Roteiro de 5 dias pela linda Suiça
Europa Suíça

Roteiro de 5 dias pela linda Suiça

Se lança pra Suiça com um roteiro de 5 dias

A Suiça é um país fantástico, como uma pedra preciosa, pequeno e belo. Tem de tudo, esportes radicais, cultura, paisagens de tirar o fôlego, vida urbana e etc. Nem preciso dizer que tudo funciona, é organizado, limpo – quase perfeito. Só que é claro que se paga um alto preço por isso tudo. E não estou brincando, é o lugar mais caro que eu já fui. Prepare-se para coçar o bolso e ao mesmo tempo baixar o padrão. Pelo menos minha viagem foi assim, hoteis pequenos e “baratos” e frugalidade total. Ainda assim valeu a pena.

Roteiro de 5 dias pela Suiça

Nosso passeio foi basicamente bater perna nas cidades, entrar em Igrejas, castelos, alguns museus, tomar muito chocolate quente pra esquentar e observar a vida local. Como as cidades são pequenas, fomos a muitas cidades em poucos dias, para nós foi suficiente para o estilo de turismo que fizemos naqueles dias. Claro que se você vai esquiar, fazer qualquer outra atividade, planeje mais tempo.

Mas enfim, este foi o roteiro: Zurich – Lucerne – Bern – Lausanne – Genebra

roterio suiça

Dormimos uma noite em cada cidade. Os pontos altos foram pra mim Zurique, Lucerna e Genebra. O roteiro todo foi feito de trem, não compramos nada com antecedência, chegávamos na estação, víamos os horários e pronto. Os trens foram caros também, óbvio, lá tudo é caro.

Locomoção

Na maioria das cidades é possível andar a pé, nas cidades maiores usávamos o transporte público, ônibus ou tram. Ao chegar na estação de trem, vá logo no guichê de informações para turistas. Lá eles vão te orientar sobre qual condução pegar para seu hotel e outros pontos que tiver que ir. Em algumas cidades (Berna por exemplo) o hotel te dá um passe grátis de transporte público para turistas. Vale perguntar.

Quem quiser alugar carro, nós recomendamos a RentCars que tem preços excelentes além de poder pagar parcelado.

Onde comer

Infelizmente aqui minhas dicas deixam a desejar. Nós não entramos em muitos restaurantes, comemos mais em bibocas, tipo restaurante tailandês, chinês, Mac, Subways…

Pra não dizer que não tenho nenhuma recomendação, em Genebra encontramos amigos suiços que nos levaram no Les Armures, restaurante tradicional na cidade por onde já passaram diversos famosos, incluindo Bill Clinton, e até celebridades tupiniquins como a Angélica e o Luciano Huck… Ok, não tão importantes como o Bill Clinton né. Fomos com o tradicional Foundue Suiço de Queijo. Excelente. Endereço: 1, rue Puits-St-Pierre, Fone: +41.22.310.91.72

Sugestões de Hotéis na Suiça

Por mais que eu gostasse de ter ficado em lindos hotéis butiques, optamos por dormir em hoteis mais simples porque só dormimos uma noite em cada local e passávamos o dia todo batendo perna na rua. Segue a seleção:

Onde ficar em Zurique

Hotel Olympia, este hotel é bem simples, mas dá pro gasto. Fica a 20 minutos do centro pelo tram. Na frente dele tem um mercado se quiser comprar alguma coisinha pra comer. Café da manhã não incluso, wifi pago a parte. Preço: 105 CHF

suica4

Onde ficar em Lucerna

Nesta viagem ficamos bastante em Ibis Budget – é uma linha do Ibis ainda mais simples que a tradicional. O nome deste é o Ibis Budget Luzern City. O quarto é bem pequeno (minúsculo na verdade), porém a vantagem é que você sabe que não terá surpresas, é tudo padronizado. Quarto limpo e aquecido. Para chegar no hotel é possível caminhar da estação de trem, leva uns 15 minutinhos. Preço: 99.20 CHF.

No Blog Ligado em Viagem tem algumas dicas do que fazer em Lucerna.

suica8

Onde ficar em Berna

Ibis Budget Bern Expo. Neste edifício está o Ibis “normal”, o Ibis Budget e o Novotel. O tram te deixa na porta do hotel, leva uns 20 minutos do centro da cidade. O quarto é igualzinho ao hotel de Lucerna, sem surpresas. Preste atenção quando chegar pra acertar a recepção, que fica no 1º andar. A recepção do térreo é do outro Ibis. Preço: 110.40 CHF.

suica10

Onde ficar em Lausanne

Ficamos no Ibis também, Ibis 2 estrelas, não Budget haha! O nome deste é Ibis Lausanne Crissier. Porém, este hotel fica um pouco longe da cidade. Leva meia hora de ônibus além dos 10 minutos caminhando até o ponto. Talvez seja melhor ficar em um hotel mais próximo da cidade. Mas como todo Ibis, não tivemos nenhuma surpresa, já se sabe o padrão a esperar. Preço: 130 CHF

suica5

Genebra –  Ficamos hospedados por uma família de amigos maravilhosos, mas se não fosse isso, com certeza teríamos ficado em um Ibis Budget, rs.

suica15

Infos Básicas para viajar à Suiça

Idioma – Os idiomas falados no país são Alemão, Francês, Dialeto Suiço-Alemão e Italiano. Mas é claro que muita gente fala Inglês. A cidade onde tivemos mais dificuldade para nos comunicarmos foi em Lausanne – a maioria das pessoas só falavam Francês – mas, bien sûr, conseguimos nos virar.

Dinheiro – O dinheiro local chama-se Franco Suiço,o câmbio com o Euro é parecido, quase 1 pra 1. Atualmente 1 Euro = 1.05 Francos. Veja no XE a cotação atual. Nos estabelecimentos, não aceita-se Euro, então tem que trocar pelo Franco. Cartão é bem aceito.

Eletricidade – As tomadas são 240V e do Tipo G (padrão Inglês).

Se lança…

 

 

Veja estes outros posts que podem te interessar:


Download De Guia Grátis: Como Conhecer Barcelona Como Um Local E Se Divertir Como Um Turista
Roteiro de 7 dias pelo Norte da Itália
Cinque Terre, cinco vilas pitorescas na Riviera Italiana
Um dia em Bucareste, Romênia

01 Comment

LEAVE A COMMENT