Roteiro de 5 dias na Garden Route

Este roteiro de 5 dias na Garden Route, na verdade se extende além dela! Oficialmente a rota começa em Mossel Bay e termina na região de Storms River (ou vice-versa) – mas na prática, muita gente dirige de Cape Town a Port Elizabeth.  

Essa é uma viagem que fiz de 8 dias na região de Cape Town, ficando 3 dias em Cape e 5 dias dias viajando de carro.

Como essa já era minha 4a visita à Cape Town, ficamos poucos dias lá, mas já contei aqui no blog TUDO sobre a cidade. Veja esses 3 posts: Guia completo de Cape Town, Além do roteiro tradicional, Praias de Cape Town.

Como ir de Cape Town a Port Elizabeth

Alugar um carro é tranquilo na África do Sul (veja neste post detalhes de como fazer isso e dirigir na mão inglesa). Diferente de outros países, não fica muito mais caro pegar o carro em uma cidade e devolver na outra. Vale a pena.

Um roteiro muito legal na África do Sul é chegar em Joanesburgo, de lá voar até Cape Town, alugar um carro e dirigir até Port Elizabeth. Devolver o carro em Port Elizabeth e voltar voando para Joanesburgo. Assim você vê bastante coisa no país!

A estrada da Garden Route é muito boa, não tem muitas supresas. Só recomendo sempre estar com o tanque cheio, postos de gasolina não são frequentes na beira da estrada – às vezes tem que entrar nas cidades pra abastecer. Também não tem muitos restaurantes, então leve água e lanche.

Principais cidades da Garden Route

As principais cidades são Mossel Bay, Wilderness, Sedgefield, Knysna, Plettenberg Bay e Storms River.

Atrações turísticas da Garden Route

A natureza é o carro chefe da região. Tem muita montanha e praia. Ideal para fazer caminhadas e se esticar na areia de praias lindas.

Duas atrações bem famosas da Garden Route são o mergulho com o tubarão branco (leia tudo aqui) e o salto de bungee jump com a Face Adrenalin. Um dos maiores bungee jumps do mundo (leia tudo neste post aqui)!

Outro ponto bem conhecido é ir à ponte suspensa dentro do Tsitsikamata Park.

E de Julho/Agosto a Outubro é época de whale-watching na região, é possível avistar baleias da costa ou fazer um “safari no mar” pra vê-las mais de pertinho.

Storms River

Roteiro de 5 dias na Garden Route

Como eu já conhecia Cape Town e Stellenbosch quando fiz essa viagem, meu roteiro ficou assim:

Cape Town – 3 dias / Stellenbosch – 1 dia /  

Swellendam – 1 dia / Mossel Bay – 1 dia / Knysna – 2 dias / Bungee Jump-Jeffrey’s Bay – 1 dia

(tem posts detalhando todas essas cidades da garden route!)

Oficialmente Swellendam não conta como Garden Route, mas inclui aqui no roteiro pois foi uma parada importante pra quebrar a viagem, somando assim os 5 dias. Em Swellendam nos hospedamos no Cypress Cotage, uma pousada antiga bem bacana!

Depois de Swellendam fomos pra Mossel Bay, onde dormimos no Protea e fizemos o mergulho com tubarões. Dia seguinte partimos para Knysna, chegamos no fim da tarde, deixamos as malas no Inyathi e fomos conhecer a Thesen Island e o Waterfront. No segundo dia em Knysna, dedicamos inteiro para hiking.

No último dia, na ida para Port Elizabeth para pegar o vôo pra Joburg, paramos no bungee jump de manhã e depois almoçamos em Jeffrey’s Bay. Nem ficamos em Port Elizabeth, é uma cidade bem grande, não achei muito legal pra turismo.

Esse foi nosso caminho:

Foi suficiente?

Claro que não, nunca é. Eu gostaria de ter passado em Hermanus, Cape Agulhas, Plettenberg Bay e entrado no Parque Tsitsikamta. Mas aí 5 dias não seriam suficientes, teriam que ser ao menos 8 dias pra fazer isso tudo. Então a gente faz o que pode com o que tem!

Valeu a pena?

SUPER! Essa região é linda demais. Vale muito a pena percorrer essa rota, principalmente para os amantes da natureza. O que eu mais gostei foi o mergulho com tubarão em Mossel Bay e curtir Knysna, bons restaurantes e excelentes trilhas.

O que eu faria diferente?

Uma sugestão bem bacana é começar a rota em Port Elizabeth e terminar em Cape Town. Assim você deixa o melhor pro final, pois depois de conhecer a Cidade Mãe, nada se compara. Também ficaria mais uns 2 dias se tivesse mais tempo.

E você, qual rota escolheu? Conta pra gente!

Se Lança…

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Franschhoek e Stellenbosch, melhor região de vinícolas do mundo
Roteiro da Garden Route, dirigindo desde Joanesburgo
Mossel Bay
Swellendam e De Hoop
Knysna, equilíbrio perfeito entre Mar e Montanha
Saltar de Bungee Jump na África do Sul
O que fazer em Plettenberg Bay

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

Compartilhe este post

5 thoughts on “Roteiro de 5 dias na Garden Route

  1. Oiii, estou indo fazer uma viagem de 13 dias com o meu namorado, ficaremos 2 dias no safari kruger, depois iremos para capetown e estamos pensando em fazer a garden route, vc acha que vale a pena fazer ela ou seria melhor ficar em capetown mesmo? Porque nao conhecemos capetown e tenho medo de chegar la e nao querer fazer outra coisa! Kkkk

    1. Oi Amanda, em uma viagem de 13 dias acho super corrido ir ao Kruger, Cape Town e Garden Route.
      Eu faria o seguinte, aluga um carro e se encaixe alguns passeios mais próximos, como ir à Hermanus – principalmente se estiver indo agora no inverno, onde se pode ver as baleias. Pode também esticar até Cape Agulhas ou o De Hoop – mas fazer a Garden toda acho que sobrariam poucos dias pra Cape Town.
      Espero ter ajudado, boa viagem!

  2. Boa noite, Tati!

    gostei desse seu roteiro. Só tenho uma dúvida: vc reservou hotel ou hostel nessas cidades da Garden Route antes de viajar, ou vc deixava para procurar na hora de chegar nelas? é que como vai ser a minha primeira vez na Africa do Sul, fico meio que com medo de me aventurar nessa estrada e chegar nas cidades e não ter onde pernoitar. A minha ideia é ir até Cape Town, ficar uns 2 a 3 dias, fazer a Garden por 5 dias (como vc fez), ir de avião de Porto Elisabeth até Johanesburgo, ficar uns 3 dias (fazer um safári no Parque Pilanesberg e retornar para SP. Não estou afim de fazer o Kruger. Vc acha que dá no período entre os dias 13 e 24 de outubro? Se puder me dar uma dica, ficarei muito grato.

    1. Oi Valdir,
      Puxa que viagem legal que você está planejando!
      Olha só, eu reservava hotel conforme ia chegando, pois viajei no inverno pela Garden Route e era baixa temporada. Eu acredito que você também consegue fazer isso em outubro. Agora, se não quer perder tempo durante sua viagem pesquisando estadia, já vá com tudo reservado.

      Seu roteiro está legal. Eu só ficaria um dia a mais em Cape Town e um dia a menos em Joanesburgo. Em Joanesburgo fique 1 dia e outro no Pilanesberg.

      Seu roteiro vai ficar bem puxado pra fazer em 10 dias, mas é possível! Caso queira desacelerar um pouco, uma outra sugestão é ficar na região do Cabo e ir até Hermanus, De Hoop, Cape Agulhas – voltar para Cape Town e voar a Joanesburgo. MAS, dá pra fazer seu roteiro original SIM!

      Espero ter ajudado e não confudido mais rs!

      Boa viagem!

  3. Oi Tati!

    muito obrigado pelas dicas!

    Vou me programando por aqui.

Deixe uma resposta

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.