Roteiro de 3 dias em Berlim no inverno
Alemanha Europa

Roteiro de 3 dias em Berlim no inverno

A primeira vez que conheci Berlim foi no inverno – em pleno Janeiro – e sim, tinha neve e estava MUITO frio. Ainda assim, me apaixonei pela cidade. Berlim é simplesmente demais. Vale muito a pena conhecer.

Vou dividir aqui meu roteiro de 3 dias pela cidade no friozão, mas pra quem tiver mais dias disponíveis, eu senti que faltou tempo.

Primeiro dia em Berlim

Walking tour pela manhã

A principal dica que dou pra todos que vão a Berlim é fazer logo no primeiro dia um “free walking tour”. Tem várias companhias que fazem este passeio, você não tem obrigação de pagar, mas é educado e recomendado dar uma gorjeta para o guia.

Este tour tem que ser feito logo que chegar na cidade, pois assim você vai ouvir as histórias e informações da cidade que vão tornar sua viagem mais rica. Nós fizemos este tour com a The Original Berlin Tours. Detalhes do horário e local de partida podem ser vistos no site deles.

No inverno é uma tortura fazer o tour? Sim, sinceramente ficar andando 3 horas no frio congelante alemão não é mole, mas vale o esforço. O tour para algumas vezes para um café e uma chance de se esquentar.

O tour vai passar pelos pontos mais importantes da cidade, como o Memorial às vítimas do Holocausto, Check-point Charlie, Portal de Bradenburgo, Bunker do Hitler, Universidade, Gendarmenmarkt Platz e por aí vai.

Este tour é um dos pontos altos da viagem – você vai aprender muito sobre a história da cidade e aproveitar melhor os outros dias.

Museus pela tarde

Depois de passar a manhã no frio, a sugestão é se enfiar pra dentro de um museu ou dois no período da tarde.

Conheci o Pergamom Museum, pois é recomendado pelo Lonely Planet como um dos museus imperdíveis de Berlim. Nós porém, não amamos tanto assim, mas isso é pessoal né – o acervo é principalmente sobre Egito e Oriente Médio. Ele fica no Museum Isle onde tem outras opções de museus também. Entrada custa 12 euros.

Outro museu que é parada obrigatória, é o Topographie des Terrors. Tem uma exposição com fotos da segunda guerra mundial e pedaço do Muro de Berlin com trincheira. Entrada grátis.

Veja este post que eu conto quais são os 5 melhores museus em Berlim e escolha o seu.

Segundo dia em Berlim

Reichstag – este é o Palácio do Parlamento alemão e pode ser visitado gratuitamente. Tem que entrar no site e fazer a reserva dos ingressos com um mês de antecedência mais ou menos. Quem não fez a reserva, pode tentar conseguir um horário de última hora cabine que tem ao lado.

No Reichstag você sobe no duomo de vidro, este duomo representa a transparência do governo, e dependendo da incidência da luz, é possível ver o parlamento lá de cima. Você sobre as rampas com um fone de ouvido que vai mostrando algumas vistas da cidade, como o Tiergarten. A vista é 360 graus. Não se esqueça de levar sua reserva impressa e passaporte, sem estes não é possível entrar.

berlim no inverno reischtag

Tiergarten – aproveite que vai estar ao lado do maior parque da cidade e dê uma andada nele, não que no inverno se veja muita coisa. As folhas caem e a neve acumula no chão – mas uma passadinha rápida vale a pena. (No verão é outra história…)

Augustiner – vá caminhando pro restaurante Augustiner pra almoçar. Este restaurante é na verdade de Munique, mas é super recomendado pra comer pratos típicos alemães, uma delícia! Nós dividimos um joelho de porco maravilhoso, acompanhado de diversas cervejas. No meu caso, eu estava grávida então me lancei com fúria na cerveja de trigo sem àlcool 😉 Mas era tão boa que chamei o garçom pra conferir se ele tinha mesmo me servido a cerveja sem àlcool.

Rausch Schokoladenhaus – depois do almoço, se ainda conseguir comer alguma coisa, vá caminhando pra essa famosa loja de chocolates de Berlim.

Jogo de futebol do Hertha Berlin

a noite nós fomos ao jogo do Hertha Berlin x Bayer Leverkusen no Olympiastadion. Tava frio viu, mas isso não impediu os torcedores de comparecerem em massa pra ver o amado time da cidade. Eu mesma não sou fã de futebol, muito menos ir ao estádio com -1 grau, mas às vezes faz-se necessário agradar o marido né!? Brincadeiras à parte, foi um passeio bacana, legal ver o estádio todo lindo, as pessoas super comportadas e o coro da torcida.

berlim no inverno estadio hertha jogo de futebol

Onde comprar ingressos da Bundesliga em Berlim

Pra comprar os ingressos, é possível utilizar o site Viagogo ou comprar na loja do Hertha, tem uma no subsolo do Mall of Berlin. Nós pedimos pro nosso hotel comprar pra gente, foi mais fácil, eles fizeram todo o trâmite e nós acertamos no check-out.

Terceiro dia em Berlim

Depois de assistir ao jogo, chegmaos no hotel bem tarde, então no dia seguinte saímos um pouco mais tarde pela manhã.

Muro de Berlim – pela cidade tem vários pedaços do muro espalhado, mas o maior trecho que ainda existe é a East Side Gallery. Este fica no Friedrichshain-Kreuzberg, a melhor maneira de chegar é descer na Berlin Ostbahnhof. Chegando lá, caminhe pela rua em direção à ponte Oberbaumbruck para ver os murais.

Museu Judaico de Berlim – separe algumas horas pra conhecer a história e sofrimento do povo judeu, principalmente durante a segunda guerra mundial. Nem preciso dizer que este é um passeio triste né? Prepare o lenço. Além da parte educativa do museu, este local também é famoso pela sua arquitetura. A entrda custa 8 euros por adulto.

Potsdamer Platz – essa é uma praça super movimentada. Nela tem vários edifícios e escritórios, tem algumas lojas, o shopping Mall of Berlin (que é gigantesco pra quem gosta de fazer compras) e também o Sony Center – um lindo complexo de lojas, restaurantes e cinemas. Tem também um trecho do muro de Berlim com textos e explicações. Pra quem pode desembolsar um pouco mais, o hotel Hilton está no coração da praça. Em Janeiro a praça estava cheia de luzes brancas, coisa mais linda de ver pela noite. Leia mais sobre a história da Potsdamer Platz neste blog.

berlim no inverno potsdamer platz a noite

Como não morrer de frio no inverno alemão

A melhor dica é se vestir em camadas. Uma blusa mais fina embaixo, uma blusa de lã ou fleece no meio (ou as duas se tiver muito frio) e o casaco de inverno por cima. Não esqueça do cachecol e gorro, deixar o pescoço e cabeça bem protegidos do vento e frio.

Eu senti falta de ter uma calça térmica nestes dias, estava vestida com uma meia-calça de lã e por cima a calça jeans. Nos dias que não se fica muito na rua é suficiente, mas o dia do walking tour eu senti bastante frio. Além disso achei fundamental usar uma meia térmica no pé, comprei uma da timberland – além da bota da timberland que é impermeável.

Entrar de tempos em tempos em starbucks e afins pra tomar um café, chocolate quente ou cházinho aquece a alma também.

Onde ficar em Berlim

Ficamos no The Circus Hotel. Super recomendo, é muito bem localizado, pessoal super prestativo, é moderno e descolado – e melhor de tudo – preços acessíveis. Eles tem três prédios, um é o hotel, o hostel e apartamentos. Nós ficamos no hotel e aprovamos. Veja outras opções de hospedagem em Berlim neste link.

Três dias frios em Berlim, mas que despertou meu amor por esta cidade. Uma das minhas preferidas em todo este mundo imenso. Conheça também a cidade vizinha de Potsdam neste post.

Berlim Welcome Card

É um cartão de tranposte público ilimitado e de descontos nas principais atrações da cidade. Neste post explicamos tudo sobre como funciona o Berlin Welcome Card. Dê uma lida pra ver se vale a pena pra você.

Se Lança…

Veja estes posts também:

O que fazer em Berlim com crianças
Oktoberfest em Berlim
O que fazer em Pankow em Berlim
3 cafés para ir com crianças pequenas e bebês em Berlim
Seguro de Viagem Internacional – vale a pena?
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça
O que fazer em Copenhague, roteiro de 2 dias
O que fazer em Estocolmo

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança para Barcelona:

[products ids=”3390″]

LEAVE A COMMENT