Se lança pra Suiça com um roteiro de 5 dias
A Suiça é um país fantástico, como uma pedra preciosa, pequeno e belo. Tem de tudo, esportes radicais, cultura, paisagens de tirar o fôlego, vida urbana e etc. Nem preciso dizer que tudo funciona, é organizado, limpo – quase perfeito. Só que é claro que se paga um alto preço por isso tudo. E não estou brincando, é o lugar mais caro que eu já fui. Prepare-se para coçar o bolso e ao mesmo tempo baixar o padrão. Pelo menos minha viagem foi assim, hoteis pequenos e “baratos” e frugalidade total. Ainda assim valeu a pena.
Roteiro de 5 dias pela Suiça
Nosso passeio foi basicamente bater perna nas cidades, entrar em Igrejas, castelos, alguns museus, tomar muito chocolate quente pra esquentar e observar a vida local. Como as cidades são pequenas, fomos a muitas cidades em poucos dias, para nós foi suficiente para o estilo de turismo que fizemos naqueles dias. Claro que se você vai esquiar, fazer qualquer outra atividade, planeje mais tempo.
Mas enfim, este foi o roteiro: Zurich – Lucerne – Bern – Lausanne – Genebra
Dormimos uma noite em cada cidade. Os pontos altos foram pra mim Zurique, Lucerna e Genebra. O roteiro todo foi feito de trem, não compramos nada com antecedência, chegávamos na estação, víamos os horários e pronto. Os trens foram caros também, óbvio, lá tudo é caro.
Locomoção pela Suiça
Na maioria das cidades é possível andar a pé, nas cidades maiores usávamos o transporte público, ônibus ou tram. Ao chegar na estação de trem, vá logo no guichê de informações para turistas. Lá eles vão te orientar sobre qual condução pegar para seu hotel e outros pontos que tiver que ir. Em algumas cidades (Berna por exemplo) o hotel te dá um passe grátis de transporte público para turistas. Vale perguntar.
Quem quiser alugar carro, nós recomendamos a RentCars que tem preços excelentes além de poder pagar parcelado.
Onde comer
Infelizmente aqui minhas dicas deixam a desejar. Nós não entramos em muitos restaurantes, comemos mais em bibocas, tipo restaurante tailandês, chinês, Mac, Subways…
Pra não dizer que não tenho nenhuma recomendação, em Genebra encontramos amigos suiços que nos levaram no Les Armures, restaurante tradicional na cidade por onde já passaram diversos famosos, incluindo Bill Clinton, e até celebridades tupiniquins como a Angélica e o Luciano Huck… Ok, não tão importantes como o Bill Clinton né. Fomos com o tradicional Foundue Suiço de Queijo. Excelente. Endereço: 1, rue Puits-St-Pierre, Fone: +41.22.310.91.72
Sugestões de Hotéis na Suiça
Por mais que eu gostasse de ter ficado em lindos hotéis butiques, optamos por dormir em hoteis mais simples porque só dormimos uma noite em cada local e passávamos o dia todo batendo perna na rua. Segue a seleção:
Onde ficar em Zurique
Hotel Olympia, este hotel é bem simples, mas dá pro gasto. Fica a 20 minutos do centro pelo tram. Na frente dele tem um mercado se quiser comprar alguma coisinha pra comer. Café da manhã não incluso, wifi pago a parte. Preço: 105 CHF
Onde ficar em Lucerna
Nesta viagem ficamos bastante em Ibis Budget – é uma linha do Ibis ainda mais simples que a tradicional. O nome deste é o Ibis Budget Luzern City. O quarto é bem pequeno (minúsculo na verdade), porém a vantagem é que você sabe que não terá surpresas, é tudo padronizado. Quarto limpo e aquecido. Para chegar no hotel é possível caminhar da estação de trem, leva uns 15 minutinhos. Preço: 99.20 CHF.
No Blog Ligado em Viagem tem algumas dicas do que fazer em Lucerna.
Onde ficar em Berna
Ibis Budget Bern Expo. Neste edifício está o Ibis “normal”, o Ibis Budget e o Novotel. O tram te deixa na porta do hotel, leva uns 20 minutos do centro da cidade. O quarto é igualzinho ao hotel de Lucerna, sem surpresas. Preste atenção quando chegar pra acertar a recepção, que fica no 1º andar. A recepção do térreo é do outro Ibis. Preço: 110.40 CHF.
Onde ficar em Lausanne
Ficamos no Ibis também, Ibis 2 estrelas, não Budget haha! O nome deste é Ibis Lausanne Crissier. Porém, este hotel fica um pouco longe da cidade. Leva meia hora de ônibus além dos 10 minutos caminhando até o ponto. Talvez seja melhor ficar em um hotel mais próximo da cidade. Mas como todo Ibis, não tivemos nenhuma surpresa, já se sabe o padrão a esperar. Preço: 130 CHF
Genebra – Ficamos hospedados por uma família de amigos maravilhosos, mas se não fosse isso, com certeza teríamos ficado em um Ibis Budget, rs.
Infos Básicas para viajar à Suiça
Idioma – Os idiomas falados no país são Alemão, Francês, Dialeto Suiço-Alemão e Italiano. Mas é claro que muita gente fala Inglês. A cidade onde tivemos mais dificuldade para nos comunicarmos foi em Lausanne – a maioria das pessoas só falavam Francês – mas, bien sûr, conseguimos nos virar.
Dinheiro – O dinheiro local chama-se Franco Suiço,o câmbio com o Euro é parecido, quase 1 pra 1. Atualmente 1 Euro = 1.05 Francos. Veja no XE a cotação atual. Nos estabelecimentos, não aceita-se Euro, então tem que trocar pelo Franco. Cartão é bem aceito.
Eletricidade – As tomadas são 240V e do Tipo G (padrão Inglês).
Se lança…
[Mikado id=’14’]
Veja estes outros posts que podem te interessar:
Download De Guia Grátis: Como Conhecer Barcelona Como Um Local E Se Divertir Como Um Turista
Roteiro de 7 dias pelo Norte da Itália
Cinque Terre, cinco vilas pitorescas na Riviera Italiana
Um dia em Bucareste, Romênia
One thought on “Roteiro de 5 dias pela linda Suiça”