Roteiro de 5 dias no Atacama
Américas Chile

Roteiro de 5 dias no Atacama

Hola, ¿que tal?
Já começamos assim, hablando um pouco de Espanhol que é pra entrar no clima do Chi-chi-chi-le-le-le e aproveitar ao máximo esse Roteiro de 5 dias no Atacama.

Esse é um post para você, coleguinha de mochila, que tá planejando a tão sonhada viagem ao Deserto do Atacama no Chile, mas tá [email protected] com o tanto de passeio que tem pra fazer e não sabe bem ao certo quais são imperdíveis, quais dá pra deixar passar, quantos dá pra fazer num dia só, e por ai vai.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não adianta se prender muito ordem dos passeios desse roteiro de 5 dias no Atacama e tentar fazer exatamente nessa ordem porque tudo no Atacama depende da natureza, ou seja, os passeios podem estar sujeitos a mudanças de acordo a época do ano da sua viagem (nós fomos em Setembro), a algum evento específico, feriado e até mesmo a ordem/disponibilidade dos passeios da agência que você vai contratar.

“Mas, Flávia, pra que você fez esse post então?” – você pode estar se perguntando, não é mesmo?

Pra mim, o legal desse post onde compartilho com você meu roteiro de 5 dias no Atacama, é ler sobre o lugar, ver as fotos, os passeios e assim definir o que mais te atrai, o que mais tem a ver com o tipo de viagem que você tá imaginando. Tendeu?

E aí vai uma dica preciosa pra quem está planejando a viagem ao Atacama: não feche nenhum passeio ainda no Brasil, espere chegar lá para fazer isso ao vivo, cara a cara com os tiozinhos das agências, vai te sair bem mais barato. Negociar o valor do pacote todo de passeios que você vai fazer com a agência, é parte da experiência da viagem.

Então vamos lá, papel e caneta na mão (notas do iphone aberto pros mais tecnológicos) para anotar os passeios que gostar mais. É sério, anote todos os passeios que gostou. Chegando em San Pedro de Atacama leve sua lista na agência e lá na hora junto com eles, monte seu próprio roteiro.

No final do post tem um adicional dos passeios que não fizemos, mas que você pode gostar e encaixar se tiver mais dias.

| DIA 01 | CHEGADA EM SAN PEDRO DO ATACAMA E ESCOLHA DE AGÊNCIA PARA FAZER OS PASSEIOS

  • Calama – San Pedro de Atacama – Agência para fechar passeios.
    Chegamos em uma segunda-feira fim da tarde ao aeroporto de Calama e de lá pegamos um transfer para nosso hotel em San Pedro de Atacama onde deixamos as malas e fomos direto para a Calle Caracoles no centro da cidade para orçar/escolher a agência com a qual faríamos nosso roteiro.
Aeroporto_Calama_Atacama
Aeroporto de Calama, que fica há 1h30 de San Pedro de Atacama

Se você está começando agora a planejar a viagem ao Atacama, vale a complementar a leitura com o post Deserto do Atacama Chile: como planejar essa viagem.
Nele eu explico em detalhes tudo o que você precisa saber antes mesmo de comprar sua passagem de avião. Também explico em detalhes como escolher a agência pra fazer os passeios, onde comer, onde se hospedar, quando ir e tudo mais. É o famoso – post completão sobre o Atacama –  sabe?!

| DIA 01 | REAL OFICIAL

| DIA 01 | MANHÃ: VALLE ARCOIRIS

  • Saída do hotel às 8h30 da manhã com destino ao Valle Arcoiris.
    São 50 min de estrada até o vale. É um passeio pouco turístico, para ser feito se você tem dias sobrando. Nós fizemos por engano, eu confundi com o Valle Arcoiris no Peru (dá zero pra ela, Kiko). Foi bacana, nós curtimos ver os petroglifos e tal, mas não é um daqueles passeios “must do”. Esse passeio inclui primeira parada no Petroglifos de Yerbas Buenas. Petro (pedra) glifo (desenho), ou seja, desenhos em baixo relevo feito nas pedras há mais ou menos 3.500 anos AC. Os desenhos mostram o que os viajantes que passavam por ali viam pra lá da Cordilheira dos Andes.
  • Depois o passeio segue para o tranquilo Valle Arcoiris, onde se faz um pequeno trekking de 30min pelas formações de cerros avermelhados, esverdeados e cinzas, resultado de anos de acúmulo de minerais. A paisagem, assim como outros lugares do Atacama, é de Marte. É muita imensidão, um chão de terra avermelhada bem forte, pouca vegetação e muita rica-rica, ervinha aromática típica dos Andes.

 

Valle Arcoiris Atacama
Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle Arcoiris, no Deserto do Atacama

| $ Valor do tour Vale Arcoiris por pessoa |
25.000 oficial (18.000 valor que negociamos) + 3.000 pagos na entrada do vale.

| DIA 01 | TARDE: LAGUNA CEJAR – INCLUINDO OJOS DEL SALAR E LAGUNA TEBINQUINCHE

  • Saída às 15h30 para o segundo passeio do dia: Laguna Cejar, que passa ainda por Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche. A primeira parada é na Laguna Cejar, que fica há apenas 20min de San Pedro de Atacama. Este é o famoso passeio às lagoas de sal onde é possível boiar no meio do deserto. Apesar de levar o nome do passeio – Cejar – a lagoa onde todo mundo boia não é a Cejar e sim a Piedra. A Cejar, além de sal, possui uma quantidade muito grande de arsênico, prejudicial a saúde. Mas a Piedra é inofensiva, então dá pra curtir bem esse passeio. Além da beleza cênica das lagoas rodeadas por formações de sal, água transparente no raso e azul petróleo nas partes mais fundas, a temperatura da água é algo que vale a menção aqui por ser especialmente, digamos, muito-bem-bastante-fria. Prepare-se para boiar e bater o queixo ao mesmo tempo.
  • Dicas importantes pro mergulho: levar chinelo porque o sal cristalizado pode cortar o pé. Não passar protetor solar pra não contaminar a lagoa. Tem duchas de água doce – e gelada –  pra tirar o sal do corpo. Já ir com roupa de banho pra não ter que encarar a fila pra troca de roupa 2 vezes.

 

Laguna_Cejar_Atacama
Laguna Cejar, Deserto do Atacama
  • Depois da Laguna Cejar, o passeio segue para os Ojos del Salar, onde não é necessário pagar nenhuma entrada já que são duas lagoas que ficam no meio da estrada entre a Cejar e a Tebinquinche. Visto de cima, é como se fossem dois grandes olhos no meio do Salar do Atacama, por isso ganharam este nome. É liberado nadar em uma delas ou em um dos olhos (rs), mas aqui a água é semi doce, então nada de flutuação. A atração do outro “olho” são as fotos espelhadas como as abaixo.
Ojos_del_Salar_Atacama
Ojos del Salar, Deserto do Atacama
  • Ficamos ali no Ojos del Salar uns 20min e logo partimos pro último destino desse tour, o pôr do sol na Laguna Tebinquinche, que é na verdade um gigantesco lago de sal. Esse lugar demais, não é de entrar na lagoa, a visita aqui é só para caminhar até próximo a lagoa e assistir ao maravilhoso pôr do sol que acontece nela. Geralmente é nessa última parada que as agências fazem um pequeno café da tarde com direito a pisco ou champagne, dependendo da sofisticação da sua agência, rs. A nossa serviu um delicioso pisco, com salgadinhos a amendoins.

 

LAGUNA_TEBINQUINCHE_DESERTO_ATACAMA
Laguna Tebinquinche e seu estonteante pôr do sol

| $ Valor do tour Laguna Cejar por pessoa |
18.000 oficial (13.000 valor que negociamos) + 17.000 que são pagos na hora na Laguna Cejar + 2.000 pagos pra entrada da Laguna Tebinquinche. Total dos passeios da tarde: 32.000 por pessoa. Esse é um dos passeios mais caros do Atacama, mas vale a pena.

| DIA 02 | GÉISERS DEL TATIO

  • Saída às 5h30 da manhã para o Géiser del Tatio, que fica a quase 1h30 de distância de San Pedro. Esse é um dos poucos passeios em que é necessário madrugar, mas é absolutamente recompensador. Os géisers ficam a cerca de 4.320m de altitude, o que pode dar uma certa tontura, então prepara o chá de coca ou de chacacoma pra tomar no caminho. No post Deserto do Atacama Chile: como planejar essa viagem eu expliquei onde comprar. Além disso vá muito, mas muito mesmo, bem agasalhado, porque a temperatura lá em cima varia entre zero e -20°C. Os géisers estão em maior atividade bem de manhãzinha que é quando a temperatura externa está negativa e eles estão em torno de 85°C. Os géisers borbulham e chegam a “cuspir” suas ferventes a uns 10m de altura. Respeite os limites de aproximação dos géisers, ok? São mortais.
    Nem tudo pela selfie, gente.
Geisers_Del_Tatio_Atacama
Géiser del Tatio e um cachecol que virou saia porque tava mais frio nas pernas do que no pescoço, Deserto do Atacama
  • Após ver os géisers em atividade o tour continua e a próxima parada é nas piscinas de águas termais que tem ali também. A temperatura da água é de 40°C enquanto fora deve estar por volta de -5°C. Então, pros corajosos, aqui é a hora de tirar a roupa e relaxar nas águas quentinhas. Há vestiários para se trocar. Nessa parte do tour também é que as agências oferecem um delicioso café da manhã com vistas para o nascer do sol.
  • O passeio não acaba aí não, depois do café da manhã, passamos ainda pelo Géiser de Argila e o Géiser del Diablo e uma paradinha no povoado de Machuca, onde a atração fica por conta do espetilho de llama e empada de queijo de cabra.

 

Geiser_Del_Diablo_Atacama
Géiser de Argila e Géiser del Diablo e uma blusa gigante emprestada do guia 😉
  • No total são umas 9h de passeio, voltamos a San Pedro por volta das 15h. Dá para emendar outro tour, mas como levantamos muito cedo, preferimos ficar andando pelo centro da cidade e ir voltar cedo pro aproveitar um pouco do hotel.

| $ Valor do tour Géisers del Tatio por pessoa |
25.000 oficial (18.000 valor que negociamos) + 10.000 pagos na entrada do vale.

| DIA 03 | SALAR DE TARA

  • Saída às 7h30 da manhã e volta a San Pedro por volta das 17h. Se esse não é o primeiro post que você lê sobre o Atacama, provavelmente já deve ter lido que o Salar de Tara está fechado. E está mesmo. Mas o que nos explicou o guia da agência é que a estrada principal que leva a ele é que está fechada por ordem governamental. Há apenas 3 agências  que conseguem fazer um caminho alternativo ao Tara e quando digo alternativo, é alternativo mesmo, pelo meio do deserto, sem placa alguma. Ou seja, só quem sabe muito sobre o local conhece o caminho que se transforma a cada dia por conta da mudança das areias (lembre-se, é um deserto, ventou, o caminho muda).

 

Guardian_Salar_De_Tara
El Indio ou El Guardián de La Pacana: uma formação rochosa com cara de índio totalmente esculpida pelo vento. Assim o Salar de Tara te dá as boas vindas.

 

  • São quase 2h de estrada de San Pedro até o Salar de Tara. No meio do caminho, há parada pro café da manhã em frente ao Vulcão Licancabur. Por conta de sua altura de quase 6mil metros, ele praticamente domina a paisagem do Atacama, podendo ser visto de onde quer que você esteja. É ainda um vulcão semi-ativo, sua última erupção foi em 2015.

 

vulcao_licancabur_atacama
Parada pro café da manhã a caminho do Salar de Tara com vista pro vulcão Licancabur
  • Esse foi um dos passeios mais emocionantes e de maior conexão com a natureza que senti de todos que fiz no Atacama. Estar no meio do nada, sentir aquela imensidão toda, a beleza poderosa de uma natureza quase intacta. Era um dos passeio que eu mais queria fazer e simplesmente amei.

 

Salar_de_Tara_Deserto_Atacama
Salar de Tara: na primeira foto ao fundo – Las Catedrales de Tara – que são esses paredões enormes de origem vulcânica e na segunda foto a lagoa parte da Reserva Nacional Los Flamencos. Não há fiscalização no local, mas não é permitido chegar próximo a lagoa. Respeite. A foto é o máximo que nossa câmera conseguiu dar zoom. Senti falta de um binóculo.

| $ Valor do tour Salar de Tara por pessoa |
40.000 oficial (37.000 valor que negociamos). Na volta a San Pedro, estava incluso no valor do passeio o almoço em um restaurante próximo a agência. Comidinha caseira, bem honesta. Almoço as 17h, tá? Leve algo para comer durante o dia, pois a única refeição oferecida no caminho é o café da manhã.

| DIA 04 | PIEDRAS ROJAS, VALLE DE LA LUNA E ASTRONÔMICO

| DIA 04 | MANHÃ: PIEDRAS ROJAS – INCLUINDO LAGUNAS ALTIPLÁNICAS E LAGUNA CHAXA

  • Saída às 8h e volta a San Pedro às 15h, com café da manhã no restaurante Santa Barbara no povoado de Socaire. Este é um dos tours mais completos do Atacama, são muitas paradas, em um lugar mais lindo que o outro.
  • Depois do café da manhã seguimos em direção a Piedras Rojas, mããããs no meio da estrada há uma placa escrito: Trópico de Capricornio. A tal famosa placa na estrada infinita. Paradinha rápida, click click click e seguimos.
Tropico_Capricornio_Atacama
A famosa placa do Trópico de Capricórnio e a estrada sem fim que atravessa do Deserto do Atacama
  • Esse também é outro tour que muitas agências acabam não fazendo alegando que a estrada está fechada e acabam fazendo apenas uma parte dele, sem chegar até Piedras Rojas efetivamente.
  • Pra você entenderem a real: não é a estrada que está fechada, é o acesso ao mirante principal de onde era possível chegar bem próximo as pedras avermelhadas e a lagoa de flamingos. Nos meses de inverno sim, a estrada pode fechar, por conta da neve ou gelo na estrada.

Mas então porque dizem que a estrada está fechada? Por 3 motivos:

  1. Filmagem do canal off fazendo kitesurf nas lagoas – e era proibido. Reno Romeu e João Daniel Edde, que vergonha, vocês mandaram malzaço./li>
  2. Muitas pessoas acampavam e deixavam muito lixo no local – proibido obviamentchy.
  3. Vândalos começaram a pixar as pedras.

 

Piedras Rojas: vista do mirante já que não é mais permitido descer próximo a lagoa e aos flamingos.

Resultado: a estrada que dava acesso ao mirante próximo as pedras foi fechado e hoje em dia o passeio vai até um outro mirando de onde se pode ver de longe, a lagoa ao fundo, as pedras e os flamingos.

  • Mais uma curiosidade sobre esse lugar é o seu nome: Piedras Rojas, Salar de Talar ou Águas Calientes. O mesmo nome pro mesmo lugar. Então anota aí pra ninguém te confundir.

 

Piedras_Rojas_Deserto_Atacama
Piedras Rojas: vista pro outro lado do lago.
  • Depois de uns 15minutos neste mirante, voltamos à estrada para a segunda parada deste tour: Lagunas Altiplânicas: Miñiques e Miscanti. Ambas possuem o mesmo nome dos vulcões que as cercam e tornam a paisagem uma pintura.
  • A Miscanti é a primeira logo após a entrada da reserva e está separada da Miñiques por uma pequena estrada de terra. Não é possível chegar próximo as lagoas.
  • As Lagunas Altiplânicas ficam a 4 mil metros de altitude e é uma parada bem rápida na volta do Piedras Rojas. É uma parada para contemplação da natureza mesmo, não há muito o que fazer por lá além de caminhar um pouco pelas trilhas demarcadas admirando a paisagem das lagoas e seus vulcões.

 

Lagunas_Altiplanicas_Atacama
Lagunas Altiplânicas: na primeira foto a Laguna Miñiques e seu vulcão e na segunda foto a Laguna Miscanti e seu vulcão. Terceira parada do tour a Piedras Rojas.
  • De volta ao carro, mais uns 40min de estrada até chegarmos na terceira parada: Laguna Chaxa ou Los Flamencos National Reserve.
  • Essa parada é surreal de linda. É uma reserva natural de flamingos, aqueles bem rosinhas que vimos de longe em quase todas as lagoas nos passeios pelo Atacama. Só que aqui, por ser uma reserva natural, um lugar protegido, eles estão bem próximos as trilhas e em grande quantidade. A lagoa fica no meio de um salar gigante, deixando a paisagem ainda mais especial.

 

Laguna_Chaxa_Atacama
Laguna Chaxa ou Los Flamencos National Reserve: terceira parada do tour a Piedras Rojas.

 

  • Quarta e última parada: povoado de Toconao. Paradinha rápida também, só paracomprar algum artesanato local, ver um cacto gigante no meio da praça (motivo de muito orgulho), ver uma senhorinha que vende artesanato e tem uma llama no fundo do quintal e também tomar um sorvete de rica-rica, erva típica da região, caso você ainda não tenha provado o da Sorveteria Babalu em San Pedro.

 

Llama_Atacama
Selfie com llama? Temos! Povoado de Toconao, última parada do tour a Piedras Rojas

| $ Valor do tour Piedras Rojas por pessoa |
40.000 oficial (33.000 valor que negociamos) já incluso almoço na volta no restaurante próximo a agência + 3.000 pagos na entrada das Lagunas Miscanti e Miñiques e + 2.500 na entrada da Laguna Chaxa.

| DIA 04 | TARDE: VALLE DE LA LUNA

  • Depois do almoço, partimos por volta das 16h para o segundo tour do dia: Valle de la Luna.
  • A altitude do valle é de 2.250m, então é um passeio bem recomendado para ser feito nos primeiros dias no deserto, para ir se acostumando a altitude.
  • Há um trekking de 30min aproximadamente até um dos pontos mais altos do valle para apreciação da vista digna de MadMex. Depois do trekking o tour foi até a Caverna de Sal para mais um pequeno trekking de uns 20min por dentro do que? Da caverna. Pulei essa parte por pura claustrofobia. Disseram ser escuro, frio, mas tranquilo. Podiam ter me dito que o Ryan Gosling estava lá dentro, eu não conseguiria ir de forma alguma. O tour pelo Valle de la Luna termina com assistir o pôr do sol no um mirante próximo a Piedra del Coyote.

 

valle_de_la_luna_atacama
Valle de la Luna: Piedra del Coyote, o vale que parece as crateras da lua, bastaaante vento e um pôr do sol de fazer os olhinhos enxerem de água.

| $ Valor do tour Valle de la Luna por pessoa |
18.000 oficial (13.000 valor que negociamos) + 3.000 na entrada.

| DIA 04 | NOITE: ASTRONÔMICO

  • O nosso quarto dia no Deserto do Atacama foi puxado. A noite emendamos ainda o passeio Astronômico.
  • Difícil falar qual passeio é imperdível, porque todos são, portanto vou falar que esse é muito imperdível. Quantas vezes na vida você terá a chance de conseguir ver a olho nu um céu tão estrelado como o do Atacama?
  • Todas agências oferecem o astronômico, mas recomendo que este seja o único que você faça por fora, com as mais especializadas como a Space Obs ou com a Una Noche con las Estrellas.  Nós orçamos nas duas, mas acabamos escolhendo a Una Noche con las Estrellas porque além do dono ser da associação de astronomia do Chile, o tour dele oferece foto e umas bebidinhas pra esquentar o corpo enquanto se observa o céu. A Space Obs parece ser a que possui os telescópios mais de ponta, mas o que eles oferecem como parte da experiência e do entretenimento deixa desejar. Conhecemos pessoas que fizeram o astronômico com agências, não se arrependeram, mas eu só posso te indicar o que eu fiz e valeu a pena.
  • O tour astronômico demora umas 3h. Começa tarde entre 21h e 23h, dependendo da lua e termina tarde. Faz bastaaaante frio, mas óh, juro, tudo vai valer a pena assim que você conseguir ver Saturno. Eu até dei um gritinho.

| $ Valor do tour Astronômico por pessoa |
25.000 oficial (20.000 valor que negociamos), este valor já inclui 1 foto. Se você quiser mais fotos, eles fazem também pelo adicional de 3.000 mil pesos cada.

 

Astronomico_Atacama
Tour astronômico: feito com Una Noche con las Estrellas. Poderiamos ter feito uma foto mais romântica, dando um beijo bem gostoso, por exemplo? Poderia, mas na hora fiquei tímida, rs

| DIA 05 | CENTRINHO DE SAN PEDRO E LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

| DIA 05 | MANHÃ

  • Na manhã do nosso último dia íamos a Termas de Puritama. Havíamos deixado pro último dia, pra relaxar nas águas termais, mas infelizmente não conseguimos ir. Estivemos no Atacama em uma data festiva pra eles, as Fiestas Pátrias, em 19/Set. Como é um feriado grande pra eles, o Atacama simplesmente lotou, abarrotou, estrumbou de turistas e nosso Termas foi cancelado, de tanta gente que havia. Como plano B, passeamos a manhã toda pelo centro de San Pedro de Atacama e visitamos o feirinha central.

 

Centro_San_Pedro_de_Atacama
Voltinha pelo centrinho de San Pedro de Atacama e uma última visitinha a Feirinha de Artesanato.

| DIA 05 | TARDE

  • Saída às 15h para o último passeio do nosso Roteiro de 5 dias no Atacama: Lagunas Escondidas de Baltinache. São 45 min de estrada de San Pedro até as lagoas, que estão completamente escondidas mesmo, no meio do Deserto.
  • Esse é outro daqueles passeios ainda meio fora da rota turística no Atacama, porque a prima famosa, Laguna Cejar, apesar de ser mais cara, ainda é a mais visitada quando se fala em “boiar nas lagoas de sal do Atacama.” Nós mesmos, só ouvimos falar nas Lagunas Escondidas quando chegamos lá. Bom, o que posso dizer após ter feito Lagunas Cejar e Escondidas, é que a paisagem e as lagoas das Escondidas são bem mais impressionantes do que a Cejar. No entanto, o  tour da Cejar te leva também ao Ojos del Salar e ao incrível por do sol na Tebinquinche. Conclusão: faça as duas, rs.
  • Voltando as Escondidas: só é possível nadar nas lagoas 1 e 7. A densidade de sal é de 7 vezes mais que o mar, enquanto na Cejar são 4 vezes mais. Ou seja, aqui você flutua mais ainda e se tiver qualquer arranhãozinho, ele vai arder 73 dias, rs. Brincadeira, mas arde, hein?!

 

Lagunas_Escondidas_Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache: partiu flutuar mais um pouquinho antes de ir embora?
  • E pra você que está se perguntando “como essas lagoas se formado assim no meio do deserto mais árido do mundo??” – na verdade elas foram criadas na década de 80 para extração de lítio. Hoje em dia não há mais extração de lítio no local, por isso se tornaram um ponto turístico. O Salar de Atacama é o segundo maior produtor de lítio do mundo, ou seja, praticamente do Atacama direto pras baterias dos nossos celulares, computadores, relógios… A extração do lítio é uma das maiores ameaças a sobrevivência dos flamingos da região 😢
  • Levar chinelo para caminhar entre as lagoas, água pra beber, protetor solar só depois de mergulhar e toalha. A água também é bem fria, como na Cejar.

| $ Valor do tour Lagunas Escondidas de Baltinache por pessoa |
25.000 oficial (15.000 valor que negociamos) + 5.000 para entrada.

|FALTARAM DIAS| OUTROS PASSEIOS CLÁSSICOS QUE NÃO FIZEMOS:

. Vale de la Muerte: parecido ao Valle de la Luna, conhecido entre quem curte fazer sandboard.
. Subida ao vulcão Lascar: é preciso bastante fôlego pra subir 5mil metros de altura. Deve ser incrível.
. Crater de Monturaqui: é uma cratera formada por um meteorito de ferro que caiu há menos de 1mi de anos.
. Pukara de Quitor: passeio sussa que dá pra ir a pé ou de bike desde San Pedro, fica a 1,5km.
. Termas de Puritama 😢: um verdadeiro oásis de águas termais, o tão merecido relaxamento após tantos dias de acordar cedo e tanto caminhar.

Cada vez mais, surgem novos passeios no Deserto do Atacama, portanto com certeza ainda há muitos outros que nem nessa lista entraram. O que mais tenho visto acompanhando meus amigos blogueiros de viagem é que, cada agência está buscando seu lugarzinho ao sol oferecendo desde um serviço diferenciado até a oportunidade de conhecer um pico ainda pouco explorado. Tudo pra manter o Atacama no radar dos brasileiros e garantir que a gente, turistas, tenhamos a melhor experiência possível por lá.

|CUSTO TOTAIS| RESUMO DA BUFUNFA INVESTIDA EM PASSEIOS:

  • Roteiro de 5 dias: 167.000 mil pesos (~R$960) pra agência + 35.500 mil pesos (~R$205) nas entradas que são pagas em cada um dos pontos turísticos.
  • Passagem aérea: varia de acordo a época do ano, mas o normal é entre R$800-R$1300, São Paulo-Santiago-Calama.
  • Gastos com alimentação: entre 10mil-15mil pesos (~R$60-80) por dia, por pessoa. Considerando almoço e jantar.
  • Gastos com transporte: transfer Calama-San Pedro-Calama – 20 mil pesos (~R$115).

 

pesos_chilenos

Eaí, bora se lançar no Deserto do Atacama?

LEMBRETE

Seguro de viagem não é obrigatório pra entrada no Chile, mas você está indo pro Deserto, fazer passeios de aventura, melhor previnir, né?

Nós usamos o portal Seguros Promo, pois ele faz as cotações com várias seguradoras e traz um comparativo de preços e benefícios. Bem fácil de ver e escolher.

Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais… leitor do Se Lança tem mais desconto, yeah yeah 🙂

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 para ganhar.

Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo.
Clique aqui para fazer sua cotação.

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Deserto do Atacama Chile: como planejar essa viagem.
Roteiro de 3 semanas no Peru e no Chile
Como ir de Machu Picchu para o Deserto do Atacama
Do Atacama ao Salar de Uyuni
7 Passeios em Santiago e Região
Circuito dos Lagos Andinos no Chile

 

~ Se Lança ~

LEAVE A COMMENT