Roteiro de 5 dias na Grécia
Europa Grécia

Roteiro de 5 dias na Grécia

Criar um roteiro de 5 dias na Grécia não é fácil, quando se começa a pequisar e olhar fotos, dá vontade de ficar 5 meses! A parte fácil é que qualquer lugar que você escolher na Grécia será lindo!

Essa viagem foi a primeira que Flá e eu fizemos juntas! Faz muito tempo… E como até hoje é um dos destinos que mais nos pedem dicas, finalmente resolvi escrever este post.

Nós começamos a viagem em Barcelona, onde ela e meu irmão moravam na época. Pegamos um vôo da Vueling para Athenas (na época 180 euros) e de lá começamos a jornada grega. Esse foi nosso roteiro:

  • 1 dia em Santorini
  • 3 dias em Creta
  • 1 dia em Atenas

Quais ilhas visitar na Grécia

O que eu sempre respondo é: DEPENDE. Depende se é viagem em casal, galera, solteiros, família, se gosta de natureza, balada, história… Cada lugar tem sua particularidade. (Além das ilhas acima, também conheci Corfu em outra viagem).

Santorini tem que estar no roteiro de primeira viagem para a Grécia. É aquela mini ilha fofa com as casinhas brancas de telhados azuis, tipo no musical do Mamma Mia.

Nós escolhemos também Creta pois queríamos um lugar para esticar ao sol, além do apelo histórico da ilha. E de bonus, descobrimos que Creta tem o maior desfiladeiro da Europa. Por isso dedicamos 3 dias pra ilha.

E Mykonos?? É um destino para solteiros em busca de balada! Claro que a ilha é linda e paradisíaca, mas todas as ilhas gregas são – então optamos por não visitar Mykonos.

Em outra viagem, fiquei 4 dias em Corfu. Essa ilha é mais afastada das outras, então quem vai a Corfu dificilmente vai a qualquer outra ilha, pois a logística fica bem difícil. Mas Corfu também é top – é pra lá que vão os europeus. Tem praia, restaurantes, parque aquático para as crianças, um pouquinho de história e muito sol!

Como ir de uma ilha para outra na Grécia?

Diferentemente do que parece no mapa, as ilhas são longe umas das outras. Mesmo se a distância não é grande, o tempo de navegação é geralmente longo.

Tem 3 maneiras de se locomover entre as ilhas gregas: Avião, Lancha e Navio.

Chegamos em Santorini de avião, chegando de Athenas com a Aegean Airlines. Na época pagamos 60 euros em um vôo super cedo, chegando em Santorini junto com o nascer do sol.

De Santorini para Heraklion (em Creta) fomos de navio. Pegamos um navio noturno para ir dormindo, pois seriam mais de 8 horas de viagem. Saímos meia-noite de Santorini pra chegar de manhã em Creta. MAS ATENÇÃO! Aqui cometemos um erro! Foi muito difícil comprar os assentos no navio pois a descrição não era clara. Compramos uma tal de “geral” e pasmém, isso significa viajar de pé. Quando a esmola é muita, o santo desconfia. Custou só 20 euros. Por sorte estava vazio e conseguimos dormir em uns sofás na área do bar.

Em Creta fomos de Heraklion para Chania de ônibus por 12 euros. Essa viagem é bem tranquila, não precisa comprar com antecedência, só chegar na rodoviária e comprar o bilhete. São 2 horas de viagem.

E para voltar para o continente, fomos de navio de Chania para Athenas. Essa viagem durou umas 10 horas. Fomos dormindo também, mas dessa vez compramos um bilhete tipo leito, com poltronas que reclinavam. UFA! Preço 38 euros.

Onde comprar bilhetes dos ferries com antecedência?

Nós usamos a Danae e a Greek Ferries. Pagamos tudo no cartão de crédito e levamos os comprovantes impressos. Deu tudo certo.

O que fazer em 1 dia em Santorini

Em Santorini passamos 1 dia inteiro, o vôo chegou às 6 da manhã e partimos no ferry da meia-noite. Nem preciso dizer que no fim do dia estávamos exaustos né?! Pensando hoje, provavelmente passaria a noite em Santorini pra aproveitar um pouco mais sem correr.

Passeio de barco para conhecer a ilha e ao redor. O passeio todo dura 7 horas, inclui uma parada para caminhar no vulcão e outra para nadar em águas termais. Saímos do porto de Athinios e terminamos o passeio em Oia – onde optamos por ficar para ver o pôr do sol. É possível comprar o passeio com antecedência neste link e custa 40 euros por pessoa.

Assistir o melhor pôr do sol da Grécia – reza a lenda que o melhor pôr do sol grego é em Oia. É bem legal, todo mundo se junta no mesmo cantinho e ficam lá assistindo o espetáculo da natureza. Também vale a pena caminhar pela vila que é bem fofa.

Onde dormir em Santorini

Se você tiver mais tempo, passe pelo menos 1 noite em Santorini, vale a pena pra curtir melhor o local. Pelo que nós vimos, estes lugares são bem recomendados, na cidade de Oia (ou região). Ou seja, dá pra fazer o roteiro acima, chegar em Oia e descansar.

Charisma Suites – lugar todo branco e imaculado, com piscina ao ar livre e vista privilegiada para o Mar Egeu. Preço salgado, média de 500 USD a noite para 2 pessoas.

Atriva Canava 1894 – apart-hotel contruído em edifício histórico – também com piscina ao ar livre e vista para o Mar. Opção bem luxuosa, preço médio de 700 USD a diária para 2 pessoas.

Finikia Memories Hotel – Fica na vila de Finikia, logo depois de Oia. Lugar familiar com atendimento bem pessoal, além de ser bem fofo. Opção 3 estrelas e com preços mais acessíveis, à partir de 100 USD a diária para duas pessoas.

O que fazer em Creta

Creta é uma ilha que surpreende, pois não é tão famosa quanto Santorini e Mykonos, mas é espetacular.

Heraklion

É a capital da ilha. Lá visite o Palácio de Knossos – um sítio arqueológico da civilização Minoica. Como aqui tem vários caminhos que sugerem labirintos, reza a lenda que era aqui que morava o Minotauro. A entrada custa 15 euros por pessoa.

Outra opção é fazer um tour guiado de 6 horas, que inclui  city tour, visita a Knossos e o museu de Heraklion por 20 euros – a entrada do sítio (15 euros) e do museu(1 euro) você paga à parte – mas ir com o guia é vantajoso pois ele te explica tudo sobre a cidade e antigas civilizações. Eu acho que vale a pena. Detalhes do passeio aqui.

Chania

Desfrute a cidade em volta do Old Harbour.  A cidade meio que se move em volta desse lugar, é muito gostoso passar o dia ali, tem varios restaurantes, feirinhas, museus, tudo em volta dessa entrada de mar.

Chania, a Veneza grega

Essa também é a melhor região para dormir em Chania, próximo ao pier para poder curtir os restaurantes e movimento de pessoas. Recomendamos o Narkissos pelo excelente custo-benefício e localização. Diárias à partir de 80 USD para duas pessoas.

Na região de Chania tem muitas praias bacanas pra visitar. A grande vantagem é que as praias são de areia. Nós conhecemos Elafonisis, que é super linda. Levamos canga pra esticar, pois não tem muita infra-estrutura, mas tem um butequinho lá que paramos para almoçar.

Quem quiser dormir em Elafonisis pode optar pelo “Elafonisi Resort by Kalomirakis Family” hotel a 650 metros da praia. Tem restaurante também.

Palaiochóra é uma cidadezinha fofa e com praia também. Tem mais opções de hospedagem e de restaurantes. É possível se hospedar aqui e ir de taxi para Elafonisis passar o dia. Veja opções de hospedagem em Palaiochóra aqui.

Em Chania está também o maior desfiladeiro da Europa: Samaria Gorge. É um lugar lindo onde a natureza caprichou, vale muito a pena conhecer, mas só para quem está em boa forma física, pois a caminhada leva de 5 a 7 horas! É bastante chão! Pra quem curte hiking, é um paraíso – eu ainda quero voltar.

Neste post contamos mais detalhes sobre o Samaria Gorge, confira.

1 Dia em Atenas

Athenas é uma cidade enorme, nós ficamos apenas 1 dia pois o roteiro era curto. Lá deixamos as malas em um locker na estação de metro ao lado do porto. Subimos para a parte alta da cidade onde está a Ácropole. Também conhecemos o Museu Arqueológico Nacional – que é sensacional, tem que conhecer.

Veja neste post mais dicas do que fazer e onde ficar em Atenas.

Dicas de viagem na Grécia

A culinária grega é maravilhosa! Coma muita coisa boa!! Moussaka, Kleftiko, Salada Grega, Queijo Feta, Iogurte, Azeitonas… e por aí vai.

Se prepare pro calor! LÁ É MUITO QUENTE DEMAIS DA CONTA! Principalmente Atenas, as Ilhas ainda tem uma brisa que alivia. Mas de qualquer maniera,  tem que beber muita água, levar chapéu, protetor solar e etc.

Essa viagem toda foi bem corrida. Éramos (ainda mais) jovens e quisemos fazer o máximo possível em 5 dias! No fim estávamos exaustos. Diria que para fazer este roteiro tranquilamente, uns 7 a 8 dias seria melhor.

LEMBRETE

Seguro de viagem é obrigatório na Europa! Eu sei que é aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas que é importante ter, com saúde não se brinca! Nós usamos o portal Seguros Promo, pois faz cotações com várias seguradoras trazendo um comparativo de preços e benefícios.

Pra vocês terem idéia, um seguro de 7 dias na Europa custa à partir de 55 reais. Não é caro! Neste site você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Se Lança…

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT