Samaria Gorge em Creta, melhor hiking na Grécia
Europa Grécia

Samaria Gorge em Creta, melhor hiking na Grécia

Samaria Gorge em Creta é o maior desfiladeiro da Europa. Um desfiladeiro é uma passagem estreita entre duas montanhas pra quem não sabe (eu no caso haha). Na prática, este local é um parque natural de montanhas, pedras e riachos – super lindo! Vale a pena incluir no seu roteiro grego.

Como chegar em Samaria Gorge

Samaria Gorge fica um pouco distante de Chania, é uma viagem pesadinha, mas dá pra fazer esse passeio bate e volta de lá, só precisa ter pique! Veja opções de hospedagem em Chania aqui.

A gente fez um esquema mais roots. Pegamos o ônibus das 6:00 da manhã na estção em Chania e descemos em Xsiloskalo, onde fica a entrada do Samaria Gorge. Há uma subida de uns 1000 metros de altitude até o começo do Gorge, dá um baita medo de subir de busão até lá. A estrada é super sinuosa. Mas vale a pena. Juro.

O ônibus te deixa lá em cima no parque onde há uma lanchonete e daí começa a caminhada por uma escada pra descer até o “começo” do desfiladeiro. A entrada no parque custa 5 Euros por pessoa.

O hiking termina em Agia Roumeli, de lá é preciso tomar um ferry de volta a Hora Sfakia e pegar um ônibus lá para Chania. Cuidado para não pegar o ferry que vai para Sougia, você pode não chegar a tempo de pegar o último ônibus para Chania.

Horários do ônibus neste link.

Outra opção, bem menos roots, é organizar o passeio todo de antemão com as operadoras de turismo. Inclui o transporte desde o seu hotel até o Gorge e um guia para acompanhar o hiking. Não inclui a entrada no parque nem o barco de volta – de Agia Roumeli para Sougia.  Também inclui o transporte de Sougia para seu hotel. Detalhes do passeio guiado aqui. Custa 59 Euros por pessoa.

Hiking em Samaria Gorge

Este passeio dura um dia inteiro, um dia bem longo! Mas vale muito a pena, é uma caminhada memorável e que termina em uma linda praia – Agia Roumeli.

O passeio dura umas 6 horas de caminhada por dentro do desfiladeiro, com algumas travessias com água, outras bem secas. Vá de bermuda, tenis pra hiking ou botas especializadas como a Timberland.  Tem que levar uma mochila com água e comida – não há ambulantes nem barracas no percurso – leve um sanduíche, frutas, nozes e bastante água.

Quem não está em boa forma física, não é bom se arriscar, o local é muito isolado e a caminhada pode ser estressante para quem não está acostumado a andar tanto.

Durante os meses do verão, centenas de pessoas vão ao Gorge todos os dias para fazer este passeio – então não será uma caminhada tipo: eu, Deus e a natureza. Você estará acompanhado de muita gente, o que pode ser um ponto positivo! Nós acabamos fazendo até uma amizade com um Tuga que nos acompanhou durante o percurso.

Planeje mais ou menos 6 horas para fazer todo o percurso de maneira confortável. Isso é só dentro do parque, não inclui a viagem de ida e volta de lá, o passeio todo vai durar umas 10 a 12 horas.

Se Lança…

Veja outros posts que podem te interessar

Roteiro de 5 dias na Grécia
O que fazer e onde ficar em Atenas, a capital do paraíso grego
Como viajar bem e barato pelo mundo?

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT