Safari com crianças na África do Sul: Aquila Private Reserve
África África do Sul Safaris

Safari com crianças na África do Sul: Aquila Private Reserve

Se você vai à África do Sul e quer saber onde fazer safari com crianças, veio ao post certo! Uns nos chamam de corajosos, outros de loucos… acho que somos um pouco dos dois. O fato é que fizemos este safari no Aquila com minhas duas filhas: de 3 anos e a bebê com 5 meses.

Vou contar como conseguir a façanha e aproveitar o máximo possível.

Safari com crianças

Em geral, crianças menores de 12 anos não são aceitas em excursões de safari. Por quê!? Porque safari requer algo que os pequenos não tem: PACIÊNCIA.

Quem já fez safari sabe que você dirige por horas, e nem sempre o encontro com os animais é garantido. As crianças podem se cansar, ficarem irritadas de estar no carro muito tempo, sentirem-se frustradas pela ausência de animais e por aí vai.

Para fazer safari com crianças, precisa-se então escolher o local com muito carinho. Primeiro de tudo, elas precisam ser aceitas não é? Depois, é bom que o local ofereça uma estrutura própria para elas. Pensando nisso tudo, escolhi o Aquila Game Reserve. 

Me ganharam porque aceitam crianças de todas as idades no safari, tinham parquinho e piscina. Pronto!

Além do Aquila ser super kids-friendly, ele é uma reserva privada pequena. Ou seja, em poucas horas é possível deparar-se com todos os animais – minimizando assim qualquer estresse ou frustração.

(Psiu, não venham com julgamentos “tem que deixar a criança se frustrar”, vamos lembrar que minha mais velha tem apenas 3 anos ok!? Você já viu uma criança de 3 anos estressada? Pois então, todo mãe que se preza evita isso a todo custo).

Olha a bebê na cabine do motorista, visão privilegiada!

Aquila Game Reserve

O Aquila é uma reserva privada a duas horas de Cape Town. É um santuário de animais onde estes são resgatados, reabilitados e soltos, em inglês: RRR – Rescue, Rehabilitate & Release.

Isso sigifica que os animais no Aquila estão soltos e andam livres pela propriedade, no entanto há um controle na reserva.

Por exemplo, os leões ficam separados dos outros animais, em uma área exclusiva para eles.  Nesta área, os leões “ganham” um animal vivo a cada 7/10 dias para que eles o caçem e se alimentem. Existe também uma limitação à quantidade de animais de acordo com o tamanho da propriedade, lá tem elefantes, mas apenas 2 – pois mais que isso destruiria a flora local.

As zebras, girafas, rinocerontes, emas, sringboks, elefantes e gnus vivem todos juntos e em relativa paz!

Safari no Aquila

O safari no Aquila é feito com guias (os rangers) e no jeepão. O horário e duração do passeio depende do pacote contratado. Para quem vai pernoitar, inclui um safari pela tarde (16 hrs) e outro na manhã do dia seguinte (6 hrs). Para quem faz um bate-e-volta de Cape Town, tem um passeio incluso – acredito que às 14 hrs.

Por lá nos deparamos com: leões, elefantes, rinocerontes brancos, girafas, zebras, spingboks, gnus e emas. Tem na propriedade, porém não vimos, leopardos e búfalos.

Eu achei uma opção bacana de safari para quem está em Cape Town – pois nesta região não há nenhum parque nacional. Ou seja, quem vai para a África do Sul apenas para visitar Cape Town, é uma boa alternativa.

Veja este post: Onde fazer safari perto de Cape Town.

Comparando este safari com safaris no Kruger ou Pilanesberg (que são parques nacionais), eu achei que faltou um pouco de emoção. No sentido de que você sabe o que vai encontrar no Aquila – não há o elemento surpresa. Pra alguns isso é excelente, pois você sabe que terá grandes chances de ver esses lindos animais, enquanto nos grandes parques, não há garantia de nada.

No geral, consideramos uma excelente opção de safari por causa das crianças.

Como sobreviver com as crias no safari

Primeiro de tudo, certifique-se que as crianças não vão embarcar nem com fome, nem com sono. Pronto, gatilhos de estresse minimizados. Explique como será o passeio para alinhar as expectativas.

Veja a posição do sol e escolha um assento adequado, para isso é bom chegar um pouco mais cedo. Nós sentamos nos bancos da frente, e apesar do jeep ser coberto, havia sombra apenas nos assentos de trás. Ainda bem que eu tinha protetor solar na mochila, pois estava muito sol e muito calor. Leve água, boné e óculos de sol.

No mais aproveite, como o Aquila é pequeno, é muito provável que vocês encontrarão todos os animais por lá. 

Orgulho da mamãe conhecendo elefantes

Hotel Aquila

O hotel é super bonito! Nosso quarto era super confortável, com ar condicionado, uma cama king size e um sofá cama. Tinha frigobar e banheira. Era no piso térreo com uma varanda na área externa.

O melhor de tudo é a infraestrutura. Tem piscina, parquinho, mini-golf, espaço para bebês, estrutura de microondas para quem tem que esquentar papinha ou mamadeira e opção de menu kids no buffet.

Pela noite tem marshmellows para assar na fogueira e um “safari de estrelas”.  O guia monta um telescópio (que as crianças maiores vão curtir) e depois todos sentam-se em volta da fogueira assando seus marshmellows e tirando dúvidas sobre os animais e a reserva – ou só batendo papo mesmo.

Para os pais que conseguem um folginha, podem dar um pulo no SPA.

Você pode reservar sua diária no Aquila já com os safaris e pensão completa aqui neste link.

Como chegar no Aquila

Para quem vai passar o dia e voltar pra Cape Town, vale a pena fechar um pacote com tudo incluso: transfer de Cape Town + Safari + Refeição. Você pode contratar este passeio ainda no Brasil através do site Get Your Guide. Veja aqui os valores e disponibilidade para sua data.

Se você vai pernoitar, vale a pena alugar um carro pra chegar lá, pois o valor somente do transfer pode ser salgado. Nós alugamos carro pela RentCars no aeroporto de Cape Town.

A estrada pra chegar lá é bem tranquila e muito bonita. Não tem muitos postos de gasolina pelo caminho, então vá de tanque cheio, leve água e comida (regra número 1: criança não pode ter fome nem sono)

Outra opção de safari com crianças

Você deve estar pensando: ah mas e o Kruger? Ou o Pilanesberg?

Gente, ambos os parques são muito legais. Aliás, eu prefiro mais do que uma reserva privada. Minha sugestão é se for fazer safari nestes parques com crianças – que se faça no seu próprio carro. 

Assim você pode controlar a hora de parar para fazer xixi, comer um lanchinho, voltar pra descansar e etc. Flexibilidade é muito importante quando se viaja com crianças.

Leia mais sofre safari na África do Sul:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Safari no Kruger Park, África do Sul
Onde ficar no Kruger
Pilanesberg, safari a somente 2 horas de Joanesburgo
Madikwe
Onde fazer Safari perto de Cape Town
Onde fazer safari na África do Sul

~ Se Lança ~

LEAVE A COMMENT