Roteiro de 2 semanas em Portugal
Europa Portugal

Roteiro de 2 semanas em Portugal

Quando comecei a pesquisar nosso roteiro de 2 semanas em Portugal, eu queria alugar um carro e conhecer umas 6 a 7 cidades! É loucura, você lê relatos de tantas cidadezinhas e vilas bacanas que a vontade é de fazer um roteiro apertado e sair vendo tudo!

Mas, decidimos por uma viagem mais tranquila, pra curtir sem pressa cada local escolhido. Então, nosso roteiro ficou assim:

  • 3 dias no Porto
  • 2 dias em Coimbra
  • 4 dias em Cascais
  • 9 dias em Lisboa

Como se locomover por Portugal

Fizemos este roteiro todo de trem, exceto o trecho Lisboa-Cascais que utilizamos Taxi e Uber.

Confira a página dos Comboios de Portugal para ver quais trechos eles operam e quais os preços e horários. Uma coisa que eu não consegui entender, é a numeração dos assentos. É uma coisa louca, os números pulam e voltam. Se comprar na cabine, só peça para que os assentos sejam juntos e de preferência virado para a frente.

Outra opção muito boa, é alugar um carro pra andar pelo país. Não é caro pegar o carro em uma cidade e devolver na outra. A única coisa chata, é por vezes arrumar estacionamento nas cidades menores. Verifique se o hotel tem estacionamento antes de reservar. Minha dica é usar a RentCars, traz um comparativo de preços de várias operadoras e pode-se pagar do Brasil, evitando IOF.

3 dias no Porto

Porto foi uma surpresa muito agradável, gostamos muito da cidade. Tem bastante coisa pra visitar, excelentes restaurantes, degustação de vinhos, parques, foz do rio e mais. Valeu super a pena, e achei que 3 dias foram suficientes. Na verdade, foram 3 noites e 2 dias. Achei que foi tempo suficiente pra conhecer e aproveitar a cidade, menos dias ficaria corrido e mais dias ficaria repetitivo.

Neste post conto tudo o que fizemos no Porto.

2 dias em Coimbra

Partimos do Porto em direção à Coimbra, a viagem durou por volta de 2 horas de trem. Chegamos na estação Coimbra B, e lá precisamos pegar um trem até o centro da cidade. Mas esse trâmite todo foi super rápido. Quando descemos em Coimbra B, o outro trem chegou logo, menos de 10 minutos – e aí em 5 minutinhos descemos na estação central. De lá tomamos um taxi até o hotel.

2 dias em Coimbra deu pra ver quase tudo, mas sinceramente, ficamos um pouco decepcionados – acho que esperávamos mais da cidade. Veja meu post sobre 2 dias em Coimbra e decida você mesmo se vale a pena incluir Coimbra em seu roteiro português.

4 dias em Cascais

Pra nós, Cascais foi o ponto alto e a surpresa mais positiva de Portugal! Amamos esta cidade. Uma mistura de Cannes com Los Angeles. Pegamos um tempo ótimo no final de Outubro, então deu pra curtir a praia e não estava lotada, pois era baixa temporada. Ficamos 4 noites no Vila Galés, só descansando, curtindo os restaurantes e sorveterias do centro histórico – além claro de pegar praia.

Super recomendo incluir Cascais em seu roteiro, principalmente se estiver viajando no verão. Neste dois posts eu conto tudo sobre Cascais:

Melhores Praias de Cascais
O que fazer em Cascais

Para chegar em Cascais, vindo de Coimbra, precisamos tomar um trem de Coimbra a Lisboa. Quando chegamos em Lisboa, teríamos que trocar a estação de trem para ir até Cascais. Como estávamos bem cansados este dia, abortamos a economia e fomos de taxi. A corrida de taxi de Lisboa a Cascais foi 35 euros. A volta fizemos de Uber, que ficou um pouco mais em conta.

praia da rainha em cascais

9 dias em Lisboa

E por fim chegamos em Lisboa. Confesso que 9 dias em Lisboa foi tempo demais. Escolhemos ficar em Lisboa muitos dias pois era o fim de uma jornada de 3 meses na Europa, e precisávamos descansar um pouco. Mas, acredito que uns 4 dias em Lisboa tá de bom tamanho.

Nós aproveitamos para fazer turismo e também compras. Dos 9 dias em Lisboa 2 dias fui na IKEA. Sério, que lugar é esse. Dá vontade de fechar um contâiner e levar mobília pro Brasil. Ainda consegui convencer meu marido a trazer uma cadeira que montamos aqui. Também fui na Decatlhon, comprar patinente de natal pros sobrinhos e todos os bagulhos que você compra na Decatlhon. Você sai de lá inspirado a andar de caiaque e esquiar ao mesmo tempo.

E como não poderia deixar de ser, também batemos carteirinha em Belém, no Chiado, na Alfama… Fui em bairros mais residenciais em busca de lojas de brinquedos infantis (quem passa essa dica é o blog Viajo com Filhos).

Comemos pastel de nata, bolinho de bacalhau… tudo que se deve fazer em Lisboa. Pra quem tem muita pressa, neste post conto o que ver em Lisboa em apenas 1 dia.

O que eu mudaria no meu Roteiro Tuga

Incluiria um dia em Sintra. Me arrependi de não ter ido até lá, estava tão pertinho… Pode ser bate e volta de Lisboa mesmo.

Ficaria menos dias em Lisboa e iria passar uns 4 dias na região do Algarve. (Isso considerando que não estaria exausta depois de viajar por 3 meses…). Mas para o turista que vai à Portugal por 2 semanas, manteria o roteiro acima, com a alteração dos dias em Lisboa e inclusão de uma cidade apenas no Algarve.  Possivelmente Faro. Também ficar pulando de galho em galho é chato.  E de lá voltar para Lisboa e pegar o vôo para o Brasil.

Outras dicas para viajar por Portugal

Seguro de viagem é obrigatório na Europa! Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro!
Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Leia mais nestes posts:

Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
O que fazer em pouco tempo em Lisboa, dicas de uma Lisboeta
O que fazer no Porto
Melhores Praias de Cascais
O que fazer em Cascais
O que fazer com 2 dias em Coimbra Portugal
Como tirar sua Permissão Internacional para Dirigir (PID)

LEAVE A COMMENT