pra conhecer bastante coisa!

Já fui duas vezes, na primeira fiquei 3 dias durante o inverno. Na segunda, fiquei logo 30 dias! Que diferença né? Mas olha só, se você vai à Alemanha e quer conhecer Berlim, uma semana é o ideal. Dá pra fazer tudo sem pressa e ver muita coisa legal na cidade, e partir pra conhecer outros lugares também.

Segue minha sugestão de roteiro de 6 dias em Berlim:

1º dia em Berlim

Free Walking Tour

Comece sua viagem em Berlim com um free walking tour. Essa é a melhor dica que eu tenho! Existem algumas operadoras que fazem este passeio, os guias são voluntários e trabalham por gorjetas. E são guias excelentes, a nossa última estava fazendo mestrado em Berlim e nas horas livres levava os turistas pra conhecer a cidade e sua história. Posso recomendar: The Original Berlin Tours ou Sandemans. Detalhes do horário e local de partida podem ser vistos no site deles.

Este passeio é fundamental para se contextualizar em Berlim. Você vai à vários pontos importantes e históricos na cidade, e vai ouvir aprender muito sobre o passado de Berlim e da Alemanha. Com isso feito, qualquer outra atração na cidade será mais rica depois desse aprendizado inicial. Este passeio dura meio período e nele você vai a muitos pontos famosos como: Check-point Charlie, Torre de Bradenburgo, Memorial às vítimas do Holocausto, Bunker do Hitler, Universidade, Gendanmermarkt, Bebelplatz e outros. Vai começar com o pé direito, vá por mim!

Torre de Bradenburgo

Reichstag e Tier Garten

Aproveite que vai estar ali no centrinho histórico e depois do almoço vá ao duomo de vidro no Reischtag. Atenção! Tem que fazer sua reserva com antecedência (se for alta temporada – pelo menos 1 mês). A entrada é grátis, a reserva faz-se neste site e no dia precisa levar o passaporte para entrar.

Depois de ver a cidade do alto, faça uma caminhada pelo Tier Garten, que é ao lado do Reischtag. O Tier Garten é enorme, era o antigo parque de caça da realeza. No verão é especialmente bonito.

Duomo de vidro no Reishtag

2º dia em Berlim

Museu de História Natural

Essa é uma recomendação pessoal, nem todo mundo curte né? Mas nós amamos o Museu de História Natural de Berlim. Tem dinossauros, animais empalhados, vídeos sobre geologia, sistema solar e coisas afins. As crianças adoram.

Almoço no Hackescher Markt

Depois faça uma caminhada de 20 minutos pela Oranienburger Strasse até o Hackescher Markt. No caminho pare para ver a Sinagoga. Gaste um tempinho no Hackescher Markt, escolha um restaurante e aproveite o almoço nesta linda praça de pedestres.

Alexanderplatz e Torre da TV

Depois do almoço, estique as pernas mais um pouquinho até a Alexanderplatz. São dois lados. De um, tem uma fonte de água no centro e várias lojas ao redor. Bom para quem quer comprar alguma coisinha. Pra quem procura uma pechincha, recomendo entrar e fuçar na TK Maxx, uma loja tipo outlet com várias marcas, tem roupas, coisas pra casa, malas, acessórios, brinquedos – eu adoro fuçar, mesmo que não leve nada (o que fica difícil).

Alexanderplatz

Do outro lado da estação de trem, a praça continua, e encontra-se a Fernsehturm, a Torre da TV. Custa 20 euros para subir, ou você pode comprar o ingresso que fura fila por 21,50 antecipadamente neste link.

Em Setembro também tem uma pequena Oktoberfest na Alexa

Torre da TV

3º dia em Berlim

Muro de Berlim – East Side Gallery

Este museu a céu aberto é o maior trecho do Muro de Berlim em seu local original. O muro foi todo pintado por diversos artistas. O duro deste local é que ele não é muito perto de outros pontos turísitcos. Vai ter que tirar uma manhã pra ir pra lá, ver o muro, e depois rumar de metrô pra outra atração.

Museu DDR

Aproveite o clima de Berlim Oriental e visite o Museu DDR pela tarde. Este museu é muito legal – um dos meus favoritos na cidade. Ele tem várias coisas da antiga Alemanha Oriental. Um carro Trabi, objetos da época, fotos e muitos relatos. Tem um sala de interrogatório, uma sala de creche e até um apartamento padrão. É super interativo e educativo. Vale a pena conhecer. Os ingressos podem ser comprados antecipados por este link ou no site do próprio museu.

Berliner Dom, Lustgarten, Rio Spree e Museum Insle

Ali do lado do Museu DDR tem mais um monte de coisa pra ver. Faça uma caminhada pela Igreja e jardim em frente. Depois siga beirando o rio Spree até a Ilha dos Museus. A vista da Friedrichsbrücke (ponte) também é super bonita.

Berliner Dom vista da ponte Friedrichsbrücke

4º dia em Berlim

Museu Judaico de Berlim – separe algumas horas pra conhecer a história e sofrimento do povo judeu, principalmente durante a segunda guerra mundial. Nem preciso dizer que este é um passeio triste né? Prepare o lenço. Além da parte educativa do museu, este local também é famoso pela sua arquitetura. A entrda custa 8 euros por adulto.

Almoço no Augustinerexcelente restaurante de comida típica alemã. O local é uma graça, o serviço é muito bom, e o melhor de tudo, os preços são acessíveis também. Duas pessoas sem muita fome podem rachar um joelho de porco, já se tiverem famintos, melhor pedir 2 pratos.

Potsdamer Platz, Sony Center e Mall of Berlin – Uma praça com lojas, escritórios e prédios bem modernos. Também está aqui o Sony Center, um galeria de arquitetura bem moderna, com cinema, a Legoland, restaurantes, cafés, livraria e etc. Não é muito grande em termos de estabelecimentos, mas vale conhecer seu recinto, é bem lindo. E pros que gostam de compras, não deixe de conhecer o Mall of Berlin – um dos maiores shoppings da cidade, com todas as lojas que você já conhece: Zara, H&M, lojas de brinquedos, praça de alimentação e por aí vai.

5º dia em Berlim

Visita a Potsdam

Sugiro em um dos dias visitar Potsdam. É uma cidade super fofa que fica a 45 minutos de trem de Berlim. É lá que se encontram os castelos, são mais de 10! Caminhe pelos parques, conheça os castelos prussianos, tome um sorvete na praça e aproveite o dia em Potsdam.

Neste post eu conto tudo sobre Potsdam – o que ver, onde comer, quais palácios visitar, como chegar e etc.

jardim do parque sanssouci
Palácio Sanssouci em Potsdam

6º dia em Berlim

Bom, se você chegou até aqui, fez a grande maioria dos principais passeios em Berlim. Como sugestões para o último dia, ficam as seguintes:

  • Se for domingo – vá ao Mauer Park. O nome significa Parque do Muro. Aos domingos tem uma feira das pulgas e de comidinhas no parque. Tem bastante artistas performando também, e um trecinho do muro de Berlim.
  • Museu de Ciência e Tecnologia – excelente local para visitar com crianças e/ou curiosos por tecnologia. Este museu é super interessante e interativo. Dá pra mexer em um monte de experimentos, e também acompanhar a evolução de diferentes tecnologias.
  • Spandau – este passeio não é tão batido pelos turistas. Spandau é um bairro mais afastado de Berlim, que na verdade nem parece Berlim. Você tem a impressão de estar em uma antiga cidadezinha européia – não tem o ar de modernidade da cidade. Veja neste post eu conto detalhes do que ver e fazer em Spandau.
  • Kurfürstendamm – é uma espécie de Oscar Freire de Berlim. Lojas chiques, cafés, carros chiques… Pra quem tem $$ pode se aventurar a fazer uma compra – eu só parei pra tomar um café na rua rs.

Ou aproveite este dia para revisitar os pontos que mais gostou da melhor cidade do mundo!

Centro de Spandau

Berlim com crianças

Eu passei 1 mês em Berlim com minha filha de 2 anos, e nós nos divertimos horrores nesta cidade! Se está viajando com os kinder, dê uma lida nesses posts, você vai adorar:

O que fazer em Berlim com crianças
Melhores parques em Berlim, com parquinhos infantis
3 cafés para ir com crianças pequenas e bebês em Berlim

Se Lança…

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório na Europa! É aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter. Nós usamos a Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços x benefícios. Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro!

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional aos 5% do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

LEAVE A COMMENT