Este é o primeiro guest post super especial da Carla Matsumoto. São 3 posts da série Chile, além deste que você lê, tem Santiago e Atacama. Aqui ela fala como ela se organizou pra planejar a viagem dela e o roteiro de duas semanas no Chile.
Tem que conferir todas essas dicas sen-sa-cio-nais. Ou sen-sei-cio-nais 😉 Ai piadinha fraca, né!? rs
Chega de enrolação, vamos ao que interessa!
[su_divider top=”no” text=”Voltar para o topo”]
Acabei de voltar de uma viagem ao Chile e quero contar as várias dicas que peguei e falar sobre dúvidas que tive.
Roteiro pelo Chile
Primeiramente, nosso roteiro foi:
- 3 dias em Santiago,
- 6 dias no Atacama,
- 4 dias no Uyuni (que fica na Bolívia)
- e mais 3 dias em Santiago.
Sim, começamos em Santiago e depois voltamos para lá. Isso, pois queríamos comprar lembrancinhas e vinhos, mas não queríamos ficar carregando por ai, por isso a segunda parte em Santiago serviria para compras (sabíamos que levaríamos vinhos e tinha o perigo de quebrarem no meio da viagem, além do espaço ocupado pelas garrafas).
Mas as dúvidas começaram bem antes…
Dicas para montar um roteiro legal pelo Chile
Eu e meu namorado queríamos fazer uma viagem dessas que mostram no Globo Repórter. Cheias de paisagens lindas e que você só vê em filme. E o Chile parecia ter tudo isso. Basicamente, queria me sentir a Glória Maria japa. Então começamos a montar nosso roteiro e vários fatores tiveram que ser levados em conta.
Primeiramente listamos tudo o que queríamos fazer e onde poderíamos ir. Com isso e o mapa do Chile em mãos, vimos mais ou menos os lugares que passaríamos e começamos a definir a data.
Eu nunca esquiei, mas meu namorado já. E eu queria ver a neve, aprender a esquiar, descer a montanha fazendo zig zag, parar de ladinho e fazer pose. E para que isso pudesse acontecer, tinha que ter neve…
A temporada de esqui vai até o início de setembro, depois disso, a neve começa a derreter e só fica gelo. Como fomos para o Chile logo após o feriado de 7 de setembro, tínhamos que esquiar nesses primeiros dias do Chile para garantir.
Então depois de definidas as datas, começamos a ver os passeios para fazer em cada lugar. E conforme nosso gosto, fomos dividindo os dias da viagem pelos lugares e passeios – assim fomos afunilando o roteiro e conseguimos bater o martelo.
Dicas para economizar no Chile
Próximo passo era garantir a logística, compramos as passagens internas (Santiago – Atacama) pela SkyAirlines. Mas fica a dica: compre pelo site chileno. Se o seu cartão não passar no site deles, ligue para lá e compre as passagens por telefone. Vale muito mais a pena, pois se economiza demais (em torno de 50% do valor para brasileiros. Economizei uns 450 reais =D).
Sempre veja se as agências e operadoras de turismo aceitam dólares em espécie, pois ai vem isento de taxas. Faça as reservas de hotéis com antecedência, nós usamos muito o Booking.
Dá para levar mochila/mala de rodinhas. Não precisa ser mochilão como fizemos.
No Atacama e em Santiago tem lugares para lavar a roupa. No Atacama as roupas ficam cheias de pó. Não vale a pena lavar no primeiro dia…
Em Santiago, veja o preço do vinho no supermercado (antes de ir para a vinícola) que sai bem mais barato!
Não se esqueça do seguro de viagem, aquele tipo de coisa que ninguém quer usar mas é fundamental ter. Faça sua cotação na SegurosPromo, eles trazem um comparativo de preços e pode-se pagar em 12x ou ter 5% de desconto no boleto. Leitores do blog devem usar o cupom SELANCA5 para ter 5% adicional de desconto.
E essas são minhas dicas gerais, agora vamos ao mais importante, os próprios passeios em Santiago e Atacama e Uyuni.
~ Se Lança ~
Veja estes outros posts que podem te interessar:
Roteiro de 3 semanas no Peru e no Chile
Roteiro de 4 dias – Cuzco e Machu Pichhu
Como ir de Machu Picchu para o Deserto do Atacama
Do Atacama ao Salar de Uyuni
7 Passeios em Santiago e Região
Circuito dos Lagos Andinos no Chile
Adorei o roteiro e as dicas são muito boas!
Parabéns pelo blog!